BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes sensíveis após tratamentos com facetas tem solução.

dentes sensíveis e dor tratamento facetas

O sonho dos tratamentos estéticos de impacro com lâminas e facetas em porcelana pode trazer problemas inesperados como dentes sensíveis, dor e sensibilidade aumentada ao frio e mastigação nos dentes. Este post aborda as causas e tratamentos para os dentes sensíveis após a cimentação das facetas, identificando  e eliminando, um a um, os problemas de desconforto e sensibilidade originados por problemas de planejamento ou execução desta que é a técnica mais antiga e consagrada de revestimento estético dos dentes com porcelanas.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

As origens da dor e sensibilidade em dentes sensíveis após tratamentos com lâminas e facetas em porcelana.

 

A dentina é uma camada dura e interna dos dente, revestida pelo esmalte na coroa e pelo cemento nas raízes. Quando a dentina está exposta a estímulos diretos sobre ela, a sensibilidade dentinária aparece e deixa os nossos dentes sensíveis a diversos tipos de estímulos – como os provocados pelos desgastes. As dores originadas pela sensibilidade da dentina são provocadas, ou seja, aparecem após algum tipo de estímulo ( como o frio ou atrito das escovas de dentes ). Quando a dor é constante e existe independente de algum estímulo direto, o mais provável é que a origem da dor não seja mais proveniente da dentina, mas da camada ainda mais profunda dos dentes, a polpa dentária.

 

Os tratamentos com facetas em porcelana exigem algum tipo de desgaste da superfície visível do esmalte dentário para que a futura lâmina estética possa ter a espessura mínima necessária para resolver os problemas apresentados pelo paciente. Eliminar os desgastes dentários ou diminuí-los é fundamental para que que o paciente não fique incomodado com dentes sensíveis após a cimentação final das facetas. Abaixo, uma lista de prováveis causas do aparecimento da sensibilidade dentinária.

 

– desgastes muito profundos

Desgastes muito profundos na dentina diminuem a função de isolamento térmico que a dentina exerce, protegendo a polpa dentária da variação bruta de temperatura. Além disso, camadas mais finas de dentina permitem a ação ( à distância ) dos agentes cimentantes das facetas que, muito próximos à polpa, podem promover um aumento ( temporário ) da sensibilidade normal a partir da polpa dentária.

 

– danos à dentina durante os desgastes do esmalte dentário

A ação direta das brocas sobre a dentina durante os desgastes pode danificar a dentina, como a baixa refrigeração da broca durante o procedimento que deixam os dentes sensíveis pelo excesso de calor gerado pelo atrito das brocas com a superfície de esmalte ou dentina dos dentes.

 

– aplicação ineficiente de materiais para dessensibilização

Existem substâncias que podem ser aplicados sobre a dentina – quando os desgastes ultrapassam a camada de esmalte e atingem a dentina – após os procedimentos de desgastes sobre os dentes. Esses agentes dessensibilizantes – como o flúor ou Gluma ( Heraeus Kulzer ) são bastante eficientes para evitar o aparecimento de dor e sensibilidade pós cimentação das facetas.

 

– extensão das facetas sobre as retrações gengivais

As retrações gengivais são situações normais para muitos pacientes, e podem ser recobertas e corrigidas pelas lâminas dentárias, como as facetas. Entretanto, o recobrimento de retrações muito extensas podem dar origem à sensibilidade dolorosa dos dentes após a cimentação final das facetas. São dois os motivos : tensão mecânica devido ao impedimento da flexão longitudinal dos dentes durante a mastigação ou oclusão, e o recobrimento do cemento, camada muito frágil, fina e bastante próxima da polpa dentária.

 

– danos diretos à polpa dentária

Em situações mais raras ( como nas correções de dentes mal posicionados na arcada ), os desgastes ultrapassam não apenas o esmalte como toda a extensão, atingindo a polpa dentária. Essas situações produzem dores contínuas e independentes de estímulos externos para a sua origem.

 

dentes sensíveis e sensibilidade pós tratamento com facetas
Dentes sensíveis e tratamento com facetas : exemplo de desgastes corretos para a colagem de facetas em porcelana.

 

 

Os tratamentos da dor e sensibilidade em dentes com facetas em porcelana.

 

O aparecimento da dor e sensibilidade dos dentes após o tratamento com facetas dentárias é incômodo e motivo para preocupações pelos pacientes. Depois do aparecimento da sensibilidade após a cimentação final das facetas, o dentista não possui muitos recursos para minimizar o problema e, para a maioria dos casos, esperar pode ser a informação que o paciente não quer ouvir. Na maioria dos casos de sensibilidade aumentada os dentes permanecem sensíveis por períodos curtos de tempo ( 2 semanas ). Também são comuns situações de dentes sensíveis por períodos ainda maiores ( 2 meses ). Casos com dores mais severas e dentes sensíveis podem necessitar de medidas mais extremas como o tratamento de canal ( endodôntico ).

 

aplicação de agentes dessensibilizantes locais

Os agentes para diminuir a sensibilidade podem ser utilizados para dentes sensíveis cujas bordas de contato entre facetas e dentes são as responsáveis pelo problema. A aplicação dessas substâncias é pouco efetiva para aliviar a dor em dentes sensíveis após o tratamento com facetas em porcelana. As facetas e os cimentos adesivos impedem a ação dos agentes sobre a superfície sensível.

 

tratamento de canal

O tratamento de canal deve ser considerado como última opção para o problema de sensibilidade. É recomendado para dentes com dores espontâneas ou muito sensíveis à estímulos como o frio ou contato com alimentos. Quando realizado, é efetivo e elimina por completo a dor espontânea ou provocada característica dos dentes sensíveis por remoção do esmalte ou cemento.

 

aguardar a criação de barreira térmica pelos dentes

Os dentes submetidos a estímulos dolorosos podem construir um espessamento interno da camada de dentina danificada. É um processo fisiológico que acontece frente ao avanço lente de cáries dentárias, ou mesmo com o passar dos anos. É por esse motivo que os dentes dos idosos possuem camadas de dentina mais espessas que em dentes jovens.

 

remoção da faceta dentária

A remoção das facetas para acesso direto e tratamento da dentina sensível é uma opção anterior ao tratamento de canal. O procedimento deve ser discutido com o dentista. A remoção não é um procedimento garantido para eliminação da dor e sensibilidade do dente afetado, eliminando a necessidade do tratamento de canal como procedimento definitivo.

 

dentes sensíveis e sensibilidade facetas em porcelana
Dentes sensíveis pós tratamento com facetas : espessura da camada em esmalte é suficiente para acomodar as facetas em porcelana.

 

 

Os procedimentos de segurança para evitar o aparecimento de dentes sensíveis nos tratamentos com facetas.

 

O planejamento do tratamento e o uso de guias de referência são duas medidas eficientes para evitar os desgastes profundos responsáveis pelo aparecimento de dentes sensíveis após o tratamento com lâminas e facetas em porcelana. Protocolares, esses procedimentos são utilizados mesmo por profissionais muito experimentados com as técnicas com lâminas em porcelana. Os desgastes diretos sobre os dentes sem esses guias levam a desgastes desnecessários que poderiam ser evitados – e os problemas que surgem juntos com eles.

 

O planejamento utiliza imagens radiográficas, simulações fotográficas e maquetes sobre modelos em gesso para avaliar a melhor opção possível com lâminas em porcelana que proporcionem o melhor resultado estético possível com ausência de desgastes dentários ( no caso das lentes de contato dental e fragmentos ) ou mínimos desgastes ( tratamentos com facetas em porcelana ). É através do planejamento que o dentista identifica quantos dentes deverão receber as lâminas alcançar os objetivos estéticos globais.

 

Os guias de desgastes em silicone são produzidos a partir das maquetes em gesso que simulam o resultado final do tratamento. Os guias são parte importante do passo a passo do tratamento, indicando com precisão as áreas e espessuras necessárias sobre os dentes. Outra utilidade dos guias é o uso combinado para a confecção de provisórios pela técnica tipo mockup.

 

 

As novas técnicas que eliminam os riscos de sensibilidade aumentada em tratamentos com lâminas em porcelana.

 

Os dentes podem suportar com segurança os desgastes necessários para remover manchas, restaurações extensas e amareladas ou corrigir dentes mal posicionados na arcada dental. O segredo para evitar o aparecimento da dor e dentes sensíveis após o tratamento com facetas em porcelanas é planejar os desgastes para que estes sejam realizados apenas sobre a camada mais externa dos dentes, o esmalte. Além disso, é importante saber que a sensibilidade está presente na minoria dos casos com facetas.

 

As técnicas com lâminas mais finas como as lentes de contato dental e os fragmentos não precisam de desgastes sobre os dentes para realizar a transformação planejada. É verdade que ambas são menos efetivas para resolver problemas mais severos de forma e cor dos dentes e sorriso, porém existem  muitas situações que podem ser resolvidas com as lentes. Como existe uma tendência para a diminuição de pacientes com necessidades estéticas mais severas, o futuro dos procedimentos estéticos com lâminas é o uso preponderante da técnica com lentes – ao contrário do momento atual, já que a maioria dos tratamentos só podem ser resolutivos com o auxílio das facetas em porcelana.

 

 

APROVEITE PARA SABER MAIS SOBRE FACETAS E PORCELANAS :

Voltar para o blog