BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa miorrelaxante para tratamento da dor por bruxismo alivia sintomas.

placa miorrelaxante para bruxismo e dor

O tratamento da dor muscular na cabeça e pescoço causados pelo bruxismo depende do uso da placa miorrelaxante, um aparelho específico para minimizar os sintomas dolorosos e prevenir outros problemas associados.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um distúrbio neuromuscular que vai muito além dos desgastes nos dentes.

 

O número de pacientes nos consultórios odontológicos à procura por tratamentos para o bruxismo só aumenta. O distúrbio, essencialmente um reflexo neuromuscular inconsciente que aumenta a atividade muscular de apertamento e ranger dos dentes, está intimamente associado ao estresse psicológico. Basta um período de maior ansiedade para que o problema logo se intensifique e traga consigo desafios à saúde muito além dos desgastes dentários tão característicos da condição.

 

Dores na cabeça e pescoço, embora menos frequentes, são sintomas capazes de tirar o sono de muita gente. Dependendo da intensidade da atividade muscular durante durante o apertamento, torcicolos  e dificuldade para abrir a boca ao acordar também costumam aparecer. Para casos assim, o tratamento do bruxismo com placa miorrelaxante é essencial para aliviar a dor e preservar dentes e estruturas articulares do impacto agressivo entre dentes. Mas é preciso atenção no uso de aparelhos para bruxismo porque existem tipos específicos para que tudo dê certo durante a terapia.

 

bruxismo canino desgaste dental
Pequenos desgastes dentários em caninos podem ser apenas o inicio para um distúrbio com surtos dolorosos.

 

 

Placa miorrelaxante para tratamento da dor associada ao bruxismo.

 

A terapia do bruxismo pelo bloqueio do contato entre dentes através do uso de placas é antiga. O tratamento, que tem como objetivo principal diminuir a frequência e intensidade da atividade muscular de apertamento e ranger dos dentes, também serve para proteger os dentes de desgastes e fraturas que aparecem junto com o problema. Essencial para a maioria dos casos.

 

O tipo de placa miorrelaxante (placa para bruxismo) mais utilizado é a rígida confeccionada com acrílico transparente, e presa aos dentes superiores. Utilizá-la à noite, durante o sono, já pode ser suficiente para diminuir a força e frequência com que o apertamento e ranger dos dentes aparecem. Já nos períodos de dor e maior intensidade do distúrbio, ou para casos mais severos de bruxismo, pode ser necessário utilizar o aparelho pelo maior tempo possível – até a remissão das dores e desconfortos locais.

 

placa miorrelaxante bruxismo infografico #1
Infográfico: placa miorrelaxante para bruxismo macia versus rígida.

 

 

Placas macias utilizadas por tempo prolongado podem agravar ainda mais as dores.

 

A seleção do tipo ideal de placa miorrelaxante para tratamento da dor associada ao bruxismo requer atenção. Isso porque, dependendo do design e material empregado, os sintomas dolorosos podem até mesmo piorar. É o caso do aparelho para bruxismo confeccionado com silicone (poliéter poliacrílico), uma versão transparente e macia da placa rígida tradicional que, apesar de mais confortável, traz problemas associados ao seu uso.

 

A indicação da placas macia para tratamento do bruxismo é restrita ao alívio da dor cuja causa é a disfunção temporomandibular (DTM). Já quando a origem da dor muscular na cabeça ou pescoço é a hiperatividade muscular pelo bruxismo, o uso de placas macias é restrito apenas aos dias com dores mais intensas. E não mais do que isso. Caso contrário, o aumento da atividade muscular, aumento na frequência de períodos de maior atividade e progressão mais rápida dos desgastes dentários podem ser o resultado do uso inapropriado do dispositivo resiliente.

 

Mas existem casos em que a placa macia para bruxismo tem, sim, indicação adequado. É o tratamento de um tipo específico e raro de bruxismo, o cêntrico. Neste tipo de distúrbio, os movimentos musculares de ranger dos dentes estão ausentes, motivo pelo qual também não se vêem desgastes dentários. Mas fique atento porque menos de 5% dos casos se dâo neste tipo raro de distúrbio – e isso sem contar na dificuldade para um diagnóstico preciso do problema. Na dúvida, opte pela placa miorrelaxante rígida.

 

 

Cuidado: os sintomas do bruxismo podem ser parecidos com os da disfunção temporomandibular (DTM).

 

A confusão entre bruxismo e disfunção temporomandibular (ATM) é antiga. Enquanto o primeiro é caracterizado por um distúrbio neuromotor que resulta na hiperatividade dos músculos da mastigação – principalmente durante a noite -, na DTM o que se vê são problemas nas estruturas responsáveis pela articulação entre a mandíbula e a cabeça. E ainda que os sintomas – dores e limitações à abertura da boca – sejam, na maioria das vezes, comuns aos dois problemas, é preciso estar atento às diferenças porque a DTM pode ter como causa processos degererativos e até mesmo tumores que trazem riscos à vida.

 

Estalidos, dores no ouvido e deslocamentos dos côndilos mandibulares ao abrir a boca estão entre os sinais e sintomas mais comuns da disfunção temporomandibular. Dores de cabeça também são relatos frequentes. Já as causas, que podem vão de rupturas em ligamentos e artroses degenerativas a até mesmo tumores, são diversas e exigem atenção mais do que redobrada.

 

O uso de placa miorrelaxante para bruxismo se faz necessário como terapia para prevenir o agravamento de danos às estruturas articulares – principalmente nos casos com estalidos e barulhos que tem nas rupturas ligamentares e lesões nos discos articulares as principais causas.

 

Outro ponto importante que merece atenção é a associação do bruxismo como causa para a disfunção temporomandibular – até este momento, os trabalhos científicos não são conclusivos a respeito do assunto. Em outras palavras, não é possível afirmar que a DTM é uma evolução natural do bruxismo não tratado – aliás, estas pesquisas mostram que estamos bem distantes para afirmar isso. O que não significa, entretanto, que a terapia para as dores e desgastes dentários do bruxismo deva ser abandonada.

 

atm sintomas
Sintomas mais comuns no distúrbio da ATM.

 

 

Síndrome da apinéia obstrutiva do sono (SAOS), um problema que pode estar associado ao uso de placas.

 

A seleção do tipo adequado de placa miorrelaxante requer cautela. Isso porque, dependendo do design do aparelho para bruxismo, a mandíbula pode ficar posicionada em posição retruída, posicionando, assim, a língua em posição posterior à convencional e impedindo a passagem correta do ar durante o sono. É a chamada Síndrome da Apinéia Obstrutiva do Sono, é um problema que pode ser agravado pelo uso inapropriado das placas e requer atenção redobrada para o problema não trazer ainda mais complicações ao distúrbio.

 

 

Uso de medicações nos períodos de dor mais intensa.

 

O tratamento medicamentosos para o bruxismo pode ser necessário para aliviar a dor nos períodos de atividade muscular mais intensos. Previamente administrado pelo dentista, o tratamentos prevê o uso de analgésicos simples e relaxantes musculares, além da adoção de dieta pastosa (sem desafios mastigatórios) e compressas quentes nos músculos da cabeça e pescoço – protocolo padrão para os surtos do distúrbio.

 

placa miorrelaxante para bruxismo problemas
Placa de adaptação pré-fabricada pode aumentar as dores associadas ao bruxismo.

 

 

Dicas para aliviar a dor e limitação à abertura da mandíbula nos períodos de surto do distúrbio.

 

O bruxismo é um distúrbio neuromuscular que não tem cura. O tratamento, que tem como objetivo básico prevenir desgastes dentários e diminuir a hiperatividade dos músculos da mastigação, depende, na maioria das vezes, da utilização de placa miorrelaxante.

 

Mas, dependendo do biotipo muscular e perfil psicológico, pode ser que apenas o uso de aparelho para bruxismo seja limitado para o tratamento de outros sintomas do problema, como dor e limitação à abertura da boca. Nesses casos, adotar alguns hábitos no dia-a-dia é essencial para uma vida mais confortável e compatível com o distúrbio:

 

dieta macia (pastosa) nos períodos de atividade muscular mais intensa;

 

abandono de hábitos parafuncionais como morder unhas e canetas;

 

adoção de posição postural ergonômica no trabalho (atenção especial para que trabalha na frente de computadores!);

 

cancelar treinos de musculação para hipertrofia muscular nos períodos com dor e limitação à abertura da mandíbula mais intensos;

 

aplicação de compressas quentes e úmidas sobre os músculos da face e pescoço nos períodos de dor + relaxantes musculares (previamente prescritos pelo dentista);

 

adoção de hábitos para redução da ansiedade e estresse;

 

evitar posições posturais não ergonômicas por períodos prolongados (sofás);

 

uso de colchões e travesseiros ergonômicos e adequados.

 

 

Saiba mais sobre aparelho e placa para bruxismo:

Voltar para o blog