BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta em resina tem alta durabilidade mas exige manutenção anual.

faceta em resina

A faceta em resina é uma alternativa para correções e transformações estética do sorriso com durabilidade elevada e resultados surpreendentes – mas a durabilidade desta técnica semelhante a lentes de contato dental e facetas em porcelana requer manutenção anual para manter o brilho e forma originais.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Faceta em resina, rapidez e preço em conta para transformar sorrisos.

 

Os tratamentos odontológicos com lentes de contato dental são famosos pelas transformações marcantes do sorriso. Recuperando a naturalidade e harmonia dos dentes de forma precisa e durável, fazem parte da lista de desejos de muitos indivíduos. Mas a técnica com facetas em resina, também eficiente e pouco lembrada, pode ser a mais indicada mesmo para os pacientes mais exigentes com os resultados estéticos.

 

Realizada em consulta única, a faceta em resina reveste toda a superfície estética visível dos dentes através da aplicação manual – e artística – de diversas camadas em resina composta que simulam cores, transparências e detalhes anatômicos semelhantes a dentes naturais. Os resultados, sempre marcantes, dependem da qualidade do material utilizada e habilidade técnica do dentista.

 

faceta em resina durável aplicação
Selecionar resinas compostas de qualidade é essencial à maior durabilidade da faceta em resina.

 

 

Faceta em resina dura quanto tempo?

 

A durabilidade da faceta em resina é tudo o que você vai querer saber ao final do seu tratamento. Forma, brilho e cor precisam permanecem exatamente os mesmo por muito tempo. E, de fato, esta técnica com laminados imediatos pode conservar intacta suas propriedades ópticas e mecânicas por muito tempo – ao menos, é o que garantem diversos estudos realizados por dentistas especialistas sobre o assunto.

 

Pesquisas científicas nacionais e internacionais apontam que, quando realizadas com materiais de qualidade superior e com técnicas consagradas, 94% das facetas em resina mostram-se ( forma, cor e adaptação ) satisfatórias passados dois anos e meio do tratamento – resultados pra lá de excelentes para uma técnica que pode produzir mudanças tão radicais e bem vindas ao sorriso.

 

Estudos mais recentes sobre a longevidade e durabilidade de facetas em resina mostram que, passados três anos e meio do tratamento, 87,5% destes laminados estéticos mostram-se satisfatórios com relação à forma e cor. Em outras palavras, resultados pra lá de interessantes dado o preço mais em conta e a rapidez com que a técnica pode ser realizada.

 

faceta em resina polimento e recuperação
O repolimento anual das facetas em resina é essencial para manter o brilho e aumentar a durabilidade do laminado estético.

 

 

Limitações e problemas da técnica precisam ser levadas em conta.

 

A elevada durabilidade da faceta em resina pode mascarar algumas desvantagens desta técnica frente a laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta em porcelana. Quando indicadas de forma incorreta, a longevidade do tratamento é drasticamente reduzida e problemas como fraturas e resultados estéticos pouco satisfatórios podem ser frequentes.

 

As limitações e desvantagens das facetas dentárias laminadas em resina precisam ser levados em conta antes de iniciar o tratamento – e não é difícil entender em que momentos as técnicas alternativas com laminados cerâmicos são as opções mais indicadas. Conheça as situações em que as facetas em resina são contraindicadas:

 

dentes muito escurecidos pós tratamento de canal;

 

hábitos parafuncionais como o bruxismo;

 

dentes mal posicionados;

 

dieta rica em corantes e fumo;

 

mordidas com dentes cruzados (disfunções oclusais severas).

 

 

faceta em resina problemas quebrada

 

 

Durabilidade da faceta em resina requer manutenção anual do laminado.

 

A técnica com laminados estéticos em resina dura tempo suficiente para fazer valer o preço mais em conta, rapidez e resultados satisfatório da técnica. Mas se por um lado as vantagens do tratamento fazem dele a indicação mais apropriada para muitos indivíduos, é preciso estar atento a uma característica importante: a manutenção anual das facetas.

 

A consulta anual ao dentista é essencial para recuperar o brilho e eventuais fraturas em facetas em resina que, embora diminutas na maioria das vezes, podem ser motivos para contratempos estéticos. É através desta consulta que pequenas manchas e superfícies deterioradas pela ação das cerdas de escovas e alimentos ácidos são recuperadas – além dos pequenos reparos nas pontas dos laminados.

 

 

Facilidade de reparo é sempre lembrado por dentistas especializados.

 

A facilidade para reparos em fraturas de corpo é um fator sempre lembrado pelo dentista especializado em faceta em resina – assim como também acontece com os laminados cerâmicos. E, com razão, esta característica merece atenção especial dada a versatilidade associada a laminados resinosos.

 

Outra característica importante dos laminados estéticos em resina é a possibilidade para trocas das camadas mais superficiais das lâminas. Além de preservar a estrutura dental original do dente recoberto, a técnica pode ser utilizada até que o substrato mais inferior mostre-se amarelado ou escurecido.

 

 

Deixando facetas em resina mais duráveis e estéticas.

 

Dentistas especializados em facetas em resina são unânimes ao afirmar que a durabilidade do laminado não depende apenas do material utilizado ou da consulta anual para manutenção. Além da indicação precisa da técnica, dá para alongar a longevidade do tratamento por muitos anos seguindo uma lista de cuidados que até nem são tão complicados assim:

 

evitar consumo excessivo de vinhos e alimentos ricos em corantes naturais como chás e sucos;

 

evitar o consumo excessivo de alimentos cítricos;

 

utilizar somente escovas dentárias macias e cremes dentais específicos;

 

✓ eliminar hábitos parafuncionais deletérios como roer unhas;

 

manutenção anual para repolimento superficial das facetas em resina.

 

faceta em resina técnica passo a passo
Dentes fraturados e com restaurações dentárias antigas podem ser submetidos a técnicas semelhantes à faceta em resina composta.

 

 

Lentes de contato dental e facetas em porcelana são alternativas mais eficazes.

 

Em diversas ocasiões, o laminado em resina composta é a técnica ideal para recuperar a estética e função perdidas ou inexistente em dentes anteriores. Entretanto, na maioria dos casos os laminados cerâmicos tipo lente de contato dental e faceta em porcelana trazem resultados estéticos e de durabilidade superior às facetas em resina.

 

A grande vantagem dos laminados cerâmicos são as propriedades ópticas e mecânicas incomparáveis do tratamento. Duráveis e resistentes à perda da cor e brilho por anos e até mesmo décadas – e tudo sem isso sem necessitar de manutenção anual, estas lâminas dentárias são resistentes à ação abrasiva de escovas e cremes dentais e à dieta rica em alimentos ácidos.

 

Outra vantagem das lentes de contato dental e facetas em porcelana é a durabilidade bastante elevada da técnica – os índices de sucesso desta técnica são comprovados por inúmeras pesquisas científicas. Para ter uma ideia melhor, taxas de sucesso que variam entre 87% a 90% dos laminados cerâmicos instalados passados 10 anos do tratamento – resultados que impressionam até mesmo ao dentista especializado em faceta em resina.

 

 

Faceta em porcelana ou resina: seleção correta pode incluir até exames tomográficos.

 

Qual delas é a melhor: faceta em resina ou porcelana? Em diversa ocasiões, todas as técnicas com laminados estéticos são bem indicados para corrigir tanto problemas de cor quanto de forma de dentes. Das diferenças no preço do tratamento às exigências estéticas individuais, a seleção correta pode incluir até mesmo exames radiográficos para análise da anatomia interna dos dentes.

 

De qualquer forma, o planejamento cuidadoso do caso e comparação de vantagens e problemas no tratamento com laminados estéticos são essenciais para que os resultados sejam previsíveis e satisfaçam às expectativas que as transformações estéticas trazem. O que não dá é partir logo para as modificações baseado apenas no preço, sem levar em conta a durabilidade das facetas em resina.

 

Saiba mais sobre facetas em resina:

Voltar para o blog