BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Estética de impacto com lentes de contato dental foca em detalhes.


Conheça as lentes de contato dental, uma técnica exclusiva para correções de detalhes mas com resultados marcantes na transformações de impacto do sorriso com laminados. (atualizado em setembro/2017)

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre. Serviço dedicado à estética dental de impacto com lentes de contato dental em porcelana.

 

 

Lentes de contato dental, corrigindo detalhes para transformações de impacto.

 

Quem navega pela web à procura por transformações de impacto do sorriso certamente já ouviu falar das lentes de contato dental. E tanta popularidade não vem à toa: jornais e revistas estão repletos de artistas e modelos exibindo sorrisos recém construídos com elas. Um mais bonito do que o outro. Mas o que poucos sabem é que, na maioria das vezes, as celebridades não utilizam a técnica com lentes. 

 

A técnica com lente de contato dental é a mais desafiadora dos procedimentos com laminados em porcelana – as outras são a faceta em porcelana e o fragmento cerâmico. Dedicada a corrigir pequenos detalhes de cor e forma, são ideais para harmonizar sorrisos pouco marcantes em indivíduos com dentes relativamente alinhados. E é exatamente aí que se encontra a mágica dos tratamentos com lentes: transformar sorrisos com a delicadeza e sofisticação da técnica com laminados hiperfinos.

 

 

Indicações são mais restritas que outras técnicas com laminados.

 

Dentistas já experientes no tratamentos com lentes de contato dental são unânimes em dizer que a indicação incorreta da técnica é a causa principal para a maioria dos resultados desastrosos. E o número de indivíduos frustrados após o tratamento não para de aumentar. É por isso que, antes de ficar sonhando com o procedimento, é preciso entender as indicações – muitas exclusivas – da técnica:

 

✓ dentes com espaços (diastemas) 

Uma problema estético comum e que motivo para reclamações frequentes são os espaços que aparecem entre os dentes, os diastemas. Nas situações em que o espaço não pode ser fechado por tratamento ortodôntico, a técnica com lente de contato dental é opção durável e estética.

 

LENTE DE CONTATO DENTAL. Exemplo de indicação de solução conjunta de correção de diastema e correção de pequena falha de forma.
LENTE DE CONTATO DENTAL. Exemplo de indicação de solução conjunta de correção de diastema e correção de pequena falha de forma.

 

 

 

✓ correções suaves na cor

 Dentes manchados e amarelados podem não responder bem ao clareamento dental. Nesses casos, revestir os dentes com lentes de contato dental pode ser uma má ideia. Já pequenas correções na cor e forma de dentes valem-se muito bem deste laminados ultrafinos, ideais para a harmonização de detalhes que fazem toda a diferença.

 

 

✓ alinhamento suave em dentes mal posicionados

Alinhar dentes é uma condição essencial para sorrisos harmônicos e marcantes. E quando o que se vê são pequenos desalinhamentos que interferem negativamente no visual, a técnica com lentes é a forma mais rápida e segura para reequilibrar o posicionamento dos dentes na arcada dentária.

 

✓ harmonização do sorriso

Correções combinadas na cor e forma de dentes razoavelmente clareados são indicações seguras para a técnica com lentes. O protocolo mais comum é a laminação dos 6 dentes anteriores superiores.

 

✓ recobrimento de raiz dentária exposta (retração gengival)

Uma possibilidade para a técnica com lentes é o recobrimento de raízes dentárias exposta pela retração da gengiva. Indicada apenas para dentes que também necessitam de outras correções de cor e forma, e passíveis de tratamento como o dispositivo laminado.

 

 

Vantagens das lentes de contato dental em porcelana.

 

É fácil de entender a popularidade das lentes de contato dental no tratamentos estéticos de impacto. Basta uma olhada rápida na lista de vantagens da técnica para entender como o laminado ultrafino em porcelana é cada vez mais utilizado em procedimentos para sorrisos marcantes e harmônicos.

 

✓ Rapidez

Lentes de contato dental em porcelana são técnicas  ideais para correções rápidas na cor e forma do sorriso. Sem necessidade de desgastes dentários ou provisórios de espera, as consultas são curtas e sem contratempos.

 

✓ Substituir pequenas restaurações

Restaurações dentárias amareladas e escurecidas em dentes anteriores podem tirar o sono de muita gente. E uma forma inteligente para eliminar o problema de forma duradoura e ainda mais estética é substituí-las por versões em porcelana.

 

✓ Substituir facetas em resina 

A técnica com faceta em resina é um procedimento ainda mais comum do que a versão em porcelana. Além da versatilidade e rápida execução, o baixo custo frente aos laminados em porcelana seduz a indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos em odontologia. Mas a baixa durabilidade estética dos resultados pode frustrar e ainda trazer riscos para novos desgastes sobre os dentes.

 

✓ Conservação da estrutura dental

A ausência de desgastes dentários na superfície dentária é a característica mais interessante da técnica. Mas não se engane na hora de trocá-las: algum desgaste sempre acontece durante o procedimento.

 

✓ Correção de detalhes que fazem a diferença

A ideia central na técnica com lentes é transformar e harmonizar a estética do sorriso através de pequenas – mas indispensáveis – modificações na forma e cor do sorriso. Detalhes que, no final, fazem toda a diferença na beleza do sorriso.

 

 

Desvantagens das lentes de contato dental.

