BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta em porcelana tem durabilidade que surpreende até a dentistas.

faceta em porcelana durabilidade

A durabilidade na técnica com faceta em porcelana é a propriedade mais interessante – e pouco lembrada – nos tratamentos odontológicos com laminados cerâmicos. E a boa notícia é que elas duram bem mais do que imaginávamos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Durabilidade,  a característica mais surpreendente no tratamento com faceta em porcelana.

 

Qual é a durabilidade da faceta em porcelana? Se você também está se perguntando sobre quanto tempo duram tratamentos estéticos com laminados cerâmicos (porcelanas), é bem provável que você já está próximo a iniciar o tratamento – isso se já não o fez. É que a longevidade da técnica com facetas laminadas em porcelana, a característica mais importante e surpreendente nos tratamentos estéticos em odontologia, só é lembrada quando outros detalhes sobre o procedimento já foram esclarecidos.

 

Diversas pesquisas científicas em odontologia sobre facetas em porcelana e durabilidade para tratamentos estéticos trouxeram resultados parecidos. Passados 10 anos da instalação (colagem) desses laminados, 95%  deles mantém-se com excelente qualidade de adaptação, ausências de infiltrações por cáries dentárias e manutenção da cor e brilho – semelhantes às que se viam nos primeiros dia de uso. Resultados que impressionam até mesmo dentistas experientes.

 

 

faceta em porcelana durabilidade espessura
A durabilidade das facetas em porcelana nos tratamentos com alta exigência estética também diz respeito à manutenção da cor e transparência ao longo dos anos.

 

 

A longevidade importa mais no tratamento com facetas do que na técnica com lente de contato dental.

 

Tratamentos odontológicos com laminados cerâmicos, como facetas em porcelana, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos, são procedimentos que impactam na saúde psicológica dos indivíduos submetidos ao tratamento. Falhas provenientes de problemas na durabilidade, além do comprometer a harmonia da face e sorriso, trazem custos financeiros adicionais e riscos sérios aos dentes.

 

A técnica com faceta laminada, diferente do que acontece com a lente de contato dental, exige desgastes dentários sobre a superfície do esmalte dentário (camada mais externa e estética dos dentes). E é exatamente aí que entra a questão da durabilidade. É que as substituição de laminados cerâmicos envolve desgastes das superfícies dentárias em contato com os dispositivos –  e a repetição frequente deste procedimento pode trazer riscos à integridade estrutural dos dentes envolvidos.

 

 

Os fatores que interferem na durabilidade dos tratamentos com facetas laminadas em porcelana.

 

Em tratamentos com facetas em porcelana, durabilidade diz respeito à manutenção do brilho e cor originais e à qualidade da adaptação dos laminados às superfícies dentárias.  E quando o resultado do tratamento traduz-se em dentes e sorriso harmônicos e marcantes, aumentar a longevidade desses dispositivos é tudo o que você precisa.  É por isso que é tão importante entender os fatores que interferem na longevidade da técnica com faceta em porcelana.

 

• compatibilidade das bordas dos laminados com gengivas

Facetas em porcelana, assim como outros tipos de laminados cerâmicos, precisam estar posicionados de forma harmônica e compatível com as gengivas em contato com os dispositivos. Quando colocadas muito internamente a estes tecidos, causam inflamações e retrações gengivais que exigem a remoção do dispositivos. O segredo do tratamento com facetas em porcelana é produzir lâminas com o máximo resultado estético possível e mínima invasão do sulco gengival.

 

• qualidade da cerâmica utilizada

A cerâmica odontológica (porcelana) é o material mais estético e durável para a confecção de facetas. Variações na sua composição são importantes porque espessuras e técnicas diferentes exigem cerâmicas muito específicas. O problema é que existem diversos fabricantes, disponibilizando materiais diferentes, cuja qualidade da porcelana disponível interfere para aumentar ou diminuir a durabilidade dos dispositivos cerâmicos.

 

• planejamento estético

A durabilidade de facetas em porcelana está associada com a qualidade do planejamento para o tratamento. Falhas nessa etapa induzem a erros, como a seleção de laminados pouco efeticos estéticamente e sujeitos a fraturas – e problemas que implicam na remoção dos dispositivos.

 

• atitudes preventivas

Técnicas para escovação e adoção de dieta livre de alimentos que danificam e escurecem a superfície de laminados cerâmicos, como alimentos cítricos, aumentam a durabilidade de facetas em porcelana e podem ser sinônimo para muitos anos a mais no tratamento com dispositivos laminados em cerâmica.

 

 

Tempo médio para substituição dos tratamentos com facetas em porcelana

 

E de quanto em quanto tempo é preciso substituir as facetas em porcelana? Na verdade, não existe um protocolo para a substituição dos laminados cerâmicos. E são muitos os motivos para essa ausência precisa de tempo, já que a quantidade de variáveis que interferem na durabilidade desses dispositivos são muito grandes.

 

Até o momento, os casos mais antigos cujas técnicas e materiais utilizados são, de certa forma, semelhantes às que são utilizadas nos dias atuais, datam de apenas 14 anos. E o mais interessante é que a maioria deles encontram-se, surpreendentemente, em excelente estado de manutenção da forma, cor, adaptação e ausência de infiltrações por cáries dentárias. O que dá para supor que esperar que a longevidade média desses tratamentos pode ser até mesmo superior a esses anos é um fato plausível – e quase certo.

 

faceta em porcelana durabildiade desgastes
A durabilidade das facetas em porcelana precisa levar em conta para evitar a substituição constante dos laminados cerâmicos.

 

 

Dicas essenciais que aumentam o tempo de vida dos laminados cerâmicos.

 

Dentes com cores claras e formatos marcantes. Sorrisos em harmonia com lábios e face. Gengivas alinhadas e saudáveis. Tudo o que é preciso para fazer do tratamento estético com facetas em porcelana um sucesso sai exatamente com planejado. Mas eis que, antes do esperado, muitas dessas características vão desaparecendo, tirando o sono de muitos indivíduos. E o que fazer para controlar o problema? Algumas dicas ajudam para o aumento da durabilidade de facetas em porcelana.
Dê preferência aos procedimentos com mínimos desgastes dentários e, se possível, ausentes – a remoção e confecção de novos dispositivos, nas técncias com lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos, são mais simples e trazem poucos riscos à estrutura dental.

 

Evite a seleção de cores próximas ao branco absoluto no tratamento com facetas em porcelanas – laminados muito claros são mais sensíveis a danos superficiais, como riscos ou ação de substâncias ácidas ou muito pigmentantes como cafés e vinhos.

 

Dê preferência para cores mais naturais e próximas a dentes naturais – além de menos suscetíveis a modismos, combinam com qualquer estilo e não enjoam.

 

Certifique-se da qualidade do laboratório de prótese dentária e da porcelana utilizada na confecção da faceta.

 

Dê atenção especial à saúde. Gengivas sadias são condições mínimas para o início do tratamento.

 

Reconstitua a arquitetura e alinhamento da gengiva antes de iniciar o tratamento. A cirurgia plástica gengival é um tratamento efetivo para evitar frustrações pós-tratamento com facetas em porcelana por desarmonias provocadas pelo desalinhamento gengival.

 

Faceta em porcelana durabilidade cor
A seleçao de cores naturais é importante para fugir de modismos com lâminas com branco próximo ao absoluto.

 

 

Novas tendências no tratamento com laminados cerâmicos.

 

O desenvolvimento de novas técnicas e materiais para tratamentos odontológicos com facetas em porcelana, em que a estética conta mais do que a função, contribui para o aumento da durabilidade. Facetas em porcelana, lentes de contato e fragmentos cerâmicos são versáteis e efetivas para alterações na cor e forma de dentes e sorriso, conciliando desejo e necessidade para indivíduos com grande exigência estética.

 

O aumento na durabilidade nos tratamentos com laminados cerâmicos está associado à utilização de técnicas com mínimos desgastes dentários, como as lentes e fragmentos. A ideia desses tratamentos é a individualização das necessidades de modificações de cor e forma. Em outras palavras: a mistura de várias técnicas com laminados cerâmicos em um mesmo indivíduo corresponde aos tratamentos mais seguros e duráveis.

 

A introdução de novas porcelanas, materiais de moldagem e técnicas, como o escaneamento digital e fresagem computadorizada, já não são novidades e implicam diretamente na durabilidade dos tratamento com facetas em porcelana. É graças a esses avanços que o uso de facetas cada vez mais finas, mas com o mesmo potencial de resolutividade para problemas muito intensos na cor e forma de dentes, são cada vez mais frequentes.

 

Não está distante a introdução de novos materiais e técnicas que faça da técnica com faceta em porcelana um tratamento definitivo – sem trocas ao longo da vida. Por hora, entender que as técnicas com laminados cerâmicos não são eternas, e que todo o cuidado no planejamento, seleção de técnica e materiais e cuidados preventivos estão associadas com a maior durabilidade nos tratamentos com esses dispositivos, já conta para fazer dos tratamentos odontológicos de transformação do sorriso um atitude segura e que vale muito a pena.

 

 

Saiba mais sobre facetas em porcelana e tratamentos com laminados cerâmicos com estes posts:

Voltar para o blog