Tratamento em raiz de dentes com próteses dentárias pode evitar perdas.
Novas técnicas em tratamentos para problemas em raiz de dentes com próteses dentárias fixas podem evitar custos e extrações desnecessárias. (atualizado em julho/2018).
Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.
A importância do tratamento em raiz de dentes sob prótese dentária: muito além dos implantes ósseointegrados.
A raiz dentária é uma estrutura essencial ao tratamento com próteses dentárias para a recuperação de dentes fraturados ou destruídos por cáries. Apesar da sua enorme importância, quase nada é falado sobre elas. E quando pensamos na elevada incidência de problemas que afetam raízes em dentes com próteses dentárias, e nas diversas terapêuticas disponíveis, faz-se um paralelo sombrio sobre o número exagerado de dentes perdidos ou extraídos em prol da técnica com implantes dentários. Uma situação preocupante.
É claro que o implante dentário pode, sim, substituir a raiz dentária perdida para a fixação rígido e eficiente de próteses dentárias em porcelana. Entretanto, implantes dentários são inferiores às raízes dentárias com relação ao conforto da mastigação, facilidade para higienização, prevenção da retração gengival e perdas ósseas e, em algumas situações, resultados estéticos. E é exatamente essa gama de desvantagens dos implantes dentários com relação ao suporte de próteses sobre raiz dentária que fazem da recuperação de raízes problemáticas uma necessidade à saúde oral.
Durabilidade e custos. Quando vale a pena salvar raízes dentárias com problemas?
O tratamento de raízes dentárias sob próteses fixas em porcelana está entre os mais complexos na terapia odontológica. O acesso ao local é complexo e exige especialização profissional para que os resultados sejam duradouros e eficientes – motivos para a errônea imagem de procedimento inviável no tratamento de raiz dentária problemática. A remoção da raiz problemática (extração dentária) e instalação imediata de implante dentário ósseointegrado oferece maior previsibilidade e facilidade de execução. Será isso mesmo?
Dentistas americanos estabelecem algumas variáveis para precisar a viabilidade do tratamento de raízes em dentes de suporte à prótese dentária fixa. Uma delas diz respeito à durabilidade: tratamentos com possibilidade de prolongar a vida (evitar perdas) de dentes por mais de 5 anos são tratamentos que valem a pena serem feitos. E é exatamente nesse ponto que o tratamento em raízes dentárias se destacam: além de consagrados, a previsão de durabilidade é muito superior a esse tempo.
O tratamento de raízes dentárias problemáticas é um tratamento viável e eficiente. O menor custo do procedimento e as vantagens à mastigação e prevenção de problemas fazem dele uma terapia que deve ser tentada sempre. Impantes dentários são técnicas eficientes para a substituição de raízes dentárias perdidas, porém precisam ser consideradas como terapia alternativa para o problema em raiz dentária sob prótese dentária fixa.
Problemas em raízes dentárias que suportam próteses fixas e seus desafios terapêuticos.
Problemas em raízes dentárias são tão frequentes quanto as complicações por cáries ou fraturas em coroas de dentes naturais. Entretanto, a dificuldade de acesso ao local com problemas e a relação íntima das raízes com gengiva, ligamento periodontal e osso trazem complexidade à terapia. É que falhas em procedimentos sobre raízes podem significar danos a essas estruturas. Uma lista com os problemas mais frequentes em raiz dentária sob próteses dentárias dá uma ideia dessas dificuldades.
• cárie radicular
A cárie dentária em raízes de dentes com próteses dentárias é um problema comum e que, na maioria das vezes, está relacionado à dificuldade de remoção da placa bacteriana por problemas na confecção da prótese ou exposição da raiz por retração gengival. O tratamento só pode ser aplicado para cavidades que não estão em contato com a borda da coroa protética.
• infiltração por cárie dentária
A infiltração cariosa ocorre entre a borda da prótese dentária e a raiz dentária, dando origem a cavidades que progressivamente avançam internamente à coroa dentária.
• falha no tratamento de canal
Falhas no tratamento de canal em dentes que suportam próteses dentárias, coroas unitárias ou múltiplas, podem ser recuperadas pelo retratamento endodôntico (canal). A remoção do dispositivo protético existente, entretanto, é essencial para o acesso livre aos canais radiculares. Uma nova prótese precisa ser confeccionada para restabelecer a função e estética do dente.
