BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Recupere os desgastes do bruxismo com facetas em porcelana.


Recuperar os desgastes dos dentes causados pelo bruxismo com a técnica com facetas em porcelana pode ser um tratamento que une estética e prevenção. Mas será que as facetas são capazes de resistir às intensas forças de mastigação nos indivíduos com bruxismo?

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os desgastes nos dentes provocados pelo bruxismo nem sempre estão associados a sintomas de dor ou limitação de abertura da boca. Assintomática, a evolução lenta e contínua dos desgastes dentários pelo bruxismo prorroga por anos a consulta ao dentista, provocando alterações tão profundas na forma dos dentes que as técnicas tradicionais de recuperação dos desgastes – como as restaurações com resinas ou facetas em porcelana – podem não ser mais indicadas ao tratamento dado o grau avançado de destruição dos dentes.

 

Novas porcelanas desenvolvidas para tratamentos estéticos com facetas prometem solucionar os problemas de fraturas e quedas presentes nos indivíduos cujos desgastes dentários são causados pelo bruxismo. Mas será que elas solucionaram alguns dos problemas existentes com a técnica anterior com porcelanas convencionais ?

 

resturação-dentes-anteriores-3
Restauração dentes anteriores por bruxismo : classificação segundo a severidade dos desgastes.

 

 

Os desafios do tratamento do bruxismo com facetas em porcelana.

 

O paciente com bruxismo traz um desafio e tanto ao dentista:  a força de mordida é muito intensa. Alguns estudos relatam forças de mordida superiores a 5 ou 6 vezes em pacientes com bruxismo noturno comparadas às pessoas sem o distúrbio. Além disso, as superfícies dos dentes que entram em contato durante a mastigação estão mais desgastada no paciente com bruxismo, aumentando a potência de trituração. Como resultado desse aumenta de força e modificação da anatomia do dentes aparecem as fraturas constantes de restaurações dentárias e, principalmente, os desgastes de dentes.

 

As restaurações com resina composta são, de fato, a opção mais prática e com menor custo para a recuperação dos desgastes dentários pelo bruxismo. Se antes esse tipo de material era evitado para uso em restaurações, hoje possui resistência suficiente para ser utilizado tanto em dentes molares quanto pré-molares, dispensando assim as restaurações metálicas com amálgamas. Entretanto, quando essas restaurações são muito extensas ou estão em camadas muito finas, as forças aumentadas de mastigação do paciente com bruxismo provocam fraturas contantes nesses dispositivos – e visitas constantes de última hora ao dentista para reparos de urgência.

 

Já quando os desgastes dentários pelo bruxismo se dão em dentes anteriores, os desafios de recuperação são ainda maiores. Nesses dentes a adesão é frágil, já que apenas a ponta dos dentes – que recebe muita carga mastigatória – está disponível para reconstituir a porção desgastada. Resultado: descolamentos frequentes das restaurações realizadas, e muita frustração por parte do paciente e do dentista.

 

Em situações severas do bruxismo os desgastes dentários estão tão avançados que metade ou mais da estrutura dentária está perdida. Um desafio à resistência que não pode ser vencido pelas restaurações tradicionais com resinas. Para casos de desgaste extremo pelo bruxismo apenas as coroas dentárias – que recobrem todo o dente – podem ser utilizadas como solução segura, já que as facetas em porcelana podem fraturar facilmente devido à força mastigatória elevada do paciente com bruxismo e à pouca área de retenção existente no dente desgastado.

 

Tratamento-do-bruxismo-com-facetas-em-porcelana
Duelo de Titâs : facetas em porcelana versus facetas em resina no tratamento do bruxismo.

 

 

A eficiência das facetas em porcelana sobre as resinas compostas na recuperação dos desgastes dentários pelo bruxismo.

 

Muitas pesquisas em odontologia sobre a resistência à fratura das facetas em resina mostram resultados pouco animadores quando o objetivo é recuperar os desgastes dentários causados pelo bruxismo. Utilizadas em pacientes saudáveis, são eficientes e duráveis, tem baixo custo e ainda podem ser reparadas sem maiores dificuldades. Por outro lado, algumas características das facetas em resina deixam a desejar, como a facilidade para perder o brilho e o rápido amarelamento – características pelas quais as facetas em porcelana destacam-se entre os materiais dentários.

