BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Guia passo-a-passo dos laminados e lâminas em porcelana dental.

take a smile

Lâminas dentárias e facetas em porcelana: um guia completo com todas as etapas do tratamento mais popular para transformações estéticas de impacto do sorriso, com dicas e informações essenciais.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

O tratamento para transformação do sorriso com lâminas em porcelana, sejam elas facetas dentárias ou lentes de contato dental, é um procedimento que, embora já seja rotina em muitos consultórios odontológicos, continua envolto em informações desencontradas. E quando a necessidade para mudanças no visual torna-se desejo, é preciso tomar algumas precauções e conhecer um pouco mais a fundo sobre a técnica que vem trazendo mais harmonia e equílibrio ao sorriso.

 

A transformação do sorriso nem sempre exige tratamentos complexos, caros e demorados. Grandes mudanças estéticas já podem ser obtidas com tratamentos tão simples como clareamento dentários ou a troca de restaurações antigas e amareladas. Já os tratamentos mais complexos, como as mascantes transformações com lâminas em porcelana, são exclusivas para modificações intensas da forma e cor do sorriso. Para todos esses casos os resultados podem ser bastante impactantes.

 

Este post foi elaborado para os indivíduos que estão começando a coletar informações sobre tratamentos estéticos com lâminas em porcelana, mas têm andado confusos depois de ler tanta informação desencontrada. Conheça o que pode ser feito pelo seu sorriso, com um mínimo de intervenção possível. Até mesmo porque a harmonia e equilíbrio do sorriso, muitas vezes, está há apenas um detalhe.

 

 

Por que é tão importante planejar o tratamento com lâminas em porcelana ?

 

O planejamento confere segurança e resolutividade aos tratamentos de transformações com facetas e lâminas em porcelana. Essencialmente personalizado, cada etapa do tratamento com lâminas em porcelana exigem experiências e cuidados próprios. O planejamento pode, num primeiro momento, parecer dispendioso e envolver custos extras. Entretanto, é um caminho seguro e relativamente previsível pra tratamentos que, na maioria das vezes, são irreversíveis.

 

Os procedimentos irreversíveis, aliás, merecem atenção especial dos pacientes. Assim como tatuagens, são modificações para a vida inteira. Por isso, planejar, planejar e planejar é absolutamente fundamental e necessário para um acontecimento tão importante como a busca por um sorriso mais harmônico e equilibrado no tratamento com lâminas em porcelana.

 

lâminas em porcelana preparo
lâminas em porcelana: preparo de dentes com problemas de manchamento por antibióticos para o tratamento com facetas em porcelana

 

 

Os 3 pontos fundamentais nas transformações com facetas e lâminas em porcelana

 

1. A experiência do dentista com a técnica :

Os tratamentos de transformação estética de impacto com porcelanas, principalmente as facetas e lâminas em porcelana, exigem experiência do dentista. Fatores de risco estão presentes em todas as etapas, e cada uma delas exige um protocolo de operações que precisam ser seguidas à risca para tratamentos mais intensos do sorriso – como na técnica com facetas em porcelana.

 

O domínio das possibilidades e limitações de resultado das diversas técnicas com lâminas em porcelana é importante para conciliar o tratamento com o desejo dos pacientes.  Muitas vezes, os tratamentos de transformações com lâminas em porcelana não satisfazem às expectativas geradas antes e durante o tratamento.

 

 

2. O talento artístico e técnico do protético.

Tratamentos odontológicos com laminados em porcelana exigem que profissionais de altíssima competência técnica e artística estejam envolvidos em todas as etapas laboratoriais durante a confecção das  lâminas – lentes de contato , facetas e fragmentações cerâmicas (porcelanas). 

 

Por ser um tratamento tão personalizado, já que cada rosto exige um tratamento único e harmônico para ele, e necessitar de habilidades técnicas e artísticas essenciais para a reprodução de forma e efeitos ópticos, o protético selecionado é indispensável para o resultado final desses tratamentos.

 

 

3. A qualidade dos materiais dentários e porcelanas utilizadas.

Os tratamentos que buscam transformar um sorriso dependem da qualidade dos materiais odontológicos envolvidos, tanto pelo uso do dentista em consulta clínica quanto pelo protético em laboratório. As facetas e lâminas em porcelana podem ser fabricadas em diversos tipos de materiais, e a seleção criteriosa do melhor material é essencial para que o resultado seja harmonioso e alinhado com a expectativa dos pacientes.

 

Lãminas em porcelana protético
Lâminas em porcelana: a concepção artística dos laminados em porcelana faz toda a diferença no resultado do tratamento.

 

 

As etapas essenciais do planejamento para laminados, uma a uma.

 

O tratamento com laminados e lâminas em porcelana segue um protocolo de etapas que traz segurança e melhora nos resultados finais. Entretanto, é preciso entender que a prática odontológica, e as particularidades de cada caso, podem aumentar ou dispensar muitas dessas etapas. Assim, o esquema de etapas abaixo, do tipo passo-a-passo, pode ser encarado como quase indispensável, mas que pode, sim, sofrer alterações ao longo do tratamento.

 

 

• Fotografias e modelos em gesso.

Na primeira consulta são feitas as moldagens e tomadas fotográficas. As fotografias servem para o planejamento digital tipo antes-depois, e os modelos em gesso para auxiliar na escolha do melhor dispositivo cerâmico (faceta, lente de contato dental ou fragmento). É a primeira etapa para a personalização dos tratamentos com lâminas em porcelana dentária.

 

 

• Planejamento digital e sobre modelos em gesso.

O planejamento digital pode ser um divisor de águas. Existem programas odontológicos específicos para simulações de tratamento estéticos com funções interessantes, porém os resultados finais do tratamento com lâminas em porcelana costumam não ser fiéis à simulação. Particularmente, prefiro as simulações diretas através do Adobe Photoshop por permitirem simulações mais próximas à realidade comparada com os softwares específicos.

 

A simulação tipo antes-e-depois sobre modelos em gesso permite visualizar, em 3D, os resultados do tratamento com lâminas em porcelana . A ideia é funcionar exatamente como uma maquete arquitetônica, trazendo, entretanto, as mesmas limitações para reprodução de detalhes fidedignos.

 

 

• Entendimento e aprovação da proposta do tratamento. 

Essa é uma etapa importante. É preciso sintonizar as expectativas do paciente com as possibilidades técnicas do tratamento com lâminas dentárias em porcelana. Dentista e pacientes precisam entrar em acordo sobre o objetivo do tratamento e previsão de resultados, e o paciente deve informar se suas expectativas serão satisfeitas, ou não, com o planejamento proposto.

 

 

• Profilaxia, clareamento e seleção da cor final.

Inicia-se com a os procedimentos de remoção de tártaro e manchas sobre os dentes, e procede-se para o tratamento e estabelecimento de saúde gengival – imprescindível para a continuação dos procedimentos.

 

Feita a profilaxia e tratamento gengival, é hora do clareamento ideal. Clareamento pronto, e parte-se para a seleção da cor do seu novo sorriso. Eu uso primeiro um espectrofotômetro Vita Easyshade, partindo depois para uma seleção por visualização direta – este procedimento que precisa ser repetido mais alguma vezes, sob condições de luz natural variadas, para confirmar a cor selecionada.

 

 

• Preparo dos dentes e instalação dos provisórios. 

Nessa etapa são efetuadas as adaptações das superfícies estéticas dos dentes para a instalação das lâminas em porcelana.

 

Alguns ou todos os dentes podem necessitar de desgastes, executados na camada externa visível, o esmalte dentário. Restaurações antigas e velhas são removidas, quando existentes. Sobre a superfície dentária já preparada é aplicada produto dessensibilizante, eliminado o risco de sensibilidade dentinária ao frio ou calor, após a instalação das facetas e lâminas em porcelana.

 

Após o preparo do superfície dos dentes, são instalados provisórios em resina, já no formato futuro das facetas e lâminas – técnica de mock-up, permitindo uma última verificação do planejamento.

 

 

• Remoção dos provisórios e teste das lâminas e facetas já prontas. 

