BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária em zircônia: indicações, prós e contras.

protese dentaria em zirconia indicações pros e contras post blog

A prótese dentária em zorcônia tem indicações, prós e contras que precisam ser levadas em conta antes de iniciar o tratamento. Com dicas sobre durabilidade, estética, problemas, tempo de tratamento e preço, conheça esta alternativa à prótese dentária fixa em porcelana.

 

 Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária em zircônia, estética e versatilidade para estética dental.

 

As novas técnicas e materiais disponíveis para tratamentos com prótese dentária fixa em porcelana podem entregar resultados estéticos próximos aos vistos em laminados cerâmicos, a técnica de artistas e famosos para transformação de impacto do sorriso. E entre elas, a prótese dentária em zircônia aparece como alternativa eficiente e versátil – e até mesmo com preço mais em conta.

 

A prótese dentária em zircônia é uma versão mais estética e durável da técnica metalocerâmica, a tradicional versão cujos resultados estéticos limitados e problemas como o escurecimento de gengivas traz no preço mais em conta sua única vantagem. Entre as vantagens da técnica em zircônia está a sua versatilidade para uso em pivôs e coroas fixas, pônticos sobre dentes naturais ou implantes dentários em procedimentos com dentadura fixa. 

 

prótese dentária em zircônia pôntico fixo
Prótese dentária em zircônia, na técnica em pôntico, é ideal para substituir tratamentos com implantes ósseointegrados.

 

 

Diferenças entre prótese dentária em zircônia e prótese dentária em porcelana.

 

As diferenças entre a prótese dentária em zircônia e a prótese dentária em porcelana são fáceis de entender e dão uma ideia exata das vantagens e desvantagens entre as técnicas.

 

Antes de começarmos a entender estas diferenças, é preciso saber que o dentista utiliza, na verdade, duas técnicas diferentes de prótese dentária em zircônia. A mais utilizada é a que traz a zircônia localizada apenas nas partes internas e em contato direto com dentes e implantes dentários. Nesta, a função do material é oferecer resistência a fraturas à porcelana que recobre toda a parte estética e visível da prótese dentária.

 

A outra técnica é conhecida como prótese dentária em zircônia pura e tem uso bem mais restrito. Sua principal característica, a ausência de uma cobertura estética em porcelana, reduz consideravelmente os resultados estéticos, o que verifica no seu uso limitado a dentes posteriores (molares e pré-molares).

 

Por sua vez, a tradicional prótese dentária fixa em porcelana também apresenta duas técnicas distintas. A mais utilizada, com resultados estéticos apenas razoáveis, traz uma liga metálica de reforço localizada na parte interna da porcelana de revestimento. Por sua vez, a técnica com porcelana pura elimina estruturas de reforço, entregando os resultados estéticos mais marcantes e naturais entre os dispositivos protéticos autalmente disponíveis.

 

protese dentária fixa zircônia diferenças
Diferença entre prótese dentária em porcelana sobre zircônia (esquerda) e metal (direita)

 

 

Indicações.

 

A técnica em zircônia é uma das estrelas dos procedimentos de transformação do sorriso. Indicada até mesmo para tratamentos combinados com lentes de contato dental e facetas de porcelana – duas das principais técnicas com facetas dentárias laminadas -, ela traz recursos extras ao dentista especializado em prótese dentária para recuperar, por exemplo, a estética em dentes anteriores escurecidos após tratamento de canal ou que apresentam pinos metálicos.

 

Conheça as indicações da prótese dentária em zircônia para tratamentos com pivôs e coroas, pônticos fixos (técnica para recuperar até dois perdidos sem uso de implantes dentários) ou dentaduras fixas tipo protocolo:

 

evitar o acinzentamento de próteses dentárias instaladas sobre pinos metálicos ou dentes escurecidos por canal;

 

alternativa ultra estética a implantes dentários na técnica em pôntico fixo;

 

eliminar estruturas em metal de dentaduras fixas em porcelana sobre implante osseointegrado;

 

eliminar haletas metálicas de próteses dentárias adesivas;

 

alternativa à porcelana tradicional com preço mais em conta.

 

protese dentária em zircônia indicações
Indicações para dispositivos em zircônia.

 

 

Prós e contras da prótese dentária em zircônia.

 

Os vários tipos de dispositivos protéticos fixos atualmente disponíveis podem confundir até mesmo ao dentista especializado. Conheça os prós e contras da prótese dentária em zircônia que influenciam na decisão entre uma outra técnica.

 

prós

elevada durabilidade;

 

não produz acinzentamento de gengivas;

 

elimina acinzentamento de gengivas pigmentgadas por dispositivos protéticos contendo metal nas estruturas internas;

 

permite mascarar pinos metálicos e dentes escurecidos;

 

preço mais em conta na técnica em zircônia pura.

 

contras

 

custo mais elevado na técnica com porcelana sobre zircônia;

 

resultados estéticos inferiores à técnica em porcelana pura;

 

exige maior número de consultas odontológicas.

 

gengiva escurecida e escura prótese dentária
Dente escurecido por canal evidenciado após retração gengival: uma indicação para a técnica com zircônia.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura é alternativa mais estética.

