BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lentes de contato dental. Quando e como utilizá-las com sucesso.

lentes de contato dental em porto alegre

Aprenda a utilizar corretamente a técnica com lente de contato dental e desfrute um sorriso mais harmônico e marcante – e sem riscos e problemas.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias (lentes de contato dental) pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lentes de contato dental, a técnica mais famosa com laminados também é a mais associada a insucessos.

 

Na lista de desejos para modificar o visual do sorriso, as lentes de contato dental ganham destaque. E a grande procura pela técnica não ocorre à toa – revistas e programas de televisão são fartas em casos de transformações marcantes do sorriso de artistas e famosos. Parece até que a limitação financeira é a única barreira para dar logo início ao tratamento. Mas, na prática, as coisas são um pouco diferentes.

 

A verdade é que a técnica com lentes de contato dental, ao contrário do que imagina, é utilizada em um número mínimo de pacientes. Ao menos, deveria. E são as indicações erradas que têm feito da técnica motivos para muita dor de cabeça e frustração pelos resultados malsucedidos. Mas é possível, sim, empregá-las em inúmeras situações e ainda aprender quando e como utilizá-las com sucesso.

 

lentes de contato dental indicação correta
Arcada superior apresentando diversos problemas estéticos e funcionais passíveis de correção (fonte/internet)

 

 

Quando lentes de contato dental são a opção mais inteligente e estética.

 

A grande ideia para o uso de lentes de contato dental é alterar a forma e cor dos dentes sem desgastá-los. A diminuição da estrutura dental, que é essencial para a técnica com facetas em porcelana, não é vantajosa para situações que exigem pequenas correções dentárias. Conheça as principais indicações para a técnica com lentes e saiba quando utilizá-las com sucesso:

 

fechamento de espaços (diastemas);

 

modificações suaves na forma e cor;

 

recuperação de desgastes dentários do dia-a-dia;

 

equalização de volume em dentes mal posicionados;

 

recobrimento de retrações gengivais.

 

lente de contato dental e retração gengival
Tratamento da retração gengival com facetas laminadas : situação indicada para o recobrimento das retrações com facetas.

 

 

Vantagens e desvantagens: lentes de contato dental versus facetas em porcelana.

 

Transformações estética de impacto do sorriso são essenciais para corrigir problemas estéticos intensos. E não são poucos os casos indicados para o tratamento. E, ao contrário do que se imagina, cabem às facetas em porcelana a responsabilidade por modificações tão intensas e sensacionais. Mas os procedimentos com lentes ainda encontram situações com indicações exclusivas que fazem da técnica um laminado essencial para a estética do sorriso:

 

Vantagens das lentes frente facetas em porcelana:

 

ausência de desgastes dentários superficiais;

 

riscos mínimos para a sensibilidade dental após término do tratamento;

 

dispensam o uso de provisórios durante o tratamento – o que é ótimo para você;

 

rapidez do tratamento.

 

 

Desvantagens das lentes frente facetas em porcelana:

 

 

contraindicadas para dentes intensamente manchados ou amarelados;

 

capacidade limitada para realinhar sorrisos com múltiplos dentes desalinhados;

 

contraindicadas para pacientes com bruxismo;

 

pouco eficientes para clarear dentes escurecidos por tratamento de canal;

 

lentes de contato dental desgastes e riscos
Problema dentários que exigem desgastes dentários são indicados para tratamentos com facetas em porcelana. (imagem/internet)

 

 

Não se engane: artistas e famosos utilizam técnicas ainda mais personalizadas.

 

A popularização dos laminados cerâmicos deve-se, em parte, à exposição midiática da técnica por artistas e modelos. Só que, ao contrário do que se imagina, a técnica mais utilizada por famosos não se restringem às lentes de contato dental. São os fragmentos cerâmicos, uma laminado diminuto e ainda mais delicado do que as lentes e que nem mesmo recobre toda a superfície dentária, o principal dispositivo utilizado nas estrelas.

 

Fragmentos cerâmicos são frações de lentes de contato dental. E tanta delicadeza assim traz inúmeras vantagens. Além da ausência de desgastes dentários superficiais, mantém a linguagem facial do sorriso. Harmonizando o sorriso com correções mínimas mas que produzem modificações intensas, também é a técnica predileta por dentistas. Por outro lado, dificultam a cópia de dentes e sorrisos de artista, desejo de muitos pacientes em busca de tratamentos estéticos em odontologia.

 

 

Como utilizá-las, passo a passo.

 

Laminados cerâmicos, sejam eles facetas, lentes ou fragmentos, seguem um protocolo fixo de procedimentos que garantem segurança e diminuem riscos para danos muitas vezes irreversíveis. Provavelmente o tratamento mais rico em detalhes, são diversas etapas previamente planejadas e executadas à risca. Veja uma sequência padrão, para seis dentes anteriores superiores, na técnica com lente de contato dental, passo a passo.

 

1a. consulta: moldagens de diagnóstico e levantamento fotográfico;

 

2a. consulta: tratamento gengival e aprovação do planejamento (simulação fotográfica e sobre modelos);

 

3a. consulta: clareamento dental e aprovação da simulação sobre dentes (mockup);

 

4a. consulta: moldagens e envio dos modelos ao laboratório de prótese dentário;

 

5a. consulta: consulta final para cimentação (colagem) das lentes de contato dental.

 

 

Cirurgia plática gengival pode ser necessária para harmonização facial dos laminados.

 

A consulta final para colagem dos laminados pode decepcionar pelos resultados estéticos finais. Tratamentos sem harmonia e naturalidade são o resultado, muitas vezes, do desalinhamento gengival. O que pode ser tarde demais para correções quando não corrigidas previamente ao início do tratamento com lentes de contato dental.

 

A cirurgia plástica das gengivas engloba um conjunto de técnicas que harmonizam gengivas a lábios e linhas do sorriso. E não são apenas a correções cirúrgicas do sorriso gengival alto as únicas indicações para as técnicas – o nivelamento de bordas e retração gengival são situações ainda mais comum do que as gengivas que ficam expostas ao sorrir.

 

O procedimento mais comum é a gengivoplastia, que tem pós-operatório mais rápido e tranquilo e é eficaz para o tratamento da maioria dos problemas estéticos com gengivas. Indispensável. Casos mais complexos exigem cirurgias com remodelamento da arquitetura óssea ao redor de dentes, ou ainda o uso de enxertos gengivais para corrigir a espessura ou problemas de retração das gengivas.

 

cirurgia gengival para correção de retração
Correções que necessitam de remodelamento ósseo são indicações da gengivectomia, uma versão mais radical da cirurgia plástica gengival.

 

 

Riscos aos dentes são mínimos.

 

Se as lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos têm como principal desvantagem a limitação para transformações dentárias intensas, trazem nos riscos mínimos aos dentes o seu grande destaque. E a vantagem frente às facetas em porcelana deve-se à ausência de desgastes dentários , um procedimento que só deve ser realizado em dentes com inúmeras restaurações dentárias em resina ou mal posicionados.

 

Dentes sem restaurações e que respondem bem ao clareamento dental são candidatos mais do que indicados às técnicas com lentes e fragmentos cerâmicos. Desgastes dentários, sob estas condições, frequentemente resultam em pacientes frustrados e arrependidos com os resultados finais. E é exatamente este o grande objetivo dos dispositivos laminados delicados: rearmonizar sorrisos com riscos mínimos aos dentes, combinando técnicas laminadas com procedimentos clareadores resolutivos.

 

lentes de contato dental harmonia
Correções de volume (dentes incisivos laterais) são indicações corretas para tratamento com lentes de contato dental. (imagem/internet)

 

 

Tempo de tratamento.

 

Transformar o sorriso com laminados cerâmicos é rápido. Da primeira à última consulta, o tempo de tratamento com lente de contato dental dura, em média, 20 dias – para procedimentos com até 6 dentes. O clareamento dental, quando realizado na técnica caseira, pode acrescentar até 14 dias ao tempo previsto. E não se engane também se o seu dentista ainda adicionar 14 dias para o tratamento gengival. Doenças gengivais são mais frequentes do que se imagina, e ainda interferem nos resultados estéticos e funcionais.

 

 

Cuidados no dia-a-dia precisam ser lembrados antes de iniciar o tratamento.

 

Tratamentos com laminados cerâmicos exige, sim, cuidados pós colagem definitiva. O que não quer dizer que é preciso conviver com inúmeras restrições alimentares. Ainda assim, uma pequena lista com atitudes que previnem a perda de brilho e cor prematuros é essencial para evitar contratempos. Veja o que é preciso evitar para garantir vida longa aos procedimentos com lentes de contato dental:

 

evitar alimentos ácidos como sucos cítricos e determinados refrigerantes;

 

utilizar somente escovas com cerdas maciais;

 

 apesar de resistentes ao amarelamento, lentes de contato dental podem ser manchadas pelo consumo frequente de  vinho tinto;

 

higiene oral com uso de fio dental diária;

 

 restringir hábitos parafuncionais como morder lápis ou objetos rígidos;

 

 uso frequente de placa de bruxismo em pacientes com o distúrbio noturno;

 

consulta odontológica semestral para monitorar a saúde gengival;

 

 

Clareamento dental e tratamento gengival prévios são mais do que essenciais.

 

A ansiedade é, na maioria das vezes, um componente psicológico indesejável que acompanha tratamentos estéticos. E, em odontologia, não poderia ser diferente. Mas o maior problema que decorre do desejo por ver logo os resultados finais é pular algumas etapas que podem parecer dispensáveis. Entre elas estão o clareamento dental cuidadoso e prolongado e o tratamento de doenças gengivais (gengivite e periodontite).