 

✓ limitado poder de correção 

Dentes desalinhados, dentes amarelados que não respondem ao clareamento dental e presença de restaurações amareladas e acinzentadas são problemas indicados para técnicas com facetas em porcelana. Mais espessa, são ideais para correções intensas em dentes com diversos problemas na forma e cor.

 

✓ preço do tratamento

Tratamentos com laminados estão entre os mais caros em odontologia estética. E o valor dos procedimentos com lentes de contato dental estão no topo, juntamente com as facetas em porcelana. Mas o que faz o custo das lentes parecerem menos em conta do que as facetas é que enquanto esta corrige grandes problemas de cor e forma dos dentes, a primeira é dedicada a correções de detalhes para harmonização do sorriso. Sem dúvida, essenciais, mas com custo elevado.

 

✓ técnica mais associada a pacientes frustrados com resultados

Se por um lado a pouca espessura das lentes de contato dental dispensa desgastes na superfície dos dentes, por outro deixa o tratamento mais sensível a falhas. As indicações do laminado são precisos e exclusivos; não segui-los é correr um risco elevado para resultados desastrosos. E é por este motivo que as lentes são a técnica mais associada a pacientes frustrados e psicologicamente abalados com os resultados: indicações incorretas.

 

 

Tempo de tratamento é outro ponto forte da técnica. 

 

Realizado entre 10 a 14 dias após as consultas iniciais para planejamento do tratamento a ser realizado, o tempo de tratamento com lentes de contato dental ganha destaque. Graças às ausências de provisórios e desgastes na superfície dos dentes, o procedimento estético ganha em comodidade e velocidade. Mas não pense que a técnica é a ideal para indivíduos sem tempo: o que define o tipo de laminado a ser utilizado são as necessidades e possibilidades técnicas, e não a vontade.

 

 

Durabilidade, cor e brilho. 

 

A durabilidade das lentes de conto dental é crucial na hora de decidir-se pelo tratamento. E a preocupação com o tempo de vida dos laminados ultrafinos faz todo o sentido. Além do custo mais elevado do procedimento, a troca ou substituição das lentes exigem algumas visitas ao dentista. Tudo o que, em dias tão corridos como os atuais, ninguém quer.

 

Estudos científicos exclusivos para analisar a durabilidade de tratamentos odontológicos com cerâmicas (porcelanas) não são poucos. E, com relação aos laminados, muitos demonstram que, passados 10 anos da instalação dos dispositivos, até 95% encontram-se em boas condições de adaptação – livre de infiltrações por cárie dentária, fraturas ou desadaptações. Entretanto, pode haver sensível decréscimo na qualidade estética da lentes, fator que depende, também, da qualidade do material utilizados e cuidados com as lentes.

 

 

Riscos mínimos aos dentes são a principal vantagem da técnica.

 

Os tratamentos com as lentes de contato dental em porcelana não oferecem riscos potenciais ao paciente, quando bem planejadas e executas. Aliás, a grande maioria dos tratamentos não necessitam de alterações da superfície dentária para serem executadas, podendo causar poucos danos à estrutura dentária ou atingir a polpa dentária – um problema que necessitaria de um tratamento de canal prévio. 

 

Um detalhe importante diz respeito à adesão dessas lentes aos dentes. O procedimento de colagem podem danificar – arranhar – a superfície dentária nos casos aonde a remoção dos mesmos será necessária.

 

 

Diferença entre lente de contato dental e faceta em porcelana importa nos resultados.

 

As lentes de contato dental são confeccionadas com o mesmo material das facetas de porcelana, diferindo apenas nas espessuras, já que um lente de contato dental pode possuir apenas 0,2 mm de espessura. Porém, na hora de planejar um tratamento a diferença entre a lente de contato dental e a faceta em porcelana faz toda a diferença.

 

Existem diferentes tipos de porcelana dentária para as técnicas com facetas em porcelana ou mesmo as próprias lentes, mas é mais uma seleção técnica feita pelo dentista e o técnico em prótese dentária e que eventualmente é discutida com o paciente quando custos diferentes estarão envolvidos.

 

Uma importante diferença entre a lente de contato e a faceta em porcelana é que, como já dito anteriormente, a lente de contato não pode ser utilizada para mudanças estéticas muito radicais, exceto em casos muito específicos aonde mesmo as lentes de contato dentais fazem alterações estéticas estonteantes.

 

Outra diferença entre as lentes de contato dental e as facetas em porcelana dizem respeito ao planejamento. As lentes de contato dental são mais sensíveis ao planejamento. Mínimos erros de planejamento fatalmente determinam insucessos de resultado nesses tratamentos.

 

 

Preço do tratamento com lentes de contato dental pode induzir a erros.

 

É bastante grande a variação dos preços cobrados nos tratamentos dentários com lentes de contato de porcelana, possuindo, porém, a mesma variação de preços das facetas de porcelana. Os preços não devem servir como parâmetro de tratamento. A experiência do profissional e o uso de laboratórios dentários capacitados para trabalhos com estética dentária de alto resultado devem ser levados em consideração frente ao preço do tratamento.

 

Preços mais elevados não indica melhores tratamentos, e preços baixos podem trazer problemas porque os custos laboratoriais das lentes, nos melhores laboratórios de prótese, são altos.

 

 

Saiba ainda mais sobre lentes, facetas e tratamentos estéticos: 

Voltar para o blog