FAQ

Tratamento com dentadura fixa

Informações Iniciais


1. O que é a dentadura fixa?

É uma prótese total confeccionada em acrílico ou porcelana, rigidamente fixada sobre implantes dentários ósseointegrados, que permite uma mastigação eficiente e sem movimentação do dispositivo protético.

2. Para quem está indicado este tipo de prótese total?

A dentadura fixa está indicada para pacientes que utilizam dentaduras convencionais (prótese total) ou próteses do tipo ponte móvel suportada por um número muito reduzido de dentes.

3. O tratamento com dentadura fixa é o mesmo que tratamento com prótese dentária tipo protocolo?

Sim. A prótese dentária tipo protocolo é uma das denominações para as dentaduras que são fixas às arcadas dentárias através de implantes dentários ósseointegrados.

4. Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo do tratamento com dentadura fixa depende de vários fatores, sendo a qualidade óssea e o tipo de implante utilizado os dois principais. Em alguns casos o tratamento completo pode ser realizado em apenas 30 dias. Entretanto, o tempo médio observado é de 4 a 5 meses para a maioria dos casos; casos isolados podem necessitar de até 7 meses de tratamento para a instalação definitiva da dentadura fixa.

5. Ficarei sem a prótese dentária que uso atualmente em algum momento do tratamento?

Embora raras, em algumas situações o paciente pode necessitar de alguns dias sem o uso de próteses dentárias até a normalização ou compatibilização da gengiva operada com dentaduras convencionais – em situações mais extremas o período pode estender até 7 dias pós cirurgia.

6. Sou fumante. Posso realizar o tratamento?

Sim. Fumantes são pacientes que podem necessitar de um protocolo específico de abstinência temporária do uso do tabaco (acima de 10 cigarros diários). Isso melhora os índices de sucesso para a cicatrização tecidual e ósseointegração dos implantes dentários, em números praticamente próximos a pacientes não fumantes.

7. Quais os exames necessários para iniciar o tratamento?

São 3 os exames necessários: (1) exame clínico inicial; (2) exame tomográfico; (3) exame de sangue (hematócrito completo).

8. Poderei comer tudo o que eu quiser com a prótese total fixa?

Sim. Ao contrário da dentadura convencional, que traz limitações e desconfortos durante a mastigação, a dentadura fixa permite uma mastigação semelhantes às dentições naturais, sem restrições quanto ao tamanho ou tipo de alimentos.

9. A dibetes mellitus é uma contraindicação?

A diabete descompensada (nível glicêmico acima de 125 mg/dl, em jejum) é um fator para o insucesso do tratamento com próteses dentárias fixas sobre implantes dentários.
Entretanto, pacientes diabéticos controlados não experimentam números significativamente diferentes para o sucesso no tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários.

O tratamento, passo a passo.


10. Qual é o passo-a-passo do tratamento com dentadura fixa?

(1) Exames e moldagens preparatórios; (2) confecção de prótese pós-cirúrgica; (3) cirurgia para instalação dos implantes dentários ósseo-integrados e prótese pós-cirúrgica; (4) confecção da dentadura fixa definitiva.

11. Por que é tão importante a confecção da prótese provisória para uso durante o período de ósseointegração dos implantes dentários?

O uso de próteses provisórias durante o período de ósseointegração no tratamento para dentadura fixa não é obrigatório. Entretanto, pacientes experimentam mais conforto e melhores resultados finais quando a prótese provisória faz parte do tratamento com dentadura fixa.

Vantagens e desvantagens


12. Quais são as vantagens da dentadura fixa sobre a dentadura móvel convencional?

São várias as vantagens da dentadura fixa sobre a dentadura convencional que implicam diretamente na saúde e qualidade de vida dos seus portadores.
As principais estão relacionadas a sua estabilidade 100% rígida e sem movimentos, melhorando a qualidade da mastigação e fonação, eliminando dores e desconfortos e trazendo segurança estética e mastigatória.

