BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Limpeza dental: dos dentes às gengivas, bem mais do que você imagina.

limpeza dental profilaxia post blog

A limpeza dental, ou profilaxia dos dentes, vai além de manter a saúde das gengivas e limpar os dentes. Conheça os procedimentos e novas técnicas desta consulta essencial para manter dentes e gengivas sempre em dia.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Limpeza dental, porque ela é tão importante para você.

 

Nos dias atuais, dispor de algumas horas do nossos dia para uma consulta de revisão ao dentista pode ser quase impossível. E quando se fala de uma simples consulta odontológica para limpeza dos dentes, a agenda do dia-a-dia parece ficar ainda mais apertada.

 

A limpeza dental é uma consulta simples e que não toma mais do que uma hora do seu tempo. Além de remover tártaro e manchas superficiais, ela é essencial à prevenção e manutenção da saúde das gengivas, mucosas e recuperação estética da superfície dos seus dentes. Veja uma pequena lista sobre a importância da profilaxia odontológica de manutenção:

 

remoção de manchas e recuperação do brilho dos dentes;

 

remoção do tártaro e placa bacteriana acumulados internamente às gengivas;

 

monitoramento da retração gengival e saúde das gengivas;

 

exame clínico para detecção de cárie dentário e infiltrações cariosas;

 

exame preventivo dos lábios, língua e mucosas de revestimento (bochechas);

 

adoção de novos hábitos de higienização de dentes e gengivas

 

 

Profilaxia diz bem mais sobre a limpeza dental.

 

Talvez você nunca tenha percebido, mas a maioria dos dentistas prefere o termo profilaxia à limpeza dental. E, na verdade, esta é mesmo a forma ideal para descrever um procedimento que tem como principal função a prevenção de doenças – especialmente as provocadas pelo acúmulo de placa bacteriana como a gengivite e a periodontite.

 

A gengivite e a periodontite, para facilitar, podem ser compreendidas como uma mesma doença, porém em estágios diferentes. A principal diferença é que na, periodontite, ocorre uma perda irreversível do osso que suporta as raízes dentárias. Além dos danos às gengivas e desconfortos como o sangramento gengival e inchaços frequentes, ambas podem ter consequências que vão muito além da cavidade oral.

 

Provas da influência sobre a saúde geral pela gengivite e periodontite podem ser vistas através das inúmeras pesquisas científicas que vêm mostrando a relação da infecção gengival causada pelas bactérias da placa bacteriana com a intensificação da diabetes, alteração na produção de serotonina (depressão), alteração no percurso normal da gestação (parto prematuro), infarto cardíaco e até mesmo a forma como a metástase de certos neoplasias ocorrem – dados mais do que suficientes para a consulta periódica para limpeza dental.

 

gengivite e periodontite
A gengivite tem como causa as bactérias provenientes da placa bacteriana e tártaro.

 

 

Remova manchas dentárias com novas técnicas.

 

A incorporação de manchas sobre o esmalte dentário, a camada mais superficial dos dentes, é inevitável à maioria das pessoas. Além dos próprios pigmentos provenientes dos alimentos ou mesmo das bactérias presentes na cavidade oral, atuam para facilitar o amarelamento e manchamento dos dentes a erosão superficial provocada por bebidas alcóolicas, frutas e sucos cítricos, refrigerantes e até mesmo iogurtes – em alguns casos, até mesmo irreversíveis.

 

Novos sistemas para limpeza dental vem melhorando o resultado da limpeza dental para remoção de manchas superficiais. Mais efetivos, podem até mesmo dispensar o clareamento dental profissional para casos de amarelamento menos intenso além de conferir maior polimento ao esmalte dentário – uma fator essencial para diminuir a velocidade do amarelamento e escurecimento dos dentes pelos corantes provenientes da dieta do dia-a-dia.

 

limpeza dental profilaxia
Limpeza dental: novos materiais para remoção de pigmentos provenientes da dieta.

 

 

Monitore a retração gengival.

 

A retração gengival já é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Entre suas principais causas estão a periodontite e o trauma gengival por uso inadequado da escova dentária – este, fácil de ser resolvido através da adoção de escovas dentárias macias e novos hábitos de higienização oral.

 

O aparecimento de gengivas retraídas requer monitoramento por medição, algo simples e que pode ser realizado a cada consulta periódica para limpeza dos dentes. As funções deste procedimentos é verificar a velocidade de progressão da retração das gengivas e necessidade para adoção de tratamentos preventivos que podem incluir até mesmo a cirurgia plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta – em casos mais severos, associada ao enxerto gengival.

 

profilaxia retração gengival
O monitoramento da retração gengival é parte da consulta para limpeza dental.

 

 

Periodicidade da limpeza dental não é exatamente de 6 em 6 meses.

 

De quanto em quanto tempo a limpeza dental é necessária? Para a maioria dos dentistas, as consultas de profilaxia dental intervaladas a cada 6 meses podem ser o suficiente para manter os dentes limpos e as gengivas saudáveis – mas nem sempre este intervalo é adequado a todo mundo.

 

A periodicidade da limpeza dental é diferente para cada indivíduo. Características pessoais como maior suscetibilidade a doenças gengivais, facilidade para acúmulo de placa bacteriana e tártaro e alimentação rica em corantes – como chimarrão ou cigarros – determinam intervalos diferentes entre as consultas de profilaxia dentária.

 

Se para alguns indivíduos a rechamada ao dentista, uma vez ao ano, é suficiente para manter as gengivas saudáveis e a superfície dental livre de manchas, para outros o intervalo entre as consultas pode ser de apenas 3 meses. Este pode ser o caso, por exemplo, dos pacientes periodontais – com perdas ósseas já significativas e suscetibilidade elevada para o aparecimento da doença – ou ainda os portadores de próteses dentárias fixas que trazem desafios à remoção adequada de placa bacteriana sob suas estruturas em porcelana. 

 

 

Cuidado: jato de bicarbonato e ultrasson costumam riscar seus dentes.

 

Equipamentos como o jato de bicarbonato de sódio e o ultrassom trazem praticidade e rapidez à remoção de tártaro e manchas pelo dentista – mas quase sempre acompanhados de agressão à superfície dos dentes.

 

Diversas pesquisas científicas vêm mostrando como a ação destes dois equipamentos durante a limpeza dentária resultam em dentes riscados e mais porosos – nem sempre perceptíveis a olho nu. Apesar de seguros aos dentes, trazem como desvantagem a maior facilidade e rapidez para acúmulo de manchas e placa bacteriana sobre dentes. Em outras palavras: quanto mais estes equipamentos são utilizados, mais rápida a velocidade de manchamento dos seus dentes.

 

Atualmente, novos materiais para polimento dental e remoção de manchas trazem resultados mais efetivos e mais seguros para recuperar a cor e brilho dos dentes, sem riscos para desgates e erosão do esmalte dentário provenientes do jato de bicarbonato de sódio com partículas grandes ou equipamento de profilaxia dental por ultrassom com vibração inadequada.

 

 

Microabrasão dental, o “peeling” do esmalte dentário.

 

Para resultados de limpeza dental ainda mais eficientes, combine este procedimento com a microabrasão dental, o “peeling” que remove desde pigmentos mais resistentes à remoção a alterações congênitas na estrutra do esmalte restritas às camadas mais superficiais.

 

Entre as indicações da microabrasão dental como complemento da profilaxia está a remoção de manchas provocadas por hipoplasia do esmalte – manchas brancas cujas causas vão desde traumas ou febre elevado durante a formação do dente, na infância – ou a fluorose, esta causada pelo consumo excessivo de flúor durante a fase embrionária dos dentes.

 

A microabrasão dental, por outro lado, pode exigir várias consultas para casos mais severos de manchamento. Apesar de ser um procedimento seguro, a exposição prolongada do esmalte dentário à abrasão química e mecânica característica da técnica exige diagnóstico cuidadoso com relação à real efetividade na recuperação de dentes com alterações na estrutura do esmalte dentário.

 

limpeza dental microabrasão
A microabrasão dental pode ser combinada à limpeza dos dentes para remover manchas mais complexas.

 

 

Prevenindo o câncer bucal e outras doenças.

 

Entre os procedimentos realizados na consulta para limpeza dental está o exame das mucosas que revestem bochechas, palato e língua, uma etapa importante para a detecção precoce do câncer bucal e diversas outras doenças que acomentem a cavidade oral.

 

 

Clareamento dental instantâneo é técnica rápida.

 

O clareamento dental, na técnica caseira com moldeiras transparentes, pode ser sinal de sensibilidade dental, tempo de tratamento elevado e descorto. Para estes indivíduos, a técnica realizada em consultório é cada vez mais indicada seja pela praticidade ou pelos resultados clareadores cada vez mais rápidos e eficientes.

 

O clareamento dental realizado em uma única consulta é ideal para acompanhar a limpeza dental. Acrescentando apenas 30 minutos à profilaxia dental, a técnica ajuda na remoção de manchas mais profundas e não traz sensibilidade pós-operatória aos dentes – mais do que indicada para recuperar dentes amarelados e escurecidos em indivíduos cuja recessão gengival não permite a técnica caseira.

 

Saiba mais sobre limpeza dental (profilaxia).

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog