BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival causada por escova dental: prevenção e tratamento.

escova de dente retração gengival blog post

 

Conheça as causas, tratamento e prevenção da retração gengival causada por escova dental quando utilizada de forma inadequada. 

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, quais as causas para este problema tão comum?

 

O desespero diante do aparecimento de gengivas retraídas é um dos principais motivos para consultas odontológicas nos dias atuais. Para ter uma ideia do quão frequente é este problema, estima-se que, atualmente, aproximadamente 50% dos adultos com mais de quarenta anos possuam ao menos três dentes nesta condição. Mas, afinal, qual é a causa da retração gengival?

 

A retração gengival, na maioria das vezes, é o resultado da ação combinada de duas ou mais causas. As mais comuns são a periodontite, uma infecção causadas por bactérias presente na placa bacteriana, e o uso inadequado da escova dental. Conheça as principais causas para a recessão gengival:

 

bacteriana (periodontite causada por acúmulo de placa bacteriana);

 

viral;

 

movimentação ortodôntica;

 

trauma de escovação (uso inadequado da escova de dente);

 

trauma por outros instrumentos de higienização (fio dental e palitos);

 

trauma mecânico por piercing.

 

 

sangramento gengival gengivite escova dental
Retraçao gengival: periodontite, a infecção causado pelo acúmulo de placa bacteriana, frequentemente resulta em retração gengival irreversível.

 

 

A escova dental como causa para a retração gengival.

 

O mecanismo pelo qual o uso inadequado da escova dental ocasiona a recessão gengival é bem explicado por pesquisadores. Com o passar do tempo, o excesso de pressão das cerdas da escova de dente contra as gengivas dá origem a um processo inflamatório crônico cujos componentes inflamatórios destroem não apenas a gengiva, mas também o ligamento periodontal e osso de reveste as raízes dentárias.

 

A primeira lesão visível nas gengivas causada pelas cerdas da escova dental é a abrasão gengival. Aparecendo após meses ou anos, ela não dói e não sangra, sendo difícil de ser percebida, portanto, pelo próprio paciente. Em alguns indivíduos, a abrasão gengival também pode aparecer sob a forma de úlcera, esta mais fácil de ser identificada.

 

São dois os motivos pelos quais as cerdas da escova dental causam a retração da gengiva. O primeiro é o excesso de pressão das cerdas contras as gengivas durante a escovação dos dentes, um problema que também costuma degastar o esmalte dentário – a camada que reveste a coroa dos dentes.

 

O segundo motivo para a retração gengival por escova de dente diz respeito ao tipo de cerda deste dispositivo de limpeza, cuja rigidez e formato podem ser incompatíveis com a delicadeza e provocar recessão tecidual mesmo nos indivíduos com técnicas de escovação apropriadas.

 

retração de gengiva por escova de dente
Retração gengival causada por escova dental: a permanência das gengivas entre os dentes é característica da gengiva retraída por escova de dente.

 

 

Problemas aos dentes associados à gengiva retraída.

 

Gengivas retraídas podem trazer problemas que vão além dos danos estéticos ao sorriso. Conheça alguns problemas que podem estar associados à retração da gengiva por escova dental com uso inadequado:

 

sensibilidade dental;

 

danos estéticos ao sorriso;

 

dificuldade para remoção da placa bacteriana;

 

desgastes das raízes dentárias;

 

tratamento de canal.

 

desgaste dentário escova de dente retração gengival
A retração gengival expõe as raízes dentárias à ação das cerdas das escovas dentárias e pode causar desgastes severos (seta azul) com riscos sérios para fraturas dentárias (seta roxa)

 

 

A escova dental macia na prevenção da retração gengival.

 

Por mais contraditório que pareça, os indivíduos cujas gengivas retraídas são o resultado do uso inadequado da escova dentária são os que apresentam os menores índices de placa baceriana acumulada sobre os dentes. O que fazer para achar um meio termo entre estas duas situações?

 

A escova dental macia – isto é, com cerdas macias – é comprovadamente associada a riscos menores para recessões gengivais. Entretanto, nem todo mundo precisa deste tipo especial de cerda que, apesar de eficiente na prevenção do trauma gengival por escovação, é menos eficiente para remover a placa bacteriana. Em muitas situações, a escolha por cerdas macias pode até mesmo piorar a qualidade da higienização oral.

 

A maciez das cerdas da escova dental varia de fabricante para fabricante e deve ser levada em conta na hora da compra – referências científicas sobre a efetividade dos produtos de higiene oral frequentemente estão ausentes das embalagens. O ideal mesmo é consultar o seu dentista sobre o tipo e qualidade da escova de dente indicada exatamento para suas gengivas.

 

excesso de força escova dental gengiva retraída
Cerdas desalinhadas ao final do segundo mês de uso é sinal de excesso de pressão das cerdas contra as gengivas e dentes.

 

 

Fio dental também pode causar retração da gengiva.

 

A escovação dos dentes é insuficiente para remover a placa bacteriana acumulada principalmente entre os dentes. Para uma higienização oral adequada, é essencial o uso complementar de instrumentos de higiene oral como o fio dental – indicado para todos os indivíduos – ou escovas do tipo unitufo ou interdental.

 

Apesar da sua notória eficiência e essencialidade na remoção da placa bacteriana, o fio dental também pode provocar a retração gengival. Diferente da abrasão gengival decorrente do uso inadequado da escova de dental, o uso inapropriado do fio dental pode promover o aparecimento de fissuras em gengivas que, com o tempo, terminam na exposição das raízes dentárias.

 

A suspensão do fio dental como forma de prevenir a retração gengival é incorreto e pode aumentar ainda mais os riscos para o aparecimento de gengivas retraídas pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes. De fato, seu uso é complexo e exige treinamento realizado com dentista para que sua ação dê-se de forma eficiente e não traumática.

 

retração gengival fio dental
Fio dental: a utilização inapropriada também pode traumatizar as gengivas e causar retração gengival.

 

 

Gengivas finas e delicadas são mais suscetíveis à técnica de escovação.

 

Ao contrário do que pode parecer, a técnica de escovação tem pouca influência no aparecimento da retração gengival causada por trauma de escovação.

 

Diversas pesquisas científicas vêm indicando que é mesmo o tempo de escovação dos dentes o fator mais importante para remover a placa bacteria – lembre-se que este ainda é o principal fator para o aparecimento de gengivas retraídas. Por outro lado, a forma como você escova os seus dentes pode ser importante quando suas gengivas são finas e delicadas – ou quando o mal posiconamento dos dentes expõem as gengivas ao trauma de escovação.

 

Gengivas finas e delicadas são, de fato, mais propensas à retração gengival por uso inadequado da escova dental. Aliado ao fato de que este biotipo gengival também traz desafios aos tratamentos cirúrgicos, é preciso cuidado redobrado com relação à técnica de escova e seleção de escovas de dentes com cerdas macias e arredondadas.

 

 

A escova de dente elétrica.

 

A escova dental elétrica é pouco conhecida dos brasileiros. Bastante utilizada no países europeus e japão, tem sem uso respaldado por diversas pesquisas que comprovam sua maior eficácia para remoção da placa bacteriana – incluindo menores índices para gengivite e periodontite.

 

Para ter uma ideia da eficiência da escova dental elétrica, um estudo mostrou que dois minutos de escovação dentária com ela equivalem a seis minutos de escovação na técnica manual. São números expressivos, e que podem ser ainda mais interessantes comparados ao fato de que, na maioria dos casos estudados, a pressão das cerdas de suas diminutas escovas costumam ser menos intensas comparadas à escovação feita com escova de dente convencional.

 

Apesar de serem raros os estudos que associam um menor trauma às gengivas pelo uso de escova dental elétrica, seu uso é indicado para pessoas com dificuldade de motricidade (idosos, deficientes físicos) ou como forma de estímulo à adoção de hábitos diários e frequentes de escovação dos dentes.

