BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Riscos de rejeição óssea aos implantes dentários.


 

Post com informações essenciais sobre os riscos de rejeição aos implantes dentários para o paciente que vai se submeter a um tratamento com implantes dentários.

 

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em prótese dentárias em Porto Alegre. Pós-graduado em cirurgia com implantes dentários.

 

 

 

Existe risco de rejeição aos implantes dentários ?

 

Não existe o risco de rejeição do organismo aos implantes dentários porque o material utilizado na fabricação dos implantes é titânio, uma metal 100% inerte.

 

Se não há rejeição, por que ocorrem falhas ?

 

Embora as falhas não sejam comuns, ainda são desconhecidos os reais motivos que ocasionam falhas na osseointegração de um implante dentário junto aos ossos maxilares. Mesmo quando todos os protocolos de biossegurança e instalação são utilizados, é esperada uma taxa média de 8% de insucesso na osseointegração do implante ( média comum para maxila e mandíbula ). E o curioso é que essa taxa de insucesso é a mesma encontrada na maioria dos países que realizaram pesquisas rigorosas sobre o tema, inclusive o Brasil.

 

Simulação aproximada de um implante instalado e osseointegrado.
Rejeição dos implantes dentários e a importância do tipo de osso que o suporta.

 

O que fazer quando um implante dental falhar ?

 

Quando são seguidos os protocolos de planejamento, assepsia e instalação do implante dentário e ainda assim ocorre a falha na osseointegração, o implante que falhou é removido do osso maxilar e então o dentista opta entre a instalação imediata  ( no mesmo dia ) de outro implante no mesmo local – casos mais raros – ou aguarda entre 3 a 4 meses para a formação de novo osso, procedendo então a uma nova cirurgia para a instalação de um novo implante. A falha de um implante dentário não significa, portanto, que não é mais possível a instalação de um novo implante no mesmo local do implante perdido.

Após a falha de um implante dentário, aumentam as chances de falhar a instalação de um novo implante no mesmo local ?

 

Se forem seguidos os protocolos de planejamento e cirúrgicos, não existem aumentos significativos de falhas nos novos implantes instalados quando sucedidos a falhas anteriores.

 

 

Qual o local aonde as falhas acontecem com maior frequência ?

 

Existem algumas regiões nos maxilares que possuem um risco maior de falha na osseointegração quando comparadas com outras regiões. Os implantes instalados na porção posterior dos maxilares superiores ( maxila ) tem taxas de sucesso menores do que os implantes instalados na região anterior desses mesmos maxilares, por exemplo.

 

As regiões com baixa qualidade óssea – aonde a parte interno do osso é muito porosa – são as regiões mais propensas a falhas na osseointegração. A região anterior do maxilar inferior ( mandíbula ) é a região com as melhores taxas de sucesso na osseointegração dos implantes dentários porque nessa região o osso é mais resistente.

 

Implantes dentários.
Os protocolos de segurança diminuem os riscos de rejeição dos implantes dentários.

Existem doenças que aumentam os riscos de falhas do implante dental ?

 

Algumas doenças ou condições de saúde diminuem as taxas de insucesso de osseointegração dos implantes, enquanto outras tornam proibitivas a técnica.  Um exemplo é a diabetes quando descompensada. Pacientes em tratamento quimioterápico são exemplos de pacientes contra-indicados para a instalação dos implantes.

 

Fumantes e alcoolistas crônicos também têm menores taxas de sucesso. Os fumantes podem minimizar a taxa de insucesso inerente aos pacientes fumantes cessando o uso da nicotina algumas semanas antes da instalação óssea dos implantes dentários.

 

 

O que mais pode aumentar o risco de falha de osseointegração do implante dental ?

 

As maiores falhas de osseointegração dos implantes dentários ocorrem quando os protocolos de planejamento, assepsia e técnica de instalação cirúrgica não são seguidos. Implantes com design mal selecionados – porque para cada tipo de osso há um desenho específico de implante, instalados com trauma ósseo excessivo, baixos protocolos de assepsia ou existência de inflamação no local de instalação dos implantes são fatores que normalmente incorrem em falha de osseointegração.

 

 

O tipo de implante utilizado pode aumentar ou diminuir a taxa de sucesso de osseointegração ?

 

Sim. Existem diversos desenhos de implantes com diversas formas de encaixe entre o implante dental e a prótese dentária que vai conectada a ele. O desenho do implante está mais relacionado com o sucesso ou insucesso do que o tipo de encaixe selecionado. Na verdade, diferentes tipos de ossos maxilares requerem diferentes desenhos de implantes. Um exemplo disso é o tipo de implante selecionado para ossos mais porosos, diferente dos implantes desenhados para ossos mais densos.

 

 

Existe alguma possibilidade de os implantes dentários instalados doerem ou incomodarem em dias de chuva?

 

Não existe na literatura científica relatos dessas ocorrências com implantes dentários confeccionados em titânio. Aliás, falando um pouco mais sobre o assunto, as placas utilizadas em fraturas ortopédicas às quais alguns pacientes relatam sensações desagradáveis em dias de chuvosos ou úmidos não são confeccionadas em titânio.

 

 

Existem implantes dentários piratas ?

 

Por mais absurdo que possa parecer, existem e, segundo reportagem publicada pela Folha de Sâo Paulo em fevereiro de 2015, quase 1/3 dos implantes dentários instalados no Brasil são piratas, ou seja, fabricados sem autorização e inscrição na Anvisa, representando um risco à saúde do paciente. Esses implantes dentários não possuem certificações quanto aos métodos de esterilização e testes de resistência intraóssea dos mesmos, além de outras certificações necessárias a todo tipo de material que tenha a biocompatibilidade como requisito fundamental.

 

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

Voltar para o blog