BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária móvel: os tratamentos e tipos de pontes removíveis.

protese dentaria movel

A prótese dentária móvel, na técnica com ponte removível, é uma entre várias alternativas para reabilitar indivíduos com perdas dentárias. Conheça os tratamentos e novos tipos de dispositivos móveis para melhorar os resultados estéticos, conforto e mastigação.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária móvel, uma técnica associada a dificuldades e frustrações.

 

A vida do portador de prótese dentária móvel é repleta de dificuldades e frustrações. Não bastassem os problemas de adaptação, também é preciso conviver com limitações estéticas e receios para deslocamentos frequentes. A situação é tão complicada que uma parte considerável destes indivíduos já chega ao consultório odontológico com quadro de depressão e baixa autoestima – um problema que requer informação adequada.

 

O mais importante é saber que o tratamento e a adaptação à prótese dentária removível não precisam ser tão complicados assim. Levando em conta as indicações e técnicas atuais, dá, sim, para trocar as pontes móveis sem complicações que possam levar à desistência antes mesmo das primeiras semanas de uso do dispositivo.

 

protese removivel convencional
Grampos metálicos desafiam a estética do sorriso e podem prejudicar os dentes que os suportam.

 

 

Condições desfavoráveis ao tratamento com ponte móvel.

 

A indicação incorreta para tratamento com prótese dentária móvel é o fator que mais colabora ao insucesso na terapia com dispositivos removíveis. Em outras situações, não tem jeito mesmo: a técnica com ponte removível não irá funcionar. Conheça as principais condições que contribuem para dificultar a adaptação e uso confortável da ponte móvel:

 

gengivas finas e delicadas;

 

pacientes acima dos 60 anos de idade;

 

ausência de dentes posteriores;

 

reabsorção óssea nas áreas com perdas dentárias;

 

doença periodontal;

 

condições psicológicas desfavoráveis;

 

falta de aceitação das limitações estéticas e funcionais da prótese móvel.

 

protese dentaria removel grampo metal
A existência de dentes posteriores para apoiar a prótese móvel aumentas as chances de sucesso do tratamento com ponte móvel.

 

 

Os tipos de próteses dentárias móveis.

 

O sucesso do tratamento com prótese dentária móvel começa pela seleção do tipo mais adequado do dispositivo. Comparadas à prótese dentária fixa, as alternativas removíveis são restritas mas podem ser a última esperança para melhorar os resultados estéticos e mastigatórios para muitos indivíduos. Conheça os tipos de dispositivos móveis disponíveis.

 

prótese dentária móvel convencional

Conhecida como PPR (prótese parcial removível), é a técnica mais utilizada. Resina acrílica sobre liga metálica são os materiais predominantes, e utiliza grampos para melhorar a retenção aos dentes – um problema que além de prejudicar a estética pode comprometer os dentes de suporte.

 

As vantagens desta técnica são o baixo custo e a rapidez no tratamento. Já as desvantagens ficam por conta da insatisfação com os resultados estéticos e mastigatórios e a perda de autoestima – reclamações cada vez mais frequentes e que preocupam quando a prótese móvel, por motivos diversos, é a única opção para reabilitar arcadas com dentes perdidos.

 

protese dentária móvel com encaixe (sem grampos)

O uso de encaixes para prender ponte móveis a coroas dentárias em porcelana permite ao dentista eliminar os grampos metálicos e ainda melhorar a retenção do dispositivo protético. O preço mais elevado do tratamento, porém, faz dessa técnica uma alternativa para indivíduos que não podem ser submetidos a tratamento com prótese dentária fixa em porcelana por problemas psicológicos ou de saúde.

 

Outra indicação para a técnica com prótese removível sem grampos é a substituição de dispositivos protéticos que já estão elaborados nesta técncia e mostram-se satisfatórios quanto aos resultados estéticos e de mastigação.

 

protese dentaria movel com encaixe
Protese dentária removível com encaixe: nesta técnica, os grampos metálicos externos estão ausentes.

 

 

prótese dentária móvel sobre implantes ósseointegrados.

Dentaduras presas a implantes dentários são alternativas para indivíduos que perderam todos os dentes – entre elas, a dentadura fixa é a que traz resultados mais compatíveis com os desejos dos portadores de dispositivos removíveis. Apesar de ainda disponível, a técnica sobre com prótese parcial removível sobre implantes ósseointegrados não traz vantagens frente à versão fixa em porcelana, motivo pelo qual este tipo de dispositivo foi descontinuado.

 

prótese dentária móvel flexível (grampo estético)

A procura por tratamentos com prótese dentária móvel confeccionada com material flexível é até mesmo superior à versão tradicional com metal. E com razão, já que os resultados estéticos superiores podem ser a solução para indivíduos que expõem os grampos metálicos da versão tradicional.

 

Apesar da facilidade para harmonizar o sorriso, o uso de material flexível traz desafios à adaptação e restrições à indicação do tratamento. As indicações para a técnica vão para indivíduos com poucas perdas dentárias e para reabilitações restritas à arcada superior.

 

protese dentaria flexivel com grampo estetico
Grampos estéticos diminuem o impacto negativo da técnica com ponte móvel.

 

 

prótese dentária móvel em silicone

Derivada da prótese dentária flexível, a técnica com silicone é uma versão cujo material para confecção do dispositivo, aparentemente, traz mais conforto mastigatório – o que quase sempre não corresponde ao que se vê na prática clínica. A diferença para versão flexível é apenas o tipo de material utilizado, não refletindo melhoras às limitações da técnica com grampos estéticos.

 

 

Prótese dentária flexível não funciona para todo mundo.

 

A possibilidade para eliminar o grampo metálico que prende-se a dentes naturais faz da prótese dentária flexível uma alternativa para quem exige resultados estéticos máximos. O material utilizado neste dispositivo é o polipropileno, um polímero plástico que entrega resistência moderada e flexibilidade que pode frustar pelas limitações.

 

A ponte móvel flexível, apesar dos resultados estéticos superiores, é de difícil adaptação comparada à técnica com grampos metálicos. As indicações, restritas, são para reabilitações em arcada superior e em indivíduos com poucas perdas dentárias situadas entre dentes anteriores e posteriores. O uso de dispositivos protéticos com flexibilidade para reabilitar arcadas inferiores raramente resulta em pacientes satisfeitos, motivo pelo qual deve ser evitado.

 

protese dentaria em silicone
Prótese dentária flexível traz desafios à adaptação ao dispositivo móvel.

 

 

Durabilidade precisa ser levada em conta antes de iniciar o tratamento.

 

A durabilidade de próteses dentárias é um fator que precisa ser levado em conta na hora de selecionar a melhor técnica. Apesar do preço inicial mais baixo, a técnica móvel requer substituições frequentes – o tempo recomendado para trocas é de quatro em quatro anos.

 

Fraturas de grampos e das partes acrílicas são situações frequentes após quedas ou mastigação de alimentos rígidos. Perda do brilho e escurecimento das partes estéticas são outros problemas que precisam ser levadas em conta na hora de escolher o tipo de prótese parcial removível.

 

 

Prótese dentária móvel ou fixa, qual a melhor?

 

A diversificação nos tipos de próteses dentárias fixas disponíveis traz alternativas cada vez mais personalizadas. Desde a recuperação de dentes escurecidos após tratamento de canal a até jaquetas e coroas com resultados semelhantes a lentes de contato dental, o uso de dispositivos fixos para reabilitar áreas com dentes ausentes coloca o uso de pontes móveis em segundo plano.

 

Atualmente, as justificativas para uso de prótese móvel são o custo mais elevado do tratamento, fobias para procedimentos com implantes dentários ou limitações anatômicas. A seleção mais criteriosa entre prótese dentária móvel ou fixa deve ser realizada após exames radiográficos, clínicos e psicológicos do paciente.

 

 

Passo-a-passo e tempo de tratamento.

 

O passo-a-passo do tratamento com prótese dentária móvel depende da técnica a ser utilizada. Para dispositivos tradicionais com armação metálica e bases acrílicas, são necessárias entre três a cinco consultas. Já para a ponte móvel com encaixes presos a próteses dentárias fixas em porcelana, o tempo de tratamento dá-se entre 30 a 60 dias – a etapa fixa não pode ser realizada concomitante com a móvel.

 

 

Recuperando gengivas  machucadas e inflamadas.

 

Dor e dificuldade para mastigar são reclamações frequentes do portador de prótese dentária móvel – na maioria dos casos, as gengivas estão machucadas. A recuperação dos tecidos moles em contato com a base de pontes móveis e dentaduras é essencial para que os resultados finais do tratamento minimizem os traumas crônicos às gengivas – um problema que pode causar ou exacerbar lesões malignas da cavidade oral (câncer bucal).

 

As doenças gengivais infecciosas associadas à bactérias (gengivite e periodontite), além dos riscos para perdas dentárias, podem ser a causa para doenças cardíacas e respiratórias. O tratamento gengival prévio ao tratamento com ponte dentária móvel é indispensável para melhorar até mesmo as áreas em contato com bases acrílicas e grampos metálicos.

 

 

Alternativas fixas com porcelanas trazem mais estética e conforto.

 

A substituição de ponte móvel por prótese dentária fixa é uma alternativa com resultados estéticos e mastigatórios mais eficientes. Fixada sobre dentes naturais ou implantes dentários, o tratamento elimina a etapa de adaptação, uma parte complicada da terapia com ponte removível que, por si só, já justifica o uso de dispositivos protéticos fixos.

 

prótese dentária fixa sobre dentes

Nesta técnica, os dispositivos protéticos são fixados sobre dentes naturais vizinhos às áreas com perdas dentárias. É indicada para ser utilizada sobre dentes naturais que já se apresentam com restaurações dentárias em resina ou amálgama ou que já suportam jaquetas em porcelana.

 

prótese dentária fixa sobre implantes

É a forma mais otimizada para reabilitar áreas com múltiplas perdas dentárias – ou apenas um dente ausente. Indicada para o tratamento com dentadura fixa ou para trocar a prótese dentária móvel, não necessita desgastar dentes naturais para servirem de suporte para os dispositivos. Enxertos ósseos e de gengiva, eventualmente, podem fazer parte da terapia com implantes ósseointegrados, o que pode fazer com o tratamento, em determinado casos, exija até doze meses de procedimentos para ser finalizado.

 

 

Zircônia: máxima estética para indivíduos com múltiplas perdas dentárias.

 

A prótese dentária fixa em porcelana sobre zircônia é a técnica com resultados estéticos e de durabilidade mais expressivos disponíveis atualmente. Indicada desde o tratamento com coroa protética em porcelana a até mesmo a dentadura fixa em zircônia, a técnica elimina o metal de reabilitações orais extensas – essencial para indivíduos exigentes com a harmonia do sorriso ou alérgicos ao metal de próteses dentárias.

 

A prótese dentária tipo protocolo em zircônia vem conquistando pacientes em tratamento para substituir dentaduras por por implantes dentários. Com estética dental marcante, é o procedimento ideal para indivíduos preocupados em melhorar a harmonia do sorriso e acabar com medos para deslocamentos frequentes dos dispositivos removíveis.

 

Saiba mais sobre prótese dentária móvel:

Voltar para o blog