BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 motivos para trocar restaurações amareladas por facetas e lâminas.

Restaurações amareladas em resina e facetas

Não há nada mais constrangedor do que restaurações amareladas em resina e manchadas quando o momento exige o contato social ou profissional. E o problema é que esses momentos fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. O tratamento que substitui restaurações amareladas e manchadas por facetas e lâminas em porcelana não apenas elimina as constantes idas ao dentista para refazê-las como também renova e atualiza dentes e sorriso. Neste post descubra as técnicas e tratamentos, os prós e contras, a relação preço e benefício e o momento certo para trocar as restaurações amareladas e antigas e deixar seu sorriso ainda mais marcante com as facetas, lâminas e lentes de contato dental em porcelana, em 7 dicas.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

✓ A cada troca de restaurações uma parte sadia do dente é removida.

 

A antiga ideia de que a substituição das restaurações em resina ou amálgama remove a parte sadia do dente logo em contato com o material é pura verde. Em situações muito exclusivas é possível fazer essa substituição sem danos à estrutura sadia do dente. Mas o certo é que, para a maioria dos procedimentos de substituição das restaurações em resina amareladas ou defeituosas, as camadas de esmalte ou dentina sofrem alguma diminuição de volume. É por isso que as trocas constantes dessas restaurações devem ser evitadas. A recuperação profissional das restaurações em resina ou a substituição definitiva por restaurações por facetas são alternativas para o problema.

 

✓ Em dentes anteriores, a frequência de substituição das restaurações amareladas em resina é muito alta.

 

A durabilidade e resistência das resinas compostas nas restaurações dependem de diversos fatores, como a qualidade do material utilizado e o tamanho da restauração. O fato é que, com o tempo, as restaurações em resina amarelam, perdem o brilho e deformam, necessitando de substituição. Contra-tempo de agenda e financeiro. E quando essas restaurações estão em dentes anteriores, a frequência costuma ser ainda maior porque estão em área mais esteticamente mais sensível e em maior contato com corantes que amarelam e mancham os dentes, como a nicotina, cafés e vinhos.

 

Pacientes com muitas restaurações em dentes anteriores conhecem bem o problema do escurecimento dessas restaurações em resina, e são os casos ideais para a troca das restaurações amareladas em resina por facetas e laminados em porcelana – ou lentes de contato dental, em algumas situações.

 

restaurações amareladas e facetas e lâminas em porcelana resina
Restaurações amareladas e facetas : exemplo de restaurações amareladas sem brilho e perda de integradade marginal.

 

 

✓ Consuma cafés e vinhos sem se preocupar com o amarelamento das facetas e lâminas em porcelana.

 

Não se preocupar com a ingestão de vários tipos de alimentos que escurecem e amarelam as resinas compostas, como cafés e vinhos, é um desejo para indivíduos que possuem restaurações nos dentes anteriores. A excelente capacidade das porcelanas utilizados nos laminados dentários como as facetas e lentes parece ser a melhor vantagem na substituição das resinas por porcelanas nas restaurações.

 

As porcelanas são capazes de permanecer por mais de dez anos com cor e brilho muito próximas às do dia da instalação junto aos dentes. A escovação, por exemplo, é um procedimento que remove o brilho das restaurações em resina e que é pouco lembrada pelos pacientes. Além disso, a escovação também ajuda a fraturar as bordas das restaurações em resina, provocando as indesejáveis linhas escuras e amareladas que evidenciam o local aonde estas restaurações estão localizadas. Mais uma vantagem das facetas e lâminas em porcelana frente às restaurações em resina.

 

 

✓ Aproveite para modificar a forma dos dentes e do sorriso com as lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

É comum o paciente vir ao consultório para substituir restaurações ou facetas em resina escuras e amareladas por facetas em porcelana e aproveitar para modificar a forma dos dentes e reconstituir a harmonia do sorriso. Para muitos desses pacientes, a reconstituição da harmonia das formas dos dentes pode não ser uma preocupação dada o desespero pela solução definitiva aos problemas com as resinas nas restaurações ou facetas. E descobrir que as facetas e laminas em porcelana trazem muitas possibilidades para alterações na harmonia dos dentes e sorriso é uma descoberta que passar a ser prioridade durante o tratamento de troca das restaurações amareladas em resina pelos laminados cerâmicos.

 

restaurações amareladas e facetas e lâminas em porcelana transparência
Restaurações amareladas e facetas : facetas em porcelana em análise de transparências.

 

 

✓ Laminados com facetas e lentes são mais resistente à infiltração por pigmentos ou cáries.

 

A falha nas margens das restaurações são problemas frequentes tanto para as resinas compostas quanto para as restaurações metálicas com amálgama de prata. Nas restaurações em resina nos dentes anteriores, o problema facilita a infiltração de lesões cariosas e aparecimento de manchas escurecidas nas linhas de fratura, evidenciando a existência de restaurações em resina nos dentes anteriores. Uma situação que pode ser constrangedora dependendo do grau de amarelamento e pigmentação dessas margens. As margens das facetas e lentes de contato dental são bastante resistentes a estas fraturas marginais, motivo pelo qual são mais resistentes às infiltrações cariosas.

