BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival: o que é, causas e tratamento super explicados.


Saiba o que é a retração gengival, quais as suas causas e como é o tratamento e recuperação da gengiva retraída. Com informações essenciais sobre riscos para perdas de dentes, cirurgia e enxerto gengival, prevenção, seleção da escova dentária, dor e sensibilidade e outros detalhes sobre este problema odontológico estético e funcional.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em retração gengival (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é a retração gengival.

 

A retração gengival é a exposição das raízes dos dentes devido à migração das gengivas da sua posição original. Sequela da perda do osso e ligamento periodontal – estruturas conhecidas como periodonto, ela pode aparecer imediatamente após a perda do osso que sustenta os dentes, ou então somente após alguns anos.

 

 

Como eu sei que minhas gengivas estão retraídas?

 

Nem é fácil detectar, sozinho, a retração da gengiva – principalmente quando o problema ainda está no início. Na maioria das vezes, ela só é percebida quando alguns milímetros das raízes dentárias já estão expostas, já com uma expressiva perda do osso de sustentação.

 

As raízes dos dentes quase sempre são mais amareladas do que os dentes. Além disso, elas também apresentam um pequeno degrau com a coroa dentária, que é a parte visível e recoberta pelo esmalte dentário. Apesar da simplicidade para diferenciar entre a raiz do dente e a coroa, uma minoria dos indivíduos é capaz de fazê-la – o que só reforça a ideia para a consulta periódica ao periodontista.

 

 

Sinais e sintomas da retração gengival.

 

A retração gengival tem como principal sinal a exposição das raízes dos dentes. Conforme ela progride, os dentes vão dando a impressão de que ficam alongados – mais evidente quando o problema acomete um único dente.

 

O sintoma mais comum da retração gengival é a sensibilidade dolorosa ao ingerir alimentos frios, ácidos e doces é a mais comum. Já com relação ao inchaço e sangramento das gengivas, é preciso entender que estes são sinais das doenças gengivais causadoras das gengivas retraídas, e que nem sempre estão presentes na retração tecidual.

 

 

Causas da retração gengival.

 

As duas principais causas para a retração gengival são a periodontite, uma infecção causada pela higiene oral deficiente, e a pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias ao escovar os dentes. Mas existem outras causas que, não raro, estão por trás do aparecimento de gengivas retraídas. Veja as causas mais frequentes:

 

periodontite (infecção causada por higiene oral precária);

escovação traumática;

tratamento ortodôntico inadequado;

vírus e fungos;

alergias;

outras doenças gengivais.

 

 

Qual o risco para perder dentes por retração gengival?

 

A retração gengival é uma sequela da perda do osso e ligamentos que circundam as raízes dos dentes. Quando a causa para estas perdas não é identificada e tratada, aumenta o risco para o aparecimento da mobilidade dos dentes e posterior perda dentária.

 

O determinação do risco para perdas dentárias associada à retração gengival depende de fatores como a extensão das perdas ósseas e a qualidade da higiene oral. O mais importante é saber que a recessão gengival exige atenção redobrada, já que trata-se de uma sequela de perdas ósseas que frequentemente levam à extração de dentes.

 

 

Gengivite, periodontite e retração gengival.

 

A gengivite e a periodontite são doenças infecciosas causadas pelas bactérias presente na placa bacteriana, uma massa esbranquiçada e pegajosa que se forma junto dente aos dentes quando a higiene oral é ineficiente. Não transmissível, elas provocam inflamações cujos principais sinais e sintomas são o edema, avermelhamento e sangramento das gengivas.

 

A gengivite é atualmente considerada uma fase inicial da periodontite. A principal diferença entre elas é que a gengivite não provoca retração gengival. A transformação da gengivite em periodontite depende de alguns fatores, sendo a qualidade da higiene oral e a predisposição genética os fatores mais importantes para isto.

 

 

O tratamento da retração gengival.

 

O tratamento da retração gengival consiste no diagnóstico e remoção das causas, e também na prevenção da progressão da recessão. Quando a causa é a infecção por periodontite, que é a mais comum, o tratamento consiste na raspagem das bactérias localizadas entre as raízes dentárias e as gengivas. 

 

Dependendo da severidade da doença e da extensão da retração gengival, podem ser necessárias várias consultas ao periodontista. Em alguns casos, pequenas cirurgias são necessária para acessar áreas mais profundas contaminadas. Já quando a causa da recessão gengival é a escovação traumática, a adoção de técnicas e instrumentos de limpeza oral mais eficientes podem ser suficientes para bloquear a progressão da recessão tecidual.

 

Parte importante do tratamento da retração gengival é a medição das gengivas retraídas já presentes. A importância do registro da progressão da recessão, que pode incluir fotografias, é que ela auxilia ao dentista acompanhar os casos que não exigem procedimentos adicionais, como a cirurgia gengival para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

 

Quem trata a retração gengival?

 

O tratamento da retração gengival pode ser feito tanto pelo dentista clínico-geral quanto pelo periodontista, que é o dentista especializado em gengivas. Qualquer um deste profissionais está apto diagnosticar, tratar e prevenir doenças como a gengivite e a periodontite, e adotar esquemas preventivos.

 

O periodontista é recomendado quando procedimentos odontológicos mais sofisticados, como a cirurgia gengival e o enxerto gengival, são necessário seja como tratamento estético ou funcional.

 

 

A retração gengival não volta ao normal com o tempo.

 

Ao contrário do que se imagina, a retração gengival não volta ao normal mesmo após o remoção da sua causa.

 

O motivo para a retração gengival não voltar ao normal é que o osso e ligamento periodontal perdidos não pode ser reconstituído, uma vez perdido. Apesar dos avanços tecnológicos, ainda não é possível reconstituir, de forma eficiente, o periodonto destruído seja pela periodontite ou outras causas, como a escovação traumática ou a movimentação ortodôntica inadequada.

 

 

Existe algum remédio para tratar a retração gengival?

 

Não. Eventualmente, antibióticos podem ser utilizados durante o tratamento da da gengivite e a periodontite – principalmente nas infecções mais severas presentes nas condições mais severas de inflamação gengival. 

 

 

Como é a cirurgia para recuperar gengivas retraídas.

 

Idealizada para reposicionar as gengivas retraídas à sua posição original, a cirurgia para retração gengival consiste basicamente em incisões e reposicionamento de tecidos moles.

 

A plástica gengival para tratamento da retração das gengivas é feita sob anestesia local, com duração aproximada de 1 a 2 horas, podendo ser realizada com duas técnicas: com ou sem enxerto de gengiva.

 

A seleção da técnica cirúrgica é feita pelo periodontista e leva em consideração as condições anatômicas locais e fisiológicas do paciente candidato ao procedimento. Seu pós-operatório é descrito como indolor quando acompanhando por analgésicos, exigindo cuidados e restrições alimentares e de prática esportiva que podem se estender por até uma semana.

 

 

Quem precisa fazer a cirurgia para retração gengival?

 

A cirurgia para retração gengival tem indicações tanto estéticas quanto funcionais. Quando o objetivo é mesmo recuperar o alinhamento e a harmonia estética das gengivas e do sorriso, o procedimento cirúrgico é aconselhado para ambas as finalidades.

 

Além das indicações estéticas, também existem as funcionais. Eliminar a sensibilidade dolorosa, prevenir a progressão da recessão gengival, evitar os desgastes das raízes dentárias e eliminar áreas de retenção da placa bacteriana causadora da gengivite e da periodontite são algumas das indicações funcionais.

 

 

Quem precisa fazer o enxerto de gengiva?

 

O enxerto de gengiva é indicado para os casos mais complexos de retração gengival, como nas recessões gengivais extensas ou nas gengivas muito finas e delicadas. O objetivo desta técnica é melhorar a estabilidade e a previsibilidade dos resultados cirúrgicos ao longo dos anos.

 

Basicamente, são três os tipos de enxerto de gengivas. O mais utilizado e eficiente é o enxerto natural, que é coletado do próprio paciente de áreas como o palato. Os outros dois são o enxerto biossintético, sintetizado a partir de fontes animais, ou ainda o artificial, com indicações mais restritas. 

 

 

Gengivas finas são, sim, mais propensas à retração gengival.

 

As gengivas não são iguais para todo mundo, apresentando-se mais finais e delicadas para uns ou mais espessas e fibrosas para outros. Embora o tipo de gengiva não seja a causa para a retração tecidual, ele atua como fator de facilitação para o seu aparecimento e indutor da velocidade de progressão da recessão tecidual.

 

As gengivas finas e delicadas também implicam na escolha da técnica cirúrgica para recobrimento das raízes dentárias expostas. Não à toa, uma parte considerável dos portadores de tecidos gengivas finos requer o uso de enxerto gengival para garantir estabilidade aos resultados finais destas cirurgias.

 

 

A prevenção da retração gengival.

 

É fácil prevenir a retração gengival. Para isto, basta adotar as medidas simples de prevenção, como técnicas e hábitos eficientes de limpeza das gengivas, e comparecer, periodicamente, às consultas de revisão no dentista e no periodontista.

 

 

Como tratar a dor e a sensibilidade?

 

Entre os principais sinais da retração gengival estão a dor e a sensibilidade ao ingerir alimentos frios, doces e ácidos. A causa para isto é a exposição das raízes dentárias, que pode aumentar ainda mais a sensação dolorosa quando estão desgastadas devido ao excesso de pressão da escova dentária sobre elas.

 

O tratamento da dor e sensibilidade associada às gengivas retraídas pode ser feita pela dessensibilização das raízes dentárias que agentes químicos, pela restauração dentária em resina ou ainda pela cirurgia plástica gengival. Outra opção, para casos mais simples, é o uso de cremes dentários com agentes de tratamento para a sensibilidade dolorosa.

 

 

Qual é a escova de dente ideal para prevenir a retração gengival?

 

A escovação traumática é o excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra os dentes e gengivas. Além do excesso de força e movimentação em sentidos inadequados, ela também contribuem para o aparecimento e velocidade de progressão da recessão gengival.

 

O uso de escovas dentárias com cerdas macias é indicada à maioria dos portadores de gengivas retraídas. Mas fique atento. Para muitos pacientes, os tipos macios não removem, de forma eficiente, a placa bacteriana – o que só facilita a instalação da gengivite e da periodontite.

 

A seleção de escova de dente ideal pra prevenir a retração gengival deve ser feita acompanhada pelo dentista ou periodontista. São eles que identificam a eficiência da remoção da placa bacteriana de acordo com o tipo de cerda da escova dental: macia, dura ou regular.

 

 

Como recuperar a retração gengival causada por aparelho ortodôntico?

 

O tratamento com aparelho ortodôntico pode estar por trás de muitos casos de retração gengival. Ele contribui para isto de duas formas. Uma é a movimentação inadequada dos dentes, que pode levar à perdas ósseas. A outra é a dificuldade que ele oferece para higienizar as gengivas, favorecendo o aparecimento da gengivite e da periodontite.

 

A retração gengival causada por aparelho ortodôntico pode ser recuperada por cirurgia. Realizada através da técnica simples ou associada a enxerto de gengiva, o tratamento pode ser feito durante o tratamento ortodôntico ou ainda após a remoção dos braquetes metálicos.

 

A retração gengival também aparece junto a implantes dentários?

 

 

Assim como acontece junto à prótese dentária de porcelana, a retração gengival também pode acometer as gengivas localizadas ao redor de implantes dentários. As causas para isto são muito semelhantes às que acometem os dentes naturais, como a higiene oral deficiente ou escovação com força exagerada.

 

Outras causas, como a instalação de implantes dentário em local inadequado, também não podem ser esquecidas na hora de tratar o problema. Isto porque, muitas vezes, o uso de enxerto de osso e enxerto de gengiva podem não ser suficientes para recobrir as partes metálicas dos dispositivos implantodônticos. Neste casos, a remoção de instalação de novo implante dentário pode ser necessária.

 

 

A gengivoplastia pode ser utilizada no tratamento?

 

O alinhamento das gengivas é bastante utilizado para otimizar os resultados estéticos de procedimentos com facetas de porcelana, lentes de contato dental e próteses dentárias em porcelana. E para isto, a gengivoplastia, uma técnica que se diferencia da gengivectomia pela remoção do osso ao redor das raízes dentárias, é a mais recomendada.

 

A gengivoplastia, porém, tem pouca utilidade no tratamento da retração gengival. Já a gengivectomia, por sua vez, pode ser utilizada para nivelar as gengivas não atingidas pela recessão tecidual, recuperando a estética do sorriso – uma técnica alternativa quando, além da recessão tecidual, o paciente também é portador do sorriso gengival.

Voltar para o blog