BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival: tratamento e recuperação estética super explicados.

retração gengival tratamento gengivas

A retração gengival tem tratamento e recuperar a estética de gengivas retraídas também é possível. Conheça mais sobre como tratar a recessão gengival, com técnicas e informações sobre tempo de tratamento, indicações e contra-indicações e recuperação.

 

Luís Gustavo Leite, dentista, é periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Afinal, o que é a retração gengival?

 

A retração gengival é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Além dos danos estéticos que ela provoca, a preocupação com a sua progressão constante e quase sempre assintomática vêm tirando o sono de muitos indivíduos. Mas, afinal, do que se trata este problema?

 

A retração gengival, ou recessão gengival, não é uma doença e, sim, uma sequela de doenças ou condições traumáticas que levam à perda do osso e ligamento periodontal que circundam as raízes dentárias – duas estruturas localizadas abaixo das gengivas. Expondo as raízes dentárias ao meio bucal, ela traz problemas que vão desde a sensibilidade dolorosa e dificuldade para remoção da placa bacteriana à perda dos dentes nos casos mais avançados – motivos mais do que suficientes para justificar o aumento por tratamentos que bloqueiem sua progressão e, se possível, recuperem os danos estéticos.

 

 

Causas da retração gengival são variadas.

 

As causas da retração gengival surpreendem pela variedade. Na maioria das vezes, são a periodontite, uma doença infecciosa associada à higienização oral deficiente, e o excesso de pressão das cerdas dentárias contra as gengivas, os principais motivos para a exposição precoce das raízes dentárias – mas existem outros. Veja as principais causas para a recessão gengival:

 

periodontite (infecção bacteriana associada à higiene oral deficiente);

 

trauma das gengivas durante a escovação;

 

tratamento ortodôntico;

 

alergias inflamatórias;

 

fungos e vírus;

 

doenças sistêmicas, metabólicas e endócrinas.

 

retração gengival tratamento periodontite
A periodontite, a principal causa para retração gengival, tem como causa a placa bacteriana não removida durante a higiene oral.

 

 

Sinais e sintomas.

 

Por ser não ser uma doença, não faz muito sentido falar nos sinais e sintomas da retração gengival. Detectá-la, na maioria das vezes, é bem simples: basta afastar os lábios e bochechas para verificar se a raiz dentária está exposta. 

 

Em algumas ocasiões, entretanto, a dor e a sensibilidade frequentes ao ingerir alimentos frios ou doces dão indícios do início da retração gengival em estágio ainda não perceptível visualmente. Por outro lado, dependendo da velocidade com que a progressão ocorre e de condições fisiológicas pessoais, os sintomas dolorosos não estão presentes. E o resultado disso é que a consulta ao dentista só acontece quando o problema já está em estado avançado. 

 

 

retração gengival diagnóstico
A retração gengival pode ser o resultado da pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas, associada ou não a tratamento ortodôntico inadequado.

 

 

Diagnóstico: causas nem sempre são fáceis de identificar.

 

O exame clínico realizado em consultório pelo periodontista é importante para um diagnóstico preciso. Erros nesta etapa podem levar a tratamentos incapazes de frear a progressão do problema. É o caso, por exemplo, da recessão gengival associada, de forma equivocada, à movimentação dentária com aparelho ortodôntico – quando o principal motivo, muitas vezes, é a periodontite causada pela higienização oral inadequada durante o tratamento ortodôntico.

 

Os exames necessários para o diagnóstico da retração gengival são essencialmente clínicos, realizados pelo dentista durante a consulta inicial. Exames radiográficos simples ou mesmo tomográficos são exigidos aos casos associados à perdas ósseas severas por periodontite ou após tratamento ortodôntico – ou ainda à cirurgia gengival para recobrimento de raiz dentária exposta.

 

Em muitos casos, a identificação da causa da recessão gengival é complexa. São os casos, por exemplo, das retrações causadas por alergias ao metal de próteses dentárias antigas ou doenças como pênfigo e mononucleose. Já em outros casos, em que doenças metabólicas ou sistêmicas aceleram a velocidade com que as gengiva retraem, como na diabete ou nas alterações hormonais que aparecem durante a gravidez, exames complementares são requeridos para estabelecer um tratamento mais apropriado.

 

 

gengivite e periodontite tratamento
Sinais inflamatórios da periodontite em área com exposição inicial de raiz dentária.

 

 

Tratamento da retração gengival.

 

O tratamento da retração gengival tem como principal finalidade remover as causas para a recessão – e, posteriormente, a recuperação das gengivas retraídas. Enquanto alguns procedimentos são realizados visando eliminar as bactérias causadoras da recessão (periodontite), outros são utilizados apenas para reverter os danos estéticos ou sorriso (gengivas traumatizadas por excesso de força durante a escovação), proteger as raízes dentárias de desgastes ou ainda eliminar a sensibilidade dental. Veja o que pode ser feito, de acordo com a causa, danos já provocados e necessidades estéticas individuais dos pacientes:

 

Tratamento periodontal

 

O tratamento periodontal é indicado à retração gengival causada por bactérias presentes na placa bacteriana (higiene oral deficiente). O procedimento, que dependendo da severidade da doença pode exigir várias consultas, é realizado através da remoção (curetagem) da placa bacteriana e tártaro localizados entre a raiz dentária e as gengivas. O objetivo desta terapia é eliminar a infecção bacteriana responsável pela destruição do osso e ligamento periodontal.

 

Adoção de novas técnicas e instrumentos para remoção de placa bacteriana

 

Para garantir que a remoção de placa bacteriana seja eficiente e não provoque traumas às gengivas, novos instrumentos de higiene oral como escovas dentárias com cerdas macias e técnica correta de uso do fio dental são introduzidos.

 

Dessensibilização

 

A eliminação ou redução da dor e sensibilidade ao ingerir alimentos frios e ácidos é um tratamento simples e rápido. Realizado através da aplicação de agentes dessensibilizantes, o procedimento requer entre uma a quatros consultas para surtir o efeito esperado.

 

Cirurgia plastica gengival

 

Indicada para recuperar estética e função das gengivas retraídas, também tem como finalidade a prevenção de novas recessões, a eliminação da dor e sensibilidade aumentadas ou ainda a construção de uma arquitetura gengival mais favorável à remoção da placa bacteriana causadora da gengivite e periodontite.

 

Restauração dental em resina ou porcelana

 

Provavelmente o procedimento mais realizado, a restauração dental em resina ou porcelana no tratamento da retração gengival tem indicações que vão do bloqueio da sensibilidade dentinária, proteção das raízes dentárias contra desgastes provocados pelas cerdas das escovas dentárias à recuperação estética da harmonia do sorriso.

 

Faceta de porcelana

 

O emprego de facetas de porcelana e lentes de contato dental é indicado para pacientes que já estão em procedimentos para transformação do sorriso com facetas dentárias. Mas para que o tratamento não resulte no alongamento excessivo das coroas dentárias é preciso que as recessões teciduais tenham extensão inferior a 2mm.

 

retração gengival tratamento com resina restauração
Restauração dentária em resina tem como finalidades o alívio estético, proteção contra desgastes na raiz dentária e redução da dor e sensibilidade a alimentos frios.

 

 

A retração da gengiva não volta ao normal com o tempo.

 

Ao contrário do que se imagina, a retração gengival não volta ao normal com o tempo. O principal motivo para isto é que as perdas de osso e ligamento periodontal, as duas estruturas que dão suporte às raízes dentárias, não são reconstituídas ao final do tratamento.

 

Até o momento, os tratamentos para recuperar o osso e o ligamento periodontal perdido, independente da causa, são experimentais. Assim, o que pode ser feito é recuperar apenas a gengiva retraída através da cirurgia que reposiciona suas bordas à posição original – ainda assim, esta técnica é restrita às recessões causadas por traumas de escovação ou casos mais isolados associados a implantes dentários ou movimentações dentárias com aparelho ortodôntico.

 

 

O tipo de gengiva influencia no aparecimento e progressão.

 

O tipo de gengiva implica em uma maior facilidade para o aparecimento e progressão da retração gengival – é o que indicam diversas pesquisas científicas sobre o assunto. Mais evidente em indivíduos cujas gengivas são finas e delicadas, esta maior suscetibilidade tem relativa importância nas retrações associadas a movimentações com aparelho ortodôntico ou excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias durante a higienização oral.

 

O tipo de gengiva também influencia nos resultados de tratamentos cirúrgicos. Biotipos finos, mais propícios à recidiva, podem exigir o uso de enxertos de gengiva para minimizar os riscos para nova exposição das raízes após o procedimento. Em alguns casos, a cirurgia com enxerto é indicada até mesmo como forma de prevenir retrações em situações em que o biotipo e paredes ósseas finas favorecem o aparecimento e progressão do problema.

 

retração gengival tratamento tipo de gengiva
O biotipo gengival fino está associado, em algumas situações, à exposição das raízes dentárias.

 

 

Cirurgia plástica gengival na recuperação estética de gengivas retraídas.

 

A recuperação de gengivas retraídas através de procedimentos cirúrgicos é um dos principais motivos de consultas ao periodontista. O principal motivo para isso é a recuperação da estética do sorriso já que, quando o problema atinge os dentes anteriores, os danos harmônicos costumam ser elevados.

 

A cirurgia para recuperar gengivas retraídas, ou cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta, é eficiente e os resultados são relativamente previsíveis – desde que as indicações para este tipo de tratamento sejam corretas. Uma de suas vantagens é a manutenção dos resultados ao longo dos anos, uma característica importante quando o tratamento precede o revestimento dos dentes com lentes de contato dental ou próteses dentárias fixas em porcelana. Conheça, de forma resumida, as duas principais técnicas cirúrgicas:

 

Cirurgia sem enxerto de gengiva

 

Simples, a cirurgia sem enxerto para tratamento da retração gengival é realizada através do reposicionamento e sutura das bordas das gengivas à sua posição original. Indicada para um ou mais dentes, exige uma série de fatores favoráveis para que dê certo – biotipos finos e delicados e recessões muito extensas, por exemplo, contraindicam o uso desta técnica.

 

Indicações e contra-indicações

pequenas e médidas retrações teciduais;

 

não funciona em retrações causadas por periodontite.

 

Prós e contras

pode ser realizada em um ou mais dentes;

 

tempo mais curto de cirurgia; 

 

pós-operatório mais simples;

 

requer seleção criteriosa dos candidatos ao tratamento.

 

Pós-operatório

restrições à ingestão de alimentos duros por até 7 dias;

 

restrições de higienização no local operado por até 7 dias;

 

bochechos diários com agentes químicos para controle de placa bacteriana.

 

Tempo de recuperação

requer até 3 dias livre de exercícios físicos;

 

até 1 dia em repouso.

 

Cirurgia com enxerto de gengiva

 

A cirurgia com enxerto gengival é indicada no tratamento da retração gengival mais complexa e extensa. Com pós-operatório que exige dedicação com relação aos cuidados e tempo em repouso – que pode exigir até 3 dias do paciente longe de atividades de trabalho -, ela pode ser realizada com enxertos teciduais coletados do próprio paciente (enxerto natural) ou fabricados a partir de matrizes animais (biossintéticos).

 

Indicações e contra-indicações

retrações extensas;

 

aumento de espessura das gengivas;

 

não funciona em retrações causadas por periodontite

 

Prós e contras

resultados duradouros;

 

cirurgia mais demorada;

 

pós-operatório exige dedicação do paciente;

 

custos financeiros adicionais;

 

pode ser utilizada de forma preventiva.

 

Pós-operatório

restrições a alimentos duros por até 14 dias;

 

restrições de higienização no local operado por até 14 dias;

 

bochechos diários com agentes químicos para controle de placa bacteriana.

 

Tempo de recuperação

requer até 7 dias livre de exercícios físicos;

 

até 3 dias em repouso.

 

enxerto gengival tratamento da recessão gengival
Cirurgia para retração gengival com enxerto natural (autógeno).

 

 

Enxerto gengival natural ou biossintético: selecionando o ideal.

 

O enxerto de gengiva tem várias aplicações na periodontia. Além de melhorar os resultados da cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta, ele também é essencial para recuperar a estética e arquitetura de gengivas localizadas junto a próteses dentárias fixas e implantes dentários.

 

De forma a simplificar o entendimento, o enxerto gengival pode ser dividido em dois tipos: natural ou fabricado. O primeiro tipo, coletado do próprio paciente durante a cirurgia – o palato é o local mais utilizado -, é indicado para casos mais severos de retração, biotipo muito fino e delicado ou ainda para corrigir falhas graves de perda de volume de gengivas relacionadas a extrações dentárias e implantes dentários. 

 

O enxerto de gengiva fabricado mais utilizado é obtido a partir de matrizes animais. Eficiente e relativamente previsível, é indicado no tratamento da retração gengival na recuperação de pequenas a média recessões ou ainda como forma de amenizar o pós-operatório relacionado à remoção do enxerto natural.

 

 

Prevenção da recessão gengival.

 

Prevenir o aparecimento e progressão da exposição das raízes dentárias é possível e requer comprometimento do paciente. Entre as medidas para prevenção da retração gengival, além da consulta regular ao dentista especialista em periodontia, estão a adoção de hábitos mais eficientes para remoção de placa bacteriana e instrumentos de higienização oral mais adequados.

 

Saiba mais sobre retração gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog