BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Remover aparelho ortodôntico exige técnicas específicas.

retirar e remover aparelho ortodôntico blog post

Remover aparelho ortodôntico pode resultar em dentes riscados e manchados. Conheça as dicas para retitar o dispositivo de forma correta e recuperar a superfície dos dentes.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Remoção do aparelho ortodôntico e os problemas que podem aparecer.

 

Os longos anos de duração de um tratamento ortodôntico são mais do que suficientes para justificar tamanha ansiedade, por parte dos pacientes, pela remoção dos braquetes metálicos. Além de exigirem dedicados esforços para manter a higiene e saúde dos dentes e gengivas, a espera por ver-se livre dos dispositivos metálicos podem levar muitos indivíduos a cometerem erros ao retirar o aparelhor ortodôntico.

 

Em primeiro lugar, remover aparelho ortodôntico não é um procedimento tão simples assim. Além de exigir paciência e precisão técnica do dentista, é preciso contar com um arsenal de materiais e instrumentos dentários próprios para a remoção da resina utilizada para unir os braquetes metálicos aos dentes. Erros nesta fase frequentemente resultam em dentes riscados ou perfurados ou, ainda mais comum, com restos de resina que podem trazer contratempos ao paciente. 

 

Veja uma lista de problemas associados a falhas ao retirar o aparelho ortodôntico que podem acontecer durante ou após o procedimento de remoção:

 

riscos na superfície do esmalte;

 

formação de pequenas crateras;

 

manchamentos permanentes;

 

úlceras na parte interna dos lábios (mucosa);

 

cárie dentária.

 

 

O tratamento para remover aparelho ortodôntico, sem riscos.

 

Os dois problemas mais associados a falhas cometidas pelo dentista durante a remoção do aparelho ortodôntico são os riscos provocados por brocas diamantadas ao remover a resina responsável pela adesão dos braquetes metálicos aos dentes e a remoção incompleta deste material.

 

De fato, as dificuldades para remoção das resinas dentárias são a parte mais importante do tratamento. Uma série de materiais para remoção e polimento dos dentes já podem ser suficientes para deixar os dentes lisos e brilhosos – porém, na maioria das vezes, é preciso é bem mais do que isso. Conheça uma sequência básica de procedimentos odontológicos realizados pelo dentista para retirar aparelho ortodôntico, sem riscos aos dentes:

 

1. remoção dos braquetes metálicos;

 

2. remoção das resinas (material que unem braquetes aos dentes); 

 

3. polimento da superfície dentária;

 

4. tratamento gengival;

 

5. clareamento dental.

 

 

Clareamento dental é bem mais do que essencial.

 

O clareamento dental é um dos procedimentos mais realiazados em consultórios odontológicos e base de quase todos os tratamentos estéticos em odontologia. Realizado seja por técnicas caseiras ou aplicadas pelo próprio dentista, o tratamento é indicado para todos os indivíduos após remover o aparelho ortodôntico.

 

O tratamento clareador realizado tardiamente à remoção do aparelho ortodôntico pode resultar em manchas permantentes sobre a superfície dos dentes difícieis para serem removidas. Outro problema comum, e ainda mais grave, é o clareamento dental realizado sobre dentes com restos das resinas utilizadas para fixar os braquetes, resultando em áreas não atingidas pelos agentes clareadores que, quando expostas, são vistas como manchas esbranquiçadas.  

 

O clareamento dental realizado após retirar aparelho ortodôntico precisa ser realizado sobre superfícies plenamente limpas e polidas, condições que podem ser conseguidas através de polimentos com sistemas de discos abrasivos e microabrasão estética dos dentes. O mais importante é certificar-se da inexistência de restos de resinas sobre as superfícies dentárias antes de clarear os dentes.

 

 

Microabrasão estética é indicada em várias situações.

 

A microbrasão estética é um procedimento indicado para recuperar dentes manchados por antibióticos ou outros defeitos congênitos de formação do esmalte dentário. De uns anos para cá, a introdução de novos materiais ampliaram esta técnica para otimizar os resultados de tratamentos para clareamento dental ou laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de resina.

 

O tratamento, normalmente realizado em uma única consulta, consiste na abrasão mecânica de pastas polidoras sobre a superfície dentária com o objetivo de remover finíssimas camadas do esmalte dentário. O resultado esperado normalmente é visto como superfícies livres de manchas superficiais e prontas para o clareamento dental posterior, que deve ser realizado 24 hs após o procedimento polidor.

 

A importância da microabrasão estética ao retirar o aparelho ortodôntico é remover as manchas localizadas ao redor das resinas compostas utilizadas para unir os braquetes metálicos à superfície dentária. Ideal para indivíduos preocupados com a estética do seu sorriso, o procedimento pode eliminar o uso das brocas dentárias responsáveis pelos danos estéticos mais severos. 

 

 

Não tente você mesmo retirar o aparelho ortodôntico.

 

Levam poucos minutos para encontrar diversos vídeos no youtube com adolescentes mostrando técnicas inusitadas, engraças e com riscos sérios para lesões em gengivas, lábios e língua – e isso sem falar nos problemas ao dentes. E para aqueles que pretendem economizar algum dinheiro e tentar, por si mesmo, retirar o aparelho ortodôntico, vai um conselho: nem pense nisso.

 

“Tirar o aparelho ortodôntico”, como referem-se os pacientes ao procedimento para remoção, de forma cuidadosa, dos braquetes e resinas para a colagem destes dispositivos metálicos aos dentes, só pode ser realizada de forma segura e eficiente por um dentista em consultório odontológico. As tentativas para remover o aparelho ortodôntico pelo próprio paciente resultam em dentes com excessos grosseiros de resina que podem trazer diversos e graves problemas aos dentes e mucosas.

 

 Retirar o aparelho ortodôntico traz, sim, custos adicionais aos já dispendidos durante os meses e anos em tratamento, mas é essencial para recuperar a cor e brilho dos dentes, sem riscos para danos na superfície de esmalte dos seus dentes e seu novo sorriso. 

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre remover aparelho ortodôntico.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog