BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentadura: o que é, os tipos e outras dúvidas explicadas.


Para quem perdeu todos os dentes, a dentadura é um dispositivo essencial para recuperar a mastigação e a estética do sorriso. Neste post, explicamos o que é a dentadura, quais os tipos disponíveis, para quem está indicada e outras informações indispensáveis para trocar ou confeccionar pela primeira vez este tipo de prótese dentária removível.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em dentaduras, em Porto Alegre.

 

 

O que é a dentadura?

 

A dentadura é uma prótese dentária removível utilizada por quem perdeu todos os dentes da arcada dentária. Ela é feita em uma base acrílica na cor das gengivas e com dentes também feitos em resina, porém com propriedades estéticas mais avançadas e resistentes – o que proporciona um sorriso mais natural e com funções mastigatórias e fonéticas normalizadas.

 

 

Qual a diferença entre a dentadura e a próteses fixa?

 

A principal diferença entre a dentadura e a prótese fixa é a forma como elas são presas à boca. Enquanto a dentadura pode ser removida prontamente pelo paciente, a prótese fixa só pode ser removida pelo dentista, no consultório.

 

No casos das dentaduras, um exemplo de prótese fixa é dentadura fixa, também conhecida como prótese protocolo, que é fixa sobre implantes dentários. Neste tipo, a base acrílica não pressiona as gengivas, o que elimina o período de adaptação, sem dores e dificuldades para comer, e com conforto e elevada eficiência mastigatória imediatos.

 

 

Para quem a dentadura está indicada?

 

São várias as situações que indicam a dentadura como forma de recuperar a mastigação e a estética do sorriso. Veja quando a dentadura está indicada:

 

indivíduos que perderam recentemente todos os dentes;

quando a técnica com prótese do tipo ponte móvel não oferece capacidade mastigatória compatível com a saúde;

substituir dentaduras antigas já existentes;

indivíduos que perderam todos os dentes e não podem fazer o tratamento com implantes dentários, seja por impossibilidade técnica ou dificuldade financeira.

 

 

 

Quais os tipos de dentaduras?

 

Existem tipos de dentaduras que precisam ser entendidas antes do paciente iniciar o seu tratamento. Veja quais são os tipos dentaduras:

 

Dentadura acrílica removível

É a dentadura convencional, e também a mais utilizada devido ao seu preço mais em conta. Pode ser removida pelo paciente e obtém sua estabilidade para falar e mastigar através do contato com as gengivas. Pode ser feita tanto para a arcada superior quanto para a inferior.

 

Dentadura fixa sobre implantes dentários

Também conhecida como prótese protocolo, é a melhor opção para quem quer o máximo conforto e a máxima eficiência mastigatória. Outra característica da dentadura fixa são os seus resultados estéticos superiores, já que ela pode ser confeccionada tanto na técnica tradicional, com resina, ou de forma mais sofisticada, com porcelana ou zircônia.

 

Dentadura removível sobre implantes dentários 

Neste tipo de dentadura, também chamada de prótese overdenture, a dentadura é encaixada sobre os implantes dentários, porém ela pode ser removida pelo próprio paciente a qualquer tempo. As desvantagens frente à dentadura fixa ficam por conta da menor eficiência mastigatória e maior tamanho da dentadura, semelhante à dentadura convencional.

 

Dentadura em silicone

Pouco indicada e utilizada, é uma versão que substitui o acrílico do corpo por uma material resiliente semelhante ao utilizado na prótese dentária flexível. Os resultados desta técnica, porém, são contraproducentes, trazendo muita dificuldade para mastigação e dores frequentes no longo prazo de uso.

 

dentadura tipos movel e fixa

 

 

Tecnologia: quais as vantagens das dentaduras confeccionadas atualmente?

 

Os materiais e tecnologia atualmente disponíveis garantem resultados estéticos mais naturais, maior conforto mastigatório e maior durabilidade.

 

Dentes mais estéticos

Os dentes de resina atualmente utilizados são mais estéticos e resistentes. Proporcionando resultados mais naturais, algumas versões recentes contém partículas de porcelana misturada às suas camadas de resina, cujos resultados imitam diversas propriedades ópticas presentes nos dentes naturais, como cores, transparências e opalescências.

 

Maior conforto

Com materiais de moldagem mais eficientes, as dentaduras atualmente confeccionadas são mais confortáveis. Outras tecnologia incluem o uso de materiais macios revestindo a parte interna das dentaduras que, com o tempo, tornam-se rígidos – o que reduz o aparecimento de dores durante o período de adaptação à nova dentadura.

 

Durabilidade elevada

As dentaduras atuais são mais duráveis, com seus dentes sofrendo pouco a ação dos desgastes ou amarelamento das resinas, e com as bordas das dentaduras mais resistentes ao acúmulo de bactérias e detritos.

 

 

Contraindicações: quando a dentadura não deve ser utilizada?

 

Ainda que a dentadura seja uma tratamento previsível e viável para a maioria dos indivíduos que perderam todos os dentes, existem situações, temporárias ou permanentes, que contraindicam o seu uso. Veja quando a dentadura não deve ser utilizada:

 

problemas de saúde não tratados, como a periodontite avançada;

pouca quantidade de osso para suportar a dentadura, como nos indivíduos com idade avançada;

condições médicas impeditivas, como o distúrbio de salivação ou diabete não controlada (gengivas sangrantes e ulcerastes);

impossibilidade de manter a higiene oral (dentaduras podem ser contaminantes de bactérias e fungos);

gengivas finas e delicadas, que não suportam o contato e pressão das dentaduras convencionais.

 

 

Quanto tempo leva para confeccionar uma dentadura?

 

O tempo necessário para confeccionar uma dentadura pode variar entre 7 a 21 dias, dependendo do laboratório de prótese dentária utilizado. Em média, são necessárias entre três a quatro consultas, que envolvem procedimentos como moldagens, fotografias, seleção da cor e modelo dos dentes, testes estéticos para aprovação do paciente, e a consulta final para instalação da dentadura e instruções de uso e higiene oral.

 

protese protocolo e overdenture diferenças diagrama

 

 

De quanto em quanto tempo devo trocar a dentadura?

 

Alguns fatores influenciam na durabilidade de uma dentadura, como os materiais utilizados e os cuidados do paciente como a limpeza das superfícies. Em média, uma dentadura pode durar até dez anos.

 

É recomendado ao paciente, porém, trocar suas dentaduras a cada 4 anos. É o que mostram as pesquisas científicas, que indicam este tempo como forma de compensar a perda óssea crônica que aparece após as perdas dentárias e perduram por toda a vida do paciente.

 

Entre os benefícios da troca de dentadura a cada 4 anos estão a prevenção do aparecimento de gengivas espessas e doloridas e da aceleração na velocidade das perdas ósseas devido ao uso de próteses mal adaptadas (dentaduras com pequenos movimentos).

 

 

Dor e dificuldade para mastigar. Por que isto aparece em alguns casos?

 

Em condições desfavoráveis, a dor e dificuldade para mastigar fazem parte da vida de até 62% dos portadores de dentaduras. E existem motivos para tanta dificuldade, que costumam afetar a autoestima dos indivíduos afetados. Veja o que pode estar por trás da dor e dificuldade para mastigar com dentaduras.

 

dentadura mal confeccionada;

dentadura antiga e desadaptada (+ de 4 anos);

gengivas friáveis (idade avançada);

dificuldade motora;

fungos (candidíase por higiene oral inadequada);

outras doenças.

 

 

Como é a dentadura fixa sobre implantes dentários?

 

A dentadura fixa, ou prótese protocolo, é fixa diretamente sobre implantes dentários, eliminando problemas como dores ou deslocamento das próteses dentárias ao mastigar ou falar.

 

Para confeccionar a dentadura fixa, são necessários um mínimo de 4 implantes dentários, instalados em posições estratégicas. Em algumas condições, como no uso da dentadura fixa em porcelana, pode ser necessários entre 8 a dez implantes dentários para o suporte da dentadura fixa.

 

A dentadura fixa não movimenta ao falar ou mastigar. Outras vantagens desta técnica são o volume reduzido da dentadura fixa e a possibilidade para ser removida pelo dentista durante as consultas semestrais de revisão.

 

 

 

Nacional ou importado: como selecionar os dentes da dentadura?

 

Existem diferentes dentes disponíveis para a confecção de dentaduras. Nas versões mais simples e com preço mais em conta, os dentes são construídos com uma única camada de resina acrílica, trazendo estética satisfatória e resistência moderada aos desgastes. A maioria dos dentes nacionais são deste tipo.

 

Por sua vez, os dentes importados disponíveis no mercado brasileiro são construídos com até 5 camadas em resina, o que pode ser visto através de uma estética mais natural e maior resistência aos desgastes.

 

 

Quando a prótese tipo ponte móvel deve ser substituída por dentadura?

 

A prótese removível parcial, também conhecida como ponte móvel, é utilizada pelos indivíduos que perderam alguns dentes da arcada, mas ainda possuem outros que podem ser utilizados para a estabilização deste tipo de dispositivo protético.

 

Em muitas situações, como quando da perda de muitos dentes, da presença de infecções gengivais como a periodontite ou ainda quando os dentes que suportam a prótese dentária apresentam-se com mobilidade elevada, a remoção dos dentes remanescentes e instalação da dentadura pode ser o tratamento mais indicado para recuperar a mastigação e a estética do sorriso.

 

Voltar para o blog