BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Plástica gengival: como é feita, pós-operatório e o que esperar da cirurgia.


A plástica gengiva vai além de alinhar as gengivas. Veja o que é, como é feita, como é o pós-operatório e o que esperar dos resultados desta técnica de cirurgia plástica gengival.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em plástica gengival (periodontia) em Porto Alegre.

 

 

O que é a plástica gengival.

 

Apesar da elevada frequência com que é realizada nos consultórios odontológicos, a plástica gengival ainda confunde ao paciente sobre suas indicações e técnicas. Afinal, o que é este procedimento tão desejado pelos indivíduos mais exigentes com a estética do seu sorriso?

 

A plástica gengival é um procedimento cirúrgico que modifica e corrige a forma e o volume das gengivas. Atualmente, são as duas técnicas utilizadas na maioria das correções teciduais: a gengivoplastia e a gengivectomia.

 

Ao contrário do que o nome supõe, a plástica gengival não tem apenas a função estética de alinhar as gengivas. É o caso, por exemplo, das cirurgias realizadas para recuperar as gengivas perdidas após as perdas dentárias, e que utilizam enxertos de gengiva para isto.

 

 

Gengivoplastia e gengivectomia: as diferenças entre as técnicas.

 

A principal diferença entre a gengivoplastia e a gengivectomia é a remoção de alguns milímetros do osso que circunda as raízes dos dentes. Enquanto a gengivectomia é feita apenas recortando as gengivas em excesso, a gengivoplastia, mais complexa, remove, além das gengivas, o osso localizado abaixo delas.

 

A gengivoplastia é indicada quando o osso em excesso é o responsável pela gengiva que está em excesso e desalinhada. Apesar de eficiente e previsível, ela requer exames complexos, como a tomografia odontológica e as simulações feitas sobre fotografias ou diretamente sobre os dentes – os mockups.

 

Por sua vez, a gengivectomia, mais simples, é feita apenas quando o que está em excesso é apenas a gengiva. Apesar da simplicidade, é preciso estar atento à recidiva do procedimento cirúrgico, que é quando as gengivas voltam a crescer (posição original). Por mais fácil que seja de fazer, é a que mais tem reclamações.

 

Gengivoplastia e gengivectomia: recorte estético inicial é comum às duas técnicas.

 

 

Como é feita a plástica gengival.

 

A plástica gengival é feita em uma única consulta. O tempo de duração da cirurgia não passa de duas horas, mesmo para os casos mais complexos.

 

Na gengivectomia, após a anestesia das gengivas, as gengivas são recortadas diretamente ou guiadas por simulações como os mockups. Nesta técnica, não são necessários pontos de sutura, e o procedimento não dura mais do que 5 minutos.

 

A gengivoplastia exige mais tempo para ser realizada. Após a anestesia e recorte das gengivas exatamente como na gengivectomia, as gengivas já com o novo formato são levantadas para que o periodontista recorte e remodele o osso em excesso. Feito isto, as gengivas são reposicionadas e estabilizadas após pontos de sutura.

 

 

Alinhamento gengival não é único objetivo.

 

O alinhamento gengival é o principal motivo para consultas ao dentista especialista em gengivas – mas não é o único objetivo da técnica. Exemplo disto são as correções do volume das gengivas localizadas junto a próteses dentárias fixas ou implantes dentários.

 

A prevenção e recuperação da retração gengival são outras indicações da plástica gengival. Enquanto no primeiro caso ela é utilizada para reduzir a maior propensão ao aparecimento de gengivas retraídas, no outro é recomendada para recobrir as raízes dentárias expostas – que, além dos danos estéticos, facilitam o acúmulo de placa bacteriana e estão por trás da dor e sensibilidade ao ingerir alimentos frios.

 

Sorriso gengival: exposição exagerada das gengivas pode ser resolvida por gengivectomia ou gengivoplastia, dependendo da causa do problema.

 

 

 

Indicações: quem deve fazer a plástica gengival.

 

A plástica gengiva pode ser realizada por necessidades estéticas ou funcionais. Veja as principais indicações da técnica:

 

redução do sorriso gengival;

✓ recuperação da retração gengival;

prevenção da retração gengival;

remoção da hiperplasia gengival após tratamento ortodôntico;

alinhamento de gengivas;

aumento do volume das gengivas junto a implantes dentários;

melhorar a harmonia do sorriso.

 

 

Pós-operatório e cicatrização das gengivas.

 

Inchaços e gengivas avermelhadas são resultados esperados alguns dias após a plástica gengival. O auge destes edemas ocorre no terceiro dia passado da cirurgia, o que pode ser um problema quando o procedimento é realizado em áreas estéticas.

 

O pós-operatório da plástica gengival requer diversos cuidados. Além do uso de analgésicos simples para controle da dor e da higiene oral feita de forma cuidadosa, quase sempre são necessárias alguns dias afastados de exercícios físicos.

 

A cicatrização das gengivas após a plástica gengival, que depende de fatores como a extensão e a técnica cirúrgica utilizada, segue um percurso mais ou menos comum a todos.

 

Passados os três primeiros dias, as gengivas começam a diminuir os inchaços e a recuperar a coloração normal. A remoção dos pontos de sutura é feita após dez dias, e a partir do décimo quarto dia os sinais de cicatrização das gengivas já são imperceptíveis.

 

A cicatrização completa das gengiva, apesar de imperceptível, dá-se após trinta dias da cirurgia. Entretanto, para iniciar procedimentos como as facetas de resina ou facetas de porcelana, são necessários aguardar 90 dias para que o posicionamento das bordas das facetas dentárias sejam instaladas em local adequado.

 

retração gengival
Plástica gengival: retração gengival causada por excesso de força ao escovar os dentes é uma das indicações da cirurgia.

 

 

 

Dor é facilmente controlada com analgésicos simples.

 

A plástica gengival não dói para ser realizada e a dor durante o período pós-operatório é facilmente controlada com analgésicos simples. Tanto é que, na maioria dos casos, os analgésicos são prescritos apenas nas primeiras 24 horas passadas da cirurgia.

 

 

Resultados: o que esperar da cirurgia plástica gengival.

 

A plástica gengival é indicada para nivelar e alinhar as gengivas. Na maioria das vezes, os resultados são previsíveis – dentro, é claro, de um limite normal de variação característico dos procedimentos cirúrgicos em tecidos humanos.

 

Pequenas assimetrias, menores que do 1 milímetro, são esperadas e consideradas resultados normais. O problema é que, dependendo das necessidades estéticas, como no sorriso gengival, as pequenas assimetrias resultantes costumam resultar em sensível perda na harmonia do sorriso, o que requer nova correção cirúrgica.

 

Já nos procedimentos com enxerto de gengiva, como na plástica gengival para aumento de volume das gengivas, os resultados finais são menos previsíveis. O motivo para isto é a reabsorção normal e esperada do tecido enxertado. Ainda assim, as variações de resultados são pequena e imperceptíveis à maioria dos pacientes operados.

 

 

Enxerto de gengivas.

 

O enxerto de gengiva é um procedimento com finalidades preventivas, como no tratamento que aumenta a espessura das gengivas mais propensas à retração gengiva, ou ainda terapêuticas, como no recuperação de falhas junto a implantes dentários.

 

Atualmente, o enxerto gengival é oriundo de duas fontes. A mais utilizada é o enxerto de gengiva coletado do próprio paciente. É o enxerto autógeno, uma técnica cirúrgica indicada para os casos mais complexos de prevenção ou recuperação das falhas na arquitetura das gengivas.

 

As indicações mais comuns do enxerto de gengiva junto à plástica gengival são os alinhamentos de gengivas em regiões estéticas – dentes anteriores. Utilizada para recuperar gengivas retraídas ou nivelar falhas estéticas junto a implantes dentários, esta técnica exige planejamento e ciência do paciente quanto aos resultados nem tão simétricos quanto o esperado.

 

enxerto de gengiva plástica gengival
Enxerto de gengiva é mais utilizado para nivelar gengivas ou recuperar gengivas retraídas (foto).

 

 

Retoque cirúrgico muitas vezes é necessário para otimizar os resultados.

 

Os resultados da cirurgia plástica gengival são relativamente previsíveis – porém as milimétricas diferenças no posicionamento final das gengivas podem resultar em perda sensível na harmonia do sorriso. Nestes casos, uma nova e pequena intervenção cirúrgica pode ser necessária.

 

Os retoques cirúrgicos são mais comuns na gengivoplastia. Com pós-operatório mais simples, são feitos com técnicas cirúrgicas específicas para as pequenas correções quer fazem toda a diferença na estética do sorriso.

 

 

Problemas e complicações na plástica gengival.

 

Problemas e complicações na cirurgia plástica gengival são raras. Das mais simples, como as pequenas hemorragias, às mais complexas, como as retrações gengivais não esperadas e irreversíveis, falhas no planejamento e execução técnica costumam estar por trás destes problemas.

 

 

Organizando a agenda para sua plástica gengival.

 

Organizar a agenda para compatibilizá-la com os dias em repouso e longe das atividades sociais pode ser importante dependendo da complexidade da plástica gengival. E a primeira dica para quem vai se submeter ao tratamento é fazê-la às quintas ou sextas-feiras, aproveitando assim o final de semana livre.

 

Outra dica interessante é evitar viagens nos dias seguintes à cirurgia. Como o auge do inchaço e vermelhidão das gengivas dá-se lá pelo terceiro dia, o risco para o aparecimento de pequenas hemorragias ou soltura dos pontos de sutura também pode ocorrer até este período. O melhor mesmo é estar perto do periodontista para, se necessário, fazer uma consulta de urgência.

 

Já quem realizou a plástica gengival como procedimento prévio a tratamentos estéticos com laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana ou lente de contato dental, recomenda-se uma espera mínima de 120 dias até o início das moldagens. 

 

Antes disso, podem haver problemas e complicações como gengivas que sangram mesmo com um rígido controle da higiene oral. A causa para isto é o aprofundamento destas técnicas com facetas dentárias junto às gengivas, um problema comum quando as gengivas ainda não estão consolidadas após procedimentos como a gengivoplastia e a gengivectomia.

 

Voltar para o blog