BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia: tudo o que saber, antes de fazer.


Gengivoplastia, você sabe o que é? Saiba todas as informações. Como é a cirurgia, seus riscos e indicações, complicações, antes e depois, a recuperação, quem faz a gengivoplastia, o que pode dar errado, como é a dor e o pós-operatório – e tudo o que você precisa saber sobre este procedimento que faz muito mais do que alinhar gengivas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista periodontista especializado em gengivoplastia. Atua em consultório particular, em Porto Alegre.

 

 

O que é a gengivoplastia?

 

A gengivoplastia é uma cirurgia utilizada para remover as gengivas que estão em excesso, ou ainda para alinhar as gengivas que apresentam diferenças nas alturas entre elas.

 

É um procedimento cirúrgico com objetivos tanto estéticos quanto funcionais, e a região mais comum para ser feito são os dentes anteriores, tanto superiores quanto inferiores.

 

 

Por que a gengivoplastia vale a pena?

 

Por promover mudanças intensas no visual do sorriso e também raramente trazer complicações pós-operatórias, a gengivoplastia vale muito a pena. 

 

Mas existem outras razões que fazem desta técnica de plástica gengival um dos procedimentos com o maior índice de satisfação entre os vários disponíveis em odontologia estética:

 

os resultados estéticos são estimulantes e intensos;

é segura;

✓ é previsível;

✓ não volta com o tempo;

✓ é rápida para ser feita;

✓ o pós-operatório é relativamente tranquilo.

 

Gengivas em excesso devido à erupção tardia dos dentes.

 

 

Quando fazer – e não fazer – a gengivoplastia.

 

Procedimentos em odontologia estética, independente da técnica, apresentam indicações e contraindicações para serem realizados. Veja uma lista com as principais indicações e contraindicações da gengivoplastia:

 

Indicações (quando fazer a gengivoplastia):

 

✓ remover gengivas grandes, em excesso;

✓ alinhar gengivas;

✓ nivelar gengivas;

✓ otimizar os resultados estéticos de outros procedimentos;

✓ viabilizar a confecção de restaurações dentárias e próteses dentárias.

 

Contraindicações (quando não fazer a gengivoplastia):

 

✓ quando as gengivas estão inflamadas;

✓ quando os resultados das simulações estéticas são desfavoráveis;

✓ na ausência de exames tomográficos;

✓ biotipo gengival com pré-disposição à retração gengival.

 

 

A gengivoplastia não dói.

 

A gengivoplastia não dói. Durante a cirurgia, anestésicos locais garantem um recorte indolor das gengivas e do osso localizado ao redor das raízes dentárias.

 

E durante o pós-operatório, analgésicos simples garantem conforto e analgesia nos dias seguintes ao procedimento cirúrgico.

 

 

Riscos: a gengivoplastia é irreversível.

 

Após efetuada, principalmente quando a cirurgia requer a remoção de osso ao redor das raízes dentárias, a gengivoplastia é irreversível. É um dos riscos que o paciente operado está sujeito. E é por isso também que ela precisa ser executada por um profissional experiente.

 

Uma atenção especial deve ser dado ao uso do bisturi elétrico na gengivoplastia. Apesar das suas praticidades, como minimizar o sangramento gengival, este equipamento traz riscos à gengivoplastia, como necroses ósseas e retração gengival permanente.

 

 

O que pode dar errado na gengivoplastia?

 

Como toda cirurgia plástica gengival, complicações podem aparecer durante o pós-operatório, durante a cicatrização ou ainda nos meses que seguem à gengivoplastia. 

 

Veja o que pode dar errado na gengivoplastia:

 

✓ retração das gengivas;

✓ resultados estéticos insatisfatórios;

✓ recidiva (gengivas voltam a crescer);

✓ aparecimento de black spaces (espaços escuros entre dentes).

 

Delineamento do recorte de gengivas após exame tomográfico.

 

 

Exames tomográficos são indispensáveis.

 

Para evitar sequelas graves, como a retração gengival ou o desalinhamento irreversível das gengivas, exames por imagem são indispensáveis para minimizar os riscos e também garantir maior previsibilidade ao tratamento.

 

A tomografia é um exame por imagem indispensável à gengivoplastia. Sua maior importância é permitir ao periodontista precisar o excesso de osso que envolve as raízes dentárias – o que garante remoções excessivas de osso e a recidiva do procedimento.

 

A tomografia para gengivoplastia é realizada desenvolvido especificamente para odontologia. Com baixa radiação de exposição, é rápido e fácil para ser feito, e tem a vantagem de estarem disponíveis também em pequenos centros urbanos.

 

 

Como é feita a gengivoplastia.

 

A gengivoplastia é feita no consultório do periodontista e não dura mais do que uma hora. 

 

Ela pode ser feita através de duas técnicas. A mais simples é a gengivectomia, que é o simples recorte das gengivas, sem exigir pontos de sutura ao final.

 

A outra técnica é a gengivoplastia propriamente dita. Nela, além do recorte das gengivas em excesso, também é removido o osso que está em excesso e que impede o posicionamento corretos das gengivas – uma linha que delimita a raiz da coroa dentária.

