BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas em resina ou porcelana. Qual é o melhor tratamento ?

Faceta em resina ou porcelana qual é melhor blog

Não é só o material que difere as facetas em resina das facetas em porcelana. As diferenças são tantas que o mais prático mesmo é entender apenas as particulares de suas indicações. Este post discutirá as indicações, prós e contras, com atenção especial aos problemas de durabilidade, resistência e resultados para você mesmo saber qual o melhor tratamento: facetas em resina ou porcelana.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Facetas em resina ou porcelana nos tratamentos estéticos de alto impacto em odontologia.

 

Os tratamentos odontológicos de impacto com laminados, sejam com facetas, lentes ou os recém-introduzidos fragmentos cerâmicos, tornaram-se bastante populares de alguns anos para cá. E não é à toa, já que a introdução de novas técnicas e materiais para uso com laminados em porcelana ou resina eliminou vários dos problemas presentes nos tratamentos com laminados.

 

 

De fato, os recursos técnicos para a construção de dentes e sorrisos mais harmônicos e equilibrados com cores mais naturais e vibrantes são impressionante. Os novos tons e valores para cores brancas, por exemplo, trazem mais satisfação para indivíduos mais exigentes. Já os novos materiais dão maio precisão às moldagens e mais conforto para os provisórios na técnica com facetas dentárias. Simulações fotográficas ou diretas sobre os dentes – como os mockups já são rotina até mesmo para procedimentos tão simples como as restaurações dentárias. Um deleite para quem estética é muito importante.

 

Entretanto, aliado ao aumento dos tratamentos estéticos com facetas em resina ou porcelana, novos problemas surgiram na mesma proporção. E o principal responsável por esses problemas não estão mais relacionados com características indesejadas dos materiais e porcelanas utilizados no tratamento, mas às indicações erradas das técnicas que, em muitas situações, tem indicações completamente distintas entre si. Compreender as diferentes indicações de cada técnica, seja ela a faceta em resina ou faceta em porcelana, não é trabalho difícil. Vamos em frente.

 

Faceta em resina ou porcelana qual é melhor pigmentações
Facetas em resina ou porcelana ? Dentes com problemas intensos de manchamentos e reconstrução não dão indicados para as facetas com resina. Solução: microabrasão e restaurações simples com resinas compostas

 

 

 

Indicações para resina ou porcelana em facetas podem, sim, serem exclusivas conforme o material utilizado.

 

Mais importante do que entender a diferença entre o material resina ou porcelana é compreender as indicações específicas para as facetas laminadas. Embora as porcelanas sejam indicadas para todas as situações possíveis às resinas, estas, por sua vez, têm indicações e uso restritos.

 

O preço mais em conta e a praticidade e rapidez do tratamento estão entre os principais motivos para a escolha por tratamentos com facetas em resina, já que a durabilidade e resistência ao amarelamento são inferiores às facetas em porcelana. Mas outros fatores influenciam na escolha por um ou outro material, e não será difícil entender porque, em algumas situações, as indicações exclusivas para um único material.

 

Indicações exclusivas às facetas em resina

Em algumas situações clínicas a técnica laminada com faceta em resina tem tantas vantagens de uso sobre a técnica com faceta em porcelana que a sua utilização é indiscutível, apesar das melhores propriedades do material porcelana sobre a resina composta.

 

1. fraturas em dentes anteriores com restaurações antigas

As fraturas em dentes com muitas e extensas restaurações em resina são situações comuns. Em casos assim os dentes apresentam tantas restaurações antigas e defeituosas com resinas compostas que a remoção dessas restaurações para a reconstrução estética e da forma pela técnica com faceta em resina é uma solução conveniente. Ainda assim, a durabilidade da facetas em resina – consideravelmente menor frente às facetas em porcelana – deve ser levada em conta para que, quando da necessidade de sua substituição, lâminas em porcelana sejam consideradas o tratamento definitivo, evitando os desgastes de estrutura sadia dos dentes durante a remoção da faceta em resina já envelhecida.

 

2. tratamentos estéticos de urgência

Casamentos e formaturas são situações que indicam múltiplas facetas em resina como tratamentos estéticos de “urgência”. Pacientes com dentes anteriores livres de restaurações não devem ser utilizados para esses procedimentos emergenciais. Reconfigurações de forma sobre dentes livres de restaurações estão indicados para as facetas ou lentes de contato dental. Um bom clareamento sempre produz um resultado estético melhor do que o esperado, e pode ser suficiente para as necessidades estéticas como os casamentos e formaturas.

 

Faceta em resina ou porcelana qual é mehor dente quebrado
Facetas em resina ou porcelana, qual é melhor : apesar de eficientes pra reconstrução de dentes fraturadas, as resinas deixam a desejar no uso em facetas.

 

 

Indicações exclusivas às facetas em porcelana

 

A técnica com faceta em resina está corretamente indicada para quase todas as indicações para a técnica com faceta em resina. E quando a faceta em resina será aplicada sobre dentes saudáveis para pequenas reconfigurações de cor e forma dos dentes, as lentes de contato dental com porcelanas são indicações mais duráveis e bonitas do que a técnica com faceta em resina.

 

1.correções pronunciadas de cor ( fluoroses, manchas e escurecimento por canal )

Muitas situações exibem alterações muito intensas da cor e superfície dos dentes. Fluoroses e manchas provocadas pelo flúor, antibióticos ou doenças congênitas, assim como dentes escurecidos por tratamento de canal, são exemplos de casos que necessitam de lâminas eficientes no bloqueio óptico dessas alterações. As facetas em resina não possuem o mesmo potencial e versatilidade para o bloqueio das alterações de cores dos dentes quanto as facetas em porcelana. Para problemas desse tipo, não há dúvidas de qual é melhor : faceta em porcelana.

 

2. transformações de forma dos dentes e linhas do sorriso 

O tratamento mais em “moda” na odontologia, as transformações estéticas de impacto do sorriso, é confeccionado com a técnica de laminados com facetas em porcelana. As facetas em resina, a princípio, não deveriam ser empregadas para transformações de impacto, sobretudo nos casos em que existem correções de dentes tortos e girados ( mal posicionamento dos dentes ), ou que exigem modificações profundas na cor e forma dos dentes – outro ponto não indicado para as facetas em resina. As transformações de impacto são situações claras para observar com facilidade as diferenças de qualidade e entender qual é melhor : facetas em resina ou porcelana.

 

3. pequenos desgastes por bruxismo

O bruxismo é um dos principais motivos para consulta de indivíduos à procura por tratamentos que recuperam a harmonia perdida do sorriso. Por ser lente e indolor, com o tempo as alterações de forma dos dentes pela ação do bruxismo são tão intensas que a procura pelo dentista é necessária. Pacientes cada vez mais jovens e com alterações severas das linhas do sorriso podem ser encontrados nos consultórios.

 

A resina pode ser utilizada em desgastes por bruxismo desde que o número de dentes envolvidos não ultrapassem dois ou três dentes. A porcelana é melhor do que a resina para tratamentos mais extensos de desgastes dos dentes pelo bruxismo. A recuperação dos dentes desgastados pelo bruxismo requer uma análise mais detalhada para indicar qual é melhor opção, faceta em resina ou faceta em porcelana.

 

4. pequenas correções de mal posicionamento dental

Muitos indivíduos possuem seus dentes naturalmente alinhados e harmônicos. Entretanto, em algumas situações um único dente que está girado ou torno ( mal posicionado ) destoa da harmonia dos demais e necessita de correção. Muitos pacientes procuram por tratamentos ortodônticos mas desistem pelo tempo elevado da técnica para a correção de um único dente – os paciente topam tratamentos mais demorados com aparelhos ortodônticos desde que muitos dentes necessitem de correção de alinhamento. Resina e porcelana podem ser utilizadas para pequenas correções de dentes tortos e girados, mas a porcelana é melhor do que a resina para correções mais duradoras e conservadoras.

 

 

Faceta em resina ou porcelana qual é melhor fluorose
Facetas em resina ou porcelana : dentes danificados por fluorose dentária ( alterações de cor e cavitações ).

 

 

 

Durabilidade, diferença fundamental entre porcelana e resina.

 

Os tratamentos odontológicos para transformação necessitam de lâminas com propriedades ópticas como cor, transparência e difusão de luz que sejam semelhantes às encontradas nas estruturas dentárias. Além, essas propriedades precisam manter-se inalteradas com o passar dos anos, mesmo sujeitas ao contato diário com pigmentos provenientes da alimentação e bactérias da microbiota bucal e ao atrito das superfícies das facetas contra as cerdas das escovas e alimentos. No quesito durabilidade, não há dúvidas de qual é o melhor entre resina e porcelana para facetas : porcelana.

 

Outro ponto importante é a resistência das porcelanas e resinas a fraturas – outra dimensão da análise da durabilidade desses materiais. Resina e porcelana têm indicações diferentes e que precisam ser respeitadas para que a durabilidade desses materiais possam inviabilizar o seu uso em odontologia. A porcelana é mais durável e resistente que a resina para tratamentos com lâminas dentárias como as facetas – em quase todas as situações.

 

Faceta em resina ou porcelana qual é melhor fratura
Faceta em resina : extensa fratura de faceta em resina recobrindo um dente canino superior.

 

 

Manutenção da cor e brilho, outra diferença importante entre resina e porcelana que implica no melhor tratamento.

