BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva grande e em excesso: conheça as cirurgias estéticas corretivas.

gengiva grande crescida e em excesso

Conheça a cirurgia gengival para corrigir gengivas grandes e em excesso e recupere a harmonia do seu sorriso. Do passo-a-passso a indicações, passando pelo pós-operatório e preço do tratamento, saiba tudo sobre este procedimento mais do que essencial à estética dos seus dentes e gengivas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Correção cirúrgica das gengivas, um procedimento essencial à estética do sorriso.

 

Os tratamentos estéticos de transformação do sorriso com laminados em porcelana há muito deixaram de ser novidade. Revistas e mídias sociais, antes repletas de casos com artistas e famosos desfilando lentes de contato dental em tons inacreditavelmente brancos, pouco tem falado sobre o tema. Mas o assunto estética do sorriso continua, sim, em alta, e as correções cirúrgicas de gengivas grandes e desalinhadas são o novo foco para indivíduos exigentes com a estética facial.

 

Um dos procedimentos estéticos mais comuns em odontologia é a cirurgia plástica para corrigir gengivas grandes e em excesso. Seja para nivelar ou alinhar gengivas, o tratamento pode ser essencial para melhorar os resultados de restaurações dentárias, laminados em porcelana, tratamentos ortodônticos ou simplesmente harmonizar o sorriso. Mas antes de partir logo para a consulta com o dentista, que tal conhecer um pouco mais a fundo as informações essenciais ao tratamento?

 

 

Diagnóstico para gengivas grandes e em excesso influencia no sucesso do tratamento.

 

Gengivas grandes pode ser um termo genérico demais  para descrever inúmeras alterações no volume e extensão do tecido gengival. Enquanto para uns ela pode ser a descrição para gengivas saudáveis que avançam sobre os dentes ou até mesmo do sorriso gengival, para outros trata-se do aumento de volume (edema e inflamação) causado por doenças infecciosas oriundas da higienização deficiente (gengivite e periodontite).

 

Identificar as causas para o que o paciente identifica apenas como gengivas crescidas e grandes é essencial para o sucesso do tratamento. Processos inflamatórios e infecciosos podem trazer riscos à saúde geral quando não tratados corretamente. Veja uma lista de causas para o problema:

 

hiperplasia gengival;

 

erupção dentária alterada;

 

osso maxilar aumentado;

 

infecções associadas ao acúmulo de placa bacteriana (gengivite e periodontite);

 

doenças com manifestações gengivais (leucemia, por exemplo);

 

medicamentos;

 

respiração bucal.

 

gengiva grande e em excesso por inflamação
Gengiva crescida que como causa inflamações infecciosas (gengivite e periodontite) tem terapia muito além da cirurgia para recorte da gengiva em excesso.

 

 

Quando a cirurgia gengival estética faz-se realmente necessária?

 

A assimetria facial é uma regra à qual ninguém escapa. Tratamentos extensos para modificações na forma dos dentes com laminados cerâmicos, por exemplo, causam estranhamento perceptivo quando o projeto estético dá-se com exageros simétricos. Mas a estética das gengivas parece não seguir à risca essa situação. Quanto mais uniformes e alinhadas, mais natural e harmônico é o sorriso. Desta forma, a correção estética cirúrgica das gengivas faz-se necessária sempre que possível.

 

gengiva grande cirurgia indicação
Pequenas correções para alinhar gengivas valem a pena?

 

 

Cirurgia plástica gengival, as indicações mais comuns.

 

Entre as cirurgias estéticas mais comus em odontologia, o recobrimento de raízes dentarias expostas é a mais conhecida. E não poderia ser diferente, já que a incidência da retração gengival é bastante elevada. Mas diversos outros procedimentos para alteração na forma e volume das gengivas, cada vez mais comuns no dia-a-dia de dentista, também estão disponíveis para corrigir diversos tipos de incorreções. Veja alguns dos mais comuns:

 

recobrimento de raízes dentárias expostas (retração gengival);

 

correção do sorriso gengival alto;

 

nivelamento e alinhamento gengival;

 

remoção de gengivas escurecidas pelo metal de restaurações e próteses dentárias;

 

mascaramento de acinzentamento gengival por implantes dentários;

 

correção cirúrgica de hiperplasias causadas por medicações ou respiração bucal;

 

correção cirúrgica de hiperplasias causadas por infecções gengivais associadas ao acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Gengivoplastia

 

A gengivoplastia é a mais versátil técnica para corrir gengivas grandes e em excesso sobre os dentes. Rápida e precisa, permite alinhar gengivas e dar retoques estéticos que podem fazer muita diferença em tratamentos com restaurações dentárias em resina, laminados e próteses dentárias fixas. A indicação mais comum é a remoção de gengivas em excesso devido à hiperplasia (crescimento gengival excessivo).

 

A técnica cirúrgica mais comum é o recorte da gengiva em excesso com bisturi. Eventualmente o procedimento é realiado com bisturi elétrico (eletrocautério), um técnica que muitos profissionais condenam pelo risco maior de insucesso do tratamento (necrose) comparada ao procedimento mais comum. Mas apesar da rápida, a correção gengival por gengivoplastia pode exigir alguns dias em repouso ou retardar em muitas semanas o início de procedimentos restauradores com restaurações, próteses dentárias e laminados.

 

 

Alinhamento e nivelamento gengival: harmonia e delicadeza.
Alinhamento e nivelamento gengival: harmonia e delicadeza.

 

 

Sorriso Gengival

 

A correção cirúrgica do sorriso gengival é o procedimento estético mais interessante com relação aos resultados finais. O problema, caracterizado pela exposição excessiva da gengiva localizada acima dos dentes ao sorrir e até mesmo falar, chega a afetar, em alguns grupos populacionais, mais de 20% das mulheres. E as complicações psicológicas associadas à condição podem ser elevadas quando a condição se apresenta de maneira severa. Sem dúvida, uma tratamento com resultados que vão além da recuperação estética do sorriso.

 

O sorriso gengival tem várias causas. A mais comum delas é a erupção dentária alterada, um condição anatômica genética que faz os dentes parecem menores pelo crescimento excessivo da gengiva – em algumas situações, até mesmo do osso localizado abaixo do tecido gengival. Planejamento estético, tratamento gengival prévio à cirurgia plástiva gengival e imagens radiográficos precisos (tomografia computadorizada) são essenciais para eliminar a sensação de gengiva grande e crescida sobre os dentes.

 

A técnica mais comum para a cirurgia do sorriso gengival é a gengivoplastia – recorte apenas da gengiva em excesso. Em outras situações, pode ser necessário remover um colar de osso localizado ao redor de dentes e raízes dentárias que o nivelamento gengival fique em harmonia com a linha dos lábios. O pós-operatório desta cirurgia plástica gengival exige muitos cuidados e pode até mesmo deixá-lo 7 dias longe de atividades profissionais e sociais – contratempos que podem valer a pena quando a estética das gengivas conta muito para a harmonia do sorriso.

 

sorriso gengival gengiva grande excesso cirurgia
Sorriso gengival decorrente do osso maxilar aumentado.

 

 

Resultados cirúrgicos precisam ser compatíveis com a saúde das gengivas.

 

As doenças gengivais infecciosas associadas à placa bacteriana são tão comuns que a gengivite, a forma mais leve manifestada por este tipo de infecção, é até mesmo reconhecida como a doença mais prevalente no mundo, atingindo quase 90% da população em diversos países industrializados. A causa principal para estes problemas é a higienização incorreta das gengivas, seja por técnica e frequência deficientes ou simplesmente pela ausência do procedimento.

 

A cirurgia para remoção da gengiva grande e crescida sobre os dentes pode resultar, quando executada com falhas, em vordas gengivais que facilitam o acúmulo de placa bacteriana. É preciso estar atento ao fato de que os resultados cirúrgicos devem ser compatíveis com a saúde das gengivas, ou seja, dificultar o acúmulo de placa e facilitar a remoção através de técncias de higienização oral simples.

 

 

Pós-operatório e cicatrização.

 

O pós-operatório da cirurgia para gengivas grandes e crescidas depende da extensão e estruturas envolvidas no procedimento. O recontorno estético das gengivas realizado em vários dentes e com remoção de tecido ósseo, por exemplo, exige cuidados delicados e até sete dias em repouso. Já os pequenos procedimentos para nivelar e alinhar gengivas em poucos dentes, sem envolvimento ósseo e sem pontos de sutura, são mais simples e o paciente já pode voltar às suas atividades sociais e de trabalho no dia seguinte.

 

O tempo de cicatrização da cirurgia plástica gengival faz-se em dois momento. Nos pequenos procedimentos a cicatrização completa pode ser vista já a partir do 7 dia, enquanto nos maiores o mesmo dá-se após 14 dias. Mas fique atento ao fato de que os procedimentos cirúrgicos prévios a tratamentos com próteses dentárias, restaurações e laminados como lentes de contato dental podem exigir um tempo de espera adicional ao período de cicatrização – em alguns casos, até 4 meses.

 

 

Preço do tratamento

 

A remoção da gengiva grande e em excesso pode encarecer o custo final do tratamento. O preço do tratamento varia conforme a extensão e abordagem óssea, e pode acrescentar até mesmo algumas semanas adicionais ao tempo de tratamento inicial, fato que também contrinui para encarer os procedimento.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog