BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento de canal para prótese dentária fixa. Informações ao paciente.

tratamento de canal e prótese dentária

A qualidade do tratamento de canal utilizado para instalação de pinos para coroas e próteses dentárias em porcelana é fundamental. Mas será que o retratamento é essencial para antes de iniciar o tratamento?

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O tratamento de canal e sua importância para as próteses dentária fixas em porcelana.

 

Não é de hoje a popularidade de um dos mais famosos procedimentos odontológicos: o tratamento de canal (ou endodôntico). É graças a ele, cujos conceitos modernos foram introduzidos na década de 60 e só popularizados na década de 80, que milhões de indivíduos dispensaram os complicados tratamentos com próteses dentárias móveis como pontes móveis e dentaduras.  E foi somente após a introdução dos implantes dentários que a eficiência do tratamento de canal para procedimentos com próteses dentárias entrou em discussões mais acaloradas.

 

O tratamento de canal é um recurso terapêutico essencial para muitos procedimentos com próteses dentárias. Isso porque a técnica permite a instalação de núcleos e pinos protéticos essenciais à sustentação das coroas protéticas em porcelana. Em outras palavras, a ausência do tratamento de canal em dentes comprometidos por cáries ou fraturas inviabilizaria a sustentação rígida e seguro de próteses dentárias fixas em porcelana. E, para essas situações, a extração dentária seria o único caminho possível.

 

tratamento de canal protese dentaria problema
Tratamento de canal para próteses dentárias: (seta superior), pino protético para reforço sobre coroa; (seta mediana), comprimento inadequado do tratamento de canal; (seta inferior), lesão óssea indicativa de falha no tratamento.

 

 

A técnica do tratamento endodôntico para próteses sobre pinos protéticos.

 

Basicamente, o tratamento de canal consiste na remoção dos vasos, nervos e tecidos confinados na parte interna da coroa e raiz dentária. Daí o nome correto para tratamento endodôntico. Normalmente, o estado dessas estruturas internas comprometidas vai desde inflamações em estados iniciais até tecidos em elevado estado de putrefação (necrose), com possível envolvimento e formação de pus no osso que circunda as raízes dentárias e formação de abcessos e tumefação tecidual (inchaço).

 

A ideia para o tratamento é simples: o dentista esvazia todo o conteúdo interno do dente até que todo o canal esteja livre de tecidos necrosados e inflamados. Após, são introduzidas, em séries, pequenas limas endodônticas que removem as camadas mais internas – e porosas – do dente, garantindo que a cavidade e canais internos esteja lisos e livres de resíduos de sangue, substâncias químicas e, principalmente, bactérias. Feito isso, é só lacrar toda a estrutura interna remanescente. Simples na teoria, complicado e muito minucioso na prática.

 

tratamento de canal protese dentaria pino
Tratamento de canal e prótese dentária: instalação de pino em fibra de vidro para reforço em dente destruído.

 

 

Situações que exigem pinos protéticos instalados em raízes tratadas.

 

A instalação de pinos (núcleos) protéticos internamente à raiz dentária pode ter caráter essencial ou preventivo para diminuir os risco de fraturas ou instabilidade de fixação da prótese dentária fixa. Para outras situações, o procedimento pode ter apenas o caráter de reforço estrutural, como é o caso de próteses dentárias em porcelana sobre dentes anteriores com tratamento de canal. Veja abaixo as situações que exigem a fixação interna de pinos protéticos para sustentação de coroas protéticas em porcelana.

 

✓ reforço estrutural para próteses extensas

Próteses dentárias muito extensas (acima de 3 coroas protéticas) produzem esforços mecânicos que podem ser destrutivos em algumas situações. A instalação de pinos protéticos internamente às raízes dentárias com tratamento de canal oferecem reforço estrutural suficiente para suportar forças extremas presentes na mastigação.

 

✓ reconstrução de coroas dentárias fraturadas

As fraturas e destruições dentárias por infiltrações cariosas ou traumas diretos podem eliminar paredes dentárias que podem ser fundamentais para a retenção de próteses dentárias. Pinos protéticos instalados internamente a canais tratados permitem a reconstrução da estrutura danificada, restabelecimento suporte e segurança para a instalação da prótese dentária em porcelana.

 

✓ aumento de área de retenção

Algumas falhas em próteses dentárias podem ser o resultado da retenção inadequada da estrutura dentária remanescente, em dente com tratamento de canal que suporta prótese dentária fixa. O aumento estrutural para suporte da peça protética é restabelecido pelo suporte adicional oferecido por pinos protéticos instalados em dentes endodonticamente tratados.

 

 

O tratamento de canal para dentes saudáveis: evitando a indicação desenfreada.

 

Por vezes, o tratamento de canal pode ser necessário mesmo para dentes cuja estruturas internas (vasos, nervos e tecidos) estão saudáveis. É o que acontece, por exemplo, nos dentes extensamente fraturados ou cariados cuja estrutura dentária remanescente não está apta a suportar, com segurança, uma prótese dentária fixa em porcelana. Ainda que os danos não tenha atingido a parte interna do dente, a introdução de pinos protéticos dentro dos canais será essencial para o sucesso do tratamento com próteses dentárias.

 

É preciso, entretanto, estar atento à indicação desenfreada do tratamento de canal para todo e qualquer tipo de procedimento com prótese dentária. O tratamento endodôntico deve ser indicado apenas quando a introdução de pinos protéticos e reconstrução da coroa danificada são essenciais para a fixação segura da prótese dentária.

 

O tratamento de canal é uma técnica cheia de segredos – pra não dizer complicada. Erros nesses procedimentos estão entre os mais comuns na odontologia. O tratamento endodôntico preventivo para a sensibilidade dentária, em tratamentos com próteses dentárias fixas, não faz mais sentido, dada as novas tecnologias para próteses dentárias em porcelana pura – e que exigem desgastes mínimos na superfície dos dentes.

 

tratamento de canal e prótese dentária tecnica
tratamento de canal para coroas e próteses dentárias: tratamento com alta complexidade e exigências de segurança.

 

 

Retratamento de canal: corrigindo problemas e aumentado a durabilidade de próteses dentárias.

 

O retratamento de canal é um procedimento bastante indicado para procedimentos com pino e prótese dentária fixa em porcelana. É solicitado toda vez que o dentista precisa fixar, internamente aos canais dentários, um pino protético de sustentação para próteses, seja ele confeccionada em metal ou fibra de vidro ou carbono. Abaixo, as principais situações que indicam o retratamento de canal para uso com próteses dentárias.

 

✓ comprimento inadequado do tratamento

Por vezes, a extensão do tratamento de canal dentro das raízes não atinge o comprimento ideal. Basicamente, o tratamento deveria terminar junto ao final das raízes dentárias, ou estar a até, no máximo, 2mm deste ápice. Entretanto, embora o não respeito técnico pela norma possa ser suficiente para resolver problemas de dor e inflamações pulpares, ele não é compatível com a instalação de pinos protéticos para suporte de próteses dentárias em dentes com tratamento de canal.

 

✓ presença de lesões radiográficas indicativas de lesões ósseas

A presença de imagens radiográficas incompatíveis com saúde óssea pode ser sinal da existência de lesões inflamatórias crônicas no ápice das raízes de dentes tratados endodonticamente. Por via das dúvidas, o dentista opta pelo retratamento do canal – até porque a imagem formada no exame radiográfico pode se tratar apenas de cicatriz óssea, sinal de normalidade. Arriscar ou não arriscar introduzir o pino protético em dentes com essas condições continua sendo motivo para muito discussão científica, e entre dentistas e pacientes.

 

✓ exposição prolongada do material endodôntico (dentes fraturados e cariados)

As fraturas dentárias, seja por trauma ou por fragilidade da estrutura dentária pela infiltração de cáries dentárias sob restaurações dentárias, pode, por vezes, colocar o tratamento de canal em contato com o meio bucal – situação que pode contaminar o tratamento, inviabilizando-o. Como regra, exposições acima de 30 dias indicam o retratamento de canal para uso com próteses dentárias fixas em porcelana.

 

 

Noções básicas da instalação de núcleos e pinos protéticos em raízes com o canal tratado.

 

Os pinos protéticos instalados internamente ás raízes dentárias são importantes para o suporte de próteses dentárias, ou como reforço para o  tratamento com restauração dentária em porcelana (bloco cerâmico). A técnica de instalação consiste no alargamento dos 2/3 iniciais do comprimento dos canais dentários, o que permite a introdução de pinos protéticos extensos e espessos suficientes para suportar as cargas compressivas e de tração presentes na mastigação.

 

A qualidade do tratamento do canal para uso com prótese dentária fixa em porcelana é importante para o sucesso do procedimento. Tratamentos endodônticos bem realizados apresentam cones perfeitamente alargados e uniformes, perfeitos para o suporte de pinos protéticos para próteses dentárias em porcelana.

 

tratamento de canal e prótese dentária lima
tratamento de canal para coroas e próteses dentárias: a delicadeza e precisão do tratamento são essenciais para o sucesso do tratamento com pinos protéticos.

 

 

Viabilidade e longevidade: comparando o sucesso do tratamento de próteses dentárias em dentes com tratamento de canal versus implantes dentários.

 

O tratamento com implantes dentários é uma alternativa interessante à prótese dentária instalada em dentes com tratamento de canal. A avaliação das vantagens e desvantagens de uma técnica sobre outra é complexa para ser explicada em um tópico curto. Entretanto, quando a taxa se sucesso para o uso de canais tratados para próteses dentários for pequena, o uso de implantes dentários como suporte de próteses dentárias deve ser levado em conta – principalmente para dentes com indicação de retratamento de canal.

 

 

Novas tecnologias para tratamento de canal trazem mais segurança e versatilidade para o suporte de próteses dentárias.

 

As inovações tecnológicas mais recentes para tratamento de canal mudaram, novamente, a filosofia para o planejamento e tratamentos com coroas e próteses dentárias fixas. Deve-se a isso à maior efetividade e longevidade do tratamento endodôntico comparada a antigos problemas da técnica: elevado nível de complexidade operacional e alto índice de insucesso a longo prazo.

 

Próteses dentárias fixas em porcelana podem ser tratamentos onerosos para muitos indivíduos. É por isso que a longevidade (durabilidade) do tratamento de canal é tão importante, já que problemas endodônticos posteriores à instalação de prótese dentária fixa significa, na maioria das vezes, na perda do dispositivo protético – e novos custos. A melhora das técnicas para o tratamento de canal trazem mais efetividade para o uso de estruturas dentárias para suporte de prótese dentária em porcelana, dispensando o tratamento com implantes dentários para a recuperação da função e estética.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias fixas em porcelanas com esses posts:

Voltar para o blog