BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Restauração dental em porcelana traz excelência ao tratar bruxismo.

restauração dental em porcelana e tratamento do bruxismo

A restauração dental em porcelana é uma excelente alternativa para recuperar dentes desgastados pelo bruxismo. Conheça as indicações, prós e contras desta técnica para prevenir e recuperar os desgastes dos dentes.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentes desgastados pelo bruxismo, um problema dos dias atuais.

 

Poucos problemas de saúde estão tão associados aos dia-a-dias apressados e tão cheios de responsabilidades como o bruxismo. Intensificado pelo estresse e ansiedade, este distúrbio neuromuscular de apertamento e ranger dos dentes pode trazer, além de danos estéticos e funcionais aos dentes, intensos quadros dolorosos na face, cabeça e ouvidos. Um problema tão comum já representa boa parte dos pacientes em atendimento odontológico nos dias atuais.

 

Entre os principais danos causados pelo distúrbio está o desgaste prematuro dos dentes. Com riscos até perdas dentárias, a diminuição contínua de estrutura dentária, um problema que também pode aparecer em crianças, ocorre de forma não simétrica e lenta para a maioria dos bruxômanos, uma das causas para a busca para o tratamento do problema. 

 

Entre os vários procedimentos terapêuticos para tratar e previnir a o bruxismo está a restauração dental em porcelana, um artifício restaurador que pode ser importante para os casos mais severos do problema – além do uso da indispensável placa para bruxismo e a eliminação de diversos tipos hábitos parafuncionais que intensificam o quadro.

 

bruxismo tipos
Tipos de bruxismo: a severidade dos desgastes é fator importante na hora de selecionar o material para restaurações dentárias.

 

 

A restauração dental em porcelana no tratamento do bruxismo.

 

Para a maioria dos indivíduos afetados pelo bruxismo, o uso regular da placa miorrelaxante pode ser suficiente para eliminar os sintomas dolorosos e prevenir fraturas e desgastes dentários. Entretanto, casos mais severos do problema podem exigir a recuperação e proteção dos dentes através de restaurações dentárias (técnicas in-lay, on-lay e over-lay), um procedimento que reconstrói a dimensão vertical de oclusão, um parâmetro clínico que mede a relação entre os maxilares durante o máximo encaixe dos dentes. Quanto mais desgastados os dentes, menor é esta dimensão – também conhecida como “altura da mordida”.

 

A restauração dental em porcelana para tratamento auxiliar do bruxismo, apesar dos comprovados benefícios, ainda é pouco utilizada. Um dos motivos é o custo mais elevado do procedimento, um fator que pode induzir os indivíduos mais sensíveis ao preço a escolhas por materiais menos resistentes e duráveis como a resina composta.

 

Para entender melhor como a restauração dentária em porcelana é a técnica ideal para recuperar e prevenir desgastes dentarios, veja uma lista com vantagens e desvantagens do procedimento:

 

 Vantagens:

✓ não deforma ao longo dos anos;

 

✓ diminui riscos para fraturas dentárias em dentes com restaurações dentárias extensas;

 

 ✓ resultados estéticos marcantes;

 

✓ baixo índice de amarelamento;

 

✓ facilidade e praticidade da técnica.

 

Desvantagens:

✓ preço mais elevado da técnica;

 

✓ exige até duas consultas;

 

restauração em porcelana dente desgastado
Dente preparado para receber restauração dental em porcelana, na técnica over-lay.

 

 

Prevenção de novos desgastes é o grande destaque da técnica.

 

Os desgastes dentários provenientes do bruxismo podem progredir, quando não tratados, até a perda dentária. O tratamento do distúrbio, que inclui desde a substituição de hábitos parafuncionais (roer unhas e morder canetas), modificação na dieta alimentar (ingestão de alimentos macios) e uso de aparelho para bruxismo nem sempre são eficientes para conter a perda de estrutura dentária característica da condição. Nestes casos, procedimentos auxiliares podem ser necessários para evitar danos futuros aos dentes.

 

A evolução dos desgastes dentários é constante e não cessa sozinha. E neste sentido, a restauração dental em porcelana pode atuar como barreira à perda de estrutura dentária em outros dentes, além dos restaurados com o material. Uma alternativa aos casos mais severos é o uso da técnica tipo on-lay para recobrimento dos dentes posteriores dos maxilares, uma procedimento que protege tanto dentes anteriores e posteriores da ação destrutiva do distúrbio.

 

bruxismo desgaste dentario
Desgastes dentários severos por bruxismo.

 

 

Resultados estéticos marcantes e elevada resistência ao amarelamento.

 

Nenhum outro material consegue unir tantas qualidades estéticas e de durabilidade como a porcelana (cerâmica odontológica). Próteses dentárias fixas e até dentaduras fixas sobre implantes dentários encontram nas cerâmicas propriedades ópticas e de resistência ideais para atender aos pacientes mais exigentes com os resultados estéticos do seu tratamento.

 

A restauração dental em porcelana tem indicações que vão muito além do tratamento do bruxismo. Além de não deformar ao longo dos anos, sua taxa de amarelamento é lenta, um problema comum à técnica com resina composta. Outra vantagem do material são os resultados estéticos marcantes, ideais para procedimentos combinados com lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas.

 

restauração em porcelana
Restauração dental em porcelana: excelência em estética, durabilidade e resistência ao amarelamento.

 

 

Porcelana utilizada no tratamento é específica.

 

A porcelana utilizada no tratamento do bruxismo na técnica com restauração dental é específica. A diferença desta de outras composições cerâmicas deve-se à sua menor dureza, uma característica que confere a este material baixos índices de desgastes em dentes antagonista naturais. Outras composições cerâmicas podem, ao contrário do que se espera, até mesmo aumentar o nível de desgastes dos dentes. Assim, certifique-se com o seu dentista se o tipo de porcelana utilizada no seu tratamento atende às necessidades da técnica.

 

Restauração dental em resina ou zircônia são alternativas com indicações precisas.

 

A restauração dental em resina é a técnica mais utilizada para recuperar dentes cariados ou quebrados – ou simplesmente para recuperar dentes escurecidos por restaurações em amálgama de prata. Diferente das versões em porcelana e zircônia, é aplicada diretamente pelo dentista sobre o dente, sem necessidade de fresadoras computadorizadas ou laboratórios de prótese dentária.

 

No tratamento do bruxismo, a restauração dental em resina apresenta algumas limitações seja para recuperar dentes desgastados ou aumentar a dimensão vertical de mordida. As indicações para este material são para os pequenos desgastes em dentes anteriores e posteriores ou condições mais leves do distúrbio. Já a restauração dentária em zircônia deve-se ser restrita ao tratamento em casos mais severos do problema em que a superfície de contato dos dentes revestidos dão-se sobre outros dentes submetidos ao mesmo tratamento.

 

Ainda com dúvidas? Acesse nosso FAQ (perguntas frequentes)

Saiba mais sobre restauração dental em porcelana e bruxismo:

Voltar para o blog