BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Simulação tipo antes-e-depois para facetas e lentes é essencial mas pode induzir a erros.


Tratamentos com facetas e lentes de contato dental são marcantes mas podem gerar expectativas irreais por erros de simulação tipo antes e depois.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Similações fotográficas são mais do que essenciais – mas podem induzir a erros.

 

A tranformação do sorriso com facetas e lentes de contato dental é o tratamento estético mais marcante em odontologia. E não é para menos, já que os resultados aparecem de forma intensa e profunda. Entretanto, os procedimentos envolvidos são sensíveis a erros, motivos para frustrações e muita dor de cabeça quando nem tudo sai como planejado. E, entre as falhas mais comuns, é a simulação digital com fotografia tipo antes e depois a que mais dá margem a erros de harmonização – e até mesmo danos irreversíveis aos dentes.

 

A simulação digital fotográfica não é a única técnica para simular resultados com lentes de contato dental e facetas laminadas. Mockups e simulações sobre modelos em gesso, por exemplo, são alternativas mais eficientes e elucidativas, porém menos práticas – e mais onerosas aos pacientes. O problema é que são exatamente as técnicas tipo antes-e-depois as que trazem o maior apelo comercial. Mas é possível, sim, utilizar desta ferramenta essencial para as transformações do sorriso sem os erros induzidos pela técnica.

 

simulação digital lentes de contato dental
Simulação fotográfica digital impressa pelos resultados mas resultados podem ser profundamente diferentes. (fonte/internet)

 

 

O que dá – e o que não dá – para simular através de manipulação fotográfica tipo antes-e-depois.

 

Entre diveros tipos de técnicas para simular tratamentos com lentes de contato dental, a manipulação digital de fotos tipo antes-e-depois é a que mais impressiona. Tudo fica harmônico, na cor, brilho, forma e linhas de harmonia corretas. Só que, infelizmente, é a que mais induz a tratamentos que não podem ser reproduzidos conforme o simulado. Ainda assim, o procedimento tem suas indicações e contraindicações.

 

Dá para simular

inclinações laterais na forma dos dentes (retos, regulares ou arredondados)

 

harmonização de forma com dentes inferiores

 

planos faciais

 

Não dá para simular

volume (inclinações antero-posteriores);

 

clareamento dental

 

brilho

 

cor

 

comprimento

 

simulação facetas laminadas transparência e cor
No detalhe, a análise da transparência natural e dentes candidatos à técnica com lentes de contato dental em porcelana. (fonte/internet).

 

 

Harmonizando laminados com gengivas e lábios.

 

A complexidade das transformações de impato do sorriso depende dos desafios à harmonização dos dentes a gengivas, lábios e planos faciais. Só para ficarmos nos exemplos mais comuns, na maioria das vezes a linha que divide as arcadas ao meio (que passa entre os incisivos centrais) não coincide com o meio da face. E, para piorar ainda mais, dificilmente os dentes no lado esquerdo da face estão no mesmo plano que o lado direto. E por aí vai.

 

A simulação por fotos tipo antes-e-depois para facetas e lentes de contato dental entra em discordância com a técnica sobre modelos neste ponto. É que a manipulação fotográfica não tem limites físicos. Tudo é possível. O que, em boca, se mostra bastante diferente, já que a forma e disposição dos dentes nas arcadas trazem limitações para comprimento e inclinações de próteses dentárias em porcelana, facetas e lentes de contato dental. Já começam aqui os primeiros motivos para pacientes frustrados com os resultados.

 

digital simulação planos tratamento com porcelanas

 

 

Comprimento final de dentes não dependem apenas do desejo. 

 

O erro mais comum em simulações fotográficas tipo antes-e-depois dá-se na seleção do comprimento de dentes. Características como dentes mais retos ou arredondados, forma dos caninos e textura dos dentes são, na maioria das vezes, determinados após a análise cuidadosa personalizada do paciente – quase sempre estabelecidos pelo gosto particular do indivíduo em tratamento. Mas quando chega a hora de determinanar o comprimento, lá vem confusão.

 

O comprimento de próteses, facetas e lentes de contato dental são limitados à posição dos dentes inferiores, tipo de contato (oclusão) e forma das arcadas dentários. E isso só para ficar nas limitações de fácil entendedimento para leigos. O que pode ser um problema para indivíduos que desejam dentes compridos, que “apareçam mais”. Já nas simulações, as possibilidades para desenvolver dentes com diversos tipos de comprimentos são infinitos. E justamente no detalhe que mais importa para muitos pacientes.

 

 

Cores e transparências de laminados também podem ser irreais na simulação com fotografias tipo antes-e-depois.

 

Cores e transparências são detalhes difíceis de serem confeccionados em laminados do tipo facetas ou lentes. Sem eles, os resultados são artificiais e sem vida. Já para os programas que simulam tratamentos estéticos de transformação, tudo pode ser obtido. E começa aí outros motivos para frustrações com os resultados, já que o laboratório protético contratado pode não reproduzir com exatidão o planejamento fotográfico tipo “antes e depois”. O resultado? Pacientes frustrados.

 

 

Mockup: simulando, com eficiência, sorrisos com facetas e lentes de contato.

 

A técnica mais eficiente e que oferece simulações realistas é realizada com mockups – protótipos, em tamanho e cor próximos aos reais, instalados diretamente sobre os dentes. É através dela que os detalhes definidos em simulações sobre modelos em gesso são transferidos sobre dentes, única forma de observar a real harmonia entre o design de futuras facetas e lentes de contato dental com linhas do sorriso, lábios e gengivas. O momento ideal para verificar se os resultados serão dentes harmônicos e marcantes.

 

Mockups são precisos para que nenhum detalhe fique de fora dos laminados cerãmicos que serão fabricados. Além disso, também podem ser utilizados como provisórios até o dia da consulta final. Mas tanta utilidade tem seu preço. Literalmente. É que os custos com mockups podem elevar o valor final do tratamento em até 20% do valor inicial previsto – e ainda aumentar a tempo de tratamento em até 7 dias. Contratempos, entretanto, que fazem a diferença para sorrisos mais harmônicos e interessantes.

 

 

Saiba mais sobre simulação digital em tratamentos de transformação com lentes e facetas laminadas com os posts abaixo:

Voltar para o blog