 

Para quem procura por resultados estéticos marcantes e semelhantes aos vistos nas transformações de impacto do sorriso com laminados cerâmicos, a prótese dentária em porcelana pura é a técnica ideal. Confeccionada com os mesmos materais de lentes de contato dental e facetas de porcelana, ela traz mais harmonia e naturalidade ao sorriso na na técnica com coroa dentária unitária.

 

As indicações da técnica em porcelana pura vão além dos tratamentos estéticos realizados em dentes anteriores. Atualmente, é possível utilizá-la sobre implantes dentários, pônticos fixos com até dois dentes ausentes ou ainda em procedimentos com dentadura fixa tipo protocolo.

 

Apesar dos resultados estéticos superiores à técnica com zircônia, a prótese dentária em porcelana pura traz algumas limitações. Entre elas estão as restrições para uso sobre dentes escurecidos por canal ou pinos protéticos em metal e, ainda, a impossibilidade para construção de prótese protocolo sobre implantes ou pônticos fixos muito extensos (com três ou mais dentes ausentes).

 

 

lente de contato dental

 

 

Prótese dentária em zircônia pura é limitada a dentes posteriores.

 

A prótese dentária em zircônia pura traz, como prnicipal vantagem, o preço mais em conta comparado à versão com porcelana aplicada nas camadas externas. Já as desvantangens ficam por conta dos resultados estéticos apenas razoáveis, fazendo dela uma indicação interessantes para recuperar dentes posteriores fraturados ou cariados ou ainda na construção de dentaduras fixas como alternativa à técnica em resina acrílica.

 

Atualmente, os benefícios deste dispositivo em corpo único em zircônia são vistos na construção de dentes molares e pré-molares em pacientes com dentes severamente desgastados por bruxismo ou prótese dentária protocolo em corpo único. Uma futura evolução nas propriedades ópticas de cor e transparência deste material pode fazer desta técnica a melhor relação custo-benefício entre todas as disponíveis.

 

 

Preço.

 

Pacientes sensíveis ao preço de procedimentos dentários mais sofisticados – como, por exemplo, laminados cerâmicos – podem ficar frustrados com os custos mais elevados envolvendo dispositivos protéticos em zircônia. A razão para isto é que a técnica com aplicação externa de camadas de porcelana é manual e exige mão-de-obra especializada.

 

O preço de próteses dentárias em zircônia varia entre dentistas diferentes, porém, na média, seus custos são próximos ou até mesmo superiores às versões em porcelana pura. Questões como a qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado e necessidades estéticas individuais também implicam nos valores finais destes tratamentos, que podem ser muitas vezes mais elevados que técnicas mais simples como a metalocerâmica (porcelana sobre metal).

 

Prótese protocolo de zircônia em corpo único: preço mais em conta é alternativa à técnica com porcelana.

 

 

Durabilidade e tempo de tratamento.

 

A zircônia é um óxido metálico cujas características cerâmicas deram-lhe o justo apelido de “aço cerâmico”. Resistente e durável, ela traz como vantagens a sua disponibilidade em diversas cores semelhantes a dentes naturais, perfeitas para tratamentos estéticos com dispositivos protéticos.

 

A durabilidade das próteses dentárias em zircônia é objeto de estudos científicos. E os resultados, sempre animadores, nem levam em consideração outros fatores importantes como a não necessidade de remoção e troca do dispositivo após retração gengival, um problema comum na técnica tradicional com metal.

 

Já com relação ao tempo de tratamento com estas técnicas, são necessárias entre 3 a 4 consultas (15 dias) para casos mais simples e até 6 consultas (30 dias) para procedimentos mais complexos como dentaduras fixas. Comparado à técnica com porcelana pura, que pode ser realizada em apenas 1 dia para serviços odontológicos com sistema de escaneamento digital, ela exige organização na sua agenda para o período com provisórios dentários.

 

 

Prótese protocolo em zircônia: estética de impacto para substituir dentaduras.

 

A substituição de dentaduras e por prótese dentária fixa sobre implantes – técnica em protocolo – é um procedimento que recupera a estética do sorriso, a eficiência mastigatória e a autoestima dos portadores de dispositivos protéticos removíveis.

 

A prótese protocolo engloba várias técnicas e materias para um procedimento também conhecido como dentadura fixa. Com tamanho reduzido aos dentes e gengivas perdidos após extrações dentárias, ela pode ser confeccionada em acrílico, porcelana sobre metal, porcelana sobre zircônia ou zircônia pura.

 

A prótese protocolo em zircônia recoberta por camada externa em porcelana é a que traz os melhores resultados estéticos. Com cores naturais e propriedades ópticas de transparência semelhantes a dentes naturais, é ideal para pacientes mais exigentes com a harmonia do seu sorriso.

 

Uma alternativa com preço mais conta é técnica em zircônia pura. Construído em corpo sólido e único com o material, traz estética limitada mas pode ser a alternativa ideal para que deseja mais durabilidade e mais higiene em tratamentos com dentadura fixa sobre implantes ósseointegrados.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária em zircônia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog