BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Cirurgia sem cortes para implante dentário: conheça a técnica.

cirurgia sem cortes e pontos implante dentário post blog

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especialista em prótese dentária pela UFRGS. Porto Alegre.

 

 

Cirurgia sem pontos ou cortes para implante dentário: isto realmente existe?

 

A cirurgia sem cortes para instalação de implantes dentários é uma técnica que promete ser a solução para quem não pode nem pensar em uma simples anestesia dentária. Eliminado até mesmo a sutura por pontos, pode ser a solução para pacientes ansiosos e com fobias a procedimentos odontológicos. Mas será que ela realmente funciona?

 

A cirurgia sem cortes – o termo correto é cirurgia guiada – é uma técnica não apenas possível como também mais precisa e segura. O termo “sem cortes”, que deriva da ausência de incisões para descolamentos de retalhos teciduais, indica que apenas um orifício, com diâmetro exato ao do implante dentário, é utilizado para o posicionamento intraósseo do dispositivo implantodôntico, sem necessidade para pontos de sutura após a acomodação do dispositivo implantodôntico no leito ósseo.

 

cirurgia sem cortes e ponto implantes dentarios vantagens
Vantagens da cirurgia guiada sem pontos de sutura: pós-opratório simples, sem cortes e pontos, maior precisão e segurança e tempo de procedimento menor.

 

 

Como é realizada a cirurgia dental guiada.

 

A cirurgia dental guiada pode parecer complicada à primeira vista – mas, ao contrário do que imagina, são a simplicidade e a precisão da técnica as principais características deste tratamento. O segredo está na utilização de um guia cirúrgico, um dispositivo acrílico adaptado sobre dentes e gengivas que orienta ao dentista o exato local e profundidade o qual cada implante dentário deve ser instalado.

 

A cirurgia sem cortes inicia-se com a anestesia e instalação do guia cirúrgico acrílico sobre dentes e gengivas. Após certificar-se da estabilidade do dispositivo, uma primeira broca remove um disco de gengival com diâmetro semelhante ao implante dentário, e uma segunda broca remove o osso no local da implantação. Feito isso, resta ao dentista inserir o implante dentário na loja óssea preparada.

 

A cirurgia sem cortes guiada dispensa suturas porque a gengiva que circunda o implante dentário recém instalado ajusta-se perfeitamente ao dispositivo. Quase nenhum sangramento é esperado após este procedimento, o que confere um pós-operatório mais simples, rápido e com poucas restrições nas próximas horas e dias posterior à cirurgia.

 

cirurgia dental guiada sem cortes e pontos para implante dentário
A cirurgia guiada permite instalação precisa dos implantes dentários sem cortes extras ou pontos de sutura.

 

 

Pós-operatório é mais simples e rápido.

 

Uma das vantagens mais lembradas da cirurgia para implantes sem pontos e cortes é o seu pós-operatório tranquilo. Nas cirurgias convencionais, inchaços e desconfortos proveniente dos cortes para afastamento de gengivas e exposição do osso, embora não tão frequentes, podem trazer contratempos e exigir restrições alimentares, de higiene e prática de exercícios físicos por até 3 dias do procedimento cirúrgico.

 

O pós-operatório na técnica sem cortes e pontos de sutura também permite ao paciente retomar às suas atividades normais em tempo menor, comparado à cirurgia convencional.  E isso sem contar nos contratempos com restrições imediatas decorrentes dos cortes e pontos de sutura, que precisam estar protegidos da impacção de alimentos por até 5 dias passados da cirurgia. Sem dúvidas, pontos positivos lembrados por muitos indivíduos tratados por esta técnica.

 

 

Indicações e contraindicações. 

 

A cirurgia sem cortes para implantes dentários não pode ser realizada em todas as situações. Exemplos disto são os tratamentos odontológicos que necessitam de enxertos de gengiva ou osso realizados antes ou durante a etapa de instalação dos dispositivos implantodônticos. Nestes casos, a utilização de guia cirúrgico faz-se desnecessária dada a exposição óssea necessária à enxertia óssea e gengival que acabam, desta forma, por facilitar a instalação dos implantes dentários.

 

indicações:

✓ pacientes com fobia a procedimentos cirúrgicos em odontologia;

 

✓ rebordos ósseos com pouco osso disponível;

 

✓ diminuir tempo cirúrgicos em tratamentos com dentadura fixa;

 

✓ otimizar os resultados mastigatórios;

 

✓ diminuir desconfortos e restrições pós-operatórias.

 

contraindicações:

✓ rebordos maxilares com espessura óssea insuficiente;

 

✓ necessidade de enxertos gengivais.

 

cirurgia sem cortes implantes dentários enxerto ósseo
Enxerto ósseo: a técnica ainda necessita de cirurgias convencionais com cortes e pontos de sutura.

 

 

Implante dentário imediato não funciona para todos os casos.

 

O implante dentário imediato é uma técnica que permite instalar próteses dentárias fixas imediatamente após a sua implantação. Para a maioria dos pacientes, é o tratamento ideal para evitar contratempos estéticos e mastigatórios que podem acompanhar os procedimentos cirúrgicos convencionais que exigem até 6 meses de espera até que os implantes dentários estejam prontos para receber cargas mastigatórios provenientes das próteses dentárias.

 

A cirurgia guiada para implantes dentários não possibilita, a todos os casos, a utilização da técnica de implante dentário imediato. Isso porque a instalação imediata da prótese dentária requer condições ósseas propícias que, muitas vezes, não dependem da maior precisão oferece pelo procedimento cirúrgico guiado. Desta forma, pode ser necessário ao seu tratamento o uso de dispositivos protéticos provisórios por períodos que podem variar de 30 a até 180 dias, conforme a complexidade do caso.

 

guia cirúrgico
Ilustração: dois implantes dentários sendo instalados por guia cirúrgico em acrílico transparente.

 

 

Exames tomográficos são essenciais.

 

O guia cirúrgico delimita, com precisão, a posição e profundidade de cada um dos implantes dentários que serão instalados durante a cirurgia sem cortes e pontos. E para isto, exames tomográficos nítidos e completos são essenciais para que o planejamento cirúrgico aproveite, ao máximo, as vantagens da técnica guiada.

 

Com os exames tomográficos em mãos, é realizada a cirurgia virtual de instalação dos implantes dentários. A vantagem deste procedimento é que ele possibilita ao dentista posicionar o dispositivo implantodôntico sem lesar estruturas anatômicas como nervos ou seios paranasais. Após esta etapa, o arquivo com o planejamento cirúrgico pronto é levado a uma impressora 3D para a confecção física do guia cirúrgico.

 

tomografia cirurgia para implante dentário
Tomografias: essenciais para o planejamento virtual da cirurgia guiada para implante dentário.

 

 

Preço.

 

O preço da cirurgia dental sem cortes e pontos de sutura tem custo mais elevada comparada a procedimentos cirúrgicos convencionais. A diferença de valores deve-se ao desenvolvimento e confecção do guia cirúrgico que exige do dentista o planejamento digital do tratamento e utilização de um laboratório de prótese dentária para confecção do dispositivo guiado.

 

A viabilidade da utilização de guia cirúrgico depende do número de implantes dentários instalados. Para ter uma ideia, a cirurgia dental guiada para instalação de um único dispositivo implantodôntico tem, em média, um custo até 100% superior ao procedimento cirúrgico convencional.

 

Por outro lado, em tratamentos odontológicos com múltiplos implantes dentários, a utilização do guia cirúrgico pode representar um acréscimo 10% no preço da cirurgia odontológica sem cortes e pontos de sutura. E, nestes casos, a viabilidade também leva em conta vantagens como maior segurança e precisão – e sem levar em conta o pós-operatório mais simples e rápido.

 

 

Dentadura fixa tipo protocolo dentário.

 

A utilização de guias cirúrgicos para cirurgias sem cortes e pontos com implantes dentários é indicada para reabilitar desde uma única ausência dentária até arcadas dentárias como todos os dentes perdidos. E para estes últimos que a cirurgia dental guiada mostra-se ideal para otimizar tempo de tratamento, precisão, segura e pós-operatório.

 

A dentadura fixa sobre implante dentário, ou prótese dentária protocolo, é o dispositivo protético ideal para substituir dentaduras e prótese dentária removível. Confeccionada em resina, porcelana ou zircônia, recuperam a estética e função mastigatória prejudicados após as perdas dentárias, devolvem não apenas conforto e harmonia ao sorriso como também a autoestima para os portadores de dispositivos protéticos móveis.

 

A cirurgia dentária sem corte e pontos guiada reduz o tempo do procedimento cirúrgico, elimina pontos de sutura e traz pós-operatório mais simples e rápido. Além disso, ela também otimiza os procedimentos com implante dentário imediato, permitindo ao paciente já sair com uma versão provisória estética e funcional da futura dentadura fixa tipo protocolo.

 

protese dentaria protocolo dentadura fixa
Dentadura fixa tipo protocolo: ideais para cirurgia sem cortes para implantes dentários.

 

 

Passo-a-passo e redução do tempo cirúrgico.

 

A redução do tempo cirúrgico é considerável em procedimentos com instalação de múltiplos implantes dentários. Um exemplo disto é a cirurgia para tratamento com dentadura fixa tipo protocolo, que pode ser até 80% mais rápida comparada à técnica convencional com cortes e pontos de sutura.

 

Já o passo-a-passo da cirurgia sem cortes para implantes dentários pode variar de acordo com a complexidade e localização do tratamento. Ainda assim, um protocolo simples, passo a passo, já dá uma ideia das etapas envolvidas desde a consulta inicial até a instalação definita da prótese dentária fixa.

 

✓ consulta clínica inicial e solicitação dos exames radiográficos;

 

✓ planejamento cirúrgico e protético com apresentação ao paciente;

 

✓ cirurgia odontológica para instalação dos implantes dentários;

 

✓ consulta para avaliar a saúde dos tecidos gengivais;

 

✓ consultas para confecção da prótese dentária fixa definitiva.

 

Saiba mais sobre implantes dentários:

Voltar para o blog