BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária com grampo estético ou “invisível”: conheça a técnica.

prótese-dentária-com-grampo-invisível-ou-estético

A prótese dentária com grampo estético, também conhecida como ponte móvel com “grampo invisível”, pode ser a solução para recuperar a harmonia do seu sorriso. Mas antes de iniciar o tratamento, é preciso conhecer as indicações, vantagens e problemas do emprego de materiais flexíveis ao reabilitar áreas com dentes perdidos na técnica removível.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária com grampo estético traz harmonia ao sorriso na técnica móvel.

 

A vida do portador de prótese dentária móvel é repleta de contratempos. Limitações mastigatórias, problemas constantes na adaptação ao dispositivo e pouca harmonia estética são frequentes até mesmo motivos para perda na autoestima. E quando isto acontece, é preciso partir para técnicas com dispositivos protéticos mais modernos antes que quadros depressivos apareçam.

 

A prótese dentária com grampo invisível, nome comercial dado à prótese dentária flexível cujos grampos de retenção são discretos e passam despercebidos, pode surpreender pelos resultados finais do tratamento. Mas é preciso, entretanto, estar atento a algumas limitações da técnica, já que nem todo mundo poderá se beneficiar das vantagens desta tipo de dispositivo removível.

 

grampo estetico protese dentaria removivel
Prótese dentária com grampo invisível: detalhe de grampo em cor compatível com dentes naturais.

 

 

Grampo invisível: substituição do metal por material flexível é o segredo da técnica.

 

O maior pesadelo do portador de prótese removível tipo ponte móvel é o grampo metálico utilizado para estabilizar o dispositivo. Dependendo do local em que está situado, pode aparecer até mesmo ao falar – uma situação constrangedora. E o pior de tudo é que o dentista não pode selecionar o local e os dentes que serão envolvidos por estes grampos grampos, já que o design final do dispositivo protético é determinado por um aparelho utilizado pelo técnico laboratorial.

 

O segredo da prótese dentária com grampo invisível é que ela substitui o metal presente na estrutura e grampos por polímeros flexíveis. O resultado disto é uma ponte móvel cujas partes rígidas e visíveis ao falar ou sorrir apresentam-se em cores semelhantes a dentes e gengivas, difíceis de identificar quando instaladas em boca. É é esta melhora estética que vem interessando a muitos pacientes.

 

ponte movel com estrutura invisível
ponte movel com grampo invisível na técnica com acrílico transparente é outra opção para próteses dentárias com grampos estéticos.

 

 

Cuidado: as indicações da técnica são restritas.

 

Nem todo portador de prótese dentária removível com grampo metálico conseguirá adaptar-se à técnica com grampo “invisível” – uma informação que costuma ser ignorada por pacientes ansiosos por melhoras estéticas no sorriso.

 

Os candidatos à técnica com prótese dentária com grampo invisível devem atender a uma série de exigências para aumentar as chances de sucesso do tratamento (adaptação e mastigação eficientes). Conheça alguns destes fatores que precisam estar presentes à consulta clínica inicial:

 

facilidade de adaptação a próteses dentárias removíveis;

 

 presença de dentes posteriores;

 

 máximo de 6 dentes perdidos;

 

✓ ausência de sorriso gengival;

 

 retração gengival severa.

 

 

Arcada superior traz taxas de sucesso superiores.

 

A arcada superior adapta-se melhor à prótese dentária com grampo estético ou invisível. As diferenças nas taxas de sucesso entre as arcadas são tão elevadas que pode-se até dizer oque o dispositivo com grampo invisível é exclusivo à reabilitação da da cada superior.

 

A dificuldade à adaptação da arcada inferior à técnica com grampos estéticos não é exclusiva ao dispositivo flexível. Para ter uma ideia, mesmo na técnica convencional com ponte móvel em metal, a cada três dispositivos com grampos metálicos instalados na arcada inferior, apenas um ainda estará em uso passados três anos da instalação. E na técnica com grampo estético, infelizmente, o problema é ainda maior.

 

prótese dentária removível com grampo em metal
A técnica convencional com metal pode ser a única alternativa quando inexistem os requisitos mínimos para tratamento com prótese dentária com grampo estético.

 

 

As consultas e o tempo de tratamento.

 

Os procedimentos necessários ao tratamento com prótese dentária móvel com grampo invisível são os mesmos utilizados na técnica com metal. A diferença fica por conta da seleção de cores das gengivas, já que as partes da prótese em contato com estes tecidos também podem ser confeccionados em cores semelhantes.

 

A qualidade do tratamento com dispositivos flexíveis dependente de diretamente da experiência de serviços laboratoriais especializados. Não à toa, a técnica costuma estar disponível apenas a indivíduos residentes em centros urbanos populosos com laboratórios protéticos modernamente equipados. Nestes casos, reserve entre duas e três semanas em sua agenda para realizar todo o tratamento.

 

protese dentaria movel com grampo estético e invisível
A técnica mista (grampo invisível e grampo em metal) pode ser solução para indivíduos impossibilitados à técnica flexível.

 

 

Durabilidade menor da técnica pode ser fator decisivo na escolha.

 

Se os resultados da técnica removível com grampos estéticos trazem mais harmonia ao sorriso, por outro lado a durabilidade menor do dispositivo pode frustrar pelas trocas constantes. Outra desvantagem que não pode ser esquecida é a relativa fragilidade à quedas bruscas, que podem fraturar os grampos de retenção – nestes casos, é preciso confeccionar um novo dispositivo.

 

 

Adaptação pode ser complicada para alguns indivíduos.

 

A parte mais sensível da prótese dentária removível grampo invisível é a adaptação aos dispositivo. Nesta técnica, as dificuldades são ainda maiores que as experimentadas nos dispositivos tradicionais em metal. É por isso que experiências anteriores positivas na adaptação a dispositivos convencionais pesa tanto na hora de selecionar o candidato à técnica flexível.

 

A seleção mais criteriosa dos candidatos a esta técnica é essencial para evitar contratempos na adaptação ao dispositivo flexível. Ainda assim, mesmo pacientes que atenderam a todos os requisitos para uso de ponte móvel com grampo estético pode não adaptar-se ao dispositivo. Nestes casos, o ideal é voltar ao uso da prótese móvel com grampos metálicos para evitar lesões a tecidos moles e limitações à mastigação e fonação.

 

 

Dicas antes de iniciar o tratamento com prótese dentária flexível.

 

A busca por melhoras estéticas no sorriso não é exclusiva a procedimentos mais sofisticados como lentes de contato dental, facetas laminadas em porcelanas ou próteses dentárias fixas. Ao invés disso, portadores de pontes móveis são ainda mais sensíveis às limitações impostas pelo metal presente nestes dispositivos.

 

A ansiedade por melhoras na estética do sorriso é um dos principais fatores para indivíduos frustrados com os resultados de tratamentos com próteses dentárias com grampos estéticos (invisível). É preciso estar atento às restrições nas indicações da técnica, já que o apelo publicitário por um dispositivo protético que apresenta-se possuindo um grampo invisível é grande.

 

Já para aqueles que enquadram-se nos quesitos necessários para tratamentos com dispositivos flexíveis, a dica é seguir atentamente as recomendações de uso nas primeiras semanas para facilitar a adaptação à prótese dentária removível. É somente levando todos esses fatores em consideração que este técnica tão ímpar pode trazer benefícios a indivíduos preocupados com a harmonia do seu sorriso.

 

Saiba mais sobre prótese dentária flexível ou em silicone:

Voltar para o blog