BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária protocolo: conheça os tipos e materiais mais utilizados.

prótese dentária protocolo

Conheça os tipos e materiais mais utilizados no tratamento com prótese dentária tipo protocolo sobre implantes – para resultados mais duráveis e estéticos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária tipo protocolo, uma técnica cheia de vantagens e escolhas.

 

A vida do portadores de dentadura ou prótese parcial removível é cheia de limitações. Dificuldade para mastigar e falar e baixa autoestima são apenas alguns dos problemas diariamente enfrentados por esses indivíduos. E quando a situação chega ao limite, o tratamento com prótese dentária tipo protocolo pode ser a solução para reabilitar a saúde bucal – só que a técnica para isso tem variações de materiais e encaixes que precisam ser bem elucidadas para que tudo dê certo no final.

 

A escolha entre acrílico ou porcelana, por exemplo, é apenas um entre diversas escolhas que devem ser feitas antes de iniciar o tratamento com prótese total fixa a implantes. A identificação do número de implantes dentários e a forma como a prótese dentária tipo protocolo é fixa sobre eles são outros momentos que dependem do aval do paciente para que sejam incluídas na construção do dispositivo protético – detalhes que precisam estar na ponta da língua antes de iniciar os primeiros procedimentos.

 

dentadura fixa protocolo implantes
Prótese protocolo em acrílico: o número reduzido de implantes (5) impede o uso de porcelanas no tratamento com protocolos.

 

 

O que é levado em conta na hora de selecionar o tipo e material de sua prótese.

 

Remoção dos últimos dentes, número e marca de implantes, tempo de tratamento, tipos de próteses provisórias, longos meses de espera para finalizar – são muitas as informações que precisam ser logo digeridas para que o dentista dê início ao tratamento. E tudo isso sem falar na escolha da parte mais importante: o material utilizado na confecção do protocolo. Veja alguns detalhes que precisam ser levados em conta antes de dar início ao seu tratamento:

exposição das gengivas ao falar ou sorrir (sorriso gengival alto);

 

✓ necessidades estéticas;

 

biotipo e força dos músculos da mastigação;

 

quantidade e qualidade do osso disponível para suporte dos implantes dentários;

 

doenças sistêmicas e hábitos como diabetes, bruxismo e consumo de cigarros;

 

habilidade para higienizar as partes da prótese em contato com gengivas;

 

 

Tipos de retenção: selecionando conforto e estabilidade.

 

A forma como a prótese dentária é presa sobre os implantes dentárias influencia no conforto e estabilidade. E diversos fatores contribuem para isso, como a quantidade de implantes utilizados – e possíveis de serem implantados -, a forma da arcada e ainda a capacidade para higienização. Veja os 3 tipos mais comuns – e ainda utilizados – de conexão entre implantes e próteses dentárias.

 

protocolo removível (pelo paciente)

Nesta técnica que permite ao paciente remover a prótese na hora que quiser, a melhor indicação é o tratamento com dentadura fixa na arcada inferior. Umas das vantagens em ser removível é a facilidade para higienização da prótese e o baixo custo do tratamento – o procedimento exige apenas entre 2 a 3 implantes dentários. A desvantagem é a menor estabilidade e conforto durante a mastigação. Atualmente é apenas recomendada para situações restritas a impedimentos anatômicos ou pacientes sensíveis ao preço do tratamento.

 

protocolo fixo 

Conforto e estabilidade durante a mastigação são algumas das características deste tipo de prótese dentária fixa a implantes. Nesta técnica que exige um mínimo de 4 implantes dentários a prótese protocolo é presa de forma permanente. A higienização do dispositivo protético exige treinamento e instrumentos de higiene personalizados. É uma opção técnica para implantes dentários instalados em arcadas com defeitos ósseos que não permitem o paralelismo dos implantes.

 

protocolo fixo (removível pelo dentista)

O protocolo fixo removível pelo dentista é a técnica de eleição. Com resultados estéticos e funcionais semelhantes ao dispositivo fixo de forma permanente, ainda tem a vantagem de poder ser removido pelo dentista durante a consulta, facilitando a profilaxia profissional e o diagnóstico e tratamento de doenças gengivais que acometem os implantes dentários.

 

prótese dentária protocolo acrílico
Prótese protocolo removível: indicada apenas para a arcada inferior, é mais conhecida como dentadura fixa sobre implantes.

 

 

Tipos de materiais: selecionando a estética e durabilidade.

 

São 3 as combinações de materiais disponíveis para a confecção da prótese tipo protocolo: resina acrílica sobre estrutura em metal, porcelana (cerâmica odontológica) sobre estrutura em metal ou, na técnica mais moderna e estética, porcelana sobre estrutura em zircônia. A despeito das diferenças entre os materiais – e que serão apresentados a seguir, o preço no tratamento altera significativamente conforme a escolha.

 

resina acrílica sobre estrutura em metal

É a técnica mais tradicional e mais em conta. Com resultados estéticos satisfatórios, traz no amarelamento e desgastes dos dentes desvantagens óbvias comparadas às próteses dentárias em porcelana. A vantagem é o baixo impacto que este tipo de material traz sobre o osso que suporta os implantes dentários – o que pode ser mais do que essencial para indivíduos com osso em quantidade ou qualidade deficientes.

 

 

resina composta sobre estrutura em zircônia

A introdução de resinas compostas com cerâmica (porcelana) incorporada é bastante utilizada nos tratamentos com facetas em resina. Com durabilidade e resultados estéticos superiores, este material é uma alternativa para indivíduos que procuram preços mais em conta e resultados estéticos marcantes.

 

 

porcelana sobre estrutura em metal

Nesta técnica, o acrílico utilizado na construção dos dentes e gengivas é substituído pela porcelana. O resultado são próteses dentárias mais harmônicas e naturais e com durabilidade e resistência ao amarelamento superiores à técnica acrílica. Mas a disponibilidade para bancar o preço mais elevado deste tipo de tratamento não é a única restrição à técnica: é preciso um número mínimo de 8 a 9 implantes e osso de suporte em boa quantidade e qualidade para que os resultados sejam duráveis.

 

porcelana sobre estrutura em zircônia.

É a técnica mais estética e durável disponível para reabilitar indivíduos na terapia com dentadura fixa sobre implantes dentários. E tantas vantagens assim só são possíveis graças à substituição da estrutura interna de reforço em metal pela zircônia, um óxido resistente que pode ser construído em cores semelhantes a dentes naturais. Detalhes ópticos como transparências ou efeitos ainda mais realistas como fluorescência e opalescência estão disponíveis para pacientes que necessitam de resultados estéticos máximos.

 

zircônia pura

Durabilidade elevada e excelente resultados estéticos – e tudo isso com preço mais em conta – são as principais vantagens da técnica em zircônia pura. Totalmente confeccionada por planejamento digital e fresagens computadorizadas, este tipo de prótese dentária só perde em qualidade estética para a prótese protocolo com porcelana aplicada sobre zircônia.

 

 

protocolo em zircônia implantes dentários
Prótese dentária fixa tipo protocolo em zircônia: mais harmonia e naturalidade na reprodução de detalhes presentes em dentes naturais.

 

 

 Selecionando o número ideal de implantes para o tratamento.

 

A seleção do número ideal de implantes dentários no tratamento com próteses tipo protocolo é a etapa mais complexa para pacientes. Mas a ideia para decidir quantos utilizá-los é simples: na arcada superior, um mínimo de 9 implantes já é considerado protocolar (segurança e longevidade comprovados a longo prazo); na arcada inferior, um mínimo de 4 implantes. E a partir desses números, quantos mais implantes para suportar as próteses dentárias fixas, melhor é o prognóstico para o tratamento.

 

Entretanto, limitações ósseas ou outras restrições anatômicas podem impedir que o protocolo de número de implantes não seja possível. Mesmo assim, não se preocupe. Em diversas situações, a mudança na disposição dos implantes dentários pode compensar a redução no número dos implantes, oferecendo, ainda assim, um tratamento resolutivo e confiável.

 

 

Zircônia ou porcelana sobre metal: a diferença de preço vale mesmo a pena?

 

Para quem opta por próteses dentárias fixas sobre implantes, as técnicas com porcelana trazem durabilidade e estética em níveis elevados mesmo para pacientes exigentes. Mas as escolhas não param por aí. Ainda é preciso decidir entre a técnica com porcelana sobre estrutura metálica ou porcelana sobre zircônia. E não são apenas as diferenças de preço a única diferença entre os dois dispositivos: os resultados estéticos são bastante diferentes.

 

A técnica com prótese dentária tipo protocolo com porcelana e zircônia traz resultados tão superiores que o tratamento pode até mesmo ser combinados com técnicas ultra avançadas como as coroas em porcelana pura ou as lentes de contato dental. E se a diferença de preço não é lá tão diferente, opte pelo procedimento com zircônia. Os resultados são tão superiores que não vale a pena deixá-los de lado quando os custos entre as técnicas são quase iguais.

 

prótese dentária protocolo porcelana com metal
Os resultados nos tratamentos com porcelana sobre metal podem não ser tão diferentes da técnica com resina acrílica.

 

 

Gengiva artificial, uma detalhe essencial para pacientes sensíveis aos resultados.

 

As perdas dentárias que acontecem ao longo dos anos são seguidas por reabsorções ósseas e gengivais. E quando estas alterações anatômicas acontecem em regiões estéticas, é preciso levar em consideração a reconstrução estética da gengiva perdida.

 

Independe do material utilizado, a reconstrução artificial do tecido ósseo e gengival reabsorvido é uma opção discutida entre pacientes e dentistas. Enquanto para alguns pacientes a parte gengival do protocolo protético pode ser um empecilho para a higienização da prótese, para outros é essencial para recompor a estética e suporte dos lábios – e para estes, investir na técnica com porcelana é fundamental para garantir que os resultados estéticos sejam harmônicos e naturais.

 

O uso de porcelana na confecção de gengivas artificiais é uma técnica antiga e utilizada mesmo nos procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana sobre dentes naturais. O mais importante é selecionar de forma correta a cor da porcelana gengival a ser utilizada e deixar que o laboratório de prótese dentária se encarregue do resto.

 

 

Problemas e desvantagens.

 

São raras as situações em que a prótese protocolo está contraindicada para reabilitar a mastigação e estética de pacientes que perderam todos os dentes – indivíduos com a diabete descontrolada, em tratamento com radioterapia ou quimioterapia ou que utilizam bisfofonados para tratar a osteroporose, apesar de situações reversíveis, são algumas delas.

 

Já com relação aos problemas com prótese dentária protocolo ficam por conta de falhas na indicação de técnicas e materiais para indivíduos que trazem desafios estéticos e mastigatórios. Enxertos de gengiva ou de osso são muitas vezes essenciais para satisfazer aos desejos para resultados harmônicos preciso do sorriso, e precisam estar presentes no planejamento inicial da terapia com próteses dentárias fixas sobre implantes dentários.

 

protese protocolo problemas estéticos
A exposição dos implantes dentários é um problema no tratamento com prótese protocolo que pode trazer desconforto quando o sorriso expõe esta região da arcada dentária.

 

 

Dentadura fixa. O que ela tem de diferente da técnica em protocolo.

 

A confusão entre dentadura fixa e prótese dentária protocolo merece atenção. Isso porque, na verdade, as duas técnicas são quase iguais. A única diferença é o uso de acrílico e bordas mais extensas necessárias para determinadas condições de perdas ósseas que, de certa forma, faz a nova prótese fixa a implantes assemelhar-se às dentaduras fixas – exceto pelo tamanho mais diminuto.

 

Mas o mais importante é certificar-se, antes de iniciar o tratamento, sobre o design final dos dispositivo protético que será utilizado. Alguns pacientes podem rejeitar a extensão mais pronunciada das bordas de próteses acrílicas e até mesmo inferir em poucas vantagens da mesma sobre a sua própria condição bucal antes de realizar o tratamento.

 

saiba mais sobre prótese dentária fixa em porcelana:

Voltar para o blog