BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana: o que é, quando fazer e durabilidade explicados.


A faceta de porcelana é o tratamento ideal para as correções de impacto da cor e forma dos dentes. Saiba o que é a faceta de porcelana, quando fazer e qual  a sua durabilidade frente a outras técnicas como a lente de contato dental e a faceta de resina.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, o que é isto?

 

Na lista de desejos de muita gente estão os tratamentos estéticos de transformação dos dentes. Populares pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes, eles são facilmente reconhecidos pela simetria e alinhamento difíceis de serem encontrados até mesmo nos dentes naturais. E as grandes estrelas deste procedimentos, pra quem ainda não sabe, são as facetas dentárias.

 

A faceta de porcelana é uma entre três técnicas com facetas dentárias – as outras duas são a faceta de resina e a lente de contato dental. Confeccionada com cerâmicas odontológicas específicas, ela também pode ser chamada de laminado cerâmico, um termo mais preciso pra descrever a sua funcionalidade.

 

A faceta de porcelana recobre, através de uma fina lâmina, apenas as partes estéticas e visíveis dos dentes. E para isto, ela exige desgastes de adaptação aos dentes para proporcionar espessuras uniformes, essenciais às correções marcantes na cor e forma dos dentes.

 

A faceta de porcelana tem como principal diferença da lente de contato dental os desgastes dentários para reduzir e uniformizar a estrutura dentária – procedimento que, apesar de seguro, é irreversível e exige cuidados redobrados – e muito planejamento para que tudo sai como esperado, sem problemas ou contratempos.

 

 

Quando a faceta de porcelana está indicada – quando deve ser evitada.

 

Para que a faceta de porcelana seja durável e traga resultados estéticos satisfatórios, é preciso respeitar suas indicações. E para que isto se dê de forma precisa, é preciso unir as avaliações clínicas e radiográficas dos dentes e da arcada dentária com os desejos e expectativas estéticas do paciente candidato ao tratamento.

 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a faceta de porcelana é sempre uma alternativa à lente de contato dental quando esta não pode ser utilizada. A razão para isto é mesmo a presença dos desgastes dentários que sua técnica exige, algo que, apesar de seguro, deve ser evitado sempre que possível – a irreversibilidade é sua maior desvantagem frente a outras técnicas com facetas dentárias.

 

A discussão sobre as vantagens e desvantagens das facetas de porcelana deve ser feita após os exames clínicos e radiográficos e as simulações estéticas do tratamento, sejam elas fotográficas ou realizadas diretamente sobre os dentes.

 

 

Quando fazer: as indicações da faceta de porcelana.

 

dentes severamente escurecidos após falhas no tratamento de canal;

dentes moderadamente tortos, girados e apinhados;

dentes com muitas restaurações dentárias em resina;

desgastes dentário moderado por bruxismo;

transformações de impacto na cor e forma dos dentes.

 

Quando não fazer: as contraindicações da faceta de porcelana.

 

dentes severamente desgastados pelo bruxismo;

dentes severamente tortos e desalinhados;

pequenas correções de cor e forma.

 

 

Durabilidade da faceta de porcelana.

 

Uma das questões mais importantes com relação aos tratamentos com facetas dentárias laminadas é a durabilidade. Afinal, quanto tempo dura a faceta de porcelana até ter que trocá-la novamente? E comparada às facetas de resina e lente de contato dental, qual delas é a mais indicada?

 

Ainda hoje, são poucas as pesquisas científicas sobre a durabilidade das facetas de porcelana. A mais conhecidas delas, que fez um estudo com mais de 700 facetas dentárias instaladas com técnicas e indicações corretas, apontam que, passados 10 anos da colagem, aproximadamente 95% ainda encontram-se em ótimos estados de adaptação e manutenção do brilho e cor. Um resultado excelente e que reflete o que observamos com os pacientes nos consultórios privados.

 

Apesar dos resultados animadores com relação ao tempo de vida prolongado das facetas de porcelana, é preciso saber que sua durabilidade depende de fatores como a qualidade do material utilizado, a indicação correta da técnica e os cuidados efetuados pelo paciente ao longo do tempo. E, para entender um pouco melhor sobre isto, analisaremos cada um deles.

 

 

Qualidade da porcelana utilizada na confecção

Ao contrário do que se imagina, existem vários tipos de cerâmicas disponíveis para a confecção de facetas e lentes de contato dental. Além disso, também existem as diferenças de qualidade resultantes das diferenças entre os fabricantes. Tudo isso, acrescentado às diferenças de técnicas para confecção, implicam diretamente na questão sobre quanto tempo dura a faceta de porcelana.

 

Indicação correta da técnica

A faceta de porcelana não pode ser indicada para todos os casos. Exemplo disto é a recuperação de dentes severamente desgastados pelo bruxismo, uma condição favorável à fraturas de facetas dentárias de qualquer tipo e que é melhor indicada para a técnica com coroa em cerâmica pura.

 

Cuidados

Após instaladas, as facetas de porcelana exigem cuidados para assegurar seu longo tempo de vida. Além dos cuidados com a higienização oral diária, o uso sistemático da placa de bruxismo, quando recomendada, a eliminação de hábitos nocivos como mastigar canetas e roer unhas e a adoção de dieta livre de alimentos ácidos, como vinagres e sucos concentrados, são essenciais para aumentar o tempo de vida de facetas dentárias e lentes de contato dental.

 

Voltar para o blog