 

A cirurgia inicia-se após a anestesia das gengivas. Em seguida, um guia de recorte é posicionado sobre as gengivas, auxiliando o dentista na incisão exata.

 

Após o recorte das gengivas – e ósseo, quando necessário -, as gengivas são reposicionadas e pontos isolados de sutura são feitos nas papilas gengivas, estabilizando as gengivas durante o período de cicatrização.

 

 

Como ficam as gengivas durante a recuperação? Posso trabalhar?

 

Uma vantagem da gengivoplastia é que ela requer poucos pontos de sutura para estabilizar as gengivas – basta um ponto em cada papila (pontas das gengivas). 

 

Outra vantagem é que ela pode ser feita com fios de sutura transparentes ou na cor das gengivas. Dá para sorrir sem medo durante o período de cicatrização das gengivas, sem que eles apareçam.

 

E para quem se preocupa com o trabalho ou atividades sociais, também não é preciso se preocupar tanto. A maioria dos pacientes operados relatam que quase ninguém percebe que o procedimento foi feito, principalmente passados quatro dias da gengivoplastia.

 

 

Os cuidados durante a recuperação da gengivoplastia.

 

Durante a recuperação da gengivoplastia, uma lista com cuidados pós-operatórios precisa ser seguida à risca para evitar complicações e traumas às gengivas recém operadas.

 

Nas primeiras 48 horas, as restrições vão da alimentação exclusivamente pastosa e fria e da impossibilidade de praticar esportes à suspensão da higiene oral sobre o local da cirurgia.

 

Além disso, é recomendada o uso de compressas resfriadas nas primeiras 8 horas, o que ajuda a reduzir os inchaços e vermelhidões nas gengivas.

 

Passadas 48 horas da cirurgia, a mastigação de alimentos rígidos e a prática esportiva são liberadas. Também já é possível o uso de instrumentos de higiene oral sobre as gengivas operadas.

 

Nos próximos dias, os cuidados vão para a manutenção dos bochechos com agentes antissépticos específicos, como o gluconato de clorexidina a 0,12%, que adicionalmente evita a formação de placa bacteriana junto às gengivas e fios de sutura.

 

gengivoplastia
Alinhamento de um único dente também é indicação da gengivoplastia.

 

 

A cicatrização das gengivas na gengivoplastia.

 

Após a gengivoplastia, as gengivas incham e ficam avermelhadas. A intensidade como isto acontece depende de vários fatores, como as características individuais de cicatrização das gengivas e os cuidados durante o pós-operatório.

 

O auge do vermelhidão e inchaço das gengivas dá-se entre o segundo e terceiro dia passados da cirurgia. É ali pelo quarto dia que as gengivas começam a desinchar e a voltar a sua coloração normal, róseas.

 

Passados 7 dias da cirurgia, poucas alterações na cor e volume das gengivas são perceptíveis. 

 

Já as suturas são removidas no décimo dia passados da cirurgia. E passados 14 dias, quase nenhuma cicatriz ou alteração tecidual pode ser notada.

 

 

As gengivas voltam a crescer após a gengivoplastia?

 

Não deveriam. Quando executada de forma correta, os resultados da gengivoplastia são estáveis, e as gengivas não voltam a crescer com o tempo.

 

 

Gengivoplastia antes e depois

 

A gengivoplastia é um procedimento relativamente previsível. Simulações do tipo antes e depois, comuns em procedimentos em odontologia estética, não apenas são possíveis de serem feitos como também necessários, evitando frustrações com os resultados finais.

 

Existem duas técnicas de simulação, do tipo antes e depois, para a gengivoplastia. 

 

Uma delas é a simulação fotográfica, simples e rápida de ser feita, e que permite uma visualização bastante aproximada dos resultados finais.

 

Outra simulação do tipo antes e depois é o mockup. Semelhante ao utilizado na simulação de procedimentos com facetas de porcelana e lentes de contato dental, ele é feito diretamente sobre os dentes e gengivas, e ainda pode ser utilizado como guia de recorte gengival durante a gengivoplastia.

 

 

Gengivoplastia: quem faz?

 

Qualquer dentista está apto a fazer cirurgias em gengivas. Porém, existe o periodontista, um dentista especializado em gengivas que é treinado para técnicas mais precisas e sofisticadas de cirurgia plástica gengival – como enxertos de gengiva e cirurgias para retração gengival.

 

 

Gengivoplastia com osteomia.

 

A gengivoplastia com osteotomia é a gengivoplastia propriamente dita. Quando a remoção das gengivas grandes é feita sem a remoção do colar ósseo, a técnica recebe o nome de gengivectomia, que é o recorte simples das gengivas em excesso.

 

 

Gengivoplastia em Porto Alegre

 

A gengivoplastia é um tratamento disponível na cidade de Porto Alegre. Para maiores informações, consulte nosso FAQ sobre a gengivoplastia ou retire suas dúvidas diretamente conosco.

Voltar para o blog