BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese protocolo: os prós e contras de cada material e técnica.

protese dentária protocolo post blog

Conheça os prós e contras da prótese protocolo no tratamento para substituir prótese dentária móvel por dentadura fixa sobre implantes dentários.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese protocolo, a técnica definitiva para substituir dentaduras.

 

Os desafios diários impostos àqueles que perderam todos os dentes em uma mesma arcada são motivos frequentes para debilidade no estado geral de saúde e perda da autoestima. Para estas pessoas, o convívio com dentaduras ou prótese parcial removível é sinônimo de dores, dificuldade para mastigação e próteses dentárias soltas. Nestes casos, o tratamento com prótese dentária protocolo – também conhecida como dentadura fixa – pode ser a única solução para reabilitar a saúde oral e voltar a levar uma vida mais saudável e feliz.

 

A prótese protocolo é um dispositivo protético fixo sobre implantes dentários ósseointegrados que está indicada para todas as situações em que a instalação dos dispositivos implantodônticos são favoráveis. Até mesmo pacientes com idade mais elevada estão indicados ao tratamento que pode ser essencial para recuperar a capacidade mastigatória em indivíduos com deficiência nutricional grave por ausência de dentes. 

 

protese protocolo em porcelana
Prótese protocolo em porcelana: dentes personalizados trazem mais naturalidade e harmonia ao sorriso com dentadura fixa.

 

 

Materiais utilizados modificam a estética e durabilidade.

 

Poucos procedimentos odontológicos dispõem de variedade tão grande de materiais como a prótese dentária protocolo. Partindo de tipos mais simples e semelhantes a dentaduras convencionais em resina acrílica a até modelos mais sofisticados em porcelana e zircônia, as soluções dependem mais da disposição financeira do paciente do que das dificuldades técnicas impostas por limitações ósseas e saúde geral do indivíduo candidato ao tratamento.

 

Os tipos mais utilizados são a prótese protocolo em acrílico ou porcelana, duas versões básicas que atendem à maioiria dos requisitos estéticos e funcionais dos pacientes em tratamento. Conheça os tipos mais indicados:

 

prótese protocolo em acrílico sobre metal

É a técnica mais utilizada para recuperar a função mastigatória de pacientes com dor durante a mastigação ou outros problemas e dificuldades com dentaduras convenionais. Os resultados estéticos, limitados, costumam ser semelhantes às experiências anteriores com outros dispositivos móveis.

 

prótese protocolo em porcelana sobre metal

Indicada para indivíduos que buscam trocar dentaduras por prótese dentária fixa em porcelana para desfrutar de todas os benefícios estéticos, mastigatórios e de durabilidade desta técnica. Segundo tipo mais utilizado, é eficaz para atender às necessidades de pacientes mais exigentes com a harmonia do sorriso.

 

prótese protocolo em porcelana sobre zircônia

Resultados estéticos de impacto próximos à procedimentos sofisticados como lentes de contato dental e faceta de porcelana pode ser esperados na técnica com dentadura fixa em porcelana sobre zircônia. Por outro lado, o preço mais elevado do tratamento pode ser proibitivo na hora da seleção do tipo de material utilizado no tratamento.

 

prótese protocolo em zircônia

Idealizada como alternativa à dentadura fixa em porcelana sobre zircônia, esta versão em zircônia pura traz preço mais em conta para quem busca durabilidade e resultados estéticos elevados.

 

 

protese protocolo em acrílico
Prótese protocolo em acrílico: estética inferior à versão em porcelana porém com estabilidade e eficiência mastigatória equivalentes.

 

 

Prós e contras.

O tratamento para substituir dentaduras por prótese protocolo exige exames rigorosos, planejamento e, na maioria das vezes, paciência para aguardar os meses de osseointegração dos implantes dentários – casos mais complexos com enxerto de osso podem prolongar a espera pelo dispositivo definitivo em até 9 meses. Ainda assim, os pontos positivos da técnica são suficientes para entender as vantagens da dentadura fixa sobre os dispositivos protéticos removíveis.

 

prós

estabilidade da prótese dentária ao falar e mastigar;

 

resultados estéticos favoráveis;

 

melhor eficiência mastigatória;

 

elimina dores e cortes frequentes em gengivas;

 

durabilidade elevada;

 

recuperação da autoestima.

 

 

contras

preço mais elevado;

 

limitações ósseas e de saúde do paciente podem inviabilizar o tratamento;

 

manutenção períodica curta (4 meses);

 

tempo de tratamento (osseointegração dos implantes dentários).

 

 

Dentadura fixa em porcelana, máxima estética e durabilidade.

 

Para quem procura os melhores resultados estéticos e elevada durabilidade, a prótese protocolo do tipo dentadura fixa é a técnica ideal. Diferente da versão em resina acrílica em que os dentes são construídos com modelos já prontos, nesta o formato dos dentes é feita de forma personalizada e com características de cor e forma semelhantes a dentes naturais. Os resultados estéticos, mais harmônicos e precisos, trazem mais naturalidade e personalidade ao sorriso.

 

A dentadura fixa em porcelana está disponível em duas técnicas: sobre zircônia ou sobre estrutura metálica interna, que não pode ser visualizada. Apesar das diferenças, ambas entregam excelentes resultados estéticos, sempre superiores à prótese protocolo em acrílico e ainda mais discrepantes das tradicionais dentaduras.

 

protese overdenture
Prótese overdenture: simplicidade e custo baixo para substituir dentaduras inferiores.

 

 

Prótese protocolo em zircônia é alternativa mais em conta.

 

A recente introdução da prótese protocolo em zircônia permite aos indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos vantagens próximas à tecnica com dentadura fixa em porcelana. Excelente durabilidade, resultados estéticos e melhor eficiência mastigatória são característica desta técnica de baixo custo e rapidez na confecção.

 

A prótese protocolo em zircônia é construída em corpo único. Sem uma camada externa em porcelana (cerâmica), pode deixar a desejar para os indivíduos mais exigentes com os resultados estético do tratamento. Por outro lado, é um procedimento que fica no meio-termo entre a prótese dentária fixa em acrílico e a versão em porcelana.

 

 

Número de implantes dentários dependem de vários fatores.

 

Os implantes dentários são dispositivos em titânio essenciais para procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana do tipo coroa ou prótese dentária protocolo. Em teoria, quanto maior o número destes dispositivos integrados ao osso, maior a durabilidade. Quando instalados em pequeno número, técnicas mais simples com dentadura fixa, como a overdenture, são as únicas disponíveis para não acarretar perdas prematuras no tratamento.

 

Para arcadas superiores, o número ideal de implantes dentários para tratamento como dentadura fixa depende de fatores como qualidade e osso disponível, relação maxilar e força mastigatória. De forma geral, entre 7 e 8 dispostivos implantodônticos já são suficientes para suportar próteses dentários do tipo protocolo fixo. Já na arcada inferior, quatro implantes dentários instalados na região interior são suficientes para o suporte fixo da prótese protocolo, independe do material utilizado na confecção.

 

Uma alternativa para substituir dentadura por prótese dentária fixa sobre implantes dentários é a técnica conhecida como all-on-four – numa tradução literal, tudo sobre quatro. Idealizada para a arcada dentária superior, a fixação de prótese protocolo fixa é realizada sobre apenas quatro implantes dentários instalados em posições estratégicas que permitem uma harmônica distribuição de força. Bastante utilizada na europa, o procedimento é útil para reduzir custos do tratamento em indivíduos com problemas mastigatórios e estéticos com prótese dentária móvel.

 

 

Overdenture, uma versão mais simples e com preço em conta.

 

Uma técnica alternativa para substituir dentaduras convencionais na arcada superior e inferior utilizando poucos dentários é a overdenture, uma prótese dentária que pode ser removida pelo próprio paciente mas que oferece estabilidade e conforto mastigatório inigualáveis.

 

Neste tipo de dispositivo, encaixes instalados nas bases das dentaduras impedem deslocamentos ao falar ou mastigar – uma solução para indivíduos com pouco estrutura óssea ou dificuldades motoras. Outra vantagem é a diminuição de traumas sobre as gengivas, elimando problemas como dores e desconfortos durante a mastigação de alimentos mais rígidos.

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre prótese dentária protocolo.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog