BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Uso de próteses dentárias no tratamento do bruxismo tem segredos.

protese dentaria no tratamento do bruxismo

Os desgates dentários pelo bruxismo podem ser evitados e recuperados com próteses dentárias fixas em porcelana pura. Mas nem tudo pode sair como previsto quando algumas precauções não são tomadas.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Os desafios no uso de próteses dentárias no tratamento e prevenção dos desgastes provocados pelo bruxismo.

 

Desgastes dentários provocados pelo bruxismo são motivos para muita dor de cabeça. E não é para menos, já que a perda de harmonia e naturalidade do sorriso acompanha o problema. O tratamento com próteses dentárias, na técnica com coroas em porcelana pura, tem sido recentemente utilizadas na correção e prevenção desses problemas – e os resultados são, sim, bastantes estéticos e eficazes. Mas é preciso alguns cuidados para que problemas como dores articulares e desgastes em dentes naturais não estraguem o tratamento.

 

A ideia para o emprego de próteses dentárias em porcelana pura no tratamento dos desgastes do bruxismo é simples. Aproveitando-se das excelentes propriedades estéticas e de resistência das porcelanas odontológicas, reconstroem-se os desgastes dentários ao mesmo tempo em que novos desgastes são evitados. Estética, função e prevenção para o bruxismo, tudo em um mesmo tratamento. Até aqui, solução à altura dos desafios do distúrbio.

 

O problema é que é exatamente a rigidez excessiva das cerâmicas odontológicas (porcelanas) que, se não controlada, pode traumatizar estruturas articulares e periodontais. E o resultado disso tudo não demora a aparecer: dentes naturais desgastados em velocidades superiores aos provocados pelo bruxismo, dores de cabeça e ouvido e fraturas dentárias. O que era para ser uma boa ideia vira um caos. A boa notícia, entretanto, é que existem algumas precauções que podem livrá-lo do aparecimento desses problemas.

 

 

As indicações (bem sucedidas) para o tratamento com próteses dentárias em porcelana pura em individuos bruxômanos.

 

O uso de próteses dentárias, na técnica com coroa protética em porcelana pura, tem indicações precisas. Conheça, abaixo, algumas delas, e como elas podem interferir para recupera os desgastes do bruxismo e restabelecer a altura de mordia correta (dimensão vertical de oclusão).

 

• recuperação de desgastes severos em dentes anteriores

Os desgastes dentários pelo bruxismo são classificados de acordo com a severidade dos estragos. Restaurações em resina, facetas laminadas e lentes de contato dental em porcelana, por exemplo, são eficientes para recuperar a forma e harmonia do sorriso nas situações iniciais de perda da estrutura dentária. Já os desafios mecânicos dos desgastes dentários severos só podem ser solucionados com coroas protéticas em porcelana pura.

 

• reaproveitamente de próteses dentárias antigas

Próteses dentárias antigas (coroas unitárias ou múltiplas) podem ser reaproveitadas para recriar uma mordida mais harmoniosa e saudável, com relações de mordida mais interessante, tanto do ponto de vista mecânico quanto estético.

 

• recuperação da altura da mordida

Os desgastes dentários associados ao bruxismo não são lesivos apenas aos dentes anteriores. Muito pelo contrário. São nos dentes posteriores que os danos à estrutura do esmalte e dentina são mais intensos. E o resultado disso é a diminuição na altura da mordida, um problema que altera, inclusive, a harmonia facial. A reabilitação oral com próteses dentárias para pacientes que perderam a altura de mordida é um tratamento útil na abordagem sistemática do bruxismo e seus danos.

 

• prevenção de desgastes através do contato mútuo com porcelanas

Porcelanas dentárias, na técnica para coroas dentárias puras, são, além de muito estéticas, duráveis o suficiente para resistir por décadas à ação de desgastes provocados pelo bruxismo. Uma indicação para quem procura por resultados duráveis e eficientes.

 

 

As técnicas e materiais mais apropriados para o tratamento do bruxismo com próteses dentárias

 

A porcelana utilizada em próteses dentárias, além de mimetizar com competência diversas propriedades ópticas presentes em dentes naturais como cor, transparência e fluorescência, é também capaz de resistir ao atrito contra dentes ou mesmo a porcelana de próteses dentárias – tudo isso sem sofrer danos a sua superfície. Entretanto, não é o mesmo observado quando dentes naturais entram em contato com a porcelana de próteses dentárias: nesses casos, desgastes severos e fraturas dentárias são a norma.

 

A escolha do material utilizado no contato entre próteses dentárias com dentes naturais ou outras próteses muda conforme o número de dentes utilizados no tratamento.

 

Contatos entre dentes naturais e coroas em porcelana podem ser feitos desde que o número de situações em que aparecem em um mesmo tratamento sejam poucas, e isoladas entre si. O que realmente precisa ser evitado é o contato entre a porcelana de extensos tratamentos com próteses dentárias em dentes naturais – principalmente quando o bruxismo é a indicação para o tratamento.

 

• prótese dentária com contato cerâmico

É a prótese dentária convencional totalmente revestida por cerâmica (porcelana odontológica pura). Indicada para contato entre dentes naturais apenas quando o número de dentes envolvidos são pequenos, e o bruxismo não é a indicação para o tratamento.

 

• prótese dentária com contato metálico

Quando o bruxismo é o motivo para o tratamento com próteses dentárias, e o número de coroas protéticas em contato com dentes naturais é muito elevado, recomenda-se a confecção da parte em contato com dentes naturais – ou até mesmo com outras próteses – em metal. É que o metal, além de reduzir drasticamente o desgaste no contato entre próteses e dentes naturais, traz uma mordida mais suave – e menos traumática tanto para dentes quanto estruturas das articulações temporo-mandibulares.

 

Problemas mais comuns na recuperação dos desgastes do bruxismo com coroas protéticas.

A utilização de próteses dentárias na recuperação e prevenção do desgastes dentários em paciente com bruxismo pode ser a única terapia disponível. E quando isso acontece,  é preciso evitar que problemas no planejamento e execução do tratamento tragam danos aos dentes e sistema estomatognático do paciente. Abaixo, os erros e problemas mais no tratamento do bruxismo na técnica com prótese dentária fixa em porcelana que podem colocar tudo a perder.

 

• desgastes severos em dentes naturais

problema frequente, o uso de próteses dentárias em porcelana em contato com dentes naturais pode trazer desgastes severos, principalmente quando o número de dentes envolvidos é muito grande e o bruxismo é muito intenso.

 

• fraturas em dentes e restaurações

O contato contra a superfície em porcelana de coroas e próteses dentárias é seco, levando, com frequência, a pequenas fraturas em dentes e restaurações metálicas em amálgama ou resina composta. Um problema que exige uma abordagem complexa que pode envovler a troca das próteses dentárias existentes ou confecção de novas restaurações dentárias em porcelana.

 

• dores dentárias durante a mastigação

Por vezes, os contatos entre dentes naturais com próteses dentárias em porcelana, ou mesmo entre próteses, traumatizam os ligamentos periodontais, as pequenas estruturas fibro-elásticas que unem as raízes dentárias ao osso maxilar. Dores e desconforto durante a mastigação são sinais comuns à condição traumática, e ajustes precisos no contato entre dentes são essenciais à terapia do problema.

 

• dores musculares e articulares

O contato traumático provocado por erros no tratamento com próteses dentárias pode provocar danos aos músculos, ligamentos e discos articulares presentes na articulação temporo-mandibular. Dores no pescoço, ouvido e cabeça são sintomas frequentemente presentes em tratamentos equivocados com próteses dentárias para o tratamento do bruxismo.

 

• altura de mordida excessiva ou diminuta

Às vezes o erro do tratamento ocorre quando o dentista tenta restabelecer a altura de mordida perdida pelos desgastes provocados pelo bruxismo severo. O exagero na reconstrução da altura pode trazer, além de dores articulares e dentárias, até mesmo dificuldade para fonação e mastigação.

 

Recuperando desgastes em dentes anteriores com próteses fixa em porcelana. Dicas e segredos.

 

Existem protocolos para a recuperação dos desgastes provocados pelo bruxismo, principalmente com relação à recuperação da altura da mordida (dimensão vertical de oclusão). Entretanto, elas são muito técnicas, não sendo o objetivo deste post. Ainda assim, alguns conceitos básicos sobre o tratamento precisam ser decorados pelos indivíduos cujo único tratamento viável aos desgastes pelo bruxismo é a técnica com prótese dentária fixa em porcelana. Conheça algumas delas:

 

 tratamentos extensos (muitas próteses envolvidas) podem necessitar de contatos metálicos para diminuir o impacto traumático do contato cerâmico;

 

✔ o uso da placa para bruxismo continua sendo obrigatório mesmo após finalizado o tratamento, independente da técnica e materiais utilizados;

 

✔ facetas e lentes de contato em porcelana só podem ser utilizados em dentes com pequenos desgastes;

 

✔ simule as reconstruções e levantamento da mordida com próteses e restaurações provisórias em resina antes de partir para o tratamento definitivo;

 

✔ a reconstrução dos desgastes dentários do bruxismo com resina composta é, sim, uma opção viável e mais barata que precisa ser levada em consideração frentes às próteses dentárias;

 

✔ a restauração indireta com porcelana dentária (restauração cerâmia) é a forma mais otimizada, sofisticada e estética para recuperar e prevenir o desgaste dentário por bruxismo;

 

✔ pense duas vezes antes de substituir antigas restaurações dentárias em amálgama (metálicas) por restaurações em resina;

 

✔ no bruxismo, os caninos são os dentes mais importantes na prevenção dos desgastes excessivos: dê atenção dupla na sua reconstrução.

 

 

Restauração dentária em porcelana, alternativa sofisticada e estética concomitante ao tratamento com próteses dentárias.

 

Uma técnica de restauração dentária vem sendo utilizada no tratamento dos desgastes pelo bruxismo: é a restauração dentária em porcelana para dentes posteriores. Diferente das resinas dentárias, que desgastam-se facilmente, são resistentes e duráveis, mais conservadoras do que as próteses dentárias, preservam toda a estrutura dentária sadia ao restabelecer o contato cerâmico (porcelana) apenas nas áreas em contato entre os dentes.

 

A restauração dentária com porcelanas pode ser utilizada sozinha ou concomitante ao tratamento com próteses dentárias fixas. É o caso, por exemplo, dos tratamento que recuperam os desgastes em dentes anteriores com coroas em porcelana pura e posteriores com restaurações em porcelana. Provavelmente, o tratamento mais moderno e indicado para paciente com desgastes em dentes muito severos, provocados pelo bruxismo.

 

 

Novas técnicas e tendências no tratamento dos desgatses dentários do bruxismo.

 

A procura por tratamentos que recuperam os desgastes dentários provocados pelo bruxismo aumenta a cada ano. E não é somente a preocupação estética o motivo dessa corrida aos consultórios odontológicos. É que o aumento no número de indivíduos afetados pelo distúrbio e severidade dos desgastes aumentam na mesma intensidade. Uma preocupação que tem toda a razão de ser.

 

O tratamento com placa para bruxismo para a prevenção aos desgastes dentários e proteção das estruturas articulares é uma técnica comum e que continua sendo o principal recurso na abordagem para o problema. O diagnóstico precoce do bruxismo e o uso habitual da placa ainda são as medidas mais efetivas na prevenção dos desgastes de dentes e dores musculares e articulares.

 

A abordagem com prótese dentária fixa para o tratamento do bruxismo continua sendo uma técnica difundida para casos severos de desgastes em dentes anteriores associados à perda da altura da mordida. Em outras situações, a confecção de coroas protéticas em dentes posteriores, estrategicamente posicionadas, podem funcionar como um stop à progressão dos desgastes dentários severos em casos de bruxismo mais intensos.

 

Resinas dentárias que apresentam cerâmicas agregadas à sua composição tradicional são alternativas aos tratamentos com porcelanas para uso com facetas, lentes de contato dental e restaurações. Apesar do nítido avanço com relação à durabilidade do procedimento, a resina dentária reforçada com cerâmicas ainda são inferiores às porcelanas quando o tempo de vida do tratamento importa.

 

O uso combinado de restaurações cerâmicas com coroas protéticas com porcelana pura são, até o momento, o tratamento mais eficaz, tanto do ponto de vista estético quanto mecânico, contra os desgastes provocados pelo bruxismo associados à perda de altura da mordida.

 

Outras variações técnicas e materiais ainda mais recentes, como as coroas e restaurações totalmente em zircônia estética, trazem propriedades ópticas e estruturais ainda mais sofisticadas. O bruxismo é realmente um problema preocupante, mas não é por falta de tecnologia e tratamento que você precisa assistir ao desaparecimento dos dentes e perda da harmonia do sorriso.

 

Saiba ainda mais sobre bruxismo e próteses dentárias com estes posts:

Voltar para o blog