 

Quando o amarelamento das restaurações em resina aparecem e essas restaurações estão em dentes anteriores, o paciente pode ou tentar recuperar o amarelamento em estágio inicial com sessões de polimento ou substituir as resinas. O problema é que, dependendo dos hábitos alimentares e das características da microbiota bucal, o amarelamento pode ser frequente.

 

A porcelana mantém a cor e o brilho originais por mais tempo do que as resinas, podendo estar tão bonitas mesmo após períodos de uso intenso como 10 anos ( para as porcelanas mais recentes introduzidas no mercado ). A porcelana é melhor que a resina também para a manutenção da integridade das bordas de contato com o dente, evitando o aparecimento das machas amarelas e marrons características das restaurações antigas.

 

Faceta em resina ou porcelana qual é melhor amarelamento
Faceta em resina : amarelamento e perda de integridade das margens.

 

 

Sobre as lentes de contato dental: sofisticação sem desgastes dentários.

 

Os novos tratamentos com os laminados dentários popularizados como lentes de contato dental em porcelana merecem aqui uma atenção especial. Existem algumas correções de cor e forma que podem ser solucionados com as lentes de contato dental. A vantagem desses tratamentos sobre as facetas em resina ou porcelana é que nenhum tipo de desgastes sobre as superfícies dos dentes são necessárias para a sua confecção.

 

É comum o recobrimento total dos dentes com resinas para pequenas correções de cor e forma que poderiam ser realizadas com as lentes de contato dental, um tratamento mais resolutivo, durável e bonito do que as facetas com resinas. Quando as técnicas e materiais para tratamentos dentários aumentam, a exatidão da indicação de cada um determina qual é o melhor tratamento.

 

 

As porcelanas e resinas nas restaurações dentárias convencionais.

 

Uma abordagem nem tão recente como técnica para restaurações de cavidades provocadas por cáries dentárias ou substituições de restaurações antigas em resina ou amálgama são os blocos cerâmicos ( porcelana ), em técnicas denominadas de on-lay ou in-lay cerâmicos.

 

Nessa técnica, o dentista molda a cavidade no dente e a envia para um laboratório de próteses – ou pode confeccionar ele mesmo em consultório, com aparelhos compactos para a produção de restaurações ou coroas dentárias unitárias com porcelanas fresadas por computador. Após, uma restauração milimetricamente adaptada ao dente é cimentada em posição, conferindo excelente resistência e durabilidade às restaurações dentárias convencionais com porcelana ou resina.

 

Faceta em resina ou porcelana qual é mehor blocos on-lay
Facetas em resina ou facetas em porcelana : sofisticação e muita durabilidade nas restaurações dentárias com blocos cerâmicos.

 

 

Afinal, qual é melhor : facetas em resina ou porcelana ? Uma visão do profissional sobre facetas em resina e porcelana na escolha da melhor técnica.

 

Qual é a melhor técnica com laminados : facetas em resina ou porcelana ? Vimos nesse post que as principais diferenças entre esses materiais dependem das indicações corretas de uso. Se por um lado as resinas não possuem as mesmas características de manutenção da cor e brilho e resistência à cargas mastigatórias excessivas, por outro lado ainda são os materiais de eleições para situações como pequenas restaurações em dentes anteriores ou posteriores, e até mesmo para fraturas unitárias em dentes anteriores.

 

Também é preciso salientar o avanço de muitas propriedades das resinas dentárias em direção as propriedades encontradas nas porcelanas. Em termos de resultados estéticos, alguns fabricantes de resinas compostas oferecem uma ampla gama de resinas para fazer frente às porcelanas dentárias.

 

Com relação às facetas em resina ou porcelana, o uso da resina nesses tratamentos com laminados ainda são situações excepcionais. A tentação pela transformação ou correção imediata do sorriso com as facetas em resina deve ser repensada em termos de longevidade e durabilidade desses procedimentos. A remoção das facetas em resina dos dentes, seja pela substituição por novas facetas em resina ou porcelana, determinam algum grau de perda de estrutura dentária sadia – necessária durante a eliminação completa da resina envelhecida sobre o dente. Sucessivas substituições das facetas em resina sobre os dentes podem trazer danos aos dentes pelo desgastes excessivos.

 

A porcelana ainda é um material com melhores propriedades ópticas ( estéticas ) e duráveis do que as resinas, para todas as aplicações em que ambas podem ter um uso comum. Quando as resinas compostas melhorarem as suas propriedades e igualarem todos os requisitos para as restaurações dentárias e facetas com as porcelanas, é provável que as resinas sejam o material de escolha ao invés das porcelanas.

 

As resinas podem ter lá os seus problemas, mas a versatilidade e praticidade das resinas composta sobre as porcelanas são indiscutíveis. Entre resina ou porcelana, o ideal é que as duas possam ser indicadas para todas as técnicas com facetas ou restaurações.

 

Saiba mais sobre facetas e porcelanas nestes posts:

Voltar para o blog