BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas sobre pinos odontológicos que todo paciente precisa saber.

pino odontológico post blog

O uso de pinos odontológicos para reforço de dentes no tratamento com prótese dentária ou restauração em resina tem segredos. Conheça os tipos, indicações e problemas em 7 dicas essenciais para saber antes iniciar o tratamento.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A instalação de um simples pino odontológico internamente às raízes dentárias pode ser um procedimento essencial para recuperar dentes fraturados ou destruídos por cáries dentárias. Sem ele, a durabilidade e resistência à mastigação em dentes problemáticos pode estar seriamente comprometida. E para entender a importância destes dispositivos odontológicos, conheça as 7 dúvidas mais frequentes sobre pinos protéticos para odontologia – uma excelente referência para que vai iniciar o tratamento.

 

 

1. Fraturas e destruições extensas contraindicam o reforço com pinos odontológicos.

 

A técnica com pino odontológico para reforço de dentes em tratamentos com próteses dentárias restaurações em resina trazem durabilidade, resistência e até diminuição no tempo do tratamento. Só que um detalhe importante não pode passar despercebido: é preciso que uma parte considerável do dente (coroa dentária) ainda esteja íntegra e em bom estado. Isso porque pinos protéticos são frágeis para suportarem, sozinhos, as forças mastigatórias. É por isso que fraturas completas nas coroas dentárias necessitam de outra técnica de reforço, o núcleo protético.

 

pino odontológico dente quebrado ou fraturado
Fraturas extensas em coroas dentárias (foto) contraindicam o uso de pino odontológico para ancoragem de próteses dentárias fixas.

 

 

2. Existem tipos específicos de pinos para cada situação.

 

Pinos protéticos para uso sob prótese dentária ou restauração em resina não são todos iguais. Existem, por exemplo, diferenças nos formatos destes dispositivos, o que melhora a compatibilidade deles com a anatomia das raízes, local aonde eles são instalados. Mas é o tipo de material utilizado na fabricação dos pinos odontológicos o detalhe que você precisa saber.

 

O pino odontológico em fibra de vidro, o mais comum deles, é indicado para suporte de próteses em porcelana pura e restaurações em dentes anteriores – e até mesmo tratamentos com facetas laminadas. Já a versão metálica, em desuso, é indicada para uso provisório. E o pino odontológico em fibra de carbono, o mais resistente deles, é uma técnica indicada para locais com incidência de cargas mastigatórias elevadas.

 

pinos odontologicos em fibra de vidro
A seleção do pino odontológico ideal deve obedecer o comprimento e forma da raíz dentária aonde será inserido.

 

 

3. O tratamento de canal é condição obrigatória para a instalação de pinos odontológicos.

 

Pinos protéticos são instalados internamente aos canais dentários que percorrem as raízes dos dentes. Mas para que o procedimento seja realizado sem dores e danos ao tecidos orgânicos, é necessário o tratamento endodôntico prévio (tratamento de canal). E se o canal já estiver tratado, fique atento à qualidade de tratamentos mais antigos: em algumas situações, pode ser necessária o retratamento de canal para garantir que esteja tudo bem antes de instalar pinos odontológicos. Caso contrário, futuras falhas em antigos tratamentos endodônticos podem por a perder todo o trabalho realizado.

 

 

4. O tratamento não dói.

 

Preocupação comum em tratamento odontológicos com próteses dentárias fixas ou restaurações dentárias, a instalação de pinos odontológicos internamente aos canais radiculares não dói. Desde, é claro, que esteja tudo certo no tratamento de canal aonde será fixado o dispositivo.

 

pino odontológico instalação
A instalação de pinos odontológicos é um procedimento sem dor.

 

 

5. O pino odontológico em fibra de vidro é essencial no tratamento com coroas em porcelana pura.

 

Além de popular, o pino odontológico em fibra de vidro também é o material de eleição para uso sob prótese dentária fixa em porcelana pura. E isso acontece porque, neste tipo de coroa dentária, a alta transparência característica da técnica exige pinos odontológicos em cores claras, e, se possível, semelhantes aos dentes em tratamento.

 

E este é um dos motivos pelo qual o pino odontológico em fibra de carbono é tão pouco utilizado já que, embora mais resistente que a versão em fibra de vidro, é escuro e ainda interfere negativamente nos resultados estéticos em tratamentos com coroas em porcelana pura.

 

 

6. Fraturas em raízes dentárias não podem ser recuperadas com pinos odontológicos.

 

A fratura radicular (de raiz) é um problema frequente e com prognóstico bastante desfavorável à manutenção de dentes afetados pelo problema. Diferente das fraturas que atingem apenas as coroas dentárias (parte visível do dente e que é revestida pelo esmalte dentário), fraturas em raízes dentárias, e que estendem-se abaixo do osso, não são beneficiadas pela instalação de pinos odontológicos internamente aos canais dentários. Fraturas radiculares são situações que exigem abordagens periodontais complexas.

 

 

7. Pinos odontológicos e núcleos protéticos não são a mesma coisa.

 

Pinos odontológicos e núcleos protéticos são coisas diferentes. Embora as indicações sejam bastante semelhantes – suporte para próteses dentárias fixas em porcelana, a forma como são fabricados e resistência final deste processo importam no uso destes dispositivos. Pinos odontológicos são pré-fabricados, em tamanhos e desenho pré-elaborados, e instalados às raízes dentárias após a seleção do pino mais compatível com a anatomia radicular. Já núcleos protéticos são construídos pelo laboratório de prótese dentária, após moldagem do dente e canais dentários.

 

 

Outras dicas para quem vai iniciar o tratamento e ainda está com dúvidas.

 

Se o planejamento do seu tratamento trouxe ainda mais confusão, algumas dicas extras sobre o uso do pino odontológico no tratamento para dentes fraturados e extensamente cariados podem ajudá-lo a elucidar essa dúvidas. Mais do que decorar as diferenças entre pinos odontológicos em fibra de vidro, carbono ou metálicos, outros fatores também interferem nos resultados finais do tratamento. E uma olhada rápida nessas dicas é essencial para que tudo dê certo.
fraturas de coroas dentárias superiores a 70% da estrutura dental podem ser recuperadas com o suporte de núcleos protéticos (moldados);ao menos 30% das coroas dentárias fraturadas precisam estar íntegras para que seja viável o uso de pinos odontológicos;

 

pinos odontológicos em fibra de carbono, embora pouco estéticos, são mais resistentes que a versão em vidro e indicados para dentes posteriores e até mesmo anteriores;

 

próteses dentárias em porcelana pura exigem pinos de sustentação em cores próximas a dentes naturais;

 

o retratamento de canal pode ser necessário se a qualidade do procedimento anterior não apresentar qualidade;

 

existem, sim, riscos de perfuração às raízes dentárias nos procedimentos de instalação de pinos odontológicos internamente aos dentes;

 

pinos odontológicos em fibra de vidro ou carbono são reversíveis e podem ser removidos em casos de falhas no tratamento de canal;

 

pode ser necessária a utilização de dois pinos odontológicos para o suporte de próteses dentárias ou restaurações em dentes pré-molares ou molares.

 

 

Saiba mais sobre tratamentos com próteses dentárias com os posts abaixo:

Voltar para o blog