BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas sobre facetas em porcelana indispensáveis antes de iniciar o tratamento.

Facetas-em-porcelana-dicas

Está pensando em mudar radicalmente o visual do seu sorriso com facetas em porcelana? Conheça 7 dicas elaboradas de acordo com as principais dúvidas surgidas em consultório para que seus dentes fiquem do jeito que você precisa – e não apareçam supresas desagradáveis ao final do tratamento. (atualizado em abril/17)

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. Não é preciso recobrir os seis dentes anteriores para conseguir resultados incríveis com facetas.

 

Muita gente não sabe, mas os tratamentos odontológicos mais radicais que transformam a cor e a forma do sorriso, na maioria das situações, utilizam-se de lâminas e facetas em porcelana para o recobrimento dos seis dentes anteriores superiores – e mais nada! E, ainda assim, os resultados são tão marcantes que dá a impressão de que todos os dentes foram laminados, justificando o que afirmam diversas pesquisas em odontologia estética com laminados: 90 % da percepção estética do sorriso encontram-se exatamente nesses seis dentes superiores anteriores.

 

 

Na verdade, resultados sensacionais podem ser obtidos com tratamentos que envolvem número ainda menor de dentes. Pacientes com desarmonia estética intensa podem se beneficiar de tratamentos que recobrem apenas os quatro dentes anteriores com facetas em porcelana – alguns até menos do que isso! O segredo está no  planejamento dos tratamentos com facetas em porcelana : modelos em gesso, simulações fotográficas e técnicas com mockups (teste-drive do tratamento) estão aí exatamente para isso.

 

Facetas em porcelana personalização
Facetas em porcelana: confeccção artística com porcelana para tratamento apenas nos incisivos centrais.

 

 

2. Existem técnicas mais modernas com porcelanas que não desgastam os dentes.

 

Diminuições na superfície externa dos dentes envolvidos em tratamentos com facetas em porcelanas são irreversíveis. Alguns pacientes, com razão, podem ficar frustrados com esses desgastes – principalmente quando os dentes laminados não possuem nem mesmo restaurações dentárias. É por isso que as melhores indicações para o tratamento com facetas em porcelana são as reconstruções do sorriso em indivíduos com múltiplas restaurações em resina, alterações na cor de dentes muito intensas ou desgastes dentários severos causados pelo bruxismo. 

 

Mas existem alternativas aos desgastes dentários. Exemplo disso são as já populares lentes de contato em porcelana e os ainda desconhecidos fragmentos cerâmicos, técnicas que dispensam a redução da estrutura dentária e proporcionam resultados semelhantes ao tratamento com facetas em porcelana. Os pacientes mais jovens são os mais indicados, como nas situações para fechamentos de espaços entre dentes anteriores (diastemas) ou correções de pequenos desalinhamentos. 

 

faceta em porcelana desgastes
Desgastes dentários, exclusivos na técnica com facetas em resina, são indicados para dentes com problemas de manchamento e pigmentação severos (detalhe).

 

 

3. Existem diferenças na qualidade das porcelanas utilizadas em facetas que afetam a qualidade do tratamento.

 

Se você está pulando de dentista em dentista em busca do melhor orçamento para tratamentos com laminados dentários, muito cuidado! Facetas em porcelana não são todas iguais. Isso porque existem diversos fabricantes no mercado de porcelanas (cerâmicas) dentárias, e as diferenças na qualidade desses produtos são gritantes. E, obviamente, algumas cerâmicas reproduzem melhor as características naturais dos dentes como a transparência, luminescência e brilho, do que outras.

 

O tipo e técnica também contam na qualidade dos tratamentos com facetas laminadas em porcelana. O dissilicato de lítio, um novo tipo de porcelana para tratamentos estéticos em odontologia, mostra bem a importância da seleção correta do melhor material. É que a maioria das pesquisas odontológicas apontam para resultados superiores tanto das propriedades ópticas quanto da resistência, comparadas às porcelanas tradicionais. Fique bem atento a este fato.

 

facetas em resina qualidade
Facetas em resina> a qualidade da cerâmica utilizada está associada a laminados mais naturais e ricos em detalhes.

 

 

4. Tem desgastes pelo bruxismo? Desgastes muito intensos devido à disfunção contra-indicam facetas em porcelana. 

 

Até há poucos anos, o bruxismo era contra-indicação absoluta para tratamentos com facetas em porcelana cujo objetivo é recuperar os desgastes dentários causados pela disfunção – os riscos de fraturas e deslocamentos dos laminados eram muito elevados. Para piorar, as restaurações com resinas compostas, técnica mais simples de laminação dentária, também não ofereciam a durabilidade necessária para suportar as elevadas forças impostas pelo bruxismo. Um problemão.

 

A introdução recente do dissilicato de lítio, porcelana desenvolvida para uso exclusivo em facetas, foi importantes para solucionar antigos problemas com laminados – sejam eles em porcelana ou resina. Deve-se a este novo tipo de porcelana a viabilização dos tratamentos de recuperação de desgastes leves e moderados pelo bruxismo. Casos mais severos, entretanto, continuam contra-indicados para o uso com facetas, e a indicação de coroas com porcelanas deve ser discutida com o dentista para diminuir o risco para fraturas e descolamentos constantes das facetas em porcelana.

 

facetas em porcelana dicas bruxismo
Limite entre sucesso e fracasso: a severidade dos desgastes dentários por bruxismo precisam ser verificados no tratamento com facetas em porcelana.

 

 

5. As possibilidades de modificações nos dentes não são infinitas.

 

O desenho e simulação de novas formas para dentes e sorrisos é a etapa mais importante para os pacientes. Enquanto alguns trazem folhas recortadas de revistas com artista e famosos em luminosos sorrisos, outros trazem fotos de amigos e familiares. Dentes retos ou arredondados,  detalhes de transparência, brilho e cor, forma dos caninos, relações entre tamanhos de incisivos, e muitas outras características são minuciosamente repassadas ao dentista. Mas será mesmo possível reproduzir fielmente sorrisos de famosos sobre nós mesmos?

 

Tratamentos estéticos de transformação com facetas em porcelana são personalizados e únicos. Cor, largura e comprimento de dentes, inclinações, transparências, detalhes anatômicos, alinhamento de gengivas e muitas outras características são desenvolvidos de forma exclusiva. Em outras palavras, em harmonia com você. A livre transposição de detalhes coletados em indivíduos diferentes e com estruturas de arcadas, face e lábios diferentes ao seu pode resultar no estranhamento estético do resultado final. 

 

facetas em porcelana dicas aparelho
Os limites técnicos para correção de dentes mal posicionados precisam ser respeitados no tratamento com facetas em resina.

 

 

6. Facetas em porcelana duram bastante, mas não para sempre. 

 

São diversas as causas que atuam para que facetas em porcelana necessitem, de tempo em tempo, serem substituídas. Entre essas causas estão aquelas que deixam as porcelanas opacas e amareladas, como uso de escovas com cerdas duras e a ação de alimentos cítricos e corantes. Já a retração da gengiva, independente da causa, pode ser motivo para para a confecção de novas facetas em resina quando as áreas com raízes expostas são muito extensas.

 

Pesquisas científicas sobre a durabilidade das porcelanas para facetas são poucas e recentes. Entretanto, um trabalho realizado em 2013,  na Itália, que analisou mais de duas mil facetas confeccionadas com porcelanas mais simples do que as utilizadas atualmente, surpreendeu: apenas 3% desses casos necessitam de substituição.

 

facetas em porcelana dicas durabilidade
Cores naturais, brilho e detalhamento anatômico podem ter tempo de vida reduzido por diversos motivos.

 

 

7. Existem técnicas que possibilitam testar sobre os seus dentes o resultado final do tratamento.

 

Simulações com fotografias ou sobre modelos em gesso são recursos pra lá de essenciais. A técnica com facetas provisórias em resina, por exemplo, é uma excelente maneira para visualizar o resultado final aproximado no tratamentos com facetas em porcelana. Conhecidas como test-drive para facetas, ela otimiza os resultados finais dos tratamentos dentários, diminuindo o risco para frustrações com os procedimentos com laminados cerâmicos.

 

Já as simulações digitais fotográficas merecem cuidados especiais por parte dos pacientes. É que os resultados são pouco realistas principalmente no que diz respeito à cor desses procedimentos. A função dessa técnia é meramente auxiliar o dentista na construção do melhor desenho para dentes e sorrisos. Entre todas as técnicas, os mockups são, sem sombra de dúvida, a mais eficiente e próxima do resultado final no tratamento com facetas em porcelana.

 

 

Dica extra: esteja seguro sobre a melhor cor para o seu tratamento.

 

A cor é, provavelmente, o maior motivo para frustrações com os resultados finais no tratamento com facetas em porcelana. A seleção da cor das facetas em porcelana é até simples. Complicado mesmo é dentista e paciente entrarem em acordo sobre qual a cor mais indicada para o tratamento. Dentistas tendem a optar por cores mais naturais, enquanto pacientes vão ao encontro de cores próximas ao branco absoluto.

 

A seleção de cor para tratamentos com facetas em resina e lentes de contato dental pode estar sujeita a modismo, Além disso, é preciso estar ciente de que cores próximas ao branco absoluto dificultam a confecção de muitos detalhes anatômicos encontrados em dentes naturais, e perdem mais rapidamente o brilho e lisura pela ação das cerdas das escovas dentárias. E isso sem falar na exigência de tratamentos clareadores frequentes para deixar sempre harmonizados dentes naturais com facetas em porcelana.

 

O mais importante, depois dessas dicas, é saber que os tratamentos com facetas em porcelana são resolutivos, duráveis e capazes de transformações que vão muito além do sorriso. E também que as informações passadas aqui dão apenas um panorama das dúvidas mais comuns trazidas por pacientes antes e durante os procedimentos com laminados cerâmicos. Quando tudo é planejado, pouca coisa por sair fora do esperado. E depois é só curtir, por anos a fio, um sorriso mais harmônico e marcante.

 

 

Saiba mais sobre facetas e tratamentos com laminados cerâmicos com estes posts:

Voltar para o blog