BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Microabrasão dental, o “peeling” que recupera o esmalte dos dentes.

microabrasão dental porto blog

A microabrasão é a técnica mais simples e de baixo custo para recuperar dentes manchados e sem brilho. Conheça mais sobre este procedimento em odontologia estética essencial para quem deseja sorrisos mais harmônicos e ainda mais marcantes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Microabrasão dental, o “peeling” para recuperar a estética do seu sorriso.

 

Dentes com superfícies brilhantes e cores ultra claras. Para a  maioria das pessoas, só mesmo as populares transformações dentárias com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental podem recuperar dentes com manchas severas e extensas que tanto prejuducam a estética do sorriso. Mas um procedimento nem tão novo assim pode, em diversas situações, ser a solução para eliminar estes problemas: a microabrasão dental.

 

A microabrasão dental é um procedimento desenvovido para remover uma lâmina diminuta do esmalte dentário – a camada mais externa dos dentes. Também conhecida como peeling dental, ela tem como objetivo remover as manchas dentárias superficiais que podem aparecer sob a forma de listras ou círculos diversos, e em cores variadas. Mas será que este procedimento simples pode ser o que você está esperando para recuperar a harmonia do seu sorriso?

 

microabrasão dental hipoplasia
Manchas extensas e superficiais extensas podem ser removidadas através da microabrasão

 

 

Indicações vão muito além da remoção de manchas sobre os dentes.

 

A microabrasão dental é um procedimento desconhecido e ainda pouco utilizado. Muitos estudos científicos já verificaram a efetividade desta técnica e os eventuais riscos aos dentes após a sua realização. E os resultados destas pesquisas, animadores, mostram que este procedimento simples e de custo baixo é eficiente e seguro aos dentes – motivos que fazem dele um tratamento conservador.

 

As indicações desta técnica tão essencial à odontologia estética vão além da remoção das manchas brancas e opacas características da fluorose – a alteração na estrutura dos dentes decorrente da ingestão exagerada de flúor na infância seja ao escovar os dentes ou ingerir água com excesso desta substância. Conheça as principais indicações da microabrasão dentária:

 

 manchas brancas fluoróticas;

 

✓ manchas por desmineralização após tratamento ortodôntico;

 

 manchamentos excessivos por corantes alimentares;

 

 hipoplasia do esmalte por traumas dentários;

 

 esmalte dentário mal formado por outros doenças;

 

 

A microabrasão dental é segura aos dentes e pode ser realizada em crianças.

 

A ideia para a remoção de camadas superficiais dos dentes pode parecer estranha para muitos pacientes. De fato, este procedimento que remove de forma irreversível delicadas camadas do esmalte dentário não é usual e deve ser indicado com cautela. Ao contrário do clareamento dental, o procedimento não está indicado para ser realizado anualmente.

 

A microabrasão dental é segura aos dentes e pode até mesmo ser realizada em crianças. A principal desvantagem da técnica é relatada por pesquisas científicas pelos eventuais traumas às gengivas – quando do contato inapropriado destas com os materiais utilizados no tratamento, um problema que pode ser evitado pelo dentista através do uso de barreiras específicas para o tratamento.

 

microabrasão dental indicações
Manchas superficiais são indicações para a técnica.

 

 

Como a microabrasão dental remove manchas?

 

A microbrasão dental é indicada para remover machas localizadas na superfície dos dentes. Manchas mais profundas e que podem até mesmo atingir a dentina – a camada rígida intena dos dentes – não podem ser removidas por esta técnica. Nestes casos, procedimentos com laminados cerâmicos como facetas de porcelana e lentes de contato ou facetas de resina são indicados aos indivíduos mais exigentes com a estética do sorriso.

 

O procedimento é simples. Após a proteção das gengivas por isolamento com diques em borrachas, a superfície dentária é recoberta por ácido hidroclorídrico a 18% e pedras pomes – e friccionada por instrumentos rotatórios ou manuais. Enquanto a primeira substância é responsável pela remoção química das camadas mais superficiais, a segunda remove restos de esmalte e ainda intensifica a penetração do agente abrasionante.

 

O tempo total deste procedimento varia entre 30 a 60 minutos, dependendo do número de dentes envolvidos. Após o término de cada consulta, pode ser realizada a aplicação de flúor tópico para remineralização das camadas abrasionados. Já com relação à sensibilidade dental, sua ocorrência é eventual a facilmente contornada por agentes dessensibilizantes.

 

Após o término do tratamento, um vigoroso polimento do esmalte dentário é realizado para conferir mais brilho e proteger a superfície do amarelamento e escurecimento precoce por corantes alimentares.

 

microabrasão dentária polimento dos dentes
O polimento dental ao final da microabrasão dental é essencial para recuperar o brilho perdido durante o tratamento.

 

 

Tratamento pode necessitar de várias consultas de aplicação.

 

Diversas consultas podem ser necessárias para que os resultados estéticos sejam satisfatórios. Na maioira das vezes, entre duas a três consultas já podem ser suficientes para eliminar as manchas superficiais provenientes de pigmentações alimentares intensas ou a fluorose de grau leve.

 

As consultas utilizadas são espassadas entre 2 a 3 dias – é somente após este período que os resultados reais da técnica abrasiva podem ser observadas em sua totalidada. A decisão por novas consultas deve ser discutida com o dentista e leva em conta fatores como necessidades estéticas particulares e ausência de respostas efetivas após as últimas aplicações dos agentes abrasivos.

 

 

Associe a microabrasão ao clareamento dental para resultados mais marcantes.

 

O clareamento dental é um dos procedimentos em odontologia estética mais realizados e pode ser combinado à microabrasão dental para otimizar ainda mais os resultados.

 

O clareamento dental realizado previamente ás consultas de microabrasão dental traz maior controle aos resultados finas da técnica microabrasiva. Evidenciando antecipadamente a cor original dos dentes, o dentista tem melhor precisão na seleção do número ideal de consultas para aplicação da técnica microabrasiva, evitando o sobretratamento e custos adicioanais ao paciente.

 

 

A microabrasão dental funciona sempre?

 

Quanto mais superficiais são as manchas que acometem o esmalte dentário, melhores serão os resultados da micorabrasão dental. Até mesmo outros fatores responsáveis pelo aparecimento de manchamentos como as causas para alteração estrutural ou qualidade do material utilizado no tratamento são secundários. 

 

Pode ser difícil, ao dentista, determinar tanto a profundidade quanto prever os resultados finais do tratamento. O mais comum é iniciar o tratamento já com uma previsão inicial para aplicação do procedimento por durante duas ou três consultas, e, aos poucos, ir verificam a efetividade na construção de uma superfície uniforme e livre de manchas. É a maneira mais inteligente para esta técnica que pode frustrar pelos resultados do tratamento.

 

 

Remoção de aparelho ortodôntico pode evidenciar manchas superficiais.

 

A remoção do aparelho ortodôntico é a etapa mais aguardada por quem ficou anos submetidos às consultas muitas vezes quinzenais para manutenção deste dispositivo. Além de exigir cuidados especiais para não resultar em riscos permanentes na superfície dos dentes, o procedimento pode evidenciar diversas manchas esbranquiçadas localizada ao redor dos braquetes ortodônticos então removidos.

 

A causa para as manchas brancas vistas após a remoção do aparelho ortodôntico é a desmineralização do esmalte dentário pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor dos braquete. Trata-se, na verdade, da ação de remineralização proporcionada pela saliva como resposta à tentativa para formação de cavidades cariosas nestas áreas.

 

A microabrasão associada ao clareamento dental é recomendado na remoção de manchas dentárias pós tratamento com aparelho ortodôntico. Além de rápido e com baixo custos, pode ser o procedimento que você precisa para recuperar a cor e brilho original dos seus dentes antes.

 

Saiba mais sobre o tratamento com microabrasão dental

Aproveite para ler outros posts relacionados ao assunto:

Voltar para o blog