BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia, cirurgia essencial para corrigir gengivas sem harmonia.


Os sorrisos harmônicos e marcantes que você vê por aí podem ser resultado da gengivoplastia, uma cirurgia para recontorno das gengivas essencial para estética dental de alto impacto.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Cirurgia gengivoplástica, detalhe e sofisticação indispensável para sorrisos mais marcantes.

 

É difícil encontrar quem nunca ouvir falar dos tratamentos estéticos com facetas e lentes de contato dental. E não é para menos, já que os procedimentos para transformação do sorriso, cada vez mais comuns, nunca passam despercebidos. Mas o que pouco gente sabe é que muito da beleza e harmonia desses tratamentos vem da gengivoplastia, uma cirurgia plástica gengival mais do que essencial para harmonizar linhas gengivais desalinhadas e problemáticas.

 

A gengivoplatia é uma cirurgia simples e rápida, e mesmo pequenas correções cirúrgicas produzem resultados marcantes. Mas é a versatilidade de indicações da técnica o que mais importa. Além da intensificar os resultados dos tratamentos com laminados cerâmicos (facetas e lentes), o procedimento pode ser utilizado na construção de sorrisos mais harmônicos ou na correção do sorriso gengival alto. Versátil e indispensável, conheça as indicações, detalhes e problemas desta versão da cirurgia plastica gengival.

 

gengivoplastia nivelamento
Nivelamento gengival, uma indicação da gengivoplastia para harmonização do sorriso.

 

 

Indicações da técnica são as mais variadas.

 

As inúmeras aplicações da cirurgia plástica gengival, na técnica gengivoplástica, são tão variadas que o procedimento torna-se imprescindível para diversos tratamentos usuais. E não são apenas os pacientes mais exigentes com os resultados estéticos nos tratamentos odontológicos que solicitam o procedimento. Conheça as principais indicações da técnica:

 

– correção do sorriso gengival alto

O sorriso gengival alto é a exposição exagerada da gengiva localizada acima dos dentes. O problema, que é estético, aparece ao sorrir ou mesmo ao falar. A situação é desagradável e está associadas a indivíduos frustrados e reprimidos pelo déficit estético característico da situação. A função da gengivoplastia, neste caso, é aumentar o comprimento das coroas dentárias pela eliminação da gengiva em excesso – correção do “falso sorriso gengival”. A cirurgia é rápida e simples mas requer planejamento fotográfico e simulação sobre modelos prévios ao procedimento para que tudo dê certo.

 

– nivelamento das bordas gengivais

Gengivas niveladas (bordas gengivais em linha) são situações raras. Para este casos, o delineamento cirúrgico é essencial para harmonizar gengivas com bordas de dentes e lábios. Para tratamentos com próteses dentárias fixas e laminados cerâmicos, por exemplo, a cirurgia faz toda a diferença. Simplesmente indispensável.

 

– remodelamento da geometria gengival

Gengivas apresentam formas diferentes até mesmo em um mesmo indivíduo. Enquanto para alguns a geometria é essencialmente ogival, para outros a característica que prevalece é o formato quadrado. O problema é quando nem um ou outro padrão prevalece. E é para padronizar a formas gemométricas dos contornos gengivais que a cirurgia gengivoplastia se encaixa, trazendo mais harmonia mesmo para tratamentos sem envolvimento de laminados cerâmicos ou próteses dentárias fixas em porcelana.

 

– correção de hiperplasias

A hiperplasia gengival, um crescimento anormal das gengivas em contato com dentes, é frequentemente encontrada em pacientes cuja respiração se faz, por vezes, pela boca (respirador bucal). Medicações e a ação sobre gengivas de determinadas doenças também são causas para o aparecimento do problema. A cirurgia gengivoplastia assume aqui um papel essencial na readequação do tecido gengival para condições mais harmônicas e funcionais (menos propensas ao acúmulo de placa bacteriana).

 

– correção de hiperplasias pós tratamento ortodôntico

O acúmulo de placa bacteriana, associada a aparelhos ortodônticos, resulta em gengivas crescidas, espessas e sangrantes. A causa é a gengivite, um doença crônica que, em indivíduos mais joves, provocam um rápido – e muitas vezes irreversível – crescimento das gengivas. A cirurgia gengivoplastia readequa as gengivas para condições ideais, mais estéticas e menos propensas ao acúmulo de placa bacteriana.

 

– tratamento coadjuvante de doenças gengivais (gengivite e periodontite)

Doenças gengivais crônicas (gengivite e periodontite) podem ter, como sequela, a formação de bolsas gengivais profundas – uma situação que aumenta a suscetibilidade para recidiva e progressão da inflamação gengival. A cirurgia plástica gengival pode ser necessária para reduzir o comprimento dessas bolsas, facilitando a remoção da placa bacteriana e reduzindo o risco para aparecimento da condição inflamatória.

 

– restaurações dentárias subgengivais

Por vezes, bordas de restaurações dentárias em resina, ou mesmo próteses dentárias e laminados cerâmicos, estão localizadas abaixo de gengivas, dificultando a adaptação precisa dos dispositivos. A cirurgia gengivoplástica é um recurso técnico útil para estas situações, trazendo mais segurança e longevidade para procedimentos restauradores com resina ou porcelana.

 

cirurgia gengivoplastia aparelho ortodôntico
Hiperplasia gengival associada ao acúmulo de placa bacteriana em pacientes jovens em tratamento ortodôntico: indicação para a cirurgia plastica por gengivoplastia. (fonte/internet)

 

 

Contraindicações.

 

Cirurgias gengivais têm, sim, contraindicações. E no caso da gengivoplastia, a situação não é diferente. Veja uma listas com as contraindicações mais frequentes que, se não forem respeitadas, podem resultar em gengivas mal recortadas, abscessos gengivais e até mesmo perdas ósseas severas ao redor de raízes dentárias.

 

doenças gengivais  (gengivite e periodontite);

 

pouca profundidade do sulco gengival;

 

dentes mal posicionados;

 

pouco intervalo entre a cirurgia gengival e o início de tratamentos com laminados cerâmicos (facetas e lentes);

 

hiperplasias inflamatórias unitárias (apenas um dente);

 

pacientes em tratamento quimioterápico;

 

pacientes fumantes ou com diabetes não controlada;

 

gestantes.

 

 

Genvivectomia, versão mais radical e versátil da gengivoplastia.

 

Uma técnica mais radical entre as cirurgias plásticas gengivais é a gengivectomia. Indicada para modificações intensas da arquitetura gengival, difere da gengivoplastia por alterar não apenas a forma e localizaçã da gengiva que circunda dentes, mas também o osso localizado abaixo dela. Indispensável para correções que exigem transformações intensas, tem indicações semelhantes à cirurgia gengivoplástica.

 

A gengivectomia é a técnica ideal toda vez que as correções restritas às gengivais não oferecem resultados interessantes. Sorriso gengival alto, recuperação de dentes com fraturas e cáries dentárias localizadas abaixo do nível ósseo e transformações marcantes da geometria gengival são algumas das indicações mais comuns.

 

A alta capacidade para modificações intensas da arquitetura gengival tem seu custo. Ao contrário da cirurgia restrita às gengivas, a gengivectomia tem pós-operatório delicado e que pode exigir alguns dias em repouso para que tudo dê certo. Outro ponto importante com relação à técnica cirúrgica com remoção conjunta de osso e gengiva é a necessidade de planejamentos e guias cirúrgicos. É que a remoção óssea, uma vez realizada, é irreversível. Nessas situações, estar com as simulações prontas e aprovadas conta muito para evitar frustrações e complicações.

 

gengivoplastia planejamento da cirurgia
Correções que necessitam de remodelamento ósseo são indicações da gengivectomia, uma versão mais radical da cirurgia plástica gengival.

 

 

Cuidados pré-cirúrgicos.

 

Precauções e atenção a detalhes fazem a diferença na cirurgia plástica gengival com finalidade estética. Negligenciados, os resultados cirúrgicos podem ser diferentes do esperado. Mas uma pequela lista com cuidados para serem tomados antes do procedimento pode ajudar para que tudo dê certo e a cicatrização gengival aconteça da forma como foi planejada.

 

certifique-se de as gengivas estão sadias, sem sinais de inflamação e sangramento gengival;

 

planejamentos, simulações e exames radiográficos precisos (tomografias) são indispensáveis para precisar o local exato das incisões cirúrgicas;

 

um guia cirúrgico com indicadores de incisões gengivais precisa estar disponível para otimizar os resultados obtidos com mockups;

 

pacientes fumantes precisam ser submetidos a um protocolo de abstinência ao tabaco;

 

estabeleça previamente à cirurgia gengival um esquema para higienização dos dentes com dispositivos de limpeza delicados e específicos;

 

reserve alguns dias posteriores à gengivoplastia para que a cicatrização tecidual seja compatível com atividades profissionais e sociais;

 

o uso de agentes químicos deplacantes serão utilizados no pós-operatório e podem amarelar os seus dentes – reserve sua economia para o clareamento dentário posterior à cirurgia gengivoplastia.

 

 

Tempo de recuperação, preço do tratamento e simulações.

 

A recuperação pós-cirurgia nas cirurgias plásticas gengivais dependem da quantidade de osso e gengiva removida e da localização destas estruturas. Como a gengivoplastia não remove o osso, o tempo de recuperação é menor e mais tranquila. Os 3 primeiros dias são caracterizados por gengivas avermelhadas e inchadas. A sutura (pontos cirúrgicos), realizados com fios estéticos e pouco perceptíveis, é removida após 7 a 10 dias passados da cirurgia. E após 45 a 60 dias já é possível iniciar tratamentos com próteses e laminados cerâmicos.

 

O preço da gengivoplastia é um ponto que pode induzir a erros na seleção do serviço odontológico. Apesar da simplicidade da cirurgia, erros podem resultar em gengivas sem harmonia, cujas correções são complexas e, muitas vezes, irreversíveis. Já as simulações tipo mockup, realizada sobre a própria arcada dentária, apesar de onerar o tratamento, são indispensáveis para analisar o planejamento cirúrgico antes mesmo de ele ser realizado. Essencial.

 

gengivoplastia cirurgia do sorriso gengival alto
Sorriso gengival alto é uma das indicações para a gengivoplastia, em cirúrgia única.

 

 

A confusão entre gengivoplastia e cirurgia para gengiva retraída pode trazer complicações.

 

A cirurgia para correção da gengiva retraída frequentemente é confundida com a gengivoplastia. Apesar de ambas representarem variações técnicas da cirurgia plástica gengival, as indicações são diferentes.

 

A cirurgia para recobrimento de raízes dentárias expostas (gengiva retraída) promove o reposicionamento inverso da borda gengival. A confusão se dá porque ambas são realizadas sem envolvimento ósseo, apenas com plastia dos tecidos gengivais. As complicações se dão porque a confusão pode resultar em indicações profissionais contraditórias, resultando em procedimentos com consequências irreversíveis. Fique atento à indicação correta da técncia.

 

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival e tratamentos estéticos de impacto com os posts abaixo:

Voltar para o blog