BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina traz, sim, resultados próximos à faceta de porcelana.


A faceta de resina pode trazer resultados estéticos muito próximos à faceta de porcelana, mas requer atenção com as indicações mais restritas, durabilidade e cuidados desta técnica para transformar o sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e especialista em periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, a estética de impacto a custo acessível.

 

As transformações de impacto do sorriso com facetas de porcelana e lentes de contato dental dispensam apresentações. Afinal, são elas que estão por trás dos dentes com cores e transparências até mesmo impossíveis de serem encontradas nos dentes naturais. O problema, entretanto, é que o preço destas delicadas lâminas pode ser impeditivo para muita gente.

 

Uma alternativa com preço mais em conta é a faceta de resina. Aplicada diretamente sobre os dentes, assim como nas lentes de contato dental, ou ainda após desgastes dentários para adaptação, como nas facetas de porcelana, ela pode trazer resultados estéticos marcantes em muitas situações, o que faz dela um procedimento cada vez mais utilizado nos consultórios dedicados à odontologia estética.

 

 

Resultados estéticos pode ser muito próximos às facetas de porcelana.

 

Ao contrário do que se imagina, os resultados estéticos proporcionados pelas facetas de resina são muito próximos às facetas de porcelana. O segredo por trás disto está na indicação correta da técnica, que exige exames clínicos cuidadosos para selecionar os casos compatíveis com a técnica, e o uso de resinas dentárias de qualidade elevada.

 

Para ter uma ideia da evolução estética das facetas de resina, atualmente é até mesmo difícil ao dentista não especialista no assunto diferenciar o material utilizado no tratamento. Em alguns casos, os resultados podem até mesmo serem superiores, como quando o laboratório utilizado na confecção da faceta de porcelana e lente de contato dental é de baixa qualidade.

 

 

As diferenças entre faceta de resina, faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

A confusão entre técnicas com facetas dentárias laminadas é comum. E o problema só aumenta quando é o paciente quem tem que escolher qual delas será utilizada nas correções de cor e forma dos próprios dentes. Saiba o que é e qual a indicação de cada uma delas:

 

Faceta de resina

Aplicada diretamente sobre os dentes em uma única consulta, utiliza a resina ao invés da porcelana. Pode ser feita com ou sem desgastes dentários, dependendo do caso. É ideal para transformações que precisam ser feitas de última hora, como casamentos, entrevistas de emprego ou eventos sociais.

 

Faceta de porcelana

A técnica mais versátil entre os laminados cerâmicos, a faceta de porcelana requer desgastes dentários (redução da estrutura dental) para ser realizada. É a mais indicada para correções intensas na cor e forma dos dentes, necessitando de duas consultas, intervaladas em até 14 dias, para ficar pronta.

 

Lente de contato dental

Outra técnica com laminado cerâmico que, diferente da faceta de porcelana, não requer desgastes nos dentes. Também exigindo duas consultas para ficar pronta, tem indicações mais restritas nas transformações de impacto do sorriso. Suas principais indicações são o fechamento de diastemas e otimização estética em dentes após tratamento ortodôntico ou moderadamente já alinhados.

 

 

Resinas de alta qualidade e técnica correta: dois fatores indispensáveis.

 

Entre as causas para frustrações com os resultados estéticos das transformações com facetas de resina estão o uso de resinas de baixa qualidade e as técnicas incorretas de confecção.

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que reproduzir as cores, transparências e diversos outros detalhes presentes nos dentes naturais requer o uso de resinas sofisticadas, cujos sistemas de cores são semelhantes aos utilizados na construção de facetas de porcelana. Sem estes materiais, os resultados estéticos são insatisfatórios e pouco duráveis.

 

A segunda causa mais frequente para insatisfações estéticas é o uso de técnicas simplificadas. Para que os resultados sejam próximos às facetas de porcelana, o dentista precisa confeccionar diversas camadas, com resinas diferentes, semelhantes às presentes nos dentes naturais. A simplificação do tratamento através da construção de facetas dentárias em camada única não traz resultados estéticos marcantes.

 

 

Apesar das vantagens, as facetas de resina não podem ser utilizadas em todos os casos.

 

Apesar dos resultados estéticos marcantes, as facetas de resina não podem ser utilizadas nas mesma situações em que as facetas de porcelana estão indicadas. Veja as contraindicações para uso delas:

 

bruxismo;

desgastes dentários severos;

dentes severamente escurecidos;

pacientes com consumo excessivo de cafés e cigarros;

presença de hábitos deletérios como roer unhas e morder canetas

 

 

Menor durabilidade e pequenas fraturas frequentes são desvantagens do tratamento.

 

Apesar das inúmeras vantagens das facetas de resina, é preciso estar atento a algumas características da técnica. A menor durabilidade, comparada à faceta de porcelana, é a mais significativa. Apesar do pequeno número de estudos científicos sobre o tempo do tratamento, as experiências clínicas mostram que o tempo médio de vida delas é de aproximadamente 3 a 4 anos – período a partir do qual já podem ser visíveis o amarelamento e perda do brilho das superfícies.

 

Outra desvantagem das facetas de resina são as pequenas fraturas que, dependendo do local aonde aparecem, podem trazer contratempos na agenda. Com o tempo, os cuidados para manter as facetas dentárias sempre íntegras e polidas acabam sendo esquecidos, causando visitas frequentes ao dentista para realizar pequenos reparos.

 

 

Tempo de tratamento curto é ideal para eventos sociais e de trabalho.

 

Uma das vantagens mais lembradas pelos pacientes em tratamento é que uma única consulta basta para o procedimento ficar pronto. Mas para que isso seja possível, é preciso que as gengiva esteja saudáveis, sem sinais de gengivite ou periodontite, e o clareamento dental já esteja pronto a pelo menos três dias.

 

 

Como é o tratamento com faceta de resina.

 

As facetas de resina são confeccionadas manualmente sobre os dentes após a aplicação de adesivos. Aplicando, camada a camada, resinas de diferentes cores e transparências, o dentista reproduz os efeitos ópticos de transmissão de luz que estão presentes nos dentes naturais e que são essenciais quando a naturalidade é a característica mais importante do tratamento.

 

Alguns dentistas utilizam guias de aplicação das resinas baseadas em simulações fotográficas e modelos, os mockups, para trazer ainda mais simetria e harmonia. Feito isto, as superfícies são polidas para que reflitam a luz da forma mais natural possível e minimizem o acúmulo de pigmentos e corantes que costumam amarelar as facetas dentárias e restaurações em resina.

 

 

Como escolher entre a faceta de resina e a faceta de porcelana.

 

A escolha entre a faceta de resina e a faceta de porcelana, em muitos casos, não pode ser feita apenas pelo paciente. É o caso, por exemplo, das transformações em dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados por certos antibióticos. Outro caso que requer indicação exclusiva do dentista são os dentes desgastados por bruxismo, que exigem atenção com relação à resistência da faceta dentária.

 

Quando o dentista confirma que ambas as técnicas podem ser utilizadas, a escolha é do paciente. Os indivíduos sensíveis ao preço mais elevado das facetas de porcelana encontram na técnica com resina um tratamento rápido que, apesar da menor durabilidade e contratempos, traz uma solução eficiente quando as transformações do sorriso são importantes e imediatas.

 

Já a faceta de porcelana é indicada para quem quer elevada durabilidade, sem se preocupar com trocas frequentes ou outros contratempos. Outras vantagens desta técnica, como a possibilidade para recuperar dentes desgastados pelo bruxismo, também são lembradas por aqueles que selecionam este tipo de laminado cerâmico como o tratamento ideal.

 

 

Revisão periódica é importante para manter as facetas de resina sempre bonitas.

 

Manter o brilho e cores originais das facetas de resina requer consultas periódicas ao dentista. Além de reparo de diminutas fraturas que podem ser frequentes, o repolimento remove as manchas provenientes de corantes alimentares, como cigarros e cafés, e também recupera a reflexão de luz que aparece como resultado do uso de escovas dentárias com cerdas duras ou ingestão de alimentos ácidos como refrigerantes e cítricos.

 

 

Cuidados para aumentar o tempo de vida das facetas dentárias.

 

Prolongar o tempo de vida das facetas dentárias pode ser a coisa mais importante para quem está pra lá de satisfeito com os resultados do tratamento. E para isto, uma série de cuidados fáceis de serem tomados vão ajudar a mantê-las sempre novas e bonitas. Veja os cuidados no dia-a-dia:

 

utilize apenas escovas macias para evitar riscos e perda do brilho;

não utilizar jatos de bicarbonato ou ultrassom durante as consultas para limpeza dos dentes;

evitar o consume de alimentos ácidos e cítricos

realizar as consultas semestrais para manutenção;

evitar hábitos deletérios como morder lápis e roer unhas;

utilizar placa de bruxismo mesmo nos casos iniciais do distúrbio.

 

 

Voltar para o blog