BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária em porcelana pura traz opções mais estéticas e duráveis.

protese dentaria em porcelana pura post blog

A prótese dentária em porcelana pura traz opções mais estéticas e duráveis à técnica fixa para coroas, pônticos, adesivas e protocolos/ Conheça as vantagens, problemas e indicações destes materiais cujos resultados são tão marcantes quanto dispositivos como lentes de contato dental e facetas laminadas em porcelana.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Prótese dentária em porcelana pura, a escolha ideal para sorrisos marcantes.

 

O sucesso no tratamento com prótese dentária fixa depende diretamente dos materiais odontológicos utilizados. E neste sentido, a técnica com porcelana pura destaca-se entre várias composições de cerâmicas disponíveis como a que entrega os resultados estéticos mais harmônicos e marcantes.

 

A prótese dentária em porcelana pura é a técnica ideal para indivíduos exigentes com a harmonia do sorriso. Não à toa, o dispositivo protético é frequentemente utilizado concomitante com lentes de contato dental e facetas laminadas – duas famosas técnicas para transformações marcantes do sorriso. Mas apesar de tanta popularidade, é preciso estar a alguns detalhes porque a técnica traz algumas limitações e restrições que podem frustrar pelos resultados finais.

 

protese dentaria porcelana computador
Pôntico protético para reabilitar pré-molar ausente na técnica com prótese dentária em porcelana pura confeccionada por computador.

 

 

Resultados estéticos são semelhantes a lentes de contato dental e facetas dentárias.

 

A popularidade dos tratamentos de transformação do sorriso com lentes de contato dental foi um divisor de águas nos procedimentos estéticos em odontologia. Graças a esta técnica, problemas na cor e forma dos dentes podem ser resolvidos em poucas consultas – e tudo com resultados confiáveis, duráveis e sem riscos para infiltrações por cáries dentárias. Famosos e artistas, invariavelmente, já passaram por procedimentos destes tipos.

 

A emprego do materiais utilizados nos laminados cerâmicos (lentes de contato dental e facetas) nos procedimentos com próteses dentárias elevou os resultados estéticos destas técnicas. Não à toa, a maioria dos procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana pura envolvem a troca e substituição de próteses dentárias em metal ou desadaptadas- uma grande alívio para indivíduos com o sorriso comprometido por dispositivos esteticamente limitados.

 

protese dentaria em porcelana pura e lente de contato dental
Prótese dentária fixa em porcelana pura confeccionada com cerâmica semelhante às utilizadas em lentes de contato dental ou facetas laminadas.

 

 

Adaptação e harmonia às gengivas são incomparáveis.

 

Uma das vantagens das próteses dentárias com porcelana pura é a borda fina e delicada, uma das vantagens do uso de jaquetas e coroas dentárias fixas sem metal. Ideais para tratamento em dentes na região anterior, trazem mais harmonia e compatibilidade biológica – uma característica essencial para indivíduos com gengivas finas e delicadas.

 

Outra característica importante das próteses dentárias fixas sem metal é a menor necessidade para trocas e substituições pós recessão gengival (retração da gengiva). É o caso, por exemplo, de indivíduos cuja escovação dá-se de forma pesada e traumática, ou ainda daqueles cujo biotipo gengival é mais propício à exposição inapropriada das raízes dentárias.

 

A possibilidade para tratamentos odontológicos que combinam próteses dentárias fixas com laminados cerâmicos tipo lente de contato dental e faceta em porcelana é outra vantagem que não pode passar despercebida. Mimetizando cores e transparências entre técnicas diferentes, permitem resultados estéticos marcantes semelhantes a procedimentos de impacto com laminados cerâmicos.

 

 

As contraindicações e problemas da técnica.

 

Apesar de todas as vantagens estéticas da técnica em porcelana, existe, sim, casos em que o dispositivo fixo pode não surtir os resultados esperados. Veja algumas dessas situações em que as próteses dentárias fixas em zircônia ou metalocerâmica (porcelana sobre estrutura em metal) podem ser escolhas mais apropriadas:

 

dentes intensamente escurecidos por tratamento de canal;

 

dentes com pinos protéticos em metal escuro;

 

implantes dentários com pinos de suporte metálico;

 

reabilitação de áreas com dentes perdidos (pôntico);

 

próteses dentárias adesivas localizadas em áreas com desafios mastigatórios;

 

prótese dentária protocolo (dentadura fixa sobre implantes dentários).

 

protese dentaria dente escurecido
Dentes escurecidos por tratamento de canal podem ser contraindicados à técnica com porcelana pura.