 

Para compensar a fragilidade das porcelanas tradicionais e a sua impossibilidade de utilização nos tratamentos de recuperação dos desgastes dentários provocados pelo bruxismo, algumas técnicas auxiliares podem aumentar a viabilidade dos tratamentos com facetas em porcelana em pacientes bruxômanos. Um exemplo disso é a redução do contato e impacto entre os dentes naturais e as facetas, com a reconfiguração do encaixe e deslizamento entre esses dentes, evitando os contatos excessivos com potencial destrutivo às porcelanas. 

 

 

As novas porcelanas para facetas trazem mais opções estéticas aos desgastes pelo bruxismo.

 

Há pouco mais de três anos foi introduzido um novo tipo de porcelana, o dissilicato de lítio, material com melhores propriedades estéticas e de resistência. Essas novas porcelanas permitem a reprodução exata de propriedades ópticas importantes encontradas em dentes naturais, como transparências e opalescências.

 

O aumento substancial do aumento de resistência à mastigação e ação do bruxismo é outra propriedade importante. Outra novidade é a capacidade aumentada de adesão ao dente, dificultando o deslocamento da faceta mesmo em situações de tração intensa. Daí para a aplicação em tratamentos dos desgastes dentários pelo bruxismo foi um pulo.

 

O aumento da resistência dessas novas porcelanas merece destaque porque permitiram a confecção de facetas com porcelanas extremamente finas – e apelidadas de lentes de contato dental em porcelana dada a delicadeza e sofisticação desses materiais. Entretanto, as lentes de contato dental em porcelana não podem – ao menos por hora – ser utilizadas para tratamentos de recuperação dos desgastes provocados pelo bruxismo.

 

O desenvolvimento de novos adesivos que suportem as forças de pressão e tração permitirão a união de porcelanas apenas às partes desgastadas dos dentes – e as facetas em porcelana ficarão restritas aos tratamentos puramente estéticos.

 

 

Da estética à prevenção: facetas dentárias como fator limitante à progressão dos desgastes.

 

As facetas dentárias podem atuar como limitadores à progressão do desgastes dentários provocados pelo bruxismo? Com certeza, uma das indicações dos laminados cerâmicos é a bloquear a progressão dos desgastes dentários. Entretanto, é preciso ter em mente que esses tratamentos são sempre parte de uma terapia maior e mais complexa, e que, na maioria das vezes, procedimentos como o aumento da dimensão de mordida e confecção de placas para bruxismo fazem parte do mesmo tratamento. Sozinhas, o tratamento com facetas em porcelana para recuperar os desgastes de dentes provocados pelo bruxismo tem apenas função estética.

 

 

Aproveitando para mudar a cor e a forma do sorriso. 

 

Mudar a forma e a cor do sorriso é um tratamento muito desejado. Entretanto, para muitos indivíduos com desgastes severos provocados pelo bruxismo a principal preocupação é conter a progressão desses desgastes. Para esses indivíduos a preocupação estética está em segundo plano. Como os tratamentos estéticos de transformações de impacto são realizados com as mesmas facetas em porcelana indicadas para pacientes bruxômanos, esse pacientes já “aproveitam” para modificar e corrigir algumas características estéticas indesejadas. Afinal, por que não melhorar ?

 

 

A placa de bruxismo pode ser utilizada em pacientes com facetas em porcelana.

 

Pacientes com desgastes severos dos dentes provocados pelo bruxismo, na maioria das vezes, já fazem uso das placas para bruxismo no tratamento e prevenção dos problemas causados pela desordem neuro-muscular. Para esses pacientes a continuação do uso da placa é essencial. Mas não se preocupe, porque uma nova placa de bruxismo pode ser confeccionada para se encaixar com precisão sobre as facetas em porcelana, sem riscos de fraturas ou danos às mesmas.

 

 

CUIDADO : Adiar o início do tratamento pode impedir o uso das facetas em porcelana e trazer problemas à ATM.

 

Esperar que os desgastes dentários aumentem para finalmente consultar um dentista pode impossibilitar o tratamento com as facetas em porcelana. Isso porque, em muitos casos, o progressão dos desgaste nos dentes pode resultar em redução tão acentuada da estrutura dentária que somente o uso de próteses fixas pode solucionar o problema.

 

Casos iniciais de bruxismo como pequenos desgastes nos dentes anteriores podem ser recuperados até mesmo com resinas compostas. Não retarde a procura pelo tratamento dos desgastes provocados pelo bruxismo porque as opções mais simples e conservadoras podem não estar mais disponíveis para a recuperação da estética e função desses dentes.

 

Saiba mais sobre bruxismo e facetas: 

Voltar para o blog