BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Um único dente escuro? As causas e tratamentos, um a um.


Um único dente escuro já é o suficiente para acabar com a autoestima de qualquer um. Veja, um a um, os tratamentos disponíveis para recuperar dentes escuros, segundo a causa, em regiões anteriores do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dente escuro, como isto acontece?

 

Para quase todo mundo, o aparecimento de um único dente escuro dá-se de forma lenta e sem dores. Para alguns, é coisa de meses. Para outros, de anos. Mas o que sabe mesmo é que, de tão lento, este processo de escurecimento dental pode trazer complicações maiores quando a procura pelo seu tratamento é protelada.

 

Um dente anterior pode tornar-se escuro por vários motivos. As duas causas mais comuns são as falhas no tratamento de canal e as cáries dentárias. Veja as causas para o aparecimento de um único dente escuro:

 

✓ cárie dentária;

tratamento de canal mal realizado;

tratamento com aparelho ortodôntico;

✓ fratura dentária;

✓ trauma dentário;

restauração dentária infiltrada;

necrose expontânea das partes internas vivas;

hábito escurecedor incomum;

reabsorção interna expontânea.

 

 

Diagnóstico: exames radiográficos são indispensáveis.

 

Descobrir a causa para o escurecimento de um único dente escuro anterior, como os incisivos centrais e laterais, requer exames por imagem. Os mais solicitados são o raio x convencional, que pode ser feito no consultório do dentista, e a tomografia computadoriza (cone beam), indicada para casos mais complexos de diagnóstico, como as suspeitas de fraturas dentárias e a reabsorção expontânea das raízes dos dentes.

 

Raio-x:

Feito no próprio consultório do dentista ou em empresas de radiologia, é indicado para o diagnóstico de dentes escuros por cáries dentárias, tratamento de canal mal realizado e reabsorções de raízes dentárias.

 

Tomografia Cone Beam:

Exame por imagem mais preciso – e com preço mais elevado, é feito em empresas de radiologia. É solicitado no diagnóstico de suspeitas de fraturas de raízes dentárias.

 

dente escuro tratamento de canaç
Um único dente escuro após tratamento de canal é a causa mais comum.

 

 

Dentes escuros: as causas e tratamentos, um a um.

 

Recuperar a cor de dentes escurecidos, requer, muitas vezes, diversos procedimentos odontológicos concomitantes. Acompanhe, um a um, os tratamentos disponíveis para clarear um único dente escuro em região anterior, conforme a causa para o escurecimento da estrutura dental.

 

Cárie dentária

Como escurece o dente: 

Cavidades internas são sequelas das cáries dentárias. Como resultado disso, os dentes apresentam manchas escuras que podem ser extensas conforme o tamanho da lesão cariosa.

 

Como recuperar o dente escuro:

Após a remoção da cárie dentária, a restauração em resina é o tratamento mais indicado. Outros procedimentos, como a coroa em porcelana pura, pode ser indicado quando a lesão cariosa é extensa o suficiente para fragilizar, trazendo riscos para fraturas ao morder – principalmente nos portadores do bruxismo.

 

Tratamento de canal mal realizado

Como escurece o dente:

Uma das causas mais comuns para o escurecimento dentário, o tratamento de canal mal realizado deixa restos de sangue que, com o passar dos anos, oxidam, penetram e difundem-se através da estrutura dentária – resultando em paredes dentárias escuras, como que enferrujadas.

 

Como recuperar o dente escuro:

O clareamento dental interno é uma técnica antiga e eficaz para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal. Exigindo entre uma a quatro consultas para dar certo (30 dias), é o procedimento mais indicado – mas não o único. Facetas em porcelana, facetas em resina e coroas em porcelana pura também podem ser utilizadas para recuperar os dentes que não respondem bem ao clareamento dental interno.

 

tratamento com aparelho ortodôntico

Como escurece o dente:

A movimentação inadequada dos dentes por aparelho ortodôntico pode provocar a morte das partes vitais dos dentes (artérias e veias). Com o tempo, o dente vai escurecendo – em mecanismo semelhante ao escurecimento por tratamento de canal.

 

Como recuperar o dente escuro:

O tratamento vai do tratamento de canal (obrigatório) ao clareamento dental interno e externo, às facetas de porcelana ou ainda às facetas de resina. Tudo depende do grau de escurecimento do dente e da exigência estética do paciente.

 

Fratura dentária

Como escurece o dente:

A necrose das partes vivas do dente, seguida da oxidação férrica por decomposição do sangue, é o mecanismo pelo qual a fratura dentária pode ser a causa para um único dente escuro em região anterior.

 

Como recuperar o dente escuro:

Na maioria dos casos, as fraturas dentárias que estão por trás de um único dente escuro exigem a remoção (extração) do dente. E para estes casos, o tratamento requer implantes dentários ou prótese dentárias fixas em porcelana na técnica em pôntico. Outros tratamentos para recuperar dentes fraturados, como a cirurgia para aumento de coroa clínica (a.c.c.), podem, em casos mais restritos, ser utilizados.

 

Trauma dentário

Como escurece o dente:

Os traumas dentários frequentemente estão associados a quedas e choques dos dentes anteriores. Mesmo quando não ocorrem avulsões ou deslocamentos dos dentes, os riscos para rompimentos das veias e artérias, e posterior necrose da polpa dentária, são elevados e estão por trás do escurecimento de múltiplos dentes anteriores.

 

Como recuperar o dente escuro:

O tratamento costuma se complexo e exige, frequentemente, diversos procedimentos odontológicos concomitantes, como o tratamento de canal seguido do clareamento dental externo, ou ainda de facetas de porcelana.

 

Necrose expontânea das partes internas vivas

Como escurece o dente:

Ãs vezes, sem nenhum motivo ou dor, as partes vivas dos dentes necrosam espontaneamente. E como resultado, assim como na fratura da raiz dentária, vem a oxidação por ferro das paredes dentárias.

 

Como recuperar o dente escuro:

Tratamento de canal seguido de clareamento dental interno são suficientes para recuperar a cor original do dente escurecido.

 

Pigmentações externas

Como escurece o dente:

Pigmentos escurecedores dos dentes estão presentes em alimentos e corantes artificias. Entretanto, em casos raros, a alteração na estrutura dentária de um único dente pode torná-lo mais suscetíveis à ação destes pigmentos, escurecendo, desta forma, um único dente.

 

Como recuperar o dente escuro:

O clareamento dental externo, caseiro ou feito no consultório do dentista, pode ser o suficiente para remover os pigmentos externos escuros dos dentes.

 

 

Reabsorção interna expontânea

Como escurece o dente:

Por vezes, as raízes dentárias reabsorvem. Este processo, que pode ser causado pela movimentação incorreta dos dentes durante o tratamento ortodôntico, ou ainda como resultado de reação autoimune, pode levar à necrose do dente e escurecimento da estrutura dentária.

 

Como recuperar o dente escuro:

Mais importante do que clarear o dente escurecido após a rebsorção externa do dente escuro, é salvar o dente. O tratamento, que requer tratamento de canal imediato, pode impedir o uso da técnica de clareamento dental interno. Nestes casos, recuperar o dente escuro requer técnicas com facetas dentárias, como a faceta de porcelana e a faceta de resina.

 

dente escurecido após trauma causas
O trauma dentário é uma das causas para o escurecimento dentário de vários dentes.

 

 

As limitações do clareamento dental para recuperar dentes escuros únicos.

 

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais realizados no consultório dentário. Utilizando géis que liberam oxigênio nascente, são eficientes para remover as manchas e pigmentações externas que atingem as superfícies dos dentes.

 

No tratamento para recuperar a cor de um único dente escurecido, o clareamento dental convencional é pouco eficiente. O motivo para isto é que, na quase totalidade dos casos, o escurecimento dental unitário tem causas internas, que não são suscetíveis à ação dos géis dos clareadores externos.

 

É por isso que, para muitos casos de escurecimento dental, como no tratamento de canal mal realizado, o clareamento dental, na técnica interna, é o único procedimento capaz de recuperar a cor do dente escurecido.

 

 

Recuperar um único dente escuro anterior (incisivo ventral ou inciso lateral) é o maior desafio estético.

 

Poucos procedimentos estéticos em odontologia são tão desafiadores quanto a recuperação de cor de um único dente anterior escurecido. E quando este dente é o incisivo central, os desafios são ainda maiores.

 

Para muitos dentistas, o mais recomendado, para otimizar os resultados estéticos, é recobrir não apenas o incisivo central que ficou escuro, mas também o dente lateral a ele – ainda que este dente esteja com coloração normal.

 

Por outro lado, muitos pacientes não estão dispostos a desgastar dentes que não apresentam problemas de escurecimento dental. Como exemplo disto temos a confecção de duas facetas de porcelana nos incisivos centrais – quando apenas um dos dentes está escuro.

 

O tratamento de um único dente escuro pode, sim, ser realizado. E neste caso, o contratempo pode ser apenas um número mais elevado de consultas para equiparar a cor do dente em tratamento com os demais dentes da arcada.

 

 

Recuperando vários dentes escuros ao mesmo tempo.

 

Embora raros, o aparecimento de vários dentes escuros, ao mesmo tempo, é algo que pode acontecer. E nestes casos, os exames clínicos radiográficos são ainda mais importantes ao diagnóstico e ao planejamento do tratamento.

 

O escurecimento intenso de vários dentes ao mesmo tempo pode ter vária causas. A mais comum são as reabsorções das raízes dos dentes após tratamento ortodôntico. 

 

Mas o aparecimento de múltiplos dentes escuros também pode ocorrer por outros motivos. Uma delas são as pigmentações externas intensas – como nos enxaguantes bucais utilizados nos pós-cirúrgicos, ou mesmo o consumo excessivo de cafés e tabacos em indivíduos com má formação dentária (alteração na estrutura do esmalte do dente).

 

Assim como no tratamento para recuperar a cor de um único dente escuro, a recuperação de vários dentes escuros depende das causas e do nível de exigência estética dos pacientes acometidos pelo problema.

 

Em muitos casos, o tratamento requer o uso de múltiplas facetas de porcelana ou, dependendo do caso, até mesmo das facetas de resina – menos eficientes para recuperar dentes severamente escurecidos.

 

Voltar para o blog