BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva inchada e inflamada em próteses dentárias fixas. O que fazer?

gengiva inflamada e inchada e prótese dentária post

Gengiva inchada e inflamada e com sangramento em dentes que suportam próteses dentárias fixas em porcelana pode ser sinal de problemas de adaptação e confecção no dispositivo protético. Post com dicas e tratamentos para um problema que requer urgência.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O diagnóstico para gengiva inchada e inflamada associada à prótese dentária em porcelana.

 

A gengivite, inflamação da gengiva que pode acometer dentes naturais ou que suportam próteses dentárias fixas, tem como causa o acúmulo da placa bacteriana, por período de tempo prolongado. Entre os principais sinais clínicos desta inflamação gengival estão a dor e a tumefação (inchaço) e sangramento da gengiva. A questão principal, entretanto, é saber o que está causando o acúmulo prolongado da placa bacteriana junto às coroas em próteses dentárias.

 

O diagnóstico tem como principal objetivo diferenciar a inflamação gengival causada por defeitos na confecção da prótese dentária da gengivite comum e da alergia ao metal presente em dispositivos protéticos. Doenças sistêmicas também podem estão relacionadas à gengiva “inchada e inflamada” em contato com coroas e próteses dentárias extensas. É por isso que diagnóstico da inflamação da gengiva junto a próteses dentárias é tão importante: caso contrário, danos como reabsorção óssea, retração gengival, infiltração por cárie dentária ou até mesmo a perda do dente podem ser consequências

 

A simplicidade do diagnóstico para gengivas inchadas e inflamadas junto à prótese dentárias é simples e eficiente, sendo que apenas a sondagem clinica e exames radiográficos comuns são suficientes para precisar a causa para a inflamação gengival.

 

gengiva inchada inflamada dor prótese dentária pontos
Inflamação gengival próximo a prótese dentária fixa: gengivas inchadas, mal cheiro, dor e acúmulo de placa em prótese dentária com 3 coroas unidas.

 

 

Os defeitos mais comuns em próteses dentárias associadas a gengivas inflamadas

 

Após o diagnóstico de problemas na confecção das próteses dentárias como causa para a inflamação da gengiva, é hora para as escolhas terapêuticas que, na verdade, são variações de uma mesma proposta de tratamento: remoção da prótese dentária defeituosa, restabelecimento da saúde da gengiva inflamada e confecção de nova prótese dentária fixa em porcelana.

 

✓ sobrecontorno

Em próteses dentárias bem confecionadas, as bordas da coroa protética terminam sem fretas ou sobrecontornos (excessos) rente às bordas dos dentes. Em outras palavras, o sobrecontorno é um degrau formado no encontro entre prótese dentária e dente. Fio-dental que desfia ou rompe-se durante a higienização, placa dentária acumulada acumulada, dor e mal cheiro – além de gengivas inchadas e inflamadas próximas a próteses dentárias – são achados frequentes para o problema do sobrecontorno.

 

✓ desadaptação

A borda da prótese dentária pode, por vezes, não estar em contato direto com a a borda do dente, criando frestas que acumulam e inpedem a remoção da placa bacteriana.

 

✓ desenho inapropriado da coroa protética em porcelana

Em algumas situações, o desenho (design) da prótese dentária favorece o acúmulo da placa bacteriana responsável por gengivas constantemente inchadas e inflamadas.

 

✓ infiltração por cárie dentária

A infiltração por cárie dentária, por vezes, forma extensas cavidades sob as bordas de coroas ou próteses dentárias extensas, acumulando placa bacteriana que não pode ser removida por nenhum meio de higienização. E o resultado é o problema de sempre: mal cheiro e tumefação no local, associada ou não à dor espontânea ou que aparece durante a mastigação.

 

 

Riscos à saúde: reabsorção óssea, retração da gengiva e perda de dentes.

 

O sangramento e inflamação da gengiva são sinais comuns à gengivite e periodontite. De maneira geral, a diferença entre elas é que na periodontite há perda (reabsorção) do osso que dá suporte às raízes, o que pode resultar em retrações da gengiva ou até mesmo na perda do dente – este último, a segunda causa para as perdas dentárias na população brasileira.

 

O problema da inflamaçao da gengiva que aparece junto a próteses dentárias fixas é que nela a velocidade e intensidade da reabsorção óssea é mais rápida e destrutiva comparada à doença em dentes naturais. Em outras palavras, o sangramento e presença de gengivas inchadas e inflamadas podem ser sinais de que o osso que suporta as raízes dentárias pode estar sendo reabsorvido em velocidades preocupantes. Ainda outras palavras: riscos elevados para perdas dentárias, e que requerem urgência na procura por tratamentos.

 

gengiva inflamada e dor prótese dentária multipla
Gengiva inflamada associada à prótese dentária em porcelana: defeitos que podem estar presentes em várias coroas protéticas.

 

 

Tratamento para gengiva inflamada e inchada associada a prótese dentária fixa em porcelana.

 

O tratamento para os problemas de inflamação em gengivas próximas a próteses dentárias fixas é protocolar para a maioria das situações. A ideia é simples: diagnóstico preciso, remoção da prótese dentária e a adequações do dente em contato com a prótese e o dente de suporte, instalação de provisório, espera pelo remodelamento da gengiva e confecção de novo provisório.

 

✓ exame clínico e radiográfico

O diagnóstico para problemas na confecção e desenho de coroas e próteses dentárias junto a gengivas inflamadas é simples e pode ser feita em consulta única. E, para tanto, basta o exame clínico por sondagem auxiliado por imagem radiográfica simples, realizada pelo próprio dentista no consultório.

 

✓ remoção da prótese dentária e adequação local

A remoção e substituição da prótese dentária em porcelana associada à inflamação e sangramento da gengiva é parte imprescindível para o tratamento. Isso porque qualquer tentativa de adaptação na prótese defeituosa resulta em superfícies porosas, ideais para o acúmulo de bactérias. Além disso, pode ser precisa a readequação dos dentes pilares e vizinhos à prótese problemática, para que a nova coroa protética seja confeccionada com desenho e adaptação compatíveis com saúde gengival.

 

✓ uso de provisórios por até 30 dias

Por vezes, a gengiva, além de apresentar sangramento e dores intensas, está tão inflamada que a moldagem para a confecção de nova prótese dentária não pode ser realizada. E, para deixá-la apta para a nova coroa protética, é preciso o uso condicionante da uma coroa provisória (em resina acrílica), em formato apropriado para o restabelecimento da arquitetura e saúde da gengiva inflamada – e o tempo para a remodelação da gengiva inflamada e inchada pode levar até 30 dias.

 

✓ confecção de nova prótese dentária

A confecção de nova prótese dentária fixa em porcelana associada à inflamação gengival soluciona os problemas de má adaptação e desenho inapropriado comuns às próteses defeituosas. Em situações mais restritas, alterações anatômicas em dentes adjacentes à inflamação pode ser necessária para evitar coroas protéticas muito alongadas – próprias para a retenção de placa bacteriana e aparecimento de gengivites e periodontites.

 

 

A cirurgia gengival corretiva para recuperar osso e gengiva com sequelas por inflamação.

 

Gengivites e periodontites associadas a próteses dentárias defeituosas podem trazer diversos danos irreversíveis, como as reabsorções ósseas intensas e retrações gengivais. E, para recuperar a arquitetural óssea e gengival, a cirurgia plástica gengival pode ser essencial para restabelecer as condições de normalidade associadas à gengivas saudáveis.

 

A cirurgia plástica gengival é bastante versátil e prática, e pode ser realizada através de enxertos de tecido gengival coletados do próprio paciente, a até mesmo com a utilização de osso bovino liofilazado. Tudo depende da possibilidade da nova prótese dentária conseguir estabelecer, por si só, a compatibilidade para a saúde no local da inflamação gengival.

 

 

Alergia inflamatória em mulheres ao metal de próteses dentárias: por que continuamos a usar dispositivos tão obsoletos?

 

A alergia inflamatória ao metal presente em prótese dentárias fixas em porcelana atinge 1 a cada 5 mulheres. Os sinais clínicos podem ser os mesmo para a gengivite ou periodontite, como gengivas inchadas, inflamadas, com sangramento constante, a presença de grandes regiões de exposição de raízes dentárias (recessão ou retração gengival). E como se não bastasse o dignóstico difícil, maioria dos dispositivos protéticos já instalados ou em confecção continuam sendo fabricados com subetrutura em metal.

 

A tecnologia que substitui o metal de próteses dentárias, entretanto, pode ser considerada antiga – introduzida, no Brasil, nos anos 90. Hoje em dia, já são diversas técnicas e materiais para a confecção de dispositivos protéticos livres de metal. Um exemplo mais avançado é a prótese construída em porcelana pura, que eliminou até mesmo a alumina ou zircônia utilizada para reforço interno. Difícil mesmo é entender por que a maioria dos tratamentos com próteses dentárias ainda são construídos com metal associado a porcelanas (técnica metalocerâmica). Não faz nenhum sentido.

 

 

Novas tecnologias e tendências que melhoram a biocompatibilidade entre próteses dentárias em porcelana e gengivas.

 

A preocupação intensa com a saúde da gengiva em contato com dispositivos protéticos, sejam coroas ou prótese dentárias fixas sobre dentes ou implantes dentários, é recente. Os tratamentos que recuperam os danos estéticos e estruturais provocados causados por retrações gengivais, por exemplo, já fazem parte do dia-a-dia clínico dos consultórios odontológicos. Se antes a preocupação recaía na recuperação ou reposição dentária, hoje ela também exige a reconstrução precisa da arquitetura gengival. O que, na verdade, faz todo o sentido.

 

A tecnologia pode ajudar no problema para gengivas inchadas, inflamadas e com sangramento associadas a próteses dentarias em porcelana. A construção computadorizada por escaneamento digital e fresagem computadorizada trouxe melhor adaptação e facilidade para a construção do desenho ideal para os dispositivos protéticos. Além disso, a técnica com restauração dentária em porcelana, confeccionada com a mesma tecnologia, facilita a construção de condições locais mais saudáveis de dentes juntos a próteses dentárias fixas em porcelana.

 

Por último, a cirurgia plástica gengival para reconstruçao de uma arquitetura gengival mais compatível com a saúde, diminundo o problema para a acumulação fácil de restos alimentares e placa bacteriana, contribui para um tratamento mais efetivo para eliminar os riscos para o problema de gengiva inflamada e inchada próxima à prótese dentária fixa em porcelana. Tecnologia, tratamentos e diagnósticos precisos existem, sim, para resolver um problema tão comum aos dispositivos protéticos em odontologia.

 

 

Aproveite para saber mais sobre próteses dentárias e problemas gengivais com estes posts:

Voltar para o blog