• fratura radicular
A fratura em raiz de dentes que suportam próteses dentárias é um acontecimento comum. Pinos protéticos confeccionados em metal são a causa para o problema, na maioria das vezes. Raízes fraturadas trazem desafios para a recuperação do dente, sendo que o prognóstico para a situação depende de vários fatores como a localização da linha de fratura, anatomia e número de raízes em dentes com próteses dentárias em porcelana.
• retração gengival (problemas estéticos)
A retração da gengiva modifica a anatomia local, facilitando o acúmulo de placa bacteriana – e o aparecimento de cáries dentárias. Se o problema não é solucionado a tempo, a raiz dentária pode ficar tão severamente comprometida que a indicação para remoção do dente pode ser o único tratamento disponível.
• má-formação anatômica
Problemas de má-formação de raízes dentárias são frequentes. A mais frequente delas é a raiz dentária fusionada, um situação em que as raízes estão unidas de forma a facilitar o aparecimento de doenças e fraturas em raízes – ou simplesmente dificultar a higienização das mesmas.
Como a anatomia e localização das raízes dentárias alteram o prognóstico para o tratamento.
O prognóstico para o tratamento de raiz dentária associada a prótese fixa depende de vários fatores, estando a localização e forma anatômica da raiz entre os principais. Com relação à localização, dentes localizados na região anterior das arcadas oferecem mais opções terapêuticas e de acesso para o tratamento de diversos problemas – até mesmo para fraturas radiculares e falhas no tratamento de canal de dentes.
Em regiões posteriores, o acesso mais difícil, o número maior de raízes por dente e o forma anatômica dos dentes são complicadores para o sucesso do tratamento de raízes dentárias associadas a próteses dentárias fixas. As opções terapêuticas, menores, podem ser empregadas para um seleto número de problemas, como retrações gengivais e cáries radiculares sem contato com bordas de próteses dentárias.
Técnicas para o tratamento em raiz de dentes com próteses dentárias: complexidade e vantagens.
Inúmeras técnicas trazem opções terapêuticas interessantes ao tratamento de raízes em dentes com próteses dentárias. O prognóstico para cada uma é específico e depende de vários fatores, sendo, portanto, difícil compará-las, entre si, com relação à eficiência. O fato é que cada uma tem indicações bem precisas, e que podem ser eficientes para um tratamento duradouro e seguro.
• restauração direta
A restauração direta com resina composta é um procedimento simples, rápido, e bem indicado para lesões cariosas localizadas sobre raízes sem contato com bordas de próteses dentárias. As cavidades encontradas em raízes expostas por retração gengival também indicam o tratamento restaurador com resinas.
• restauração com acesso cirúrgico
Por vezes, a cavidade cariosa pode estar localizada internamente às gengivas. O acesso cirúrgico (rebatimento da gengiva sobre a lesão cariosa) é um procedimento que permite o acesso livre e sem impedimentos técnicos para a solução do problema.
• rizectomia (remoção da raiz problemática em dentes com múltiplas raízes)
Dentes com múltiplas raízes, como molares superiores, podem apresentar falhas como fraturas ou problemas endodônticos (tratamento de canal) que acometem apenas uma das demais raízes presentes em um mesmo dente. A rizectomia permite a remoção da raiz dentária problema – as raízes remanescentes são suficientes para o suporte seguro do dente e da prótese dentária instalada sobre ele.
• apicetomia (remoção da ponta de raízes problemáticas)
A falha no tratamento de canal pode estar localizada na porção final (ápice) de raízes dentárias. Dentes anteriores, que tem acesso fácil e anatomia favorável, são indicações comuns para a apicetomia em raiz de dentes sob prótese dentária fixa.
• tunelização (acesso para escovação)
A tunelização, técnica sofisticada para a criação de regiões abaixo de raízes livre do contato ósseo e gengival, permite o tratamento para problemas de cáries dentárias localizadas em regiões de acesso difícil. É indicada para o tratamento de furca em raízes em dentes molares inferiores.
• enxerto gengival
O enxerto de gengivas em regiões com raízes dentárias expostas pode ser necessário para recuperar áreas com defeitos anatômicos decorrente da periodontite ou retração gengival por excesso de força durante a escovação. Os enxertos gengivais podem ser obtidos a partir do próprio pacientes ou alógenos (fontes artificiais).
• enxerto ósseo + gengival
Raízes dentárias afetadas por recessão podem aparecer como resultado de traumas de higienização, doenças gengivais e movimentação ortodôntica. Em casos mais avançados de perda óssea, o tratamento combinado de enxerto ósseo e gengiva é indispensável para recobrir a raiz dentária exposta e corrigir falhas localizadas entre as raízes (furca radicular).
• remoção e confecção de nova prótese dentária
A remoção da prótese dentária apoiada sobre raiz dentária pode ser necessária em muitas ocasiões. A infiltração cariosas ou presença de cavidade em contato com a borda é uma indicação comum à substituição e troca de prótese dentária, coroa ou múltipla. Falhas no tratamento de canal e fraturas são outros exemplos para o problema.
• implante dentário ósseointegrado
O tratamento com implantes dentários ósseointegrados é opção para quando todas as opções de tratamento para a recuperação de raízes dentárias são inviáveis ou tem prognóstico duvidoso (durabilidade do tratamento inferior à 5 anos). É eficiente para repor a função mastigatória e estética.
Prevenindo problemas em raízes dentárias.
Muitos dos problemas que acometem raízes dentárias sob prótese dentárias fixas podem ser evitados com medidas simples. É bom lembrar, antes de mais nada, que apesar do leque interessante de tratamentos para problemas em raízes, procedimentos sobre raízes são complexos e necessitam de profissional treinado para a execução dos procedimentos necessários. Mas não custa nada ver como medidas práticas podem evitar a perda de dentes por problemas em raízes dentárias em dentes com próteses dentárias.
• higienização eficiente (remoção de placa bacteriana)
O acúmulo de placa bacteriana, por tempo prolongado, em contato com raízes dentárias, são responsáveis pela formação de cavidades e infiltrações por cáries dentárias. Diversos dispositivos para a limpeza diária para coroas e próteses dentárias, como passa-fios e escovas interdentais, facilitam a remoção eficiente da placa bactéria, diminuindo o risco para aparecimento em raiz dentária sob prótese dentária fixa em porcelana.
• confecção de prótese com anatomia e adaptação adequadas
Problemas na adaptção e desenho (design) de prótese dentárias fixas, coroas unitárias ou múltiplas, dificultam a remoção correta da placa bacteriana, apesar da dedicação e esforço de pacientes para a higienização dos seus dispositivos protéticos. A substituição de prótese dentárias associadas a inflamação gengival e dor é essencial para recupera a saúde local e evitar danos maiores como perda acentuada do osso de suporte das raízes dentárias.
• retratamento de canal antes de iniciar o tratamento com prótese dentária
O retratamento de canal é uma recomendação interessante, já que problemas desse tipo podem acontecer passados décadas da instalação definitiva da prótese dentária.
• uso de pinos em fibra de vidro e carbono.
Pinos metálicos estão relacionados à fraturas em raízes sob prótese dentária fixa. Pesquisas recentes associam a substituição do metal em pinos protéticos por fibra em carbono e resina como responsável pela eliminação desse problema tão frequente. Outra característica importante para o pino em fibra de vidro é o potencial estético para tratamentos mais sofisticados em dentes anteriores. Essenciais.
Por fim, considerações sobre o tratamento de raiz sob prótese dentária versus tratamento com implantes ósseointegrados.
A recuperação de raízes dentárias que funcionam como suporte para próteses dentárias, coroas unitárias ou múltiplas, está entre os mais complexos procedimentos restauradores e cirúrgicos. Entretanto, são efetivos e duráveis.
O prognóstico é uma etapa muito importante no tratamento de raízes dentárias. A previsibilidade para o tratamento pode ser clara para a maioria das situações, e o profissional pode precisar a viabilidade do tratamento de recuperação de raízes dentárias sob próteses dentárias frente a remoção do dente e instalação de implante ósseointegrado.
O tratamento com implantes dentários ósseointegrados é, sim, um alternativa terapêutica confiável e eficiente. Entretanto, deve ser sempre uma opção aos tratamento mais conservadores. A manutenção de raízes dentárias saudáveis é sempre mais interessante do que a remoção desenfreada de dentes para a instalação de implantes dentários.
Saiba mais sobre próteses dentárias com os posts abaixo:
Voltar para o blog