 

✓ A durabilidade elevada das facetas e laminados em porcelana tem custo menor que as restaurações em resina a longo prazo.

 

Muitas pesquisas científicas sobre durabilidade e longevidade dos laminados cerâmicos como as facetas e lentes de contato dental em porcelana demonstram que, passados 10 anos da instalação, 95% dessas lâminas ainda mantém-se com boa estética, saúde e adaptação perfeitas aos dentes. O paciente pode não entender o que isso significa, mas em odontologia a resposta é essa : durabilidade sensacional. Por exemplo, é bastante superior aos resultados encontrados em restaurações, já que os mesmos índices de sucesso são encontrados em restaurações em dentes anteriores – adaptação e manutenção do brilho e cor das resinas – após dois anos.

 

O preço dos tratamentos para sucessivas restaurações em resina, a longo prazo, pode ser superior ao cobrado pelo tratamento com facetas em porcelana. Após 5 anos, a necessidade de substituição ou reparo dessas restaurações sobe para 65%, o que significa que substituir restaurações em resina dentes anteriores a cada quatro anos pode ser considerada um tempo máximo para a média dos tratamentos. E se o paciente é exigente com a manutenção do brilho e cor destas restaurações, as trocas devem ser realizadas ainda em menor tempo – até 2 anos após o tratamento.

 

Outro ponto inconveniente e comum para pacientes com muitas restaurações em dentes anteriores é a substituição individual de cada restauração, conforme as necessidades de troca vão acontecendo. Nesses pacientes, sempre existem uma ou mais restaurações amareladas ou escurecidas atrapalhando o seu sorriso. Quando a agenda do dia a dia e os contratempos da vida em grandes cidades atrapalham as visitas ao dentista, o convívio com o sorriso com algumas restaurações amareladas pode ser inevitável por muitos e muitos anos.

 

restaurações amareladas e facetas e lâminas em porcelana
Substituindo restaurações amareladas por facetas : outro exemplo de amarelamento e perda de brilho de restaurações com resinas compostas.

 

 

✓ Os tratamentos com laminados como facetas e lentes são seguros, deslumbrantes e resolutivos.

 

As técnicas atuais nos tratamentos odontológicos com laminados cerâmicos são seguros, duráveis e com resultados estéticos deslumbrantes. As lentes de contato dental, variação mais fina das facetas em porcelana, podem ser realizadas sem a necessidade de desgastes da superfície dentárias, deixando para as facetas em porcelana os tratamentos mais radicais de transformação ou recuperação de dentes muito restaurados e desgastados.

 

Quando as indicações são corretas e um protocolo técnico é seguido passo a passo, o tratamento para troca de restaurações amareladas em resina por facetas e lâminas em porcelana são procedimentos que devem ser entendidos como resolutivos e primeira opção para tratamentos mais estéticos e duráveis.

 

 

Novas tendências nos tratamento para trocas das restaurações em resina amareladas e envelhecidas por facetas e laminas em porcelana.

 

Não há dúvidas de que as restaurações dentárias com resinas compostas são excelente recursos para tratamentos como cavidades cariosas, fraturas, laminados como facetas ou outras finalidades. Também é fato que, a cada ano, novos avanços na resistência e manutenção do brilho e cor das resinas modificam os indicações e planejamento dos tratamentos odontológicos.

 

Entretanto, enquanto as resinas ainda não apresentam propriedades semelhantes às encontradas nas porcelanas, os procedimentos em resina deveriam ser restritos para pequenas áreas e cavidades, enquanto as porcelanas serviriam às indicações para problemas mais extensos. Por hora, essa ideia é válida para a maioria das situações.

 

O tratamento para troca de restaurações amareladas e infiltradas por facetas e lâminas e porcelanas deve ser cuidadosamente pensada nos pontos prós e contras do tratamento. E não somente com relação às facetas – ou lentes de contato dental, mas também à possibilidade de substituição dessas mesmas restaurações amareladas em dentes posteriores (cavidades) por blocos em porcelana. Embora as trocas de restaurações em resina em dentes posteriores sejam menos frequentes do que em dentes anteriores, o menor preço das restaurações cerâmicas (porcelana) nessas situações também são técnicas viáveis e indicadas como soluções mais estéticas e definitivas.

 

O preço dos tratamentos com facetas em porcelana ainda é impeditivo para muitos pacientes. Entretanto, o lançamento constante de novos materiais vem contribuindo para a queda dos valores das facetas em porcelana. No futuro, tanto a queda de preços desses tratamentos quanto o aumento da durabilidade das resinas em restaurações e facetas laminadas farão com que a escolha entre resinas e porcelanas sejam secundários no planejamento do melhor tratamento.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE FACETAS, RESINAS E PORCELANAS :

Voltar para o blog