Após um período que pode variar entre 10 a 14 dias, as facetas e lâminas dentárias estão prontas para serem testadas em boca. Removidos os provisórios, as facetas são assentadas em boca com cimentos especiais para o teste final de cor. Se o resultado é o esperado, as facetas são então personalizadas; se o resultado apresenta diferença com o que foi planejado, as peças são reenviadas novamente ao laboratório e os provisórios são instalados.

 

 

• Personalização de cores e detalhes. 

Após o teste de cor e adaptação das facetas e lâminas estarem corretos, o dentista – que possui um laboratório próprio para personalizações – faz as modificações e pinturas finais para que as peças estejam delicadas, personalizadas, e impecavelmente harmonizadas com dentes, lábios e rosto do paciente, para a cimentarão ( colagem ) final.

 

 

• Colagem das facetas e lâminas aos dentes.

Erros nas etapas de colagem produzem lâminas e facetas que podem soltar-se durante a mastigação mais intensa, com resultados desagradáveis aos pacientes – além da possibilidade de fratura da peça descolada. Dependendo da espessura das porcelanas, o cimento utilizado para a colagem podem interferir no resultado final, e os sistemas com cimentos produzidos nas cores semelhantes às porcelanas são utilizados para aproximar a cor final do tratamento com as cores dos próprios dentes.

 

Lâminas em porcelana seleção de cor
Lâminas em porcelana: seleção de cor

 

 

Sobre a segurança e previsibilidade do tratamento com lâminas em porcelana.

 

Segurança e previsibilidade são questões importantes nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana. Procedimentos com transformações estéticas pronunciadas precisam ser exaustivamente brifados antes de executados. Exatamente como faz o tatuador, é preciso ter em mente – e desenhado – uma visualização clara de todos os procedimentos necessários para o resultado final pretendido.

 

 

Sobre a irreversibilidade nos tratamentos de transformação estética.

 

O planejamento identifica técnicas com características de reversibilidade, e a viabilidade de aplicação no tratamento. A reversibilidade, em saúde, é uma característica que, embora desejável, pode não fazer parte do tratamento. E, para o tratamento com laminados e lâminas em porcelana, vale a mesma ideia.

 

A reversibilidade, em tratamentos com lâminas em porcelana, é a possibilidade de reverter à condição original dentes que foram desgastados ou recobertos com cimentos adesivos e materiais cerâmicos.  Muitos tratamentos estéticos de transformação podem ser enquadrados como irreversíveis, e a busca por técnicas mais simples e reversíveis  – como os fragmentos dentários – podem ser empregados decorrentes de um bom planejamento realizado.

 

Facetas e lâminas em porcelana podem ser removidas a qualquer tempo, mas muitas das modificações necessárias a sua colocação em boca não podem ser revertidas.

 

 

Novas tendências de segurança nos tratamentos com lâminas em porcelana.

 

As tendências para tratamentos com facetas e lâminas em porcelanas apontam para lâminas cada vez mais finas, resistentes e translúcidas, coladas apenas em áreas problemáticas, evitando, assim, os desgastes dentários desnecessários. A ideia é a mínima intervenção possível, com o mínimo desgaste dentário.

 

Uma outra novidade para o tratamento com laminados e lâminas em porcelana é a finalização de diversos detalhes anatômicos dos dentes após a cimentação definitivas dos dispositivos. Mais eficiente do que o trabalho executado pelo protético sobre modelos em gesso, traz um nível ainda maior de detalhamento que pode ser imprescindível para pacientes com exigências estéticas mais elevadas.

 

E, por último, a evolução dos tratamentos com facetas em resinas, graças à introdução de materiais mais resistentes e estéticos, diminuindo a até então grande diferença dos quesitos de durabilidade e resistência com relação às lâminas em porcelana. Além de versáteis, as facetas em resina são opções mais em conta que satisfazer as exigências estéticas para casos antes exclusivos apenas para a técnica com facetas dentárias e lentes de contato dental em porcelana.

 

Saiba mais sobre tratamentos com porcelana:

Voltar para o blog