BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Ponte móvel solta: resolvendo problemas em próteses sem retenção.

protese ponte movel solta caindo problemas mastigar

A prótese dentária removível tipo ponte móvel solta e caindo traz riscos para perdas ósseas debilitantes e lesões bucais potencialmente malignas (câncer). Conheça os tratamentos para a dor e dificuldade para mastigar associada à ponte móvel e resolva problemas que afetam à saúde e autoestima.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Prótese removível (ponte móvel) solta e caindo, os riscos à saúde que você precisa conhecer.

 

A dentadura e a prótese dentária removível tipo ponte móvel são dispositivos essenciais para recuperar a estética e mastigação em indivíduos com múltiplas perdas dentárias – atualmente, estima-se que entre 6 a 8 milhões de brasileiros são portadores destes aparelhos. Versáteis e com custo mais em conta, os riscos à saúde oral provocados por próteses móveis pouco adaptadas, entretanto, são pouco difundidas, apesar dos riscos para o aparecimento de lesões potencialmente malignas.

 

A ponte móvel solta ou caindo é uma das principais causas para lesões malignas na cavidade oral – a cada ano, 6 mil pessoas morrem, no Brasil, devido ao câncer bucal. Falhas na confecção do dispositivo, perda óssea acelerada ou bases desgastadas são os motivos mais frequentes que, não solucionados a tempo, podem trazer outros riscos à saúde oral dos seus portadores.

 

Os riscos à saúde oral associadas à ponte móvel caindo ou solta não estão restritos apenas ao potencial aparecimento ou exacerbação do câncer bucal. Veja outros problemas associados à prótese móvel que trazem dificuldades para mastigar ou falar:

 

desnutrição (anemias);

 

 sangramento gengival frequente;

 

problemas estomacais;

 

dores na cabeça e articulação temporomandibular (ATM);

 

lesões malignas (câncer bucal);

 

✓ baixa auto-estima e isolamento social.

 

ponte móvel solta gengiva machucada
Traumas constantes em gengivas (seta) provocados por ponte móvel solta trazem riscos para lesões malignas.

 

 

Ponte móvel solta não é uma problema pelo qual todos devem passar.

 

Ao contrário do que se pensa, a ponte móvel que está solta e caindo não é uma situação normal. Apesar das limitações funcionais – e estéticas – comparadas à prótese dentária fixa, na maioria das vezes a prótese dentária removível apresenta um grau satisfatório de apreensão que são suficientes para mastigar e falar sem dificuldades e dores.

 

As situações que comprometem a retenção da ponte móvel, e que não estão associadas a dispositivos antigos e desgastados ou com falhas na confecção, decorrem da ausência do osso de suporte ou poucos dentes remanescentes. Nestas condições, técnicas específicas de moldagens e de confecção laboratorial precisam ser utilizadas para vencer as limitações impostas pela atrofia óssea oral.

 

A perda do osso que suporta a base da prótese dentária removível traz complicações frequentes quando o tratamento é realizado na arcada inferior. Não à toa, quase dois terços das dentaduras e pontes móveis instaladas nestas arcadas tem seu uso descontinuado passados três anos de uso. E com razão, já que a arcada inferior traz desafios tanto para uso quanto adaptação – uma situação que só aumenta com o passar dos anos e a idade mais avançada do paciente.

 

protese movel problemas solta frouxa caindo
A reabsorção óssea severa (seta) traz desafios à mastigação no tratamento com prótese dentária removível.

 

 

Dor e dificuldade para mastigar com ponte móvel: recuperando o dispositivo removível.

 

Dificuldade para mastigar e dor são as complicações mais associadas à ponte móvel solta. Mais frequente na arcada inferior, esses problemas podem, em muitas situações, serem resolvidos sem que uma nova prótese dentária removível seja necessária para eliminar os contratempos diários.

 

O reembasamento das bases acrílicas da ponte móvel sem retenção pode ser eficiente para minimizar o problema. O procedimento, realizado em consulta única e com baixo custo, pode promover contatos mais precisos e retentivos. Em outras situações, novas e mais precisas moldagens podem ser necessárias para reconstruir bordas mais harmônicas com o osso residual, lábios e língua – e inserções musculares, como é o caso da arcada inferior.

 

 

Dispositivos protéticos móveis precisam ser trocados a cada quatro anos.

 

A perda óssea que acontece após a remoção dos dentes – e que acompanha a vida do portador de prótese dentária removível – ocorre de forma diferente entre indivíduos. Diversas pesquisas científicas mostram que trocar a ponte móvel – ainda que não esteja solta, caindo ou com dificuldade para mastigar – a cada quatro anos é ideal para evitar os primeiros estágios de desadaptação provocados por esta reabsorção óssea constante.

 

A dificuldade para mastigar decorrente da prótese removível solta não é a única condição que exige a troca do dispositivo móvel. Estágios iniciais de perda de desadaptação são quase sempre imperceptíveis mas suficientes para provocar lesões potencialmente malignas e aumento na velocidade com que a perda óssea se dá. É por isso que o dentista especializado em prótese dentária removível é tão enfático a respeito da manutenção e substituição frequente destes dispositivos.

 

ponte móvel velha desgastada trocar
Ponte móvel antiga do tipo provisória: riscos para aumento na velocidade de reabsorção óssea e lesões malignas na cavidade oral.

 

 

Prótese dentária removível com encaixe traz mais conforto mastigatório.

 

As alternativas para eliminar problemas com ponte móvel solta são inúmeras. Umas das mais utilizadas é a prótese dentária removível com encaixe, uma técnica que aumenta consideravelmente a retenção e elimina a dor e dificuldade ao mastigar com dispositivos protéticos móveis.

 

A prótese dentária removível com encaixe utiliza os dentes adjacentes às áreas com perdas dentárias. Para isso, coroas dentárias na técnica com prótese dentária fixa em porcelana são confeccionadas para abrigar encaixes precisos e estéticos. Além de melhorar a retenção, é a técnica ideal para eliminar os grampos metálicos que tanto comprometem a estética do sorriso.

 

 

Implantes dentários é alternativa eficiente para indivíduos com perda óssea acentuada.

 

Os implantes dentários são dispositivos essenciais aos procedimentos dentários atuais. Graças a eles, estética e função mastigatória podem ser recuperadas com resultados que, na maioria das vezes, são imperceptíveis até mesmo durante o exame pelo dentista especializado em prótese dentária removível.

 

A instalação de implantes dentários para suporte de próteses dentárias fixas unitárias ou na técnica com grampo, ou ainda para tratamento com dentadura fixa, pode ser realizada em pacientes de todas as idades. As cirurgias para instalação destes dispositivos osseointegráveis em idosos são cada vez mais comum – ideais para a época da vida em que mais dependemos dos dentes para contrabalancear as deficiências de absorção de nutrientes e perda da potência muscular para mastigação.

 

dentadura fixa
A dentadura fixa sobre implantes dentários pode ser a solução para prótese parcial removível solta sobre rebordo ósseo reabsorvido.

 

 

Câncer bucal, um risco que não pode passar em branco.

 

O câncer bucal pode ser causado por prótese dentária removível solta que frequentemente machuca as gengivas. O problema, que pode levar até mesmo à morte do portador de dispositivos móveis como dentaduras e pontes, está associado ao trauma gengival constante (gengiva machucada) e diário.

 

A maioria dos pacientes portadores de ponte móvel que não pára na boca e machuca as gengivas não serão acometidos pelo câncer bucal. Entretanto, a pré-disposição genética a tumores malignos e associado de dispositivos protéticos com o consumo elevado de álcool e tabaco aumentam os riscos para o aparecimento da doença- fato pelo qual as dificuldade no uso de próteses dentárias removíveis requerem consulta ao dentista.

 

 

Prótese dentária flexível tem preço em conta mas tem indicações restritas.

 

A prótese dentária removível flexível, também conhecida como ponte móvel com grampos estéticos ou invisíveis, é uma alternativa com bastante apelo entre indivíduos portadores de dispositivos móveis. Entretanto, o que parece ser a solução para todos os problemas associados à ponte móvel caindo e solta, não traz resultados benéficos na maioria das vezes.

 

A indicação precisa da prótese dentária flexível é essencial para que o tratamento seja bem sucedido. As taxas de sucesso deste dispositivo são maiores quando a reabilitação dá-se em áreas com poucas perdas dentárias localizadas na parte posterior da arcada superior. Entretanto, mesmo nos indivíduos que encaixam-se nestas condições, não é possível precisar a capacidade de adaptação destes casos à este dispositivo acrílico maleável – uma parte considerável destes indivíduos não obtém resultados favoráveis ao longo dos anos.

 

protese parcial removivel com grampo invisível problemas
Prótese parcial removível com grampo estético ou invisível: dificuldade para adaptação em arcadas inferiores e com poucos dentes remanescentes.

 

 

Dicas para trocar a ponte móvel solta e machucando as gengivas, sem contratempos.

 

Trocar a ponte móvel solta pode ser o tratamento mais eficaz para eliminar a dor e dificuldade para mastigar. E para que os resultados sejam os mais favoráveis, seguir uma lista com dicas de um dentista especializado em prótese dentária removível pode ajudar. Veja uma lista com procedimentos que contribuem para recuperar a autoestima e conforto mastigatório:

 

✓ examine e trate as gengivas para evitar tratamentos em dentes com raízes dentárias comprometidas;

 

exames radiográficos são essenciais para detectar doenças e tumores associados a próteses dentárias mal adaptadas;

 

dê atenção especial a dentes com restaurações dentárias antigas em contato com os dispositivos protéticos;

 

molde dentes e gengivas somente após um tempo mínimo de duas horas sem utilização dos dispositivo protético atual;

 

respeite as restrições alimentares pontuais e permanentes para adaptação e uso permanente da ponte móvel;

 

solicite materiais odontológicos e laboratórios de prótese dentária de qualidade superior.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária removível (ponte móvel):

Voltar para o blog