BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo: veja quantos implantes dentários são necessários.

protese dentaria protocolo implante dentário quantos número quantidade

Quantos implantes dentários são necessário no tratamento com prótese dentária protocolo? Descubra o número exata deles para técnicas com acrílico, porcelana ou zircônia para prótese dentária tipo dentadura fixa ou overdenture.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária protocolo, a técnica ideal para substituir dentaduras.

 

A vida do portador de dentadura ou ponte removível apoiada sobre poucos dentes é repleta de dificuldades e baixa autoestima. Problemas como dores, dificuldade para mastigar e, principalmente, estética do sorriso sofrível acompanham o dia-a-dia de quem utiliza prótese dentária removível. Para estes indivíduos, a prótese protocolo sobre implantes dentários é uma alternativa terapêutica que supre todas estas necessidades.

 

A prótese dentária protocolo utiliza implantes dentários como forma de retenção. Quando a união entre ela e os implantes é rígida, recebe o nome de dentadura fixa; já quando é possível, ao próprio paciente, removê-la a qualquer tempo – como, por exemplo, durante a higienização -, recebe o nome de overdenture.

 

A técnica com protocolo protético mais utilizada é unida rigidamente a implantes dentários. Entre vantagens como a ausência de movimentação ao mastigar ou gengivas livres de contato compressivo, é a sua possibilidade para ser confeccionada com materiais semelhantes até a técnicas mais sofisticadas e estéticas como a prótese dentária em porcelana pura a que mais atende às necessidades mastigatórias e de recuperação da harmonia do sorriso.

 

A overdenture, uma técnica mais simples e limitada para próteses dentárias sobre implantes em pacientes desdentados, é indicada para eliminar problemas como próteses dentárias soltas ou que machucam as gengivas ao mastigar, para indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos dentários mais sofisticados ou ainda para aqueles que apresentam limitações anatômicas ou fisiológicas a técnicas com dentadura fixa.

 

protese dentaria protocolo em porcelana
Imagem: prótese dentária fixa tipo protocolo em porcelana, sobre implantes dentários.

 

 

Quantos implantes dentários são necessários à prótese protocolo?

 

Para que a prótese protocolo entregue todos os benefícos que promete, é necessário um certo número de implantes dentários instalados nas arcadas dentárias. Questões como quantidade e qualidade de osso disponível, magnitude da força mastigatória e exigências estéticas pessoais implicam na seleção do números de dispositivos implantodônticos instalados, cabendo ao dentista selecionar a quantidade exata deles.

 

De forma geral, considera-se que, para a arcada superior desdentada reabilitada na técnica com dentadura fixa, um mínimo de sete implantes dentários forneça estabilidade suficiente para resistir aos desafios matigatórios. Entretanto, é preciso estar atento ao fato de que este não é um número fixo, já que condições ósseas excepcionalmente favoráveis e ausência de fatores que comprometem o sucesso do tratamento – como o bruxismo – podem diminuir este número para até 4, na técnica conhecida como all-on-four.

 

A técnica overdenture utiliza uma quantidade menor de implantes dentários. Para a arcada inferior, entre dois ou três implantes dentários, apoiados em encaixes que dividem-se em esféricos ou tipo barra, são suficientes para garantir retenção ao falar ou mastigar – sem, entretanto, eliminar contatos diretos com gengivas que, dependendo do paciente, podem manter os episódios de dor ao mastigar. Já a arcada superior exige um número maior de dispositivos implantodônticos que podem, muitas vezes, ser iguais, em quantidade, à dentadura fixa.

 

dentadura implante dentário
Overdenture: técnica para dentadura com encaixe inferior pode ser realizada sobre apenas dois implantes dentários.

 

 

Acrílico, porcelana ou zircônia: tudo depende do número de implantes dentários.

 

Agora que você já sabe quantos implantes dentários são necessários à prótese protocolo conforme a técnica, também é importante saber que o material utilizado na confecção destes dispositivos protéticos também influencia no número de dipositivos implantodônticos.

 

Atualmente, os materiais mais utilizados em prótesea dentárias tipo protocolo são a resina acrílica, zircônia ou porcelana. As diferenças nos resultados estéticos, durabilidade e até mesmo de manutenção higiênica variam bastante entre estes materiais e podem exigir, como no caso dos dois últimos, um número elevado de dispositivos implantodônticos 

 

A técnica em resina acrílica pode exigir um número menor de implantes dentários comparada à prótese protocolo em zircônia ou porcelana (cerâmica). A lógica para isto é que este material polimérico absorve os impactos mastigatórios enviados ao osso durante a mastigação, fator determinante para uma menor ancoragem implantodôntica necessária ao tratamento.. 

 

Prótese protocolo de zircônia em corpo único: preço mais em conta é alternativa à técnica com porcelana.

 

 

Overdenture: prós e contras da prótese dentária para poucos implantes dentários.

 

Se por um lado a prótese dentária tipo overdenture traz como principais vantagens a possibilidade para ser removida a qualquer tempo e menor custo financeiro, também traz como desvantagens menor eficiência mastigatória – comparada às técnicas fixas, de forma rígida, a implantes dentários – e impossibilidade de confecção em materiais mais estéticos como a porcelana ou zircônia.

 

Mais comum nas arcadas inferiores, traz na resistência ao deslocamento ao falar ou mastigar características que, embora não superem a técnica fixa, podem ser suficientes para eliminar dores e eficiência durante a mastigação. Já na técnica realizada em arcadas superiores, o número de implantes dentários podem ser superiores a cinco ou seis, dependo da quantidade e qualidade do osso disponível.

 

protese dentaria overdenture
Prótese dentária protocolo tipo overdenture: tratamento que pode ser realizado com apenas quatro implantes dentários ossointegrados.

 

 

Sobre a qualidade e marca do implante dentário: o que é preciso saber.

 

Definitivamente, implante dentário não é tudo igual. Além da variação na qualidade da fabricação, design e pureza do titânio utilizado – ligas puras oferecem resultados mais efetivos -, também existem diferenças nos sistemas na forma como a prótese dentária protocolo é unida ao dispositivo implantodôntico.

 

Atualmente, implantes dentários importados concorrem com fabricantes nacionais – alguns destes, com qualidade semelhante aos produzidos no exterior. Na opinião do autor deste post, as diferenças entre fabricantes são vistos mais no afrouxamento eventual de dentaduras fixas – situação que exige o comparecimento do paciente ao consultório do dentista para reapertamento dos parafusos de retenção – do que nos resultados de osseointegração.

 

Outras diferenças entre marcas nacionais e importadas de implantes dentários trazem características como menor tempo de ossointegração (tempo de espera para colocação da prótese dentária fixa) e alternativas estéticas mais interessantes para tratamentos unitários realizados em dentes anteriores. Independente do caso, a discussão entre paciente e o dentista especialista em próteses dentária é importante para antever contratempos e resultados estéticos que podem deixar a desejar.

 

 

Durabilidade: de quanto em quanto tempo é preciso trocar a prótese protocolo?

 

A durabilidade da prótese protocolo depende, além da manutenção da saúde (osseointegração) dos implantes dentários realizados através de consulta odontológica periódica, do tipo de material utilizado na sua construção: acrílico, zircônia ou porcelana.

 

A prótese protocolo em acrílico é a que oferece menor durabilidade. Em média, num período que pode variar entre quatro a seis anos, já é necessário substituir a dentadura fixa devido ao desgastes dos dentes. Existem técnicas que permitem apenas a substituição dos dentes acrílicos, enquanto outras exigem que todo o dispositivo protético seja confeccionado novamente.

 

As próteses dentárias protocolo de zircônia ou porcelana são consideravelmente mais duráveis comparadas à versão em acrílico. Não existem trabalhos conclusivos sobre o tempo para trocar o dispositivo, entretanto, sabe-se que dentaduras fixas construídas com estes materiais são mais duráveis e mais fáceis de serem limpas.

 

dentadura fixa protocolo em porcelana
Dentadura fixa em porcelana sobre infra-estrutura metálica: resultado estéticos superiores e possibilidade de confecção de gengiva artificial estão entre as principais vantagens sobre dentaduras fixas em acrílico.

 

 

Enxerto ósseo pode ser necessário para melhorar a longevidade do tratamento.

 

No tratamento com implantes dentários, procedimentos com enxertos ósseos podem ser necessários para recuperar o osso reabsorvido após as extrações dentárias. As funções deste procedimento auxiliar, além de viabilizar um suporte rígido para os dispositivos implantodônticos, incluem melhoras estéticas e próteses dentárias mais fáceis para serem higienizadas.

 

Enxertos ósseos podem ser realizados concomitantes à instalação do implante dentário ou, em casos mais severos de reabsorção óssea, anteriores à instação dos dispositivos implantodônticos – neste casos, uma espera média de seis meses é necessária até que o enxerto esteja pronto para receber os dispositivos implantodônticos. Já com relação à origem do material enxertado, os mais utilizados são os derivados de matrizes ósseas bovinas ou construídas a partir da hidroxiapatita, um fosfato de cáilcio cristalino que facilita, ao próprio organismo do paciente, a formação de uma nova camada de osso.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária protocolo clincando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog