BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placas para tratamento da ATM: tipos, indicações e como utilizá-las.

placa para tratamento da atm

O uso de placa miorrelaxante para tratamento da ATM é parte importante da terapia para reduzir a dor e outras sintomas do distúrbio. Conheça os tipos, indicações e cuidados básicos para quem já iniciou ou vai iniciar iniciar os procedimentos para confecção da sua placa.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Distúrbio e dor na ATM, um problema comum e que precisa de intervenção rápida.

 

Dores na cabeça ou próximas ao ouvido e dificuldades para abrir ou fechar a boca. Para a maioria destes indivíduos, o problema pode ser apenas do bruxismo, um distúrbio neuromuscular bastante associado ao estresse do dia-a-dia. Mas é preciso estar atento porque nem sempre estes desconfortos tem como causa o ranger e apertar excessivo dos dentes. Em muitas situações, é a disfunção da ATM, a articulação temporomandibular, a verdadeira causa para o aparecimento frequente destes sintomas.

 

Os sintomas mais comuns na disfunção da ATM são, além das dores orofaciais e limitações à movimentação da mandíbula, estalidos e barulhos próximos ao ouvido ao abrir e fechar a boca. O uso de placa para tratamento da ATM pode ser parte do tratamento da disfunção mas requer cuidados adicionais. E o motivo são as doenças como artroses e tumores, que podem, em muitos momentos de evolução destas condições, apresentar sintomas selemelhantes à disfunção na articulação temporomandibular.

 

atm dor
A atm, articulação temporomandibular: localização e origem das dores que podem expandir-se para a cabeça e pescoço.

 

 

A placa para ATM na terapia olcusal: minizando sintomas e diminuindo a velocidade de progressão da disfunção.

 

A placa miorrelaxante para ATM é parte essencial no tratamento da disfunção nas articulações temporomandibulares. Além da remissão das dores localizadas na cabeca, pescoço e áreas próximas às estruturas articulares responsáveis pela abertura e fechamento da boca, também é indicada para prevenir a evolução da disfunção para situações limitantes.

 

A placa para ATM funciona assim: ao bloquear o contato entre os dentes, as estruturas da articulação temporomandibilar – como discos e ligamentos – posicionam-se de forma mais saudável e livres de contatos compressivos. O principal objetivo é a remissão de processos inflamatórios e traumas frequentes, uma ação que pode atuar de forma preventiva e terapêutica.

 

placa para atm rígida acrílico
Placa para tratamento do atm, com desgin semelhante ao aparelho para bruxismo.

 

 

Placas miorrelaxantes, os tipos e indicações.

 

Dois tipos básicos de placa miorrelaxante para tratamento da ATM podem ser utilizados na terapia oclusal da disfunção: a rígida, confeccionada com acrílico transparente, e a macia, em poliester. Veja como atuam de forma diferente estes dois tipos de aparelho oclusais muitas vezes também utilizados no tratamento do bruxismo.

 

Placa macia

A versão macia e flexível da placa para tratamento da ATM é indicada para remissão de dores articulares e musculares associados à articulação temporomandibular. O uso prolongado do dispositivo, na terapia a longo prazo para prevenção e proteção, não é recomendado.

 

placa rígida

A placa rígida acrílica é semelhante à utilizada ao aparelho para bruxismo. É indicada para uso diário e intermitente, e que pode acompanhar toda a vida do paciente. Existem variações no design destes dispositivos oclusais, que podem ser definidos de acordo com a posição desejada, pelo dentista, na posição de descanso das estruturas articulares durante a terapia oclusal com placas.

 

placa para atm macia e flexível
Placa macia é útil na remissão de quadros agudos de dor associados à disfunção na ATM.

 

 

Confusão entre bruxismo e ATM é causa para insucessos e agravamentos.

 

Bruxismo e distúrbio da ATM são condições diferentes que podem, em determinado momento, compartilhar alguns sintomas – os mais comuns são as dores orofaciais (cabeça e pescoço). A confusão entre os dois problemas inicia com a ocorrência simultânea de ambas as condições em um mesmo indivíduo – situação bastante comum. Além disso, a ideia equivocada de que o distúrbio da ATM seja uma evolução natural do bruxismo também contribui para terapias inúteis e que podem até mesmo agravar os sintomas.

 

 

O diagnóstico é indispensável para descartar tumores e degenerações.

 

O diagnóstico para as causas dos sintomas associados à ATM exige cuidado redobrado. Isso porque, ao contrário do bruxismo, diversas doenças apresentam sintomas semelhantes à disfunção temporomandibular. Entre elas, os tumores localizados em articulações e estruturas ósseas que compreendem as articulações temporomandibulares e as degenerações progressivas (artroses) nestas mesmas regiões exigem abordagens rápidas e diferenciadas – doenças cuja placa para tratamento da ATM, além da função paliativa, pode retardar o início do tratamento.

 

Diante da complexidade e severidade das doenças que podem atingir a articulação temporomandibular, fica evidente que o tratamento com placa miorrelaxante para ATM requer cuidados redobrados no diagnóstico. Dores na cabeça e ouvido associados a barulhos, estalos e travamento frequentes da mandíbula ao abrir ou fechar a boca exigem diagnóstico rápido e preciso para não confundir a disfunção na ATM com doenças mais severas.

 

atm tratamento diagnóstico por imagem
Diagnóstico por imagem é importante para o diagnóstico diferencial para tumores e processos degenerativos (artroses).

 

 

Barulho, estalo e estalidos junto à ATM: a placa miorrelaxante pode eliminá-los?

 

Barulhos e estalidos que aparecem ao abrir ou fechar a boca atingem uma parcela considerável da população e podem até mesmo estar associados a quadros de ansiedade e baixa autoestima. Estes sinais aparecem porque, na maioria dos vezes, estalos e barulhos junto às articulações da ATM são o resultado de alongamentos e rupturas dos ligamentos que prendem o disco articular à cabeça do côndilo.

 

A placa miorrelaxante para bruxismo não tem a função – e nem pode – regenerar ligamentos rompidos, cápsulas articulares perfuradas ou alterações degenerativas nas superfícies ósseas das articulações temporomandibulares. Em algumas situações, pode haver remissão na intensidade e frequência com que os barulhos ocorrem, e em casos mais raros até mesmo a eliminação completa enquanto mantido o uso da placa para tratamento da ATM.

 

 

Cirurgia e exames por imagem no tratamento da ATM.

 

Ao contrário do bruxismo, exames por imagem são recomendados na presença de sinomas característicos da disfunção da ATM. Apesar do custo elevado, é essencial para descartar tumores e degenerações que podem ser as causas para o problema.

 

As cirurgias para tratamento da ATM são complexas e só devem ser efetuadas em casos de limitações severas para abertura e fechamento da boca – procedimentos cirúrgicos para correção de estalidos, estalos e barulhos articulares não usuais na terapia da disfunção temporomandibular. Já os tumores e degenerações exigem, com mais frequência, intervenções cirúrgicas – muito além do uso da placa para tratamento da ATM.

 

O mais importante é saber que a placa para tratamento da ATM não é o fator mais importante no tratamento da disfunção, que requer diagnóstico preciso e mudanças em diversos hábitos posturais e parafuncionais para minimizar os sintomas e diminuir a progração do problema.

 

Saiba mais sobre placa para tratamento da ATM:

Voltar para o blog