 

escova elétrica retração gengival de gengiva
A escova elétrica é mais eficiente para remoção da placa bacteriana mas não está bem clara sua ação traumática sobre as gengivas no aparecimento da retração gengival.

 

 

Selecionando a escova de dente ideal.

 

A seleção da escova dental é parte importante da prevenção da retração gengival. Características como o cabo – acredita-se que o circular seja o mais apropriado – ou o tipo de material utilizado na sua confecção tem pouca importância com relação ao aparecimento de gengivas retraídas. De forma geral, o tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional à boca e ao espaço entre bochechas e gengivas, já que escovas dentárias volumosas e compridas estão associadas a uma maior taxa de trauma às gengivas.

 

A seleção do tipo de cerda é a o que mais conta na hora de selecionar a escova dental – isto, para pacientes com problema de retração gengival. Cerdas macias diminuem os riscos para traumas em gengivas, porém exigem atenção com relação à sua menor menor efetividade para remoção da placa bacteriana.

 

O formato das cerdas da escova dental, segundo pesquisas científicas, também importam. Enquanto as arredondadas provocam menos lesões gengivais, as cerdas afiladas e recortadas são mais eficientes na remoção da placa bacteriana.

 

Para selecionar o melhor tipo de escova dental pra o seu caso, consulte o seu dentista. Uma análise criteriosa com relação ao tipo de gengiva (finas ou espessas), posicionamento dos dentes, coordenação motora, espaço disponível para inserção da escova de dente e outras características é essencial à prevenção e tratamento da retração gengival.

 

 

Tratamento da retração da gengiva associada à escova de dente.

 

A retração gengival, com razão, traz preocupações que vão muito além da estética dental. Com riscos até para perdas dentárias, o medo para a progressão contínua da recessão tecidual requer procedimentos de controle, prevenção e, nos casos mais severos, reversão (recobrimento de raiz dentária exposta).

 

Conheça uma lista com as principais abordagens terapêuticas no tratamento da condição recessiva associada à escova dentária:

 

não fazer nada (acompanhamento):

Pequenas retrações gengivais não acompanhadas por sensibilidade dentária não trazem maiores riscos à saúde gengival. Nestes casos, quando não existe comprometimento estético, o registro das retrações e consultas de manutenção da saúde gengival são recomendados e suficientes à maioria dos pacientes.

 

 

aplicação de dessensibilizantes

A sensibilidade dentária costuma acompanhar a retração da gengiva. A aplicação de flúor ou agentes dessensibilizantes podem ser necessários para minimizar ou eliminar as dores provocadas por alimentos frios e ácidos ou durante a escovação dos dentes.

 

restauração em resina

O recobrimento de raiz dentária exposta com restauração dentária em resina tem funções que vão da proteção contra novos desgastes dentários, alívio estético, facilitação da remoção de placa bacteriana ou ainda o bloqueio de sensibilidade dental.

 

cirurgia plástica gengival

Conchecida com recobrimento cirúrgico de raiz exposta, a cirurgia plástica gengival é indicada a vários casos de retração gengival por escova dental. 

 

cirurgia gengival com enxerto de gengiva

O enxerto gengival tem várias indicações no tratamento da retração gengival. Além de aumentar a espessura destes tecidos, o tratamento pode ser essencial para estabilizar os resultados da plástica gengival utilizada para recuperar recessões extensas, localizadas em áreas estéticas ou realizadas em biotipo fino e delicado.  

 

retração de gengiva restauração com resina
Restauração dentária em resina em retração gengival extensa pode dificultar a higienização dos dentes e aumentar a recessão gengival causa por escova de dente.

 

 

Prevenção.

 

A prevenção da retração gengival causada por trauma de escovação vai além da escolha da escova dental macia. É preciso estar atento ao fato de que o acúmulo de placa bacteriana em gengivas retraídas são comuns e aumentam a velocidade de progressão da recessão.

 

O tratamento periodontal para remoção de placa bacteriana e tártaro, controle das recessões e adoção de consultas periódicas ao dentista são indispensáveis para evitar a progressão da recessão tecidual. 

 

Saiba mais sobre o tratamento da retração gengival.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog