BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Preenchimento gengival: indicações, prós e contras super explicadas.

preenchimento gengival

Conheça as indicações, prós e contras do preenchimento gengival na recuperação de espaços vazios entre gengivas e dentes conhecidos como triângulo escuro ou black space.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Preenchimento gengival, um procedimento simples e eficiente.

 

O aparecimento de espaços escuros entre os dentes e gengivas costuma acertar em cheio a estética do sorriso. Até pouco tempo atrás, a única solução para recuperar este tipo particular de falha gengival – também conhecida como triângulo negro ou black space – era a cirurgia plástica gengival, um procedimento complexo indicado apenas para falhas extensas.

 

O preenchimento gengival é uma alternativa eficiente – porém pouco conhecida – para recuperar a perda ou ausência da papila gengival (ponta das gengiva) de pequena a média extensão. Rápido e sem exigir que o paciente fique em repouso, o segredo deste procedimento tão simples está no uso do ácido hialurônico, um preenchedor seguro e de efeito temporário cujas indicações de uso vão muito além dos tratamentos em odontologia estética. 

 

preenchimento gengival espaço escuro entre dentes
Incomoda, sim! Aparecimento de pequenos triângulos escuros entre os dentes, os black spaces.

 

 

Indicações do preenchimento gengival vão além da estética.

 

A perda ou ausência da papila gengival pode ter causas tão diversas como a periodontite em estágio inicial, a extração dental, a instalação de implante dentário ou ainda características anatômicas pessoais, como gengivas finas e delicadas, que facilitam o seu aparecimento. Conheça as indicações do preenchimento gengival:

 

melhorar a estética do sorriso;

 

melhorar a fonação;

 

eliminar os machucados em gengivas por impacção de alimentos;

 

facilitar a remoção da placa bacteriana;

 

melhorar as gengivas em contato com implantes dentários;

 

eliminar as gengivas acinzentadas pelo metal de próteses dentárias e implantes dentários.

 

preenchimento gengival implante dentario
Falhas em gengivas junto a implantes dentários podem ser minimizadas ou eliminados pelo preenchimento gengival.

 

 

Em quem e quando o tratamento não pode ser realizado.

 

A seleção criteriosa das falhas em gengivas que podem ser recuperadas por preenchimento é essencial para que os resultados sejam previsíveis e seguros. Avaliações da saúde dos tecidos gengivais antes do procedimento e restrição quanto ao uso do preenchedor a alguns indivíduos também não podem ser esquecidos antes de iniciar o tratamento.

 

Veja em quem e quando o preenchimento gengival deve ser evitado (restrições):

 

gestantes e lactantes;

perdas extensas de papilas gengivais;

retração gengival extensa;

gengivas infeccionadas (gengivite e periodontite);

gengivas inflamadas por outras causas (alergias, fungos);

dentes sem contato entre si (espaços entre dentes).

 

preenchimento gengival periodontite
Resultados desanimadores: retração gengival extensa após periodontite não é recomendada para uso de preenchedores de gengiva.

 

 

Acido hialurônico, a grande estrela do preenchimento gengival.

 

O ácido hialurônico é um líquido naturalmente produzido e presente no nosso organismo. Conferindo volume, elasticidade e hidratação, sua presença, principalmente na pele, diminui o aparecimento das chamadas “rugas de expressão” – é por isso que ele é tão utilizado na harmonização facial. Além da funções estéticas, ele também tem um papel importante nas funções anti-inflamatórias e na circulação de líquidos entre as células do nosso organismo. Sem ele, não haveria vida.

 

A utilização do ácido hialurônico em procedimentos para odontologia estética já conta com mais de dez anos de pesquisas científicas sobre sua segura e eficácia. No tratamento do preenchimento gengival, sua função é mesmo aumentar o volume das gengivas próximas às áreas com formação de espaços escuros entre dentes (triângulo escuro). O efeito esperado é mesmo o prolongamento das papilas gengivas.

 

A recuperação de defeitos na arquitetura das gengivas junto a implantes dentários é um exemplo de uso não estético do ácido hialurônico. Até mesmo cirurgias complexas com enxerto de gengiva e osso, bastante comuns, podem ser substituídas pela aplicação local de ácido hialurônico. Proporcionando um aumento de volume tecidual que além de fechar os espaços escuros também pode eliminar as gengivas que ficam escurecidas por contato com as partes escuras de próteses dentárias fixas ou dispositivos implantodônticos. é o tratamento ideal para recuperar pequenas porém indesejadas pequenas falhas estéticas e anatômicas.

 

preenchimento gengival acido hialurônico
Ácido hialurônico utilizado durante preenchimento gengival.

 

 

Prós e Contras do preenchimento gengival.

 

Assim como qualquer outro tratamento em odontologia, o uso de preenchedores traz vantagens e desvantagens que precisam ser levados em conta na hora de decidir entre esta técnica ou outras mais complexas. E para entender o que o dentista leva em conta na hora de escolhê-las, basta conhecer um pouco mais sobre os prós e contras do preenchimento gengival:

 

Pros

seguro;

rápido (pode ser feito em uma única consulta);

pós-operatório simples;

eficiente para pequenas falhas;

custo baixo.

 

contras

efeitos transitórios;

não funciona em espaços escuros extensos;

 

 

Tratamento: como é feito o preenchimento gengival.

 

O preenchimento gengival é um procedimento não invasivo e cujos resultados são vistos imediatamente. Após a profilaxia e bochecho com agentes antissépticos, o dentista anestesia as áreas próximas ao local da aplicação do ácido hialurônico e então dá início às infiltrações com volumes sempre inferiores a 0,2mm para cada triângulo escuro.

 

O local de infiltração do preenchedor situa-se a 2 ou 3mm de distância da papila gengival remanescente. Em áreas com espaços negros mais extensos, pode-se optar pela aplicação em duas etapas para evitar o excesso de ácido hialurônico local – um técnica que evita a dor e desconforto pós-operatório e ainda oferece ao dentista maior controle sobre os resultados estéticos finais.

 

O controle fotográfico realizado antes, durante a após o preenchimento gengival é essencial para evitar a infiltração excessiva do ácido hialurônico. Após o procedimento, um pequeno pós-operatório, que pode incluir analgésicos de uso simples, é passado ao paciente, o qual retornará em 7 dias para avaliar os resultados e a evolução de eventuais sinais como pequenos edemas e avermelhamentos.

 

O preenchimento gengival não precisa de cortes ou de pontos de sutura. Quando a reaplicação é necessária, como nas falha de gengivas mais extensas junto a implante dentário, um tempo mínimo de 15 dias entre as aplicações é necessária para evitar traumas por excesso de aplicação do ácido hialurônico.

 

 

Quanto tempo dura o efeito do preenchimento gengival?

 

O preenchimento gengival não é um procedimento definitivo e seu efeitos costumam passar entre 6 a 8 meses após a aplicação. Esta característica transitória do tratamento decorre da reabsorção do ácido hialurônico pelo próprio organismo, um processo natural e até desejável. Este período de duração do efeito, entretanto, varia de paciente para paciente e pode até mesmo ocorrer de forma diferente entre várias áreas infiltradas em um mesmo indivíduo.

 

 

Gengivas precisam estar saudáveis.

 

A gengivite é uma infecção gengival comum e que tem entre seus principais sinais inchaços, vermelhidão e sangramento da gengiva que pode aparecer sozinha (espontâneo) ou durante o uso da escova ou fio dental. De tão frequente, o mais comum é que os pacientes candidatos ao uso de preenchedores necessitem de tratamento periodontal prévio para eliminar a placa bacterina e o tártaro causadores desta infecção. Dependendo do grau da inflamação gengival, pode ser necessário esperar até 30 dias após o procedimento periodontal para iniciar a aplicação do ácido hialurônico.

 

A periodontite, uma das principais causas para o aparecimento de espaços escuros entre os dentes, produz reabsorções no osso junto às raízes dentárias. Considerada, de forma a facilitar a compreensão, uma estágio mais avançado da gengivite, a periodontite, mesmo nos seus estágios iniciais, pode exigir tratamento periodontal mais elaborado que requer até 60 dias para dar início ao procedimento de preenchimento com ácido hialurônico.

 

 

Retração gengival e preenchimento com ácido hialurônico.

 

A retração gengival está por trás da maioria dos triângulos escuros entre dentes. Resultado, quase sempre, da periodontite ou do excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas, é ela o principal motivo para consultas ao periodontista. Apesar de comum, existem restrições quanto ao uso de preenchedores no tratamento para recuperar a ausência de papilas gengivais entre os dentes.

 

Entre as limitações e contraindicações do preenchimento na recuperação de gengivas retraídas está a extensão da recessão tecidual. Quando a retração aparece como resultado da periodontite, os resultados finais da aplicação de ácido hialurônico costumam frustrar ao paciente mais exigente com a estética do sorriso. Isto acontece porque as perdas ósseas e de gengiva provocadas pela doença periodontal modificam a arquitetura tecidual e óssea de tal forma que a infiltração de preenchedores é insuficiente para atingir os resultados esperados.

 

O preenchimento gengival é indicado na recuperação de falhas em papilas presentes na recessão gengival de pequena extensão. As mais indicadas são os defeitos estéticos provocados por trauma pelo uso inadequado da escova ou do fio dental, movimentação de dentes com aparelho ortodôntico com formação de espaços escuros ou na recessão gengival sequela da periodontite tratada ainda em estágio inicial.

 

 

Cuidados, pré-operatório e pós-operatório.

 

Rápido, simples, efetivo e seguro, o procedimento para fechar os triângulos escuros entre dentes requer atenção com os detalhes do tratamento. Conheça os cuidados, pré-operatório e pós-operatório do preenchimento gengival:

 

Pré-operatório

Além da profilaxia dentária e tratamento da gengiva antes de iniciar o procedimento, indica-se ao paciente organizar a sua agenda para eventuais edemas e vermelhidão que podem aparecer nos primeiros dias seguintes à aplicação.

 

Pós-operatório

Nos dois primeiros dias seguidos da aplicação de ácido hialurônico, evitar a mastigação de alimentos duros, bochechar antissépticos controladores de placa bacteriana e utilizar escovas com cerdas macias são recomendações básicas do pós-operatório. 

 

Cuidados

Passado o período pós-operatório, cuidados e adoção de novos hábitos de higiene oral são importantes para manter as gengivas sempre saudáveis e livres de placa bacteriana.

 

 

Complicações, problemas e riscos às gengivas.

 

O ácido hialurônico é cientificamente comprovado uma substância segura quando utilizada respeitando os protocolos de tratamento para uso odontológico. Ainda assim, complicações pós-operatórias, raras e que, quando aparecem, não duram mais do que alguns dias, podem exigir consultas de retorno ao dentista e cuidados pós-operatórios diferenciados.

 

Entre as complicações e problemas mais comuns do preenchimento gengival está a formação de pequenos edemas e vermelhidão no local de infiltração, podendo assim perdurar por até 4 ou 5 dias passados da aplicação. Dor no pós-operatório é uma evento raro, e complicações mais sérias, que podem trazer riscos até mesmo para aumento da retração gengival, decorrem da infiltração em volume superior ao recomendado ou em áreas que reduzem o fluxo sanguíneo local (pontas das papilas gengivais).

 

Saiba mais sobre tratamento da retração gengiva clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados: 

Voltar para o blog