BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva inflamada. Um guia com tratamentos simples e efetivos.

gengiva inflamada post blog

Gengivas retraídas, perdas dentárias e problemas cardíacos e respiratórios são apenas alguns dos problemas associados à gengiva inflamada, um problema que possui várias causas e requer urgência no tratamento.

 

Luis Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengiva inflamada, um problema com riscos para retrações, perdas dentárias e outras complicações.

 

Pacientes reclamando de gengivas que sangram e incham durante a escovação, ou até mesmo de forma espontânea, é uma situação comum. E até dá para entender: o dia-a-dia cada vez mais corrido mal dá tempo para pensar em nós mesmos. Mas o que ninguém sabe – e aí está o perigo – é que, na maioria das vezes, o inocente sangramento gengival é sinal de gengiva inflamada, um problema que possui diversas causas e que, se não for tratado a tempo, pode trazer diversas complicações – e que não ficam restritos apenas aos dentes.

 

Diversas doenças manifestam-se sobre as gengivas. Na maioria das vezes, atuam intensificando as inflamações gengivais originadas a partir do acúmulo de placa bacteriana. Em outras situações, é a gengiva inflamada e as substâncias secretadas pelo processo infeccioso que dão intensificam ou até mesmo dão origem a complicações de saúde fora da cavidade bucal. É por isso que é tão importante entender as causas, consequências e tratamentos do problema. Veja abaixo algumas consequências da inflamação gengival, independente da sua causa.

 

 

perda dentária;

 

mobilidade dos dentes;

 

aparecimento de espaços entre os dentes (diastemas);

 

retração gengival;

 

problemas cardíacos e respiratórios;

 

intensificação das complicações diabéticas;

 

alteração do percurso normal da gestação.

 

 

Causas da inflamação gengival podem indicar doenças mais graves.

 

A causa mais comum para gengivas inflamadas é o acúmulo da placa bacteriana, uma substância pegajosa, esbranquiçada e repleta de bactérias que, em contato prolongado com dentes e gengivas, provoca cáries dentárias e doenças gengivais. Dessas, as mais comuns são a gengivite, uma infecção gengival diretamente associada a esse acúmulo de placa, e a periodontite, uma forma mais agressiva da gengivite e que tem como consequências a retração gengival, mobilidade dentárias ou perdas dentárias.

 

trauma durante a higienização

A pressão excessiva das cerdas de escovas dentárias ou interdentais, ou o uso inadequado do fio dental, são estímulos frequentes para inflamações gengivais. Nestes indivíduos, a gengiva inflamada apresenta-se avermelhada e inchada – além do sangramento gengival. A dor é um sintoma frequente. A eliminação dos estímulos traumatizantes recupera gengivas traumatizadas em poucos dias. Mas não se engane com a inocência do problema, já que o trauma durante a higienização é a segunda causa mais frequente para a recessão gengival.

 

gengivite e periodontite

A gengivite e periodontite, infecções gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana junto ou internamente às gengivas, representam a maioria das doenças gengivais. Sangramentos, vermelhidão e gengivas que incham, de tempo e tempo, são achados clínicos frequentes. Apesar da classificação destas doenças como de evolução crônica, a periodontite, ainda assim, é a segunda maior causa para perdas dentárias – depois da cárie dentária.

 

inflamação gengival necrosante  (estresse psicológico)

Um tipo especial de doença gengival requer atenção pela ação rápida e agressiva sobre gengivas e osso que suporta raízes. E, principalmente, porque não são tão raras assim. É a doença gengival necrosante (GUNA), uma infecção originada pela associação do acúmulo de placa bacteriana com fatores externos que alteram a velocidade de progressão da doença – principalmente o estresse psicológico. Estudantes em períodos de prova e casais em litígio são exemplos de grupo de indivíduos suscetíveis ao problema. O quadro clínico é de gengivas bastante inchadas e avermelhadas, com sangramento intenso e desaparecimento das papilas gengivais.

 

doenças sistêmicas (diabetes, HIV e leucemia)

A diabetes, leucemia e HIV são doenças que frequentemente manifestam-se em gengivas. Os achados clínicos são gengivas que inflamam de forma mais severa ao acúmulo de placa do que o encontrado em inflamações crônica como a gengivite ou periodontite. Nestes indivíduos, a gengiva inflamada aparece mais inchada, avermelhada e sangrante do que o normal. Entre as doenças, a que mais chama a atenção é a leucemia (geralmente na manifestação mais aguda), cujo crescimento dos tecidos gengivais (hiperplasias) são rápidos e volumosos.

 

má nutrição

Nesta situação, as respostas inflamatórias das gengivas em contato com a placa bacteriana são exacerbadas. Graves deficiências de vitamina C são exemplos de gengivas inflamadas associadas à má nutrição.

 

alergias

Um tipo especial de alergia em mulheres é vista pela inflamação de gengivas em contato com próteses dentárias. É a alergia ao metal de próteses dentárias fixas metalocerâmicas, um tipo de dispositivo protético cujos metais que compõem a estrutura de reforço produzem reações inflamatórias alérgicas semelhantes à doença periodontal crônica.

 

hereditariedade

A hereditariedade como causa para o crescimento e inflamação exagerado de gengivas é uma situação rara. Entretanto, algumas pesquisas científicas sugerem uma suscetibilidade em aproximadamente 30% dos indivíduos a apresentar manifestações mais intensas de sinais e sintomas inflamatórios pela presença de placa bacteriana. Neste grupo de indivíduos, a maior suscetibilidade ao aparecimento de doenças gengivais exige consultas e tratamentos dedicados e mais frequentes.

 

alterações hormonais

Alterações hormonais aumentam a suscetibilidade ao aparecimento de doenças gengivais em determinados grupos de indivíduos. A gestação e a puberdade são dois exemplos bem conhecidos do problema. Com relação às mulheres, o segundo e oitavo mês da gestação são os mais problemáticos, e necessitam de cuidados intensos para evitar alterações no percurso normal da gestação (redução de peso de recém-nascidos, pré-eclâmpsia e partos prematuros).

 

outras doenças sistêmicas (lúpus e líquen plano)

Algumas doenças sistêmicas raras também são causas para a gengiva inflamada que aparece de forma não associada à presença de placa bacteriana. As manidestações clínicas orais extendem-se, além de gengivas, sobre a mucosa que reveste a cavidade bucal. O sangramento gengival e dor são sinais e sintomas frequentes às patologias.

 

gengiva inflamada diabetes
Inflamação gengival pelo acúmulo de placa bacteriana associado a diabetes. (fonte/diabetes)

 

 

Tratamentos.

 

O tratamento da gengiva inflamada é essencialmente o mesmo, independente da causa. A ideia da terapia é eliminar a infecção gengival pela eliminação da placa bacteriana e tártaro aderido junto a coroas e raízes dentárias. A remoção de fatores que facilitam o acúmulo de placa, como restaurações e próteses dentárias fixas mal adaptadas, fazem parte da terapia. Instruções personalizadas de higienização dos dentes e gengivas também são passados para prevenir o aparecimento da inflamação.

 

raspagem gengival e subgengival

A remoção da placa bacteriana e tártaros acúmulos é realizada em uma ou mais consultas odontológicas, com o uso de instrumentos odontológicos específicos. O resultado do procedimento são coroas e raízes dentárias limpas e lisas, livres dos agentes causadores da infecção gengival.

 

cirurgia gengival

Quando a placa bacteriana e tártaro estão localizados muito profundamente às gengivas, instrumentos tradicionais para remoção dessas estruturas podem não ser eficientes para o tratamento. Para esses casos, o acesso direto através de cirurgias gengivais pode ser necessário para a remoção completa da infecção periodontal.

 

antibioticoterapia

O uso de antibióticos pode ser necessário para o controle mais eficiente das bactérias responsáveis pela infecção gengival. Febre e mal estar, por exemplo, são complicações que exigem antibioticoterapia especializada. Outras formas de doenças periodontais, como a periodontite de progressão rápida ou agravada por doenças como leucemia, diabetes ou HIV, também utilizam-se de antibioticos para resultados mais efetivos.

 

readaptação ou substituição de restaurações e próteses dentárias mal-adaptadas.

Restaurações e próteses dentárias mal-adaptadas, ou com design que facilita o acúmulo de placa bacteriana, podem necessitar de readaptações ou até mesmo substituições como forma de garantir a biocompatibilidade dos dispositivos com os tecidos gengivais. Achados clínicos como gengivas inchadas e inflamadas em contato com restaurações e próteses são comuns, sendo a dor e o sangramento gengival que não cessa mesmo após o uso diário e intenso de diversos tipos de dispositivos de higiene são comuns.

 

gengiva inflamada prótese dentária em porcelana
Gengiva inflamada associada a prótese dentária mal-adaptada. (fonte/internet).

 

 

A inflamação gengival em dentes com próteses, implantes e aparelhos ortodônticos.

 

Uma atenção especial precisa ser dada à gengiva inflamada em contato com bordas de próteses dentárias, restaurações ou aparelhos ortodôntico. Isso porque, na maioria das vezes, indivíduos portadores destes dispositivos “acostumam-se” com episódios frequentes de gengivas que incham, quase sempre acompanhados de sangramento nas gengivas durante a higienização. É preciso entender que esta condição, além de não representar um estado de saúde, pode ser sinal de perdas ósseas severas que, embora visualmente imperceptíveis, podem levar a perdas dentárias. Um problemão.

 

E o problema é ainda mais frequente em gengivas em contato com próteses dentárias fixas. Falhas em moldagens e erros de confecção laboratorial são algumas das causas frequentes para coroas protéticas que ou não estão corretamente adaptadas às bordas dentárias ou encontram-se volumosas e incompatíveis com a arquitetura gengival local. E o resultado é o acúmulo de placa bacteriana subgengival, motivo para infiltrações por cárie dentária e inflamação gengival. O tratamento, na maioria das vezes envolve a substituição da coroa ou jaqueta problemática em contato com a gengiva inflamada.

 

Restaurações dentárias e aparelhos ortodônticos são outros dispositivos associados ao aparecimento de doenças gengivais induzidas pela placa bacteriana. E os motivos são os mesmos encontrados em próteses dentárias mal-adaptdas: dificuldade de higienização. A readaptação de restaurações e aparelhos orotodônticos, associados a novas instruções de higiene oral, são tratamentos com razoável índice de sucesso. Situações mais complexas podem exigir a troca da restauração dentária ou relocalização dos braquetes ortodônticos.

 

abcesso gengival e gengiva inflamada
Abcesso gengival causado por falhas no tratamento de canal é frequentemente confundido por pacientes como inflamação da gengiva.

 

 

Prevenindo inflamações gengivais de forma simples e eficiente.

 

O recorrente problema da gengiva inflamada tem como causa o acúmulo de placa bacteriana.  Isso significa que a condição inflamatória pode ser facilmente solucionada, mesmo em situações em que as manifestações clinicas são intensificadas por doenças ou outras condições sistêmicas. O que não dá é deixar que situações cada vez mais frequentes de inflamações gengivais continuem aparecendo, trazendo riscos para retrações gengivais, perdas dentárias ou riscos à saúde geral. Mas uma lista com pequenas atitudes pode ajudar na prevenção do problema.

 

estabeleça com seu dentisa os dispositivos e técnicas ideias de higienização dos dentes, personalizando-os;

 

existem consultas odontológicas que testam a eficiência da escovação dos dentes – faça uma com o seu dentista;

 

enxaguantes bucais não tratam o problema de gengivas inflamadas (sangramento, vermelhidão e inchaço);

 

o excesso de força das cerdas de escovas contra gengivas podem causar retrações gengivais extensas e irreversíveis;

 

se o seu dentista recomendar o uso de escovas interdentais, não as substituas pelo fio dental;

 

a última higienização dos dentes, no dia, deve ser impecável;

 

 

Saiba mais sobre saúde e estética gengival com estes posts:

Voltar para o blog