BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura: do tipo ideal ao material dos dentes, escolha a melhor.

dentadura post blog

Conheça as principais informações sobre dentaduras. Do melhor tipo ao melhor material, escolha entre técnicas fixa e móvel, de silicone ou com encaixe, e outras dicas sobre tempo de tratamento e de adaptação, durabilidade e outros detalhes sobre a prótese total mais utilizada para recuperar a autoestima e estética do sorriso.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em lente de contato dental e gengivas, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentadura, uma técnica ainda essencial para recuperar a estética, mastigação e autoestima.

 

As dificuldades diárias da maioria dos portadores de dentaduras passam despercebidas por quem não precisa utilizar este tipo de dispositivo protético. Dores, dificuldades para mastigar e insegurança para falar são apenas alguns dos problemas que estes indivíduos precisam enfrentar. E para resolver estas condições, a troca da dentadura por versões mais modernas pode ser fundamental para recuperar a qualidade de vida.

 

 

Atualmente, vários tipos de dentaduras (prótese total) estão disponíveis. Questões como idade do paciente, pouco osso de suporte disponível, estética e preço influenciam na seleção da prótese total que melhor atenda às necessidades individuais. E para atender acertar na escolha do dispositivo protético correto, é preciso entender um pouco mais de cada técnica disponível.

 

 

Dentadura fixa, móvel ou silicone: qual é o melhor tipo?

 

Basicamente, existem dois tipos de dentaduras: móvel ou fixa. A técnica móvel tem como principal característica poder ser removida pelo paciente a qualquer momento. Os principais tipos são a prótese total convencional, a dentadura em silicone e a prótese tipo ovedenture – esta última, presa através de encaixes presentes em raízes dentárias remanescentes ou implantes dentários.

 

Já a técnica fixa apresenta apenas uma versão: a dentadura fixa. Também conhecida como prótese dentária protocolo ou simplesmente protocolo, ela é fixa rigidamente sobre implantes dentários e só pode ser removida pelo dentista no consultório odontológico. Conheça um pouco mais sobre cada um destes dispositivos protéticos para quem perdeu todos os dentes ou ainda apresenta algumas raízes dentárias remanescentes de extrações dentárias.

 

dentadura tipos movel e fixa 

 

 

Dentadura móvel

 

Tipo mais utilizado, a dentadura móvel é a prótese total que ajusta-se às arcadas dentárias através da sucção por contato com as mucosas (gengivas) – condição nem sempre possível na parte inferior. Também conhecida com o nome popular de chapa, é totalmente construída em resina acrílica com cores semelhantes às gengivas. Para a parte estética estão disponíveis dentes nacionais e importados cujas diferenças elevadas interferem no resultado final do sorriso.

 

dentadura móvel moderna e estética
Dentadura móvel conta com técnias mais estéticas e modernas para tratamentos odontológicos mais naturais e harmônicos com prótese totall.

 

 

Dentadura fixa

 

A dentadura fixa, diferente da versão móvel, não pode ser removida pelo próprio paciente. Fixa sobre implantes dentários, ela elimina dores e dificuldade para mastigar trazendo mais recursos estéticos e melhor eficácia mastigatória. Também conhecida como prótese dentária protocolo, pode ser confeccionada com matérias que vão além do acrílico, como a porcelana e a zircônia, o que faz dela a dentadura mais moderna e eficiente para reabilitar arcadas dentárias com todos os dentes perdidos.

 

dentadura fixa
Dentadura fixa: diferente da técnica móvel, pode ser realizada com porcelana e zircônia, materiais mais sofisticados e duráveis.

 

 

Dentadura de silicone

 

Apesar de popular, a dentadura de silicone não é indicada para uso diário. Seu nome deve-se às partes internas revestidas por materiais macios que precisam ser trocados ao menos uma vez ao mês. Sua principal indicação é facilitar o uso deste tipo de prótese total após cirurgias extensas para remoção de dentes ou instalação de implantes dentários. Outra confusão para este dispositivo dá-se com a prótese dentária flexível, um tipo de prótese parcial removível para indivíduos que ainda possuem dentes remanescentes na arcada dentária.

 

 

dentadura de silicone
Dentadura de silicone: parte interna com material macio, que dá nome a esta técnica, não é indicado para uso prolongado deste dispositivo.

 

 

Dentadura com encaixe (overdenture)

 

A overdenture é uma prótese total presa sobre encaixes localizados ou dentro de implantes dentários ou dentro de raízes dentárias remanescentes. Diferente da prótese dentária protocolo, ela pode ser removida pelo paciente a qualquer momento – o que facilita a higienização tanto das gengivas quanto do dispositivo protético. Além de evitar que a dentadura solte-se ao falar ou mastigar e ainda eliminar o aparecimento de gengivas machucadas, ela traz como vantagem o uso de um número pequeno de implantes dentários para funcionar – em média, são necessários entre dois a três implantes para a arcada inferior e três a quatro para a superior.

 

protese dentaria protocolo encaixe
A overdenture, ou dentadura sobre encaixe, é alternativa com preço mais em conta à prótese fixa protocolo.

 

 

Quanto tempo dura a dentadura?

 

Dentaduras, seja do tipo fixo ou móvel, precisam ser trocadas a cada 4 anos para compensar as perdas ósseas que ocorrem ao longo da vida após a perda dos dentes. Os materiais utilizados na construção de dentes e bases em prótese total são resistentes e duráveis para que, a cada troca, estejam sem desgastes e com cores e transparências com estética aceitável e em harmonia com o seu sorriso.

 

O mais importante com relação à durabilidade de dentaduras é que elas precisam, sim, ser trocadas a cada quatro. Quando isto não acontece, os pequenos movimentos que aparecem ao longo destes anos de uso podem dar início a pequenos traumas associados ao câncer bucal, e ainda aumentam a velocidade de reabsorção do osso de suporte.

 

 

O melhor material e tipos de dentes para dentaduras.

 

Ao contrário do que se imagina, os dentes utilizados em dentaduras não são tudo igual. Ainda que todos eles sejam confeccionados em acrílico, uma grande variação deste material proporciona resultados estéticos diferentes ao reproduzir cores, transparências e detalhes semelhantes aos encontrados em dentes naturais. E, nestes casos, selecionar o melhor tipo é o melhor caminho para evitar contratempos.

 

Além da diferença do material utilizado, também existe a variação com relação ao número de camadas utilizadas na confecção. Enquanto versões mais simples trazem uma única camada de acrílico, versões mais sofisticadas e importadas são construídas camada a camada, exatamente como na confecção de próteses dentárias fixa em porcelana. Depois, é só acertar no tamanho do dente e forma de dente para que o sorriso fique em harmonia com o seu rosto.

 

O tamanho e forma dos dentes utilizados em dentaduras é outra reclamação constante de pacientes insatisfeitos com suas próteses. Versões mais naturais e com cores mais claras fazem parte do catálogo de empresas dedicadas ao seguimento premium em tratamentos odontológicos. Basta selecionar o que mais combina com o seu rosto para melhorar os resultados estéticos.

 

dentadura moderna dentes
Dentes confeccionados com materais mais estéticos e com técnicas semelhante às porcelanas de próteses dentárias fixas.

 

 

Tempo para se acostumar à nova prótese total é curto.

 

Para muitos indivíduos, a adaptação a dentaduras novas é sinônimo de dor e dificuldade para mastigar. Entretanto, é preciso saber que, na maioria dos casos, este é o resultado de falhas na moldagem ou confecção da prótese total. Quando o tratamento é realizado de forma correta, o tempo para se adaptar à dentadura é rápido e em poucos dias você já pode voltar a falar e comer normalmente, sem problemas com gengivas machucadas.

 

 

Quantos tempo leva ficar pronta?

 

O tempo médio de tratamento para que a dentadura fique pronta é de 15 dias. Durante este período, que exige entre duas a quatro consultas odontológicas, o dentista especialista em prótese dentária realiza as moldagens e vai fazendo os testes para verificar se os dentes estão do tamanho certo e alinhados com o seu sorriso. Depois, é preciso reservar ainda até duas consultas de revisão para verificar de a adaptação está acontecendo de forma rápida, sem dores ou dificuldade para mastigar.

 

 

Trocar as duas dentaduras ao mesmo tempo traz mais qualidade ao tratamento.

 

Portadores de dupla dentadura (superior e inferior) são comuns, sejam elas do tipo fixo ou móvel – ou mesmo a prótese parcial removível do tipo ponte móvel. Como os dentes de acrílico destes dispositivos costumam desgastar e perder a capacidade de corte ao longo dos anos, o ideal mesmo é substituir todos ao mesmo tempo.

 

 

A confecção dupla de prótese total traz várias vantagens. Além de permite ao dentista confeccionar um encaixe mais preciso entre os dentes, esta técnica resulta em uma mastigação mais eficiente e mais estável – e sem risco para o desalinhamento do seu sorriso.

 

 

Dá até para escolher a cor da dentadura.

 

As cores das gengivas não são iguais para todo mundo. E para que elas sejam reproduzidas fielmente, uma escala de cores para resinas acrílicas permite ao especialista em prótese dentária confeccionar uma versão mais natural e harmônica, para que ninguém perceba que você está usando algum tipo de dispositivo protético.

 

 

Dor e dificuldade para mastigar não precisam estar presentes.

 

Estudos recentes apontam que duas em cada três próteses totais utilizadas na parte inferior da arcada dentária não são utilizadas passados três anos de uso. Problemas como dentaduras soltas e frouxas, dor e dificuldade para mastigar alimentos mais duros, segundo estas pesquisas, não são apenas o resultado do pouco osso disponível que costuma estar presente nesta arcada – os problemas relacionados indicações incorretas da técnica também estão na causa destes contratempos.

 

A seleção correta do melhor tipo de dentadura, móvel ou fixa, de silicone ou com encaixe, é parte importante do tratamento para recuperar a estética e mastigação de quem perdeu todos os dentes. Quando necessário, os implantes dentários podem ser necessários para melhorar a retenção e evitar a prótese dentária solta também na arcada superior – e todo o martírio associado a esta complicação tão comum.

 

 

Fixador de dentadura só é necessário em casos isolados.

 

Dentaduras soltas mesmo após tratamentos realizados com indicações corretas e técnicas adequadas são casos raros, quase sempre associados a seleção de tipo inadequada de prótese total. O uso de fixador de dentadura, também conhecido como colinha ou cola, só é necessário nos casos em que a quantidade de osso disponível é muito pequena e não é possível utilizar implantes dentários para uso na versão fixa.

 

 

 

Prótese dentária protocolo: da resina à porcelana e zircônia, escolha o melhor tipo e material.

 

A dentadura fixa, além de ser a técnica que oferece uma mastigação mais eficiente e sem riscos para deslocamento ao falar ou comer, conta com vários tipos de materiais para atender mesmo aos pacientes que exigem a durabilidade e estética presente nas próteses dentárias fixas em porcelana.

 

Atualmente, a dentadura fixa pode ser confeccionada em resina acrílica, uma versão com preço mais em conta, ou ainda em zircônia pura. E para aqueles que procuram máximos resultados estéticos, a técnica com porcelana sobre zircônia produz sorrisos mais harmônicos e naturais, reproduzindo cores e transparentes muitos semelhantes aos encontrados em dentes naturais.

 

Saiba mais sobre dentadura clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog