BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva retraída: o que é, como tratar e como recuperar.


Um post com informações essenciais sobre gengivas retraídas. Saiba como diagnosticar, como tratar e como prevenir e como recuperar gengivas retraídas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontista) e próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

Gengiva retraída, o que é.

 

Nenhum outro problema odontológico tem aumentado tanto em preocupação entre os pacientes quanto a retração gengival. E tamanha preocupação tem lá seus motivos. Afinal, os danos estéticos e funcionais causados pelo aparecimento das gengivas retraídas podem ser devastadores ao sorriso.

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que as gengivas retraídas não são uma doença, e sim sequelas da destruição do periodonto – uma estrutura de suporte das raízes dos dentes que compreende, além das próprias gengivas, o osso e também delicados ligamentos.

 

À medida que o periodonto é destruído, as gengivas vão migrando e expondo as raízes dos dentes. É um processo de adaptação anatômica frente à perda de sustentação das gengivas que, não tratado à tempo, pode levar à perda do dente acometido pela retração das gengivas.

 

Assim, a gengiva retraída é a exposição da raiz dentária após a destruição do osso e dos ligamentos periodontais que unem os dentes às arcadas dentárias.

 

 

Diagnóstico: causas para gengivas retraídas são múltiplas.

 

As causas para o aparecimento das gengivas retraídas são múltiplas e, quase sempre, um conjunto delas são responsáveis pela exposição das raízes dos dentes.

 

A quase totalidade das retrações gengivais são causadas ou pela periodontite, uma infecção associada à higiene oral deficiente, ou pelo uso inadequado das escovas dentárias (escovação traumática). Ainda assim, existem outras causas para as gengivas retraídas:

 

periodontite

escovação traumática

tratamento ortodôntico inadequado;

alergias inflamatórias;

vírus e fungos;

outras causas.

 

 

Os problemas orais como consequência da retração das gengivas.

 

Após o seu aparecimento, as gengivas retraídas podem trazer algumas complicações aos dentes e gengivas. A mais comum é a dor ao ingerir alimentos frios ou ácidos (sensibilidade dolorosa). Mas existem outros problemas orais que aparecem como resultados da retração gengival, como:

 

sensibilidade dentária aumentada;

danos estéticos ao sorriso;

formação de cavidades nas raízes dos dentes;

dificuldade para remoção da placa bacteriana;

fragilização das raízes dentárias;

risco elevado para cáries dentárias.

 

 

Tratamento da retração gengival.

 

O tratamento da retração gengival pode ser divido em duas etapas. A primeira, e mais importante, é a que identifica as causas e as eliminas. Ao final, são estabelecidas medidas preventivas para evitar a sua reincidência e o continuidade na retração das gengivas.

 

Quando a causa para as gengivas retraídas é a periodontite, o tratamento consiste na remoção, através de raspagens, da placa bacteriana e tártaro localizados internamente entre as raízes dos dentes e as gengivas. Dependendo da severidade da doença, como na periodontite severa, podem ser necessárias várias consultas.

 

Já quando as gengivas estão retraídas pelo uso inadequado da escova de dentes, ou até mesmo do fio dental, o tratamento consiste na adoção de novas técnicas e instrumentos de higienização dos dentes que não traumatizem as gengivas. Ao final, procedimentos como a cirurgia de recobrimento de raiz dentária exposta ou restauração dentária podem ser utilizadas.

 

 

Recuperando gengivas retraídas.

 

Pode parecer simples, mas recuperar gengivas retraídas é um dos maiores desafios atuais da odontologia. E o motivo para isto é a impossibilidade, até o momento, para reconstruir o periodonto (osso e ligamentos periodontais) que prendem as raízes dos dentes às arcadas dentárias.

 

Diante desta impossibilidade para regenerar o periodonto destruído, a recuperação das gengivas retraídas é restrita às cirurgias que recobrem as raízes dentárias expostas apenas com gengivas circundantes.

 

As cirurgias plásticas gengivais para recuperar gengivas retraídas são restritas, basicamente, a duas técnicas. 

 

A mais simples das técnicas é a que recorta e reposiciona as gengivas no seu local original. Para isto, incisões, descolamentos e suturas posicionais dos tecidos gengivais são suficientes para recobrir as raízes dentárias expostas.

 

A segunda técnica de plástica gengival, mais complexa, utiliza enxertos de gengivas. Realizada com gengivas naturais ou biossintéticas, é uma técnica complementar que garante resultados mais efetivos aos casos de retração gengival severa ou quando estão presentes fatores cirúrgicos negativos, como quando as gengivas são finas e delicadas.

 

 

Risco para perdas dentárias existe.

 

O medo de que a retração gengival evolua até a perda dos dentes é real. E quando a causa é a periodontite, os riscos são ainda mais elevados. Não à toa, a doença periodontal é, ainda hoje, a principal causa para o edentulismo.

 

O diagnóstico precoce e tratamento das gengivas retraídas é fundamental para conter o avanço e os danos causados pela retração das gengivas. Sem eles, os riscos para danos severos e perdas dentárias são consideráveis.

 

 

Prevenção da retração gengival.

 

Se, em muitos casos, é impossível recuperar a retração gengival, prevenir o seu  aparecimento é plenamente possível – e relativamente fácil.

 

Entre as medidas de prevenção, a mais eficaz são as consultas regulares ao dentista. Nelas, além da profilaxia dentária (limpeza), são realizadas medições das retrações gengivais já presentes e também avaliadas a presença de fatores causais.

Para os casos mais avançados de gengivas retraídas, como na periodontite severa ou na retração gengival extensa por uso traumático da escova dentárias, recomenda-se a realização das consultas periódicas com o periodontista, que é o dentista especializado em gengivas.

 

Voltar para o blog