 

 

Vantagens do uso de dispositivos protéticos sem metal são incomparáveis.

 

A confecção de próteses dentárias livres de metal (porcelana pura, zircônia ou combinadas) exige laboratórios protéticos mais sofisticados. Associado ao preço mais elevado destes dispositivos, o que se tem é que a maioria dos procedimentos ainda são realizados na técnica que combina metal e porcelana (porcelana). Ainda assim, veja as principais da vantagens da técnica em porcelana pura:

 

excelência estética para transformações do sorriso;

 

podem ser combinadas com lentes de contato dental e facetas em porcelana;

 

não escurecem gengivas e raízes dentárias;

 

não precisam ser substituídas após a retração das gengivas;

 

risco mínimo para alergias inflamatórias em gengivas.

 

protese dentaria fixa retração gengival
Retração gengival com exposição das bordas metálicas da prótese dentária fixa metalocerâmica.

 

 

Prótese dentária fixa em zircônia: estética, durabilidade e muita versatilidade.

 

As duas técnicas mais utilizadas nos tratamentos com próteses dentárias fixas livres de metal utilizam a porcelana pura e a zircônia como materiais básicos. Apesar dos resultados estéticos mais elevados na técnica com porcelana pura, a maior resistência às forças mastigatórias encontrada nos dispositivos em zircônia faz da técnica a mais utilizada para procedimentos com pônticos, próteses dentárias tipo procolo ou coroas dentárias sobre implantes dentários.

 

As limitações da prótese dentária fixa em zircônia ficam ficam evidentes no tratamentos de indivíduos com dentes cujas cores e transparências trazem desafios estéticos de harmonização – o que, infelizmente, ocorre com frequência.

 

protese dentaria fixa em zircônia com porcelana pura
A zircônia substitui o metal de reforço das próteses dentárias convencionais por uma versão mais estéticas e compatível com a harmonia do sorriso.

 

 

Fique atento: prótese dentária fixa em porcelana pura não é tudo igual.

 

O tratamento com prótese dentária em porcelana pura exige atenção porque o material utilizado na confecção do dispositivo apresenta variações. Para ter uma ideia, já são mais de 20 os tipos de cerâmicas odontológicas (porcelanas) disponíveis para esta técnica – e os resultados variam na mesma proporção.

 

As cerâmicas mais utilizadas na técnica com porcelana pura são as porcelanas feldspáticas e as variações com incorporações de dissilicato de lítio – e, mais recentemente, o silicato de lítio. A porcelana com fluorapatita é outra variação que também merece destaque destaque pelos resultados estéticos marcantes e razoável durabilidade.

 

A seleção do material a se utilizado na confecção de próteses dentárias fixas em porcelana pura dependem de fatores como as cores de dentes naturais, desafios mastigatórios e recuperação de áreas com dentes perdidos. E para que a escolha se dê de forma correta, dentista e protéticos precisam trabalhar juntos para que os resultados sejam mais harmônicos e compatíveis com necessidades e desejos de seu pacientes.

 

 

Preço da prótese dentária em porcelana pura costuma ser mais elevado.

 

Indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos podem encontrar na prótese dentária fixa em porcelana pura um procedimento proibitivo. Isso porque, na maioria das vezes, ela é a técnica mais onerosa

 

A alternativa mais em conta à porcelana pura é a prótese dentária fixa metalocerâmica, a versão que utiliza o metal nas estruturas internas para conferir reforço adicional. Mas também não é preciso entrar em desespero se o seu orçamento só permite esta técnica, já que, além de muito durável, os resultados estéticos dos dispositivos protéticos com metal satisfazem à maioria dos pacientes mesmo quando o tratamento está localizado em áreas estéticas (dentes anteriores).

 

protese dentaria protocolo em porcelana
Imagem: prótese dentária fixa tipo protocolo em porcelana, sobre implantes dentários.

 

 

Clareamento dental prévio é essencial para resultados mais estéticos.

 

Próteses dentárias em porcelana pura são sensíveis à cor do substrato dental aonde são fixadas (cimentadas ou coladas). Quando instaladas sobre dentes escurecidos ou pinos protéticos metálicos, há riscos para que os resultados finais (cores e transparências) sejam diferentes do planejado pelo dentista.

 

O clareamento dental prévio ao início do tratamento com próteses dentárias e laminados cerâmicos é essencial para que os resultados finais saiam iguais ou próximos ao planejados, diminuindo, assim, os riscos para dentes que não combinam as cores entre si ou demasiadamente escurecidos ou acinzentados.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária em porcelana pura:

Voltar para o blog