 

O clareamento dental para tratamentos com lentes de contato dental dá-se de forma mais intensa que o normal. Além da técnica realizada em consultório, também é desejável a complementação da versão caseira do clareamento, em períodos prolongados de tempo. Mas não se preocupe, a maior intensidade de aplicação do agente clareador não traz riscos aos dentes. Ideal para procedimentos que exigem dentes clareados e com alta exigência estética.

 

 

clareamento dental e lentes de contato
O clareamento dentao combinado (caseiro + profissional) é essencial para resultados efetivos do procedimento com laminados finos. (imagem/internet)

 

 

Simulações fotográficas podem induzir a erros e frustrar pelos resultados.

 

Um cuidado especial com os resultados de simulações com fotografias, tipo ante-e-depois, pode evitar frustrações com os resultados finais do tratamentos com lentes de contato dental. Isso porque, na técnica digital, o que se vê pode não ser nada parecido com os laminados que serão colados sobre os seus dentes. Dê preferência às técnicas com mockups, simulações que, embora elevem o preço do tratamento, trazem simulações mais realistas, do tipo antes-e-depois.

 

 

Durabilidade e resistência dão destaques, sim, da técnica.

 

A delicadeza das lentes de contato dental frequentemente são associadas a tratamentos pouco duráveis e sujeitos a falhas e fraturas constantes. O que não reflete, na verdade, os resultados clínicos e pesquisas científicas sobre o assunto. Durabilidade é, sim, uma das principais vantagens do uso de lentes em odontologia estética com porcelanas.

 

Corretamente indicadas e executadas, resultados satisfatórios para quase 95% das lentes instaladas, passados 10 anos, são plausíveis em diversas situações. O que não quer dizer, entretanto, características estéticas como brilho e cor estejam exatamente quando do dia da colagem. Ainda assim, compatíveis com as necessidades estéticas iniciais.

 

 

Problemas quase sempre resultam de indicações equivocadas.

 

Resultados pouco animadores e falhas são situações mais comuns à técnica com lentes de contato dental, comparadas a tratamentos estéticos com facetas laminadas em porcelana ou até mesmo facetas em resina. E a causa principal para o problema não é a fragilidade ou limitações técnicas do dispositivo. Trata-se, na verdade, de indicações inadequadas das lentes.

 

Correções complexas na cor e forma de dentes ou readequações estéticas em indivíduos com mínimas necessidades estéticas são os exemplos mais comuns de uso inadequado do dispositivo. Se no primeiro caso a delicadeza das dentes é incapaz de solucionar problemas estéticos e de forma mais intensos, no segundo ela prejudica por recobrir superfícies dentárias sem necessidades de correções.

 

lentes de contato dental erros tratamentos
Erros e mais erros: opção por cores próximas ao branco absoluto, na técnica com lentes de contato dental, resultam em tratamentos sem naturalidade e harmonia. (imagem/internet)

 

 

A seleção da cor do laminado é fator decisivo para o sucesso do tratamento.

 

A discussão sobre a cor ideal para tratamentos com lentes de contato dental e facetas ainda dá muito pano para a manga. Um número considerável de pacientes opta por dentes em tons mais claros que os encontrados em dentes naturais. E é para satisfazer a esses desejos que existem porcelanas específicas para indivíduos em busca de dentes brancos. Mas tamanha exigência pode ter viés desagradável nos procedimentos com laminados mais finos.

 

A seleção de cores naturais para procedimentos com lentes de contato dental é essencial para que os resultados sejam harmônicos. A pouca espessura do laminado dificulta a confecção de lentes que sejam, ao mesmo tempo, brancas e naturais. Não à toa, é o tratamentos mais exigente quanto aos procedimentos para clareamento dentário, normalmente realizados na técnica combinada (caseiro + consultório), por longos períodos de tempo.

 

lentes de contato dental seleção de cor ideal
Seleção de cores naturais é essencial para resultados harmônicos com laminados cerâmicos.

 

 

Preço médio de lentes de contato dental podem trazer problemas para pacientes sensíveis aos custos.

 

 

A maior curiosidade a respeito das lentes de contato dental é o preço do tratamento. E, em tempos de crise, não há nada de errado em aliar bons resultados com valores mais em conta. O problema, entretanto, está na dificuldade em identificar a relação custo-benefício em tratamentos sensíveis a erros. E isso sem falar na importância dos materiais e laboratório protético utilizado.

 

Em Porto Alegre, a variação no preço da lente de contato dental pode ser de até 300%. Uma situação que fica difícil até mesmos a dentistas para avaliar a viabilidade de diversos orçamentos. E não tem jeito mesmo. O ideal mesmo é correr atrás de indicações seguras e partir para consultas de exame diagnóstico para descobrir se tudo está de acordo com  as suas necessidades, sem promessas irreais.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e laminados:

Voltar para o blog