BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Aparelho para bruxismo: tipos, indicações e problemas no uso.

aparelho para bruxismo post blog

O uso de aparelho para bruxismo na técnica com placa miorrelaxante tem segredos para selecionar o tipo correto conforme as indicações terapêuticas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um distúrbio neuromuscular que não tem cura.

 

A forma mais simples para entender o bruxismo é encará-lo como uma atividade involuntária e indesejada de apertar e ranger os dentes. Na maioria das vezes, esse hiperatividade dos músculos da mastigação apenas desgasta os dentes, sem danos estéticos severos. Mas nem todos tem essa sorte. Para alguns, as crises de bruxismo são acompanhadas de dores, limitação à abertura da boca, desgastes dentários intensos e fraturas. Mas o problema maior é que o distúrbio, que é neuromuscular, não tem cura.

 

O que dá para fazer com relação ao bruxismo é aliviar os sintomas durante as crises e impedir que danos aos dentes e lesões aos músculos sejam constantes e cada vez mais graves. E um dos procedimentos essenciais é a utilização do aparelho para bruxismo, um dispositivo preso aos dentes com a função de protegê-los e aliviar os sintomas. Mas antes de começar a usá-los é preciso entender os tipos de aparelhos (placas), já que indicações incorretas – cada vez mais comuns – podem, ao invés de melhorar as dores e desgastes dentários, agravá-los.

 

bruxismo desgaste dentario
Prevenção dos desgastes dentários causados pelo bruxismo depende do uso de aparelho específico para o distúrbio.

 

 

Uso noturno de aparelho para bruxismo é parte essencial do tratamento.

 

A parte mais importante no tratamento dos sinais e sintomas do bruxismo é o uso do aparelho miorrelaxante, um dispositivo que pode ser rígido (mais tradicional) ou macio (para casos mais específicos). Popularmente conhecido como placa para bruxismo, o aparelho, além de proteger os dentes de desgastes e fraturas, tem uma função bastante específica: a desprogramação neuromuscular.

 

A ideia para uso do aparelho para bruxismo é impossibilitar a movimentação excessiva dos músculos mastigatórios durante a noite (bruxismo noturno). Ao impedir que os dentes encaixem-se uns aos outros durante o sono – este é o gatilho para o distúrbio -, o organismo do bruxômano vai, aos poucos, desistindo do movimento. Por tabela, perde-se o hábito de bruxar – ao menos enquanto a placa é usada regularmente.

 

 

Tipos de aparelhos confundem pela praticidade aparente.

 

Selecionar o tipo ideal de aparelho para bruxismo é ainda mais importante do que utilizá-lo com frequência. Diferenças nos materiais e nas superfícies de contato de dental podem agravar ainda mais os sintomas. Para muitos indivíduos, a escolha recai sobre o mais prático e confortável. Para outros, é o preço do aparelho para bruxismo o que fala mais alto. Veja um exemplo da diferença entre placas para bruxismo conforme o tipo de material utilizado:

 

Aparelho macio (poliéster)

Idealizada para ser utilizada no tratamento para clareamento dental caseiro, o aparelho para bruxismo totalmente maleável é mais confortável do que os demais tipos de placas. O dispositivo, que pode ser confeccionado na mesma consulta, tem preço mais em conta comparado ao aparelho rígido em acrílico. O aparelho não permite o deslizamento entre dentes, condição essencial para o tratamento do bruxismo em períodos entre crises.

 

Aparelho semi-rígido (plástico)

A placa para bruxismo plástica, popularizada há quase duas décadas, é confeccionada da mesma forma que a versão macia. A única diferença mesmo é o tipo de material, um plático relativamente maleável e que não perfura com tanta facilidade quanto as siliconas dos aparelhos macios.

 

Aparelho rígido (acrílico)

O aparelho para bruxismo mais indicado e eficaz é a placa acrílica. Consideravelmente mais espessa, a placa rígida possui superfícies lisas que impedem o embricamente dos dentes, forçando a musculatura mastigatória a “desistir” do hábito parafuncional. É menos confortável que os demais aparelhos e tem preço mais elevado, motivo pelo leva muitos bruxômanos a desistirem do tratamento, optando, equivocadamente, por placas mais em conta.

 

aparelho macio para bruxismo
Apesar de confortáveis e com preço baixo, o aparelho para bruxismo maleável é indicado apenas para o bruxismo cêntrico.

 

 

Indicação incorreta de placa miorrelaxante pode agravar ainda mais o distúrbio.

 

A principal função do aparelho para bruxismo é a desprogramação neuromuscular dos músculos mastigatórios. Em muitos indivíduos, essa atividade muscular sem função aparente é vista apenas na forma de apertamento entre os dentes – é o chamado bruxismo cêntrico. Nestes indivíduos, os desgastes dentários estão ausentes, dificultante o diagnóstico correto do distúrbio. Atingindo menos de 5% dos casos do distúrbio, o dispositivo mais indicado é a placa macia, suficiente para minimizar ou eliminar dores e hipertrofia dos músculos mastigatórios.

 

A maioria dos casos de bruxismo se dá pelo apertamento associado à movimentação excessiva entre os desastes. Responsável pelos desgastes e fraturas dentárias, requer aparelho rígido e com superfícies lisas para impedir o embricamento entre os dentes. Neste tipo de distúrbio, o uso de placa para bruxismo macia aumenta a atividade e hipertrofia dos músculos mastigatórios. O resultado é o aparecimento de surtos cada vez mais frequentes, com ação diurna perceptível e aumento dos sintomas nos períodos mais intensos do problema.

 

 

Bruxismo diurno também requer uso de placas miorrelaxantes.

 

O bruxismo é um distúrbio que, na maioria das vezes, acontece durante o sono – mas os casos de atividade muscular durante os dias também são frequentes. Períodos de atividade mais intensa ou pacientes com quadro clínico mais agravado também experimentam o problema durante o dia. Nestes indivíduos, o uso do aparelho para bruxismo durante o dia se faz necessário para proteger dentes e aliviar dores que podem se estender para o pescoço e cabeça.

 

aparelho para bruxismo com retenção interna
Placa para bruxismo rígida, em acrílico, com retenção a grampos internos, evita o apertamento dos dentes durante o uso.

 

 

Medicamentos pode ser necessário durante o período de atividade muscular intensa.

 

O tratamento medicamentoso pode ser essencial para eliminar os sintomas durante os períodos de surto do bruxismo. Analgésicos e relaxantes musculares são suficientes para trazer conforto até que a dores cessem. Antiinflamatórios e antibióticos não fazem parte da terapia medicamentosa, estando restritos ao tratamento do distúrbio da articulação temporo-mandibular, um problema com sinais e sintomas parecidos com o bruxismo mas que requer terapia específica para não agravar o problema.

 

 

Durante os surtos também é preciso adotar outros procedimentos que aliviam os sintomas.

 

O uso de aparelho para bruxismo é essencial mas exige a adoção de procedimentos e precauções paralelos ao tratamento durante os períodos de ação muscular mais intensa. Entre essas medidas estão a adoção de dieta macia – evite alimentos duros e resistentes como pipoca, carnes fibrosas, sementes e barras de cereais – e aplicação direta de compressas quentes sobre músculos e áreas doloridas. Nos períodos sem surtos, apenas o uso da placa para bruxismo já é sificiente para proteger dentes e prolongar o tempo entre surtos.

 

A confusão entre bruxismo e distúrbio na ATM no centro para tratamentos ineficientes.

 

A confusão entre bruxismo e DTM (distúrbio temporo-mandibular) é antiga e comum mesmo entre dentista. Enquanto o primeira caracteriza-se pela hiperatividade dos músculos mastigatórios cujos danos se dão sobre dentes na forma de desgastes e fraturas, e sobre músculos através de lesões como contraturas e dores, na DTM a doença atinge estruturas anatômicas da articulação correspondente – nestas, o uso de aparelhos para bruxismo pode se mostrar até mesmo desnecessário.

 

A DTM não tem como causa o distúrbio neuromuscular característico do bruxismo. Diversas pesquisas já tentaram classificar certos tipos de DTM como uma evolução natural do bruxismo. Todas sem sucesso. Traumas, processos degenerativos e tumores, por exemplo, podem ser o verdeiro motivo para um problema cujos sintomas, dor e limitação para abertura da mandíbula, confundem-se com o bruxismo. Por isso é tão importante a consulta com o dentista assim que os sintomas do bruxismo passam a ser cada vez mais frequentes.

 

 

Tratamento caseiro para bruxismo podem complicar ainda mais o distúrbio.

 

São inúmeras as reportagens sobre tratamentos caseiros para o bruxismo. Mais confundindo do que esclarecendo, prometem minimizar – e até mesmo curar – um distúrbio muscular complexo e que exige tratamentos específicos. E isso sem falar na confusão com a DTM, para embaralhar ainda mais as informações.

 

O tratamento caseiro para bruxismo, segundo essas reportagens, são listagens com diversas atitudes para minimizar a atividade muscular parafuncional característica do distúrbio. De certa forma, as dicas até são corretas. O problema é que o distúrbio pode voltar mais forte no próximo surto, com riscos elevados para fraturas e desgastes dentários que podem ser severos. O ideal mesmo é procurar o dentista para estabelecer uma terapia efetiva, diferença o distúrbio das DTM – estas com riscos sérios e irreversível às articulações.

 

 

aparelho para tratamento caseiro do bruxismo
Aparelho para tratamento caseiro do bruxismo pode trazer danos irreversíveis a dentes e articulações.

 

 

Macia ou dura: qual é o melhor tipo de aparelho para bruxismo?

 

Como vimos, as indicações de uso são diferentes para os aparelhos para bruxismo, conforme o tipo de material utilizado. Enquanto a versão maleável em silicone é indicada para tratamento do bruxismo cêntrico e alívio dos sintomas nos distúrbios da DTM, a placa rígida em acrílico é indicada para o tratamento crônico do distúrbio (uso diário) ou momentos de atividade muscular mais intensa.

 

 

Pacientes sensíveis ao preço de aparelho para bruxismo.

 

Pacientes sensíveis ao preço de aparelhos para bruxismo tendem a partir para dispositivos mais em conta. É o caso da placa para bruxismo em silicone, uma versão barata e rápida mas com indicações restritas para o tratamento do distúrbio. E se a ideia para uso de placas macias é apenas minimizar as dores, é melhor desistir: no bruxismo com desgastes dentários, este tipo de dispositivo tendem a agravar ainda mais as dores e dificuldade para abrir a boca ao acordar. Fique atento para não piorar ainda mais a situação.

 

 

Atitudes preventivas podem ser adotadas a qualquer tempo.

 

Conhecer um pouco mais sobre placas e aparelhos para bruxismo é apenas parte do tratamento. É preciso ter consciência de que o distúrbio neuromuscular não tem cura. Minimizar os sintomas e espassar os períodos de surtos (atividades parafuncionais mais intensas) é o objetivo da terapia que pode harmonizar o problema com uma vida mais confortável e sem limitações. E, para otimizar ainda mais os resultados terapêuticos, uma série de atitudes podem ajudar para uma vida ainda mais sem dores e desgastes dentários.

 

adorar um estilo de vida mais saudável e sem atividades estressantes (isto é possível?);

 

eliminar hábitos parafuncionais como masclar chicletes e morder unhas e objetos duros;

 

readequar a posição postural em atividades de trabalho;

 

cuidados na seleção de colchão e travesseiros ergonômicos;

 

pratica de esportes com gasto calórico intenso – exceto musculação para hipertrofia muscular;

 

dieta saudável e rica em alimentos calmantes (maracujá, melissa, erva-doce);

 

não pratique supostos exercícios nos músculos mandibulares para tratamento caseiro do bruxismo.

 

Leia mais sobre placas para bruxismo e tratamentos para o distúrbio:

Voltar para o blog