13. O tratamento com prótese total fixa sobre implantes dentários deixará minha boca "murcha e sem volume"?

Não. O objetivo do tratamento é restabelecer, artificialmente, a anatomia dentária e óssea perdidas. A diminuição de volume percebidas por alguns pacientes submetidas pelo tratamento tem como causa a eliminação da extensa borda em resina das dentaduras e pontes móveis.
Devido ao longo tempo de uso dessas próteses, o paciente pode ser acostumar com esta estética fora do padrão, o que pode causar o estranhamento no tratamento com dentaduras fixas.

14. É possível realizar o tratamento com dentadura fixa concomitante na arcada superior e inferior?

Sim. Aliás, é uma situação bastante comum e até mesmo recomendável para indivíduos que necessitam do tratamento com dentaduras fixas sobre implantes dentários nas duas arcadas.

Dentadura fixa em porcelana


15. O que é a dentadura fixa em porcelana?

É uma prótese dentária fixa com tamanho diminuto que repõem apenas o osso e dentes perdidos após a extração dos dentes. Neste tipo de prótese total, os resultados estéticos e de durabilidade são maiores comparados à técnica convencional acrílica.

16. Qual tipo de dentadura fixa é melhor: em porcelana ou acrílico?

A dentadura fixa confeccionada em porcelana traz resultados estéticos superiores à dentadura fixa acrílica; a durabilidade também é um fator de vantagem da dentadura em porcelana sobre a acrílica.

Estética e durabilidade


17. Qual a durabilidade da dentadura fixa?

Não existem pesquisas científicas que especificam a durabilidade exata para a dentadura fixa.
Entretanto, a durabilidade para a dentadura fixa confeccionada em porcelana é bastante superior à dentadura fixa confeccionada em resina acrílica, dado os desgastes que podem estar presentes nos dentes acrílicos utilizada nesta última.

18. É verdade que a dentadura fixa pode ser confeccionada com os dentes em porcelana?

Sim. Além disso, também é possível confeccionar toda a estrutura interna sem a presença de metais, na técnica conhecida com prótese dentária sobre implantes com zircônia e cerâmica.

19. A prótese provisória utilizada no tratamento com dentadura fixa é bonita?

Sim. É uma prótese que, na ampla maioria das vezes, é superior em estética e qualidade de mastigação comparada às próteses antigas utilizadas antes de iniciar o tratamento.

20. O que é a gengiva artificial em porcelana?

É uma gengiva confeccionada unida à prótese total fixa, em porcelana, para recompor estéticas com perda óssea severa.

21. Dá para simular o resultado do tratamento, na técnica tipo antes-e-depois, no tratamento com dentadura fixa?

Até pode ser feita, entretanto os testes estéticos e de mastigação feitos durante o tratamento com as futuras próteses provisórias e definitivas são mais eficientes para a visualização do resultado final do tratamento comparada às simulações digitais tipo antes-e-depois.

22. Tenho sorriso gengival alto – exposição exagerada da gengiva ao sorrir. Isso pode ser resolvido com o tratamento com dentadura fixa?

Não. O sorriso gengival, em casos mais severos, é um problema ósseo-esquelético que não pode ser solucionado com o tratamento com dentadura fixa. Casos mais leves podem, em algumas situações, serem corrigidos com o tratamento. Entretanto, a utilização da gengiva artificial em cerâmica (porcelana) oferece bons resultados estéticos, compatíveis com a naturalidade necessária para o sorriso em pacientes com o problema.

Implantes dentários e cirurgia de instalação


23. Os mesmos implantes dentários utilizados no tratamento com dentadura fixa em acrílico podem suporta uma versão em porcelana desta prótese?

Nem sempre. A prótese total fixa confeccionada em porcelana exige um número elevado de implantes instalados em áreas com excelente implantação óssea, diferente da técnica com acrílico, que traz menor compressão sobre os implantes dentários instalados.

24. A cirurgia para instalação dos implantes dentários dói?

A instalação cirúrgica dos implantes ósseointegrados é feita sob anestesia, garantindo a ausência de dor durante o procedimento. Durante o pós-operatório pode ser observado desconforto inicial para o uso da prótese dentária, situação que pode ser administrada pelo uso de medicação analgésica.

25. É verdade que a dentadura fixa já pode ser presa aos implantes dentários no mesmo dia de instalação dos mesmos?

Não. Na maioria das vezes, a dentadura ou ponte móvel antiga está tão problemática que uma nova prótese precisa ser confeccionada para instalação sobre a região operada para conferir mais segurança e conforto durante o período de ósseointegração dos implantes dentários.
Em algumas situações, entretanto, as próteses instaladas no dia da cirurgia podem ser rigidamente fixadas sobre os implantes dentários recém instalados. De qualquer forma, a dentadura fixa definitiva só é definitivamente instalada após o período de ósseointegração completa dos implantes dentários, que se dá entre 21 a 180 dias, dependendo da condição óssea e do tipo de implante utilizado.

26. Quantos implantes dentários são necessários para o tratamento com dentadura fixa?

Já a partir de 4 implantes dentários é possível a instalação de dentaduras fixas, tanto para arcada superior quanto inferior. Entretanto, o protocolo para o aumento da segurança e sucesso do tratamento é a instalação do maior número possível de implantes dentários em cada arcada óssea.

27. Ouvi dizer que o tratamento com prótese total fixa necessita de enxertos ósseos. Isso é verdade?

Depende. A quantidade de osso perdido em pacientes parcial ou totalmente desdentados depende de vários fatores, como o tempo de ausência dos dentes, fatores genéticos e qualidade das próteses utilizadas sobre o rebordo desdentado.

28. Quais são os tipos de enxertos que podem ser utilizados para otimizar os resultados do tratamento?

Basicamente, os enxertos para esses tratamentos são divididos em enxertos de osso oriundo do próprio paciente (autógenos), ou que provém de fontes externas como o osso bovino ou humano liofilizado (exógenos), ou ainda o “osso artificial” (sintético).

29. O que é a cirurgia para levantamento dos seios maxilares (sinus lifting)?

É uma técnica para enxerto de osso liofilizado ou sintético para aumento de volume ósseo em regiões em contato com os seios maxilares, uma região vazia na arcada superior que pode ser parcialmente preenchida com osso enxertado para melhorar a retenção e estabilidade dos implantes dentários.

30. É verdade que a etapa cirúrgica no tratamento com implantes dentários importados é mais curta comparada aos implantes dentários nacionais?

Sim. Alguns fabricantes internacionais para implantes dentários oferecem superfícies e designs modificados que podem diminuir o tempo do tratamento com implantes dentários de 5 para apenas 1 mês de tratamento.
Entretanto, tudo depende da qualidade e quantidade de osso disponível para o tratamento com dentaduras fixas.

31. Os implantes dentários importados são realmente melhores que os nacionais?

Depende. O Brasil possui excelentes fabricantes de implantes dentários que apresentam toda as características essenciais para o tratamento com dentaduras fixas.
Entretanto, casos mais complicados podem, sim, serem beneficiados pelas melhores características encontradas em determinados implantes dentários importados. É uma questão pessoal e financeira que depende do paciente.

Preço do tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários


32. Como o preço do tratamento interfere na qualidade final do tratamento?

O preço do tratamento com dentadura fixa depende da qualidade dos implantes dentários e do laboratório de prótese dentária utilizado.
Já é bem sabido que existem até mesmo implantes não certificados pelo Ministério da Saúde, assim como alguns fabricantes de implantes dentários disponibilizam modelos com design e superfície que aumentam a taxa de sucesso do tratamento com dentadura fixa.

33. Se eu optar pelo uso de implantes dentários importados para o tratamento, qual a influência da minha decisão sobre o preço final do tratamento?

O preço final do tratamento com implantes dentários importados pode elevar o preço do tratamento em até 30% do valor final.