BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental é mais segura e evita desgastar os dentes.


O tratamento com lente de contato dental evita desgastar os dentes, reduz riscos e problemas e traz mais segurança às transformações estéticas do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental, a técnica mais segura para transformar o sorriso.

 

Na lista de desejos de muita gente não pode faltar as lentes de contato dental. São elas que estão por trás das transformações de impacto do sorriso de artistas e famosos, trazendo dentes com assimetrias e cores muitas vezes impossíveis de encontrar na dentição natural.

 

A lente de contato dental é uma fina lâmina de porcelana colada sobre as partes externas e visíveis dos dentes. Confeccionada em laboratórios especializados, ela traz elevada durabilidade e proporciona correções marcantes na cor e forma dos dentes e ainda pode substituir, muitas vezes, o tratamento com aparelho ortodôntico ao alinhar dentes tortos e apinhados.

 

Uma das principais vantagens da lente de contato dental é que ela é a técnica muita segura aos dentes. Reversível, ela pode ser removida a qualquer tempo pelo dentista, no consultório dentário, e evita problemas como a sensibilidade aumentada – contratempos um tanto frequentes nos procedimento com facetas de porcelana.

 

 

Ausência de desgastes nos dentes é a maior vantagem da lente de contato dental.

 

A característica mais importante da lente de contato dental é que ela não requer desgastar os dentes. Colada diretamente sobre a superfície dentária após moldagens, ela não traz os riscos aos dentes associados às reduções do comprimento e da espessura dos dentes realizado na técnica com faceta de porcelana.

 

 

Desgastar os dentes para facetas de porcelana é seguro – mas evitá-lo é ainda mais.

 

Desgastar os dentes é uma ideia que vem afastando muitos pacientes dos tratamentos com facetas de porcelana. De fato, apesar da segurança desta técnica, sobram motivos para tentar algum outro procedimento estético que, se não pode proporcionar os mesmos resultados, pode chegar perto.

 

Os desgastes nos dentes para tratamento com faceta dentária valem a pena quando os dentes já possuem inúmeras restaurações dentárias em resina. Nestes casos, a redução na estrutura dentária pode, muitas vezes, ser até mesmo inferior aos desgastes já realizados para adaptar as resinas nos dentes.

 

Já quando os dentes possuem mínimas restaurações dentárias, ou estão severamente tortos e apinhados, outros tratamentos podem ser tentados. Um deles é o tratamento com aparelho ortodôntico. Outro, menos conhecido, é a técnica conhecida como fragmento cerâmico, uma versão derivada da lente de contato dental que é ainda mais segura aos dentes.

 

 

Como garantir mais segurança ao desgastar os dentes.

 

A lente de contato dental não requer desgastar os dentes porém não pode ser utilizada em todos os casos de transformação do sorriso. É por isso que, na verdade, ela está por trás apenas de um reduzido número de tratamentos para correções da cor e forma dos dentes. Mas e o que fazer quando os desgastes nos dentes são necessários?

 

Ao desgastar os dentes no tratamento com facetas de porcelana, o dentista utiliza dispositivos de segurança. O objetivo deles é indicar os pontos exatos aonde os desgastes precisam ser realizados, o que ajuda a evitar reduções excessivas (profundas) que podem afetar as partes vitais dos dentes.

 

Outra técnica utilizada para reduzir os riscos é a simulação antecipada dos resultados do tratamento. Realizada sobre modelos em gesso ou diretamente sobre os dentes, na técnica conhecida como mockup, ela proporciona uma visão antecipada da extensão e profundidade da redução dentária necessária para acomodar os laminados cerâmicos.

 

 

Os problemas e riscos que os desgastes nos dentes podem trazer.

 

Procedimentos em odontologia estética são passíveis de intercorrências. E da mesma forma, problemas no tratamento com lentes de contato dental e facetas de porcelana, ainda que pouco frequentes, também podem aparecer. 

 

A causa mais comum são os erros de execução profissional, seja do dentista ou do técnico no laboratório de prótese dentária. Veja os problemas mais comuns associados aos desgastes nos dentes no tratamento com faceta de porcelana:

 

sensibilidade dentária passageira (desaparece em poucos meses);

dor (partes vitais sãos atingidas, exigindo tratamento de canal);

fratura (desgate dentário excessivo em dentes sem reforço interno).

 

 

Faceta de resina é alternativa à lente de contato dental.

 

Uma alternativa à lente de contato dental é a faceta de resina. Com resultados marcantes e naturais, ela tem preço mais em conta e pode ser realizada em uma única consulta. E isso sem falar que também pode ser realizada sem desgastar os dentes.

 

A faceta de resina pode substituir a lente de contato dental em quase todas as situações – o bruxismo parece ser mesmo sua única contraindicação. Com cores e efeitos ópticos semelhantes aos dentes naturais, esta técnica rápida e reversível é indicada para as transformações de sorriso realizadas de última hora, como casamentos e entrevistas de empregos.

 

As desvantagens das facetas de resina ficam por conta da sua baixa durabilidade comparada à faceta de porcelana, principalmente com relação ao amarelamento que aparece ao longo dos anos. Já os problemas mais comuns, como pequenas fraturas que podem ser frequentes, são fáceis de serem resolvidas em consultas rápidas para reparos.

 

Aproveite para ler os posts relacionados: